Home Elétrica DESVENDANDO A CORRENTE ELÉTRICA, TENSÃO E RESISTÊNCIA – PODCAST 001
DESVENDANDO A CORRENTE ELÉTRICA, TENSÃO E RESISTÊNCIA – PODCAST 001

DESVENDANDO A CORRENTE ELÉTRICA, TENSÃO E RESISTÊNCIA – PODCAST 001

291
39

Mais um novidade aqui no Blog, algumas pessoas me enviaram alguns emails ao longo dos últimos meses e em uma ocasião específica uma das mensagens despertou minha atenção, esta mensagem me perguntava onde estava no blog os conceitos básicos, definições de corrente elétrica, tensão e resistência. Percebi então que na verdade a Sala da Elétrica possui bastante conteúdo relacionado a Comandos Elétricos, Instalações Elétricas mas não tinha nenhum artigo específico relacionado ao assunto básico, ou melhor dizendo, em relação aos conceitos fundamentais da eletricidade propriamente dito. Resolvi então buscar de alguma maneira criar um conteúdo que não ficasse difícil de ser entendido por você e que eu pudesse construir de maneira rápida mas com qualidade o assunto, surgiu então a ideia de criar meu primeiro PodCast.  Trataremos aqui então sobre os fundamentos básicos da eletricidade, vamos desvendar as definições da tensão, resistência e da corrente elétrica.

PODCAST: DEFINIÇÃO DE TENSÃO, RESISTÊNCIA E CORRENTE ELÉTRICA

Ouça nosso primeiro PodCast e depois dê sua opinião:

[soundcloud params=”auto_play=false&show_comments=true&color=0ac4ff”]https://soundcloud.com/everton-moraes-7/conceitos-b-sicos-de[/soundcloud]

 

TENSÃO ELÉTRICA

tensao elétrica

Definição: Tensão Elétrica é a Diferença de Potencial entre dois pontos, costumo exemplificar que neste caso trata-se da diferença entre a quantidade de elétrons que dois corpos pode possuir

Unidade de Medida: Volt, representado pela letra maiúscula V

Múltiplos mais usuais: MV, kV

Submúltiplos mais usuais: mV, µV

CORRENTE ELÉTRICA

corrente elétrica

Definição: É o movimento ordenado dos elétrons em um circuito Fechado, assim podemos afirmar que a corrente elétrica é na verdade a força exercida pelo corpo em desequilíbrio para restabelecer o equilíbrio elétrico entre os corpos que apresentam a diferença de potencial.

Unidade de Medida: Ampere, representado pela letra maiúscula A

Múltiplos mais usuais: kA

Submúltiplos mais usuais: mA, µA

RESISTÊNCIA ELÉTRICA

resistencia elétrica

Definição: Basicamente, trata-se da grandeza elétrica que caracteriza-se por ser a capacidade que determinado material possui de se opor a passagem da corrente. Podemos dizer então que um material com alta resistência oferece maior dificuldade para a circulação da corrente elétrica e um material de baixa resistência oferece menor dificuldade para que a corrente elétrica possa circular.

Unidade de Medida: Ohm, representado pela letra Grega maiúscula Ω

Múltiplos mais usuais: MΩ, kΩ

Submúltiplos mais usuais: mΩ

CIRCUITO ELÉTRICO FUNDAMENTAL

circuito elétrico

Definimos como um circuito elétrico fundamental aquele que possuirá uma fonte de alimentação, os condutores para que seja possível fechar o circuito e respectivamente a carga que será responsável por exigir da fonte qual o nível de corrente elétrica esta deverá fornecer ao circuito. Ainda complementar este conceito adicionando ao circuito elétrico a chave seccionadora que pode ser, por exemplo, um botão ou interruptor.

E VOCÊ, O QUE ACHOU?

Gostaria de saber sua opinião sobre esta nova tecnologia que estou aplicando aqui na Sala da Elétrica, espero poder contar com seu comentário para poder construir cada vez mais conteúdos relevantes para você e todos os milhares de leitores que passam por aqui todos os meses. Um forte abraço e até o próximo artigo

(291)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(39)

  1. Interessante, e concordo com o Artur Chaves, apesar de que você já estará disponibilizando para download, é só dar a dica dele, que já vou baixar.
    Saudações.

  2. É mesmo Everton, o download é ótimo, assim tá excelente, esse recurso ajuda muito!
    Com um recurso assim vc pode até por mais explicações e citar dicas para melhor esclarecimento dos assuntos que talvez não caiba num simples artigo do blog!
    Gostei!

  3. Obrigado! mais uma informação de grande validade pra quem gosta; sem mais palavras pra expressar o quanto isso e importante pra mim…

  4. parabens everton,muito bom e de facil compreensão,objetivo e direto,sou fã da sala da eletrica desde que a conheci,so tenho a agradecer pelos artigos e agora por mais essa novidade,obrigado!!!

  5. Muito bom o artigo e nós leitores temos que agradecer por tudo que você divulga na sala de elétrica.
    Eu me aposentei como eletricista de manutenção industrial e agora voltei a atuar como eletricista predial que não seria minha área com dois colegas mais jovens mas ta sendo legal, pois estamos aprendendo e ensinando ao mesmo isto é muito bom.
    Everton parabéns pela paciência de compartilhar o que aprendeu e pesquisar a melhor maneira de ser interpretado o artigo. Que Deus ilumine você e que realize seus sonhos.

  6. continue com essa ótima ideia, nos orientando obrigado por todos os conhecimentos que tem compartilhado com a gente…
    um abraço.
    pode ter certeza que vou continuar acessando as tuas informações…

  7. Demais, demais, demais !!!,,, Muito boa essa ideia professor (aliás, parabéns pelo seu dia, que foi na terça-feira 15/10). Será muito útil esse PODCAST, se for possível, podemos baixar no celular, tablet, computador etc, e ouvir indo para o trabalho, no ônibus, na escola, na academia, em várias ocasiões. E com certeza, aprender e pegar toda a teoria. PARABÉNS PELA PESSOA QUE VOCÊ É, SENHOR EVERTON MORAES. TE ADMIRO DEMAIS, QUERO SER IGUAL A VOCÊ !!!

  8. olá meu nome e marcos aurélio trabalho como encarregado eletricista numa empresa e estou curtindo muito a sala da elétrica achei muito importante colocar algo como exempro no momento das aulas isso facilitará muito no apredizado como foi colocado o exemplo do copo do choop.parabéns pelo trabalho que está ajudando muita jente a tirar suas duvidas como a mim também;que deus abençõe sempre pra que esteja sempre fazendo o bem e nos ajudando.um abraço.

  9. PARABÉNS EVERTON, VOCÊ É UM DOS MELHORES, A SALA DE ELÉTRICA ESTÁ FORMANDO MUITOS ELÉTRICISTAS( MÃO DE OBRA QUALIFICADA) NUNCA IMAGINARIA QUE HAVERIA UM SITE, TÃO BOM QUANTO A SALA DE ELÉTRICA.(PARABÉNS MESMO: POIS TRABALHO NA SABESP DO GUARAPIRANGA, NO SETOR DE BOMBAS SUBMERSAS A SALA DE ELÉTRICA ESTÁ ME AJUDANDO BASTANTE É MUITAS INFORMAÇÕES, QUE PRECISO.( ADOREI AQUELE VIDEO ONDE MOSTRA OS GRUPOS DE BOBINAS.( VOCÊ DESENHANDO EM UM MONITOR VIRTUAL)

  10. De fato o melhor blog já conhecido em conteúdo profissional qualificado com seriedade e verdade…
    Trabalho com eletrica e esse é um mundo de novidades !!
    Everton você está fazendo um otimo trabalho e confesso que aprendo mais a cada feed que recebo!
    Meus parabéns!

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *