Home Elétrica Comandos Importância do Diagrama Elétrico Para o Eletricista ?

Importância do Diagrama Elétrico Para o Eletricista ?

2.08K
2

 

COEL – 300×250

Neste artigo falaremos sobre a importância do diagrama elétrico, você já ouviu dizer que o diagrama é um “mapa” para o eletricista ?

Ele irá te guiar por todas as etapas das instalações do projeto que você tem em mãos. Seja você o profissional que vai instalar ou fazer a manutenção desse sistema, o diagrama elétrico tem uma profunda importância no seu serviço.

Porém, muito provavelmente, você já sabe dos benefícios em ter esse diagrama em suas mãos. Mas, o que fazer quando você não tem um quando você está realizando o seu serviço? Qual a importância do diagrama elétrico para o eletricista?

O que fazer quando você não tem o diagrama elétrico de um sistema específico?

importancia-do-diagrama-eletrico-1

 

É muito comum ao fazer um serviço, o profissional se deparar com a falta desse diagrama. E o que fazer nessa situação?

Bom, se você tiver um conhecimento técnico apurado, rapidamente você vai conseguir entender quais são os componentes instalados ali naquele painel elétrico. Sabendo identificar e entendendo mais ou menos como o sistema funciona, você pode começar a “esboçar” um diagrama elétrico mentalmente.

Outra opção é verificar o funcionamento desse mesmo sistema e começar a esboçar rapidamente em uma folha de papel um diagrama elétrico, o que certamente, é ainda mais fácil que esboçar esse material mentalmente.

E qual é a importância do diagrama elétrico nessa situação? A importância do diagrama elétrico nessa situação é que você consegue ter uma maior facilidade em encontrar problemas e situações anormais daquele sistema.

Todo o seu trabalho fica “mapeado”, e dessa forma fica muito mais tranquilo de se trabalhar.

Dá para pressupor todo o sistema apenas olhando?

importancia-do-diagrama-eletrico-3

 

Quando falamos no esboço de um diagrama elétrico muitas pessoas ficam em dúvidas quanto à exatidão dessa metodologia.

Obviamente, fica impossível refazer todo o sistema com exatidão mentalmente ou em uma folha de papel apenas olhando o sistema em questão, mas, sem sombra de dúvidas essa ferramenta de esboço ainda é muito importante.

Como um exemplo, nós temos vários diagramas elétricos de alta complexidade. Esses diagramas costumam ter várias folhas, e a pergunta que fica é: você quando vai fazer uma intervenção em um desses sistemas complexos você utiliza todo o diagrama elétrico?

A resposta muito provavelmente é não. Você sempre vai separar as folhas ( ou partes ) mais importantes desse sistema. Ou seja, você sempre vai separar a parte mais importante que pode conter aquele problema ou situação em questão.

De maneira semelhante, você vai realizar o mesmo exercício, mas com a sua percepção. Logicamente, você não conseguirá reproduzir esse sistema com 100% de exatidão, mas sem sombra de dúvidas ainda existe uma importância do diagrama elétrico que você está fazendo.

É correto não ter o diagrama?

importancia-do-diagrama-eletrico-4

Na verdade essa situação que nos deparamos ao não encontrar o diagrama elétrico não é correta. Sempre deveria ter o diagrama à disposição do profissional eletricista.

Mas, você sabendo desenvolver um diagrama elétrico do zero não terá muitos problemas para conseguir analisar e identificar os problemas daquele sistema específico que você se deparou no seu trabalho.

Isso ressalta ainda mais a importância do diagrama elétrico para o eletricista, tendo em vista que ele sempre se tornará uma “bússola” para que você consiga sempre se encontrar no meio do seu serviço.

Só lembrando que, quanto mais pratica você tiver em realizar esses diagramas do zero, mais fácil será para você projetar diagramas elétricos para áreas residenciais, prediais, comerciais e até mesmo industriais. Essa experiência também se traduzirá numa maior facilidade para realizar qualquer manutenção.

Importância do Diagrama Elétrico Para o Eletricista ?
3.5 (70%) 2 votes

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(2)

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *