Home Elétrica Comandos 3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COMANDOS ELÉTRICOS
3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COMANDOS ELÉTRICOS

3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COMANDOS ELÉTRICOS

2.56K
44

Poucos são os profissionais que já entenderam que Comandos Elétricos “invadiu” todos os seguimentos da área elétrica, na indústria, em automação é comum encontrarmos, mas agora, com a automação residencial você pode estar ficando de fora da maior tendência de sua profissão.

COEL – 300×250

É comum e fácil de entender que profissionais da área elétrica identificam que no mercado de trabalho, seja ele dentro de uma organização ou em uma atividade informal, se faz necessário a qualificação, seja para se profissionalizar ou para reciclar seus conhecimentos.

Enquanto a quantidade de profissionais neste mercado cresce e consequentemente a concorrência fica mais acirrada, algumas áreas tornam-se estratégicas para quem quer ser visto com outros olhos e se destacar entre tantos profissionais.

Por isso, neste artigo quero te mostrar a minha visão sobre o curso comandos elétricos e porque ele pode ser considerado uma alternativa de destaque neste mercado.

1 – Comandos Elétricos é a primeira e mais necessária qualificação do profissional

qualificação-profissional

Se qualificar é a primeira opção para se diferenciar no mercado, eu sempre falo aos meus alunos que para se diferenciar você precisa alcançar um nicho de sua profissão, mas você pode estar se perguntando: o que é um nicho de profissão?

Encontrar um nicho de profissão é se distanciar da maioria, é escolher uma área específica para se aperfeiçoar e se destacar nela, por exemplo, você pode ser um Eletricista mas especialista em manutenção de sistemas de acionamentos de compressores, percebeu o quanto ficou específico?

Pelo fato de estar sempre em busca de novidades e tendências deste nosso setor, percebi que com a necessidade do mercado em aumentar a quantidade de sistemas e instalações automatizadas em todos os seguimentos fez com que os profissionais fossem obrigados a se qualificarem em Comandos Elétricos , claro que este é simplesmente o início, mas se você não entende Comandos Elétricos não entende automação, é fato.

Seguimentos como instalações residenciais são as “surpresas” deste mercado, a maioria dos profissionais que se dedicam a instalações elétricas em instalações prediais não dão a devida importância em se qualificar para a automação residencial, o discurso é sempre o mesmo:

Poucos tem interesse por ser caro a instalação de automação residencial/predial

Será? O que são poucos? A Aureside afirma que 78% dos Brasileiros tem interesse em adquirir equipamentos de automação residencial.

Porque entrei neste detalhe? Porque se você atua com instalações elétricas residenciais então comandos elétricos é uma necessidade natural para você. Agora, se você atua na indústria na área de instalações ou manutenção então eu não preciso te convencer, não é? você já conhece esta sua realidade.

2 – É um dos cursos mais cobiçados

comandos-elétricos-curso

Já era de se esperar certo? O curso de comandos elétricos é sem sombra de dúvidas um dos mais cobiçados pelo profissional da área elétrica, durante meus quase 10 anos de instrutor de treinamentos no SENAI era possível notar que a grande maioria dos profissionais tinham ao menos a intensão de realizar este treinamento. E para ser sincero era também o curso que eu mais gostava de ministrar.

Não é a toa mesmo, como você percebeu no tópico 1 logo acima, Comandos Elétricos deixou de ser simplesmente uma capacitação da área industrial e a cada dia que passa invade todos os demais setores (residenciais e comerciais).

O sonho de estar qualificado e prestes a ingressar em uma área de conhecimento mais específica é um dos objetivos de praticamente 100% dos profissionais que estão neste nosso seguimento. O curso de comandos é o primeiro passo para esta qualificação, você mesmo pode observar que, quando você conversa com seus amigos de profissão, em algum momento, acabam falando de comandos elétricos, não é verdade?

3 – O que um curso de comandos elétricos precisa ter?

o-que-um-curso-de-comandos-elétricos-precisa-ter

Não se engane, não quero falar aqui de conteúdo programático e sim dos 3 conceitos básicos que devem ser base para estruturar este treinamento, são eles:

  • Lógicas de contatos
  • Referência cruzada
  • Máquinas elétricas a serem acionadas

As lógicas de contatos é a base para o profissional conseguir partir do ponto “A” para o ponto “B” no entendimento de comandos, ou seja, quando o profissional entente quais são as únicas 3 formas possíveis de associação dos contatos de um diagrama ele consegue ter uma visão diferenciada no entendimento dos diagramas que ele vai conviver em seu dia a dia de profissão.

A referência cruzada é sem dúvidas uma das sacadas mais importantes para o profissional da área de elétrica que decidiu dar um salto em sua carreira e ingressou nesta qualificação de comandos elétricos, costumo associar a referência cruzada com um “mapa do tesouro”.

É impossível achar o tesouro sem um mapa, certo? Também é impossível entender um diagrama complexo rapidamente sem a referência cruzada.

As máquinas elétricas representam para nós as cargas a serem acionadas por uma lógica de comandos, sendo assim, se você não entende o que você vai acionar então nunca conseguirá entender ou elaborar um diagrama de comando, sem dúvidas, é a base de seu aprendizado, aprenda as máquinas e depois como elas são acionadas.

O mais triste é perceber que em alguns casos, o ensino técnico e profissionalizante se transformou em um produto comercializável e o ensinamento propriamente dito ficou de lado, claro que não estou generalizando aqui, mas podemos observar que isso é uma realidade em diversas instituições.

Quando decidi criar o meu treinamento de máquinas e comandos elétricos online eu tentei reunir todas as técnicas mais eficientes para conseguir ter o melhor curso online de comandos elétricos, exatamente por isso estruturei este treinamento 100% em vídeo aulas para melhorar ainda mais o aprendizado e trazer o melhor conteúdo e mais eficiente para cada um de meus alunos, as apostilas contam sempre com ilustrações didáticas mas são simplesmente complementos das vídeo aulas.

Espero que este artigo possa ter agregado mais um pouco em sua percepção desta área que é uma das principais deste nosso setor e que vem se expandindo a cada dia.

Diga-nos o que achou, comente abaixo para que possamos saber o seu ponto de vista em relação a este conteúdo.

Muito obrigado e até nosso próximo artigo

(2560)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(44)

  1. De fato meu caro o comando elétrico é o passo principal para a automaçao
    Esta linha que tem feito a diferença na ária elétrica primeiramente na industria no comércio e agora na residência e em breve em tudo que se diz respeito . Parabéns por sua visão.

    1. Muito obrigado Leonardo, este é o objetivo, mostrar a importância de entendermos as mudanças do nosso setor e principalmente porque temos que estar a frente e não sermos “atropelados” pela tecnologia

  2. Como Engenheiro Eletricista e Professor da área de Comandos Elétricos, com certeza, esta qualificação diferenciará os profissionais que apenas instalam sistemas dos profissionais que conhecem o que estão fazendo na sua essência. Estou terminando uma turma de Comandos Elétricos agora e meus alunos ficaram muito satisfeitos em saber projetar sistemas, que antes eles apenas montavam apenas por ter a experiência de montar. Sabem utilizar os condutores corretos, os elementos de seccionamento, proteção, comutação e proteção contra sobrecarga da maneira correta e aprenderam a importância de se sinalizar bem os quadros de comando, o que ajuda em 60% das análises de problemas, na minha opinião. Parabéns pelo artigo e continue esse ótimo trabalho! Um abraço!

    1. Muito obrigado Joseph, fico muito contente em saber que de alguma maneira este artigo ajudou você e os demais leitores. Precisamos reforçar a cada dia a necessidade de entender o mercado e as mudanças importantes, principalmente para nós que estamos a frente da educação de profissionais.

  3. Seu trabalho é sempre muito bom. sempre nos dá uma oportunidade de reciclar nossos conhecimentos, e adquirir novos. Parabéns, continue sempre com este espírito generoso de transferir conhecimentos.

    1. Muito obrigado José Roberto, fico muito feliz em poder contribuir com cada um de vocês, tenho certeza que podemos melhorar a situação dos profissionais da área elétrica, aos poucos teremos um mercado mais qualificado e mais consciente.

  4. Muito bom o artigo.
    A automação e comandos elétricos de fato tão evoluindo juntos com o mundo industrial e com a tecnologia que em hoje em dia e indispensável, ainda mais se for possível a aplicação não só na industria, mas sim no comercio e as residências.

  5. EVERTON PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E PELO ARTIGO! GOSTARIA DE PERGUNTAR COMO REALIZO O INTERESSE NO TREINAMENTO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS E COMANDOS ELÉTRICOS? RAFAEL PENICHE

  6. Bem explicado e realmente há uma necessidade muito grande e muita procura do curso, já tenho o curso de comandos elétricos, e deixo aqui meus parabéns ao Everton pela iniciativa.

  7. Boa tarde Eng Everton, sem dúvida os comandos é o pilar que vai embasar todos os demais desenvolvimentos em instalações finais, seja em prediais ou industriais, mesmo no mais alto grau de automação. Já tenho o curso em minha formação, porem a sacada de referência cruzada é top. Parabéns Everton continue com esta dedicação especial que vc tem, ajudando passar o conhecimento à aqueles que as vezes não pode, por alguma razão dispor de recursos financeiros ou tempo para fazer um curso específico. O que me deixa chateado é encontrar pessoas retrógradas que não aceitam nem mesmo um comando de rele Finder em suas instalacões pois acham que é desnecessária…..Paciência neh..Abcs.

  8. Olá boa tarde engenheiro Everton, é com muito prazer, de entrar em contato com você, e, compartilar com você, sobre comandos eletricos, e venho pedir uma ajuda para que eu possa ligar, um comandos eletricos de um quadro de bombas de recalque.
    São 04 botões, sendo ambos tipo NA a primeira bomba manual e automatico, e a segunda bomba a mesmas coisa.
    Por isso peço uma ajuda em que possa de enviar um diagramas para que possa resolver, estes trabalho muito complicado para mim resolver agradeço e muito obrigado.

  9. Oi boa noite quem trabalha com eletricidade tem por obrigação sentir alegre porgue esta recebendo infomações

    que vaõ ajudar a resolver os problemas de devera estar sempre fasendo cursos de acordo com a sua profição

  10. boa noite tenho certeza de que a necessidade de ter um curso de comandos elétricos faz toda a diferença para o profissional da área elétrica em todos os seguimentos e aliando comandos com eletrônica isso faz toda diferença estou terminando técnico em eletroeletrônica mas já trabalho no ramo da elétrica á muitos anos e sempre vi comandos elétricos como um dos melhores cursos profissionalizantes um abraço Everton

  11. Everton boa noite .. Tenho uma grande dúvida, qual a diferença entre esse curso de comandos e máquinas elétricas e o curso do método LIDE? Pergunto por que eu perdi a inscrição do método LIDE, e tenho interesse nesse curso. Fico no aguardo e desde já muito obrigado.

  12. Boa Noite Everton!!

    Cara muito boa suas apresentações e seu interesse em querer cada dia mais ajudar nós profissionais da eletricidade.Lendo seus artigos só desperta ainda mais a vontade de me aprofundar e poder ser um profissional ainda melhor.e tenho certeza que com seus artigos chegarei lá.

    Parabéns!!

  13. Comandos elétricos é fundamental,para o profissional da área de elétrica.
    Com ele melhorei muito meu conhecimento,hoje consigo desenvolver bem minhas tarefas no meu emprego,e resolver vários problemas em máquinas sem esse conhecimento é complicado trabalhar dentro de qualquer empresa nos dias de hoje.

  14. Everton, bom dia!
    Parabéns pela iniciativa em oferecer seu vasto conhecimento para outras pessoas.
    Hoje o conhecimento de Comandos Elétricos é fundamental para o eletricista que deseja se destacar dos demais.

  15. Prezado Éverton Morais, é com grande satisfação e posso dizer também orgulho que faço parte desta grande gama de profissionais e da belíssima profissão que temos. Quando conheci a Sala da elétrica foi através de busca no Google porque eu trabalhava em uma empresa de instalação elétrica e estava ficando para traz devido a não lidar com situações de inconvenientes. Pensando em investir em cursos on-line me deparei com a sala da elétrica que logo de cara me deu, sem burocracia e nem armadilhas para que comprasse , um e-book de tipos de partidas de um motor trifásico. Em seguida entrei no Eletroface, onde consegui informações para trabalhar com inversores de frequência. Hoje sou um aluno do método lide, posso dizer que está abrindo um horizonte para meus conhecimentos. Éverton você passou muita confiança e todo tipo de conhecimento que você deixar disponível eu quero adquirir.
    PARABÉNS e obrigado por essa luz do conhecimento que você está acendendo pra nós.

  16. Bom dia , gostei desse conteúdo programático,bem apresentável,e bem incentivador para quem quer um maior conhecimento na área da elétrica. E eu já venho com essa intenção ,uma vez que fiz o curso técnico e quero me aprofundar mais nesse ramo pois gosto e quero aprender mais, desejo a você sucesso e aos amigos interessados.Que instituição você me aconselharia a aprimorar nessa atividade?

  17. Parabén pelos conteudos que você tem nos disponibilizado, e gostaria de dizer que com as inovações que surgem, torna se obrigatório o conhecimento de comandos elétricos e para que possamos continuar atuando de forma precisa e diferenciada o ideal é que, se possivel, aprender a usar o arduino que tem sido muito usado em automação residencial. É um assunto que tenho ouvido frequentemente na faculdade .

  18. Parabéns pelos conteúdos que me enviou, vc não sabe o quanto vc me ajudou Everton Moraes. Suas explicações são muito fáceis de serem entendidas e ou absorvidas, sou de JF, se algum dia vc vier ministrar um curso ou palestra, por favor me avise!

  19. Normalmente o eletricista que se identifica com a sua profissão, se ele não sabe comandos eletricos ele procura saber e se qualificar, e é muito importante esse passo que nos damos nos torna cada vez mais profissionais melhor eletricamente, a sua a presentação é um impulso pra que cheguemos em comando eletrico e até mais longe aqui eu deixo o meu muito obrigado.

  20. Comandos Elétricos é um grande diferencial para quem quer crescer nessa área, e a referência cruzada, a lógica de contatos e maquinas elétricas é sem sombras de duvidas, de extrema importância para se aprender comandos elétricos!!

  21. Muito bom eu fiz curso em “Eletricista mantenedor industrial”.
    Ele também fala muito sobre acionamentos elétricos.Você pode me responder se é a mesma coisa que “comandos elétricos”?

  22. Parabéns pelo seu empreendedorismo de a cada dia mostrar para a nossa classe a necessidade, de estarmos preparados para novos desafios.Estou entusiasmado com o LIDE.

  23. Parabéns pela sua iniciativa de levar conhecimento de CE, alerta principalmente aqueles profissionais que no meu caso mim desliguei desse seguimento, muitas lembranças boas.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *