Home Eletricista Autônomo Fornecimento de materiais, cliente ou eletricista?

Fornecimento de materiais, cliente ou eletricista?

2.50K
0

Há algum tempo atrás eu fiz uma pesquisa e uma das pessoas que participaram perguntou para mim se era viável ou não considerar o fornecimento de materiais  no orçamento que é realizado para os clientes.

EAE 300×250

Antes de determinar a resposta para essa dúvida que chegou a mim através da pesquisa, eu tenho uma pergunta para fazer. E a pergunta é essa: quando você vai no mecânico, e você vai deixar o seu carro lá para fazer a substituição de alguma peça ou consertar algum problema, você não vai com o material, vai?

Partindo desse principio, nós podemos começar a concluir essa questão com um pouco mais de cuidado.

Para saber se você deve fazer o fornecimento de materiais ou não, continue lendo!

Fazer ou não o fornecimento de materiais?

fornecimento de materiais

Bom, já que você viu a pergunta acima você deve estar se perguntando se você deve ou não fazer o fornecimento de materiais para o seu cliente no seu próximo orçamento.

Para ajudar você a continuar fazer essa distinção, vamos colocar em pauta outra informação importante.

Quando você não fornece os materiais para o seu cliente, um dos problemas que pode acontecer é que se você deixar na mão do cliente a escolha dos materiais, você pode ter um problema sério ali que é em função do cliente comprar materiais inadequados para instalação.

Mesmo você passando uma lista de materiais para ele, pode ser que ele compre materiais que em primeiro lugar não são seguros, e que podem ser de baixa qualidade.

Com materiais que não são confiáveis e que não tem qualidade suficiente, você vai ter problemas na hora de fazer a instalação na execução da obra como um todo.

Então, no meu ponto de vista a melhor coisa a fazer é colocar nem que seja como um anexo em seu orçamento todo o fornecimento de materiais. Ou seja, você vai assumir a responsabilidade de no mínimo acompanhar o seu cliente no momento em que ele for realizar ali a compra dos materiais.

Essa prática vai garantir que ele compre o material correto, garantindo a sua garantia que você vai dar pra ele no final do serviço.

Então para resumir toda a questão, sim, você deve sim entregar o material e colocar no orçamento a entrega dos materiais. Mas é claro, que você também vai cobrar por isso.

Mas o meu orçamento vai ficar muito caro…

fornecimento-de-materias-II

Esse é o pensamento que você deve ter tido inicialmente.

De certa forma, se você adicionar não só os custos da sua mão de obra como também adicionar os custos do fornecimento de materiais, obviamente seu orçamento vai encarecer um pouco.
Mas será que isso é sempre verdade?

Bom…se você colocar sempre na sua rotina a compra de materiais, uma coisa que você pode fazer é entrar em contato com os lojistas em que você costuma comprar. Pode ser que você consiga um desconto em função de ser um cliente fiel, e sempre fazer as compras no mesmo local.

Dessa forma, o desconto que você “ganha”, você repassa para você mesmo como uma forma “lucro” em função do serviço executado, que é a compra do material.

Uma outra forma de fazer essa precificação do fornecimento de materiais, é você no seu orçamento já colocar uma margem em cima da compra dos materiais. Inclusive, uma das pessoas que fizeram essa pesquisa comentou comigo que ela costuma colocar no orçamento uma margem de 7 a 10% em cima dos materiais que ele compra.

Uma das razões para isso, é que obviamente você vai gastar tempo fazendo a pesquisa e também comprando toda a lista de materiais necessários. Então é claro, você deve cobrar e precificar em cima dos materiais a serem fornecidos ao seu cliente.

Fornecimento de materiais, cliente ou eletricista?
5 (100%) 1 vote

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *