Home Elétrica Choque Elétrico + 7 Dicas para garantir sua segurança

Choque Elétrico + 7 Dicas para garantir sua segurança

130
11

Olá, Aqui é o Everton Moraes do Blog Sala da Elétrica e neste Artigo de hoje quero revelar a você um problema que nos persegue e não importa se vocês é ou não um profissional da área elétrica, o assunto deste artigo é para todos. Nosso tema será acidentes devido a choque elétrico e não se preocupe, não serei sensacionalista, não vou mostrar uma duzia de imagens de acidentes. Você realmente precisa saber o que tenho a dizer.

Independentemente de sua posição profissional na sociedade há algo realmente importante e que muitos de nós estamos simplesmente fechando os olhos e deixando passar despercebido como se não fosse um problema seríssimo e de responsabilidade de todos.

Gostaria de iniciar efetivamente este artigo com uma pergunta:

“Você já levou um choque? isto mesmo, você, em algum momento já se acidentou com um choque elétrico?”

Se sua resposta foi sim, e tenho quase certeza que foi esta a sua resposta gostaria que soubesse que estou muito feliz por você estar lendo este artigo, você poderia ter feito parte desta estatística a seguir:

aterramento choque elétrico

Só para que você saiba, segundo a ABRACOPEL somente em 2013 foram registrados 592 casos de acidentes fatais provocados pela eletricidade, exatamente isso que você ouviu, 592 pessoas perderam suas vidas em função de choque elétrico e o mais preocupante, 33% destas ocorrências é em residências, ou seja, 198 pessoas morreram em função de acidente elétrico em ambiente domiciliar.

Você e eu sabemos do problema que encontramos em residências, muitos, para não dizer quase todos não se preocupam com detalhes básicos de segurança e isto é um crime, ou melhor, um suicídio.

Um amigo meu e também instrutor do SENAI costumava dizer: “O Problema é que a Eletricidade funciona mesmo quando ligado errado” Uma tomada pode ter 127 ou 220V e nem por isso temos um instalação elétrica bem concebida.

Mudança, você entende do risco?

Sou partidário de que conceitos sobre segurança e precauções com a rede elétrica deveriam ser obrigatoriamente inseridos na formação de nossa juventude, todos deveriam conhecer como a energia elétrica se comporta em nosso organismo, e você? sabe como a corrente elétrica se comporta em nosso corpo?

Bom!

A partir de 1mA a corrente elétrica já começa a causar a sensação de choque elétrico

Acima de 10mA você começará a sentir contrações musculares e dificuldade de realizar movimentos

Próximos dos 20mA começamos a ter problemas sérios, nesta intensidade a corrente elétrica começa a dificultar a respiração e se ultrapassarmos os 50mA já existe o perigo de parada respiratória e parada cardíaca.

Acima destes valores começa uma exposição altíssima e o risco de morte é eminente, só para você ter ideia próximo dos 100mA o coração bate descompassado, este fenômeno é chamado de fibrilação.

Talvez você esteja se perguntando quando pode ser alcançado estes níveis de corrente elétrica podendo causar danos como os que citei, pois bem, vou te dar um exemplo típico:

Alguns Estudo comprovam que em média uma pessoa pode apresentar uma resistência elétrica entre 1000 a 1440Ω de uma mão até a outra, sendo assim, caso o choque elétrico seja uma exposição a um nível de tensão de 127V e considerando que a resistência é de 1440Ω teremos que pelo organismo fluirá uma corrente de 88mA.

Logo, este nível de corrente já é capaz de te levar a morte.

Lembra da primeira pergunta que te fiz antes de iniciarmos? Você já levou um choque elétrico? Me responde agora mais uma pergunta, qual era a tensão elétrica que você se expos quando sofreu este choque elétrico? Era inferior a 127V?

7 Dicas para garantir sua segurança

Eu, Everton Moraes do Blog Sala da Elétrica gostaria de registrar 7 dicas importantíssimas para que você diminua os riscos ao choque elétrico e a fatalidade deste acidente:

  1. Elabore um projeto elétrico, com um profissional habilitado.
  2. Só execute serviços de eletricidade com o devido conhecimento e se não conhecer, contrate um profissional legalmente habilitado (você pode encontrar profissionais capacitados na ABRAEL ou no SOS Aqui-  www.sosaqui.com)
  3. Use materiais de qualidade, quando exigido, que sejam certificados junto ao INMETRO
  4. Na sua residência use o DR para se proteger contra os choques elétricos
  5. Não esqueça do fio terra, ele pode salvar muitas vidas.
  6. Aumente o número de tomadas, evite benjamins e TE´s
  7. Faça uma revisão da instalação elétrica a cada 5 anos pelo menos, com um profissional habilitado.

Como costumo dizer, “A Eletricidade é um risco que não se vê mas que pode ser fatal” Muito Cuidado.

Um forte abraço e até o nosso próximo artigo.

(130)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(11)

  1. Muito bom Everton Moraes, valeu por as dicas, pra quem tá começando nessa área é muito bom ter esse conhecimento. Eu mesmo comecei agora, e já aprendi bastante, mas não o suficiente. Sala da elétrica Legal!!! Valeu!!!

  2. Parabéns Everton é muito importante seu trabalho, alertando as pessoas com seus posts continue com esse trabalho pois vc esta ajudando muita gente.
    ABRAÇOS.

  3. parabéns Everton, os assuntos abordados no site sala da elétrica é de bastante utilidade no nosso dia a dia, muito bom, sala da elétrica é 10.

  4. Respondendo suas perguntas: Já levei um choque ajudando um amigo eletricista, o qual no teste errou o lugar do borne e acertou minha mão… e ainda tive que escutar dele, um bom eletricista tem que tomar choque!!!
    Mas boa matéria!, Everton sua pessoa esta sempre nos surpreendendo e nos ajudando.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *