Home Energia

Energia

ENERGIA

A energia está presente em todas as nossas atividades e sempre será associada a um trabalho, podemos então dizer que: Capacidade que um corpo possui de realizar um determinado trabalho. Considerando que trataremos a partir de agora assuntos sobre a  Energia Elétrica, teremos que conhecer os seguintes tipos de energia:

 

  • Energia Potêncial
  • Energia Cinética
  • Energia Mecânica
  • Energia Térmica
  • Energia Química
  • Energia Elétrica

Energia Potencial

Caracteriza-se como sendo Energia Potencial a energia encontrada em repouso, armazenada em um determinado corpo, por Energia Cinética exemplo, um carro estacionado em uma ladeira, sabemos que existe uma força mecânica que o atrai para baixo, ou mesmo uma represa que faz uso do movimento da água para o funcionamento de suas turbinas.

Energia Cinética

A Energia Cinética representa a energia consequente de corpos em movimento, imagine um esqueitista que aproveita a energia cinética para subir uma rampa, ele faz uso do movimento gerando assim a energia cinética e consequentemente sobe a rampa.

 Energia Mecânica

Quando encontra-se em um mesmo corpo a energia potencial e a energia cinética temos a composição que denominamos de energia mecânica, este tipo de energia é caracterizada por produzir um trabalho mecânico como por exemplo um operário empurrando um carrinho.

Energia Térmica

A Energia Térmica se manifesta através da variação de temperatura nos corpos. A máquina a vapor, que usa o calor para aquecer a água transformando-a em vapor que acionará os pistões, pode ser citada como exemplo de energia térmica. 

Energia Química 

Quando há o surgimento de energia em função do contato de dois corpos (materiais) temos a Energia Química. Omais tradicional exemplo de energia química que possuímos é a pilha elétrica.

Energia Elétrica

A energia elétrica manifesta-se por seus efeitos magnéticos, térmicos, luminosos, químicos e fisiológicos. Como exemplo desses efeitos, podemos citar:

  • Efeito magnético:
a rotação de um motor elétrico
  • Efeito Térmico:
o aquecimento de uma resistência para aquecer a água de um chuveiro
  • Efeito Luminoso:
 A luz de uma lâmpada
  • Efeito Químico:
 Eletrólise da Água
  • Efeito Fisiológico:
A contração muscular de um organismo vivo em função de um choque elétrico

 

[rokbox title=”Audi RS8 :: Sample Caption for RS8 Image” size=”561 350″ thumb=”http://saladaeletrica.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2012/06/energiaEletrica.png”]http://saladaeletrica.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2012/06/energiaEletrica.png[/rokbox]

 Conservação da Energia

A energia não pode ser criada, nem destruída. Ela nunca desaparece, apenas se
transforma, ou seja, passa de uma forma de energia para outra.

Existem várias formas de transformação da energia, como exemplo podemos citar a obtenção da energia elétrica através da transformação química da pilha elétrica, ou mesmo a transformação mecânica realizada pelo gerador, entre outras…

[rokbox title=”Conservação da Energia” size=”300 200″ album=”album” class=”link-class” imgclass=”image-class rt-image” twidth=”145″ theight=”100″]http://saladaeletrica.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/album/*[/rokbox]


Próximo Artigo
Matéria

 


(0)