Home Matéria

Matéria

Definição

“Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço. Ela se apresenta em porções limitadas que recebem o nome de corpos”

 

Existem coisas com as quais temos contato na vida diária que não ocupam lugar no espaço, não sendo, portanto, matéria. Por exemplo o som, o calor e a eletricidade, podendo então serem chamados de”fenômenos” estes são, na maioria das vezes, provocados por acontecimentos envolvendo a matéria, como por exemplo, a eletricidade que faz uso da estrutura atômica dos elementos para ser definida.

A matéria e consequentemente os corpos são formados de moléculas e átomos. 

Molécula

Molécula é a menor partícula em que se pode dividir uma substância de modo que ela mantenha as mesmas características da substâncias que a originou, logo se usarmos como exemplo a água temos que: Se dividirmos a água continuamente, esta tornará-se cada menor até chegarmos na menor partícula que ainda sim mantém as características da água (H2O).

As moléculas são formadas por átomos, por exemplo a água possui dois átomos de Hidrogênio e um átomo de oxigênio, por isso H2O. Este tipo de ligação entre os átomos para a formação das moléculas somente é possível porque possuímos na natureza, átomos que procuram o equilíbrio elétrico.

Átomos

Toda e qualquer matéria é formada por átomos, o átomo pode ser caracterizado como sendo “a menor partícula em que se pode dividir um elemento e que,  ainda sim, conserva as características químicas e físicas deste elemento.”

Composição do Átomo

freedigitalphotos

O Átomo é formado, basicamente, por três partículas, são elas: Elétron, Próton e Nêutron. Os Prótons e Nêutrons compõem o núcleo do átomo, o próton com carga positiva e o nêutron são eletricamente neutros, já o elétron que será alvo de nossos estudos, são eletricamente negativos e são responsáveis pelos fenômenos que representam a eletricidade e suas principais características estão ao redor do comportamento desta partícula.

 

 

A quantidade de prótons e elétrons em um átomo é a mesma, dizemos ‘nesta situação que este átomo está equilibrado eletricamente, No entanto, existem situações em que um determinado átomo perde ou ganha elétrons, fazendo com que este fique desequilibrado eletricamente transformando-o então, em um íon.

Íons

Os átomos com desequilíbrio elétrico são chamados de íons, sendo assim, se um átomo ganha elétrons ele fica com mais elétrons do que prótons e recebe o nome de Ânions e os átomos que perde elétrons ficam consequentemente com mais prótons do que elétrons e são chamados de Cátions.


Artigo Anterior
Energia

 


(0)