Home Elétrica Comandos DIGITAL vs COMANDOS – RESOLUÇÃO
DIGITAL vs COMANDOS – RESOLUÇÃO

DIGITAL vs COMANDOS – RESOLUÇÃO

251
16

Este desafio foi fácil não foi? Digital vs Comandos! Praticamente todos vocês que me mandaram a resolução do nosso primeiro desafio de interpretação de lógica de comandos acertaram, para aqueles que não encaminharam a resolução e mesmo aqueles que encontraram dificuldade estou através de artigo disponibilizando a resolução do nosso desafio. Mais do que um exercício a ser resolvido eu tentei mostrar a você a integração que a nossa área pode ter com a eletrônica e áreas afins, particularmente eu acredito que consegui alcançar este objetivo mas gostaria de ouvir de você o que achou deste desafio, deixe seu comentário no final deste artigo. De todos os email que recebi referente a resolução deste primeiro desafio um me chamou a atenção, o email do IGOR MELO, de maneira espontânea o Igor me encaminhou dois diagramas e sua dúvida era se existiria ou não um intertravamento entre os dois contatores que compõe o acionamento, explicarei mais abaixo sobre este ponto.

COEL – 300×250

ENTENDA O DESAFIO |DIGITAL vs COMANDOS

desafio

Como podemos observar o exercício que postei aqui para vocês no dia 08 de junho de 2013 tinha como objetivo a interpretação de um circuito de lógica digital para que fosse possível o desenvolvimento do diagrama de comandos elétricos baseado nesta lógica digital. É claro que antes de mais nada precisamos conhecer os símbolos e funções dos elementos de eletrônica digital que você pode conferir neste artigo. O circuito apresenta então três sinais de entrada disponíveis através das TAG’s:

  1. S0
  2. S1
  3. S2

Onde a entrada S0 representa nosso acionamento “desliga” o S1 acionamento de Q1 que irá representar o acionamento de nosso motor n°1 e S2 acionamento de Q2 que será responsável pelo acionamento do motor n°2.

ANALISANDO AS ENTRADAS

Antes de iniciarmos efetivamente devemos entender alguns termos que usaremos. Eletrônica digital temos:

  • Nível lógico “0” é igual a sem condução, ou seja, contato aberto;
  • Nível Lógico “1” é igual a condução, sendo assim, contato fechado.

Quando você olha para o conjunto S0 + S1 o que você enxerga? Nós temos o S0 entrando em uma porta inversora então todo sinal que é enviado para S0 será invertido, correto? Este sinal chega a porta “AND” junto com o sinal S1, teremos então que, o sinal de saída da porta “AND” somente possuirá um nível lógico “1” quando S0 possuir nível lógico “0” e “S1” nível lógico e “1”. Isto se transporta para comandos elétricos como dois contatos em série onde um está com sua lógica invertida (S0) e outro não (S1). É fácil entender o porque o S0 é um contato fechado e por isto está com a lógica invertida, imagine, quando em estado normal de trabalho um contato fechado permite a condução da eletricidade e quando acionamos ele cessa esta condução, totalmente inverso de um contato aberto, certo? Veja como podemos transportar esta lógica digital para comandos:

Digital vs Comandos

Agora observe que esta mesma lógica digital se repete para o agrupamento de S0 + S2, sendo assim teremos uma lógica de comandos idêntica, porém ao invés de possuirmos o botão S1, teremos o S2, logo:

Digital vs Comandos

SAÍDA DAS PORTAS AND

Perceba que cada uma saída das portas AND são direcionadas a uma porta OU que estabelecerá uma condição de acionamento através de dois pontos (um OU o outro). Para facilitar o entendimento vamos analisar a lógica do sinal de S1 e replicamos depois a outra lógica. Observe que a porta lógica OU está recebendo o sinal da lógica digital vista acima (porta AND) e também um sinal que vem da saída Q1, ou seja, a saída da porta OU poderá ser acionada pela saída da porta ADN ou a saída de Q1. No que isto se parece??? Isto mesmo, um SELO, observe a ilustração abaixo:

Digital vs Comandos

A mesma situação teremos para a lógica que comporta o sinal de S2 e Q2 correto? logo teremos um “espelho” desta, mas observe que o sinal S0 é comum para ambas e respectivamente iremos ficar com o seguinte diagrama de comando:

Digital vs Comandos

O QUE ESTÁ FALTANDO?

Observe que ainda existe um sinal de cada uma das saídas (Q1 e Q2)  que passa por uma lógica de porta NOT e posteriormente por uma porta AND que condiciona o funcionamento efetivo da saída que exige suas duas entradas com nível lógico 1 para que seja acionada (Nível lógivo 1 em Q1 ou Q2), ou seja, somente teremos o acionamento de Q1 se a porta AND que a antecede receber dois níveis lógicos 1. E o que isto representa para nós? Primeiro vamos “ler” esta lógica:

Q1 será acionado quando houver a na entrada da porta AND o sinal 1 proveniente da porta OU anterior e a saída Q2 estiver desligada, pois se estiver com nível lógico 1 passará pela porta NOT transformando-se em nível lógico 0 mantendo a saída Q1 em nível lógico 0.

Bom, o quero dizer a você é que esta condição tratada acima é nada mais nada menos que o contato de segurança que evita o acionamento simultâneo, o intertravamento. Veja a ilustração abaixo para entender melhor:

Digital vs Comandos

CONCLUSÃO

Quem diria não é mesmo? Um diagrama lógico de eletrônica digital se transformou em um diagrama de comando, este diagrama tem a característica de uma das mais tradicionais partida de motores elétrico trifásico, a partida direta com reversão, não acha?

Bom! Muito obrigado por acompanhar mais este conteúdo e fique a vontade para dar sua opinião sobre esta atividade aqui nos comentários.

(251)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(16)

    1. Olá Rodolfo! é muito bom saber que estou podendo ajudar de alguma maneira. Seja sempre bem vindo a Sala da Elétrica e sinta-se a vontade para tirar suas dúvidas, farei o possível para atender… Um Abraço

  1. Tenho dificuldades em resolver o seguinte problema, se puder ajudar agradeceria.
    comando trifasico de motores
    1.M2 somente deve arrancar depois do M1 ter arrancado.
    2.cada motor deve ter seu botao de desligar
    3.se o M1 for desligado enquanto M2 estiver a funcionar, o motor M1 nao aceita religacao, somente aceita se o motor M2 estiver desligado.

  2. Desculpe mandar um comentário somente agora.

    Mas, no diagrama de comando, verifiquei e o selo do contator Q1 se repete,
    tem o selo 13/14 em Q1 no lado direito e 13/14 em Q1 no lado direito (reversão)

    atc.
    Henrique

  3. Esse botão de desligar funciona? Pelo que estou vendo, teria que colocar o botão de desligar junto com a última porta AND, junto com a “memória” dos contatores e a saída da porta OR. Abraços

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *