Home Elétrica Como calcular a corrente nominal do motor trifásico
Como calcular a corrente nominal do motor trifásico

Como calcular a corrente nominal do motor trifásico

14.25K
146

Se você é estudante ou profissional da área eletroeletrônica e ainda não sabe como calcular a Corrente Nominal do Motor trifásico então este artigo é para você.

Você até pode estar dizendo que este tipo de grandeza é encontrado na placa de identificação do motor elétrico e que aprender a calcular pode ser “inviável”, no entanto, gostaria que entendesse que este tipo de conceito pode ser um diferencial para você que está em busca de um novo desafio, um novo emprego ou mesmo uma alteração de cargo.

É comum, e você deve saber melhor que eu, que para ingressar em um novo desafio antes terá que ser avaliado e esta pode ser uma das exigências de um teste de admissão que você estará sujeito.

Você ainda pode estar dizendo: “Mas eu não penso em mudar de cargo e não vou precisar deste conceito“, Será mesmo?

Abaixo eu estou deixando um vídeo onde explico como calcular a corrente nominal do motor trifásico, assista e deixe seu comentário.

COMO CALCULAR A CORRENTE NOMINAL DO MOTOR TRIFÁSICO

No exemplo do vídeo eu coloco valores meramente ilustrativos para que você possa entender e se possível calcular também, entenda este conceito, caso não consiga pode deixar um comentário aqui na página.

PORQUE UTILIZAR O RENDIMENTO E O COSSENO Fi?

como calcular a corrente nominal do motor trifásicoPrimeiramente você precisa entender sobre como o motor elétrico funciona, principalmente como a potência elétrica deste tipo de máquina se comporta, para isso você pode ouvir este PodCast que gravei em outubro de 2013.

O desempenho de um motor elétrico está atribuído a uma série de fatores que caracteriza a classe das máquinas elétricas de indução, o fato é que nem toda a potência consumida é transformada em trabalho mecânico (RPM) e por isso devemos considerar o fator cosΦ para considerar esta perda que tende a aumentar (e aumenta) a corrente nominal do motor elétrico trifásico.

Da mesma maneira, o rendimento do motor (η), que podemos considerar também influenciado pelo fator citado anteriormente, determina a performance desta máquina elétrica e deve também ser adicionado ao cálculo.

Você pode observar na ilustração ao lado o rendimento representado por “REND. %=88,3%” e o CosΦ  representado por “COSf = 0,86”

Se você aplicar os conhecimentos que te mostrei no vídeo verá que a In está perfeitamente representada por 38A já que com o cálculo você obterá 38,15A

CONCLUSÃO

Pode ser que no seu dia a dia atuando na profissão nunca tenha tido a necessidade de realizar este cálculo, muitas ferramentas estão disponíveis Online e Gratuitamente, por exemplo a WEG disponibiliza este catálogo online de motores [Excelente por sinal].

Mas nunca se esqueça, você precisa conhecer a teoria também, faz parte de todo bom profissional ensinar e também pode ser útil a você em um teste admissional, concurso, entre outros.

Espero que tenha gostado deste artigo, deixe seu ponto de vista sobre este artigo aqui em baixo nos comentários, um forte abraço e até nosso próximo artigo.

(14252)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(146)

  1. gostaria muito que você me envia-se uma formula de calcular as bitolas de cabos em que
    no mesmo leito serão passados mais de 10 cabos de potência
    e também o por que deve se usar esses cabos de bitolas diferentes

  2. Esse artigo está muito bom, bem explicado e com vários comentários que tiram duvidas na medida que vamos nos aprofundando no assunto, espero muito em breve novos temas.

  3. Muito bom Everton. Tem como continuar com as fórmulas trifásicas? (potência ativa, potência reativa, fator de potência, etc)

  4. interessante ewerton ,eu particularmente ja tinha esquecido esta formula que tinha aprendido a 14 anos atras qd fazia curso de eletrotecnica continue trazendo videos de assuntos importantes pra nossa profissao valeu !

  5. Muito bom, Everton! Rápido, claro e bem dinâmico. Parabéns pelo canal que traz tantas informações úteis para o nosso dia-a-dia no setor!

  6. gOSTEI MUITO DESTA AULA COMO CALCULAR A CORRENTE DO MOTOR TRIFÁSICO GOSTARIA DE MAIS UMA EXPLICAÇÃO COMO DIMENSIONAR O CABO ALIMENTADO, CONTATORA E DISJUNTOR.

  7. ola grade Éverton muito bom o vídeo bem explicativo, vc pode postar um vídeo como calcular as bitolas dos cabos pela corrente tabela e pela queda de tensão para motores trifásicos e dimensionamento de disjuntores.

  8. Valeu Everton, muito bom mesmo.Sempre aprendendo, Foi muito bom conhecer este site, estou aprendendo muito. Gostaria de ver alguma coisa sobre ligado de comando CFW-08 WEG INVERSOR DE FREQUENCIA.

  9. Mestre: O senhor me lembrou de um grande professor que tive na ETEC Jaragua-São Paulo….o professor Melo.
    Saudações, agradecimentos e parabéns pela forma simples de explicar……. compreensão muito fácil…

  10. Parabéns MESTRE, faltou detalhezinho qeu os valores de cosseno Fi e rendimento , assim como a tensão de aplicação do motor, nós encontramos na placa do motor.
    aquele abraço

  11. OI Emerson, tudo bom

    O Fator de servico tambem não entra na formula para achar a corrente drenada da rede eletrica pelo motor na ponta do eixo ???

  12. Muito esclarecedor, poderia tambem nos explicar o calculo de corrente para motores monofasicos pois creio que há variações na formula,e aproveitando o assunto motores poderia elaborar aulas se já não tem sobre metodos e analises de falha em motores eletricos.

  13. Essa tele aula foi de grande importância pois ésempre bom exexutarmos na pratica e quanto mais praticarmos,mais preparados nos mantemos,está de parabéns Everton e q continue nos auxiliando com o seu vasto conhecimento,desde ja lhe agradeço.

  14. Everton,parabéns pela sua atitude de compartilhar seu conhecimento .Esse “ARTIGO” ficou muito bom e,que Deus ilumine seus caminhos a fim de que Vc. continue essa missão,para que possamos ter sempre informações confiáveis.

  15. E aí Everton Moraes gostaria a formula de calcular a potencia Ativa e Reativa de motores trifásicos. E se só com esses valores ( E = 60V, I = 15A e cosϕ = 0,75) tem como calcular a potencia Ativa? Valeu!!!

    1. E aí Everton Moraes gostaria de saber a formula de calcular a potencia Ativa e Reativa de motores trifásicos. E se só com esses valores ( E = 60V, I = 15A e cosϕ = 0,75) tem como calcular a potencia Ativa? Valeu!!!

  16. O Everton aproveitando este exemplo do motor 220 Vac, tem como calcular o banco de capacitores para eles, e para 380 Vac Também?
    Sou aluno de Curso Eletrotécnica em estudo.

    Att,

    RonaldoTelecom,

  17. Ola Everton,me fez recordar os tempos de senai, estava pouco esquecido da formula ,gostaria de relembrar com se calcula motor trifasico,pois nao tenho mais os livros.obrigado por ressucitar meus neuronios.kkk

  18. Muito bom esclarecedor, mas gostaria mesmo de saber como posso calcular a bitola de um cabo a partir somente da potencia aparente por exemplo: 80kva, qual seria a bitola desse cabo? Desde já agradeço a colaboração.

  19. Professor Everton (Mestre) esta espectáculo a sua aula de matemática é muito bom para avivar os neurónios, parabéns.

  20. O MEU EQUIPAMENTO MINIPA MEDE FATOR DE POTENCIA UMA FASE POR VEZ
    GOSTARIA DE SABER QUAL O CORRETO
    MEDIR DE FASE PARA NEUTRO OU DE FASE PARA FASE
    POIS NOTEI QUE TEM DIFERENCAS DE LEITURA

  21. Everton,boa apresentação, bem didática. Sugiro que seja salientado que a potência indicada na placa dos motores é a potência fornecida no eixo e que a Potência Absorvida da rede é igual a Potência Fornecida pelo Rendimento.

  22. muito bom mesmo everton obrigado pelo o video mais uma so duvida se eu estiver numa situação que eu tenho placa de identificação do motor e outro como que eu faço o calculo de corrente do comando do motor de partida direte ou estrela -tria ngulo

  23. Trabalho na área de operação e manutenção de estações de bombeamento, com motores que variam de tenção de 380v a 4.16Kv .
    Obrigado pela aula.

    Luiz Carlos

  24. Olá, muito bom os conteúdos deste site, eu tenho uma grande dúvida em ligações de sensores indutivos, em cartões analógicos e digitais. Será que tem algumas explicações a respeito?

  25. bom d+ pra quem tem interesse em aprender e precisa correr por fora para poder acompanhar o curso, sua didática é simples e objetiva ,valeu mesmo!

  26. Valeu Everton!
    Com sempre muito competente e claro em suas apresentações. Assisto a todos os videos sempre!!
    Deoclir A. Rocetto de Caxias do Sul -RS.

  27. Muito bom todo assuntos abordados no seu Blog vai ser muito proveitoso para mim que

    estou cursando Engenharia Elétrica.

  28. Professor, eu queria saber se quando vamos dimensionar os condutores e a proteção de um motor, que vai partir de forma direta devemos dimensionar com base na corrente nominal ou de partida ?

  29. Caro professor você é demais além de ensinar de uma forma sucinta e fácil de aprender a cada dia que passa com seus ensinamentos e sugestões gosto mais da área de elétrica e com certeza você e um dos melhores do brasil vou indicar para todos os meus amigos aqui no Amazonas obrigado;

    1. Muito obrigado pelo reconhecimento Hebert, fico muito feliz em saber que está gostando do nosso site. Nossa missão é realmente trazer para todos o maior número de informações útil e que faça a diferença para cada um de voês

  30. boa noite ótima aula de cálculos de corrente de motores trifásico
    gostaria q passasse um formula para dimensionamento de cabos elétricos para alimentação em longa distancia sistema trifásico ,, bifásico e monofásico
    obrigado gil

  31. BOA NOITE.

    GOSTARIA DE CALCULAR A POTENCIA E CORRENTE MAXIMA DA CARGA QUE O MOTOR PODE OPERAR SEM SER DANIFICADO. FATOR DE SERVIÇO POR EXEMPLO DE 1,3

  32. Ola !
    Estou cursando Técnico
    Estou começando nos Estudos Na area de Automação Industrial, e gostaria de entender, melhor as formulas e manhas para Eletrônica , elétrica , motores. estou com muita dificuldades de achar e entender . me ajuda
    a entender o significado dos elementos “símbolos” usados nos cálculos para achar determinados valores ,
    de voltagem, carga elétrica , corrente Ac e dc , variações ,porcentagem , rotação , Etc.!
    me ajuda 😀 a melhor forma de se aprender.
    por favor.

  33. Olá! Everton gostaria muito que me mostra-se um vídeo bem explicado como se faz o cálculo para corrigir o fator de potência, prá mim entender . se poder mandar no meu e-mail ficaria muito agradecido . valeu um abraço!

  34. Sou supervisor de manutenção especialista em mecânica estou com interesse em aprender mais sobre elétrica e em seus vídeos tenho encontrado várias respostas objetivas e práticas.
    Obrigado!

  35. Boa Tarde, Everton,
    São excelentes seus vídeos e material didático. tenho aprendido a melhorar o pouco que sei de Elétrica, agora gostaria de saber como obter a Planilha de Cálculo de Serviços, consegui visualizar só a primeira parte. Como Vc disse não consegui visualizar o Link para acessar a Planilha.

  36. Bom-Dia, grande mestre! é com muito prazer que mim junto aos colegas para parabenizar você pelo excelente trabalho de disseminar o conhecimento, tenha certeza que não há palavra ou frase que possa expressar na essência o valor disso. Parabéns e, muito obrigado.

  37. Professor, Everton – sempre tenho usado seus conhecimentos para melhor entender os assuntos que fazem a eletrotécnica. Sou de Natal/RN e estou no início do terceiro simestre deste curso, estudando comandos elétricos. Tenho baixado seus ensinos, suas dicas e seus vídeos (baixado e conservado para atual e futuras consultas), tudo para melhor me apresentar dentro da eletrotécnica, pois a cobrança do dia-a-dia numa indústria, na eólica ou em outros ambientes de trabalho, exigirá isso de mim. E isso será o diferencial na hora de escolherem um bom profissional desta área – entre aquele que sabe (sabe porque não é mais inteligente, mas que estudou, que fez o dever de casa) e aquele que não sabe (que foi negligente na aprendizado). Quero elogiar sua página, sua maturidade com assunto e sua didática e disposição em compartilhar conosco seus conhecimentos. Um abraço deste norteriograndense.

  38. Everton -Gostaria de agradecer por este site e pelas aulas do curso. Fiz o curso recentemente, e tem me ajudado muito no meu dia a dia. Parabéns seus videos são muito bons e muito fácil de entender.
    Um abraço

  39. prof.em minha região a rede trifásica é de 380v três fases e um neutro, nesse formula de vc passou no lugar de 220v deve colocar 380

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *