Home Elétrica [Podcast] Você Precisa saber sobre energia solar no brasil
[Podcast] Você Precisa saber sobre energia solar no brasil

[Podcast] Você Precisa saber sobre energia solar no brasil

81
25

Os projetos e alternativas ecologicamente corretas para diversas atividades se tornaram assunto rotineiro nos canais de televisão, programas de jornalismo e de variedades, sites, ONGs e projetos governamentais. Muitas dessas alternativas já têm sido incorporadas ao nosso cotidiano através de ações educacionais, enquanto outras ainda precisam de alguns passos particulares para que aconteçam.

Quando falamos em energias renováveis, reutilização de energia e consumo consciente de energia, estamos falando também de novas tecnologias que permitem o uso de modelos de aquecimento ou de geração de calor. Esses sistemas não só se enquadram no que está conceituado como politicamente correto, mas como economicamente viável, como será explicado no decorrer do texto.

Ouça o Podcast que gravei sobre energia solar no brasil

 

veja o artigo da exame que comentei no podcast sobre a maior ponte solar do mundo

É conveniente entender que projetos de aquecimento, geração de calor ou reutilização de calor e energia, como o Sistema Fotovoltaico, soam como tendências naturais, e representam um caminho convergente para a tecnologia a favor do ser humano e da natureza. Você pode entender um pouco melhor através deste artigo que publiquei sobre sistema de Geração de Energia Elétrica Através de Energia Solar.

Um problema é a dificuldade de aplicação do conceito e de tecnológicas como o Sistema Fotovoltaico em países em desenvolvimento como o Brasil. É possível lembrar que projetos desse porte são, normalmente, vinculados a altos investimentos, casas modernas ou a países muito desenvolvidos. Porém, o Brasil ficaria atrasado em seu desenvolvimento se esse conceito perdurasse. Como pode um país tropical como o nosso, onde reina o calor e a luz do sol é abundante, ficar distante do Sistema Fotovoltaico?

Cientes dessa realidade e prevendo que era hora de investir nesse sistema de captação de calor, empresários e técnicos com conhecimento da área e disposição para fazer crescer o mercado, apostaram em um tipo de negócio vantajoso para todos os lados: para o cliente, para a empresa, para a população e para o país.

Cientes dessa realidade e prevendo que era hora de investir nesse sistema de captação de calor, empresários e técnicos com conhecimento da área e disposição para fazer crescer o mercado, apostaram em um tipo de negócio vantajoso para todos os lados: para o cliente, para a empresa, para a população e para o país.

Por que investir em eficiência energética

Investir em eficiência energética é o mesmo que usar a inteligência para economizar energia e dinheiro, porém, com o uso de novas tecnologias. Eficiência energética é o mesmo que reaproveitamento de energia, controle de energia e calor, utilização adequada de energia, entre outros termos.

Na prática, a eficiência é saber conseguir energia de outras formas que não sejam as convencionais. Dessa maneira, há economia de dinheiro e favorecimento aos meios naturais, muitas vezes sacrificados na produção energética.

Qualquer abuso durante o uso das fontes energéticas é prejudicial, sendo que algumas dessas fontes são finitas. Um exemplo é o petróleo, cujo uso é exagerado na sociedade moderna.

No Sistema Fotovoltaico, acontece o aproveitamento do calor gerado pelo sol para gerar energia. Conforme os projetos de captação de energia solar foram sendo disseminados e espalhados pelo mundo, eles ficaram mais baratos e acessíveis para a população. Com os novos moldes aplicados pelo mercado, o Brasil se beneficia, e a classe social que estava distante do Sistema Fotovoltaico pode agora aproveitar suas vantagens, com ótimo custo-benefício.

Sistema Fotovoltaico

O Sistema Fotovoltaico é um sistema bastante conhecido no mundo inteiro, que utiliza placas no teto de uma casa ou de uma empresa para captação e retenção do calor produzido pela energia solar. Esse calor/energia pode ser utilizado de outra maneira depois de captado e armazenado pelos painéis fotovoltaicos classe A.

Uma das grandes vantagens dessa energia é que ela é totalmente limpa e renovável, diferente de muitas outras que são distribuídas por aí. Com os módulos, você pode obter geração de energia elétrica contínua em seus ambientes.

Muitas pessoas e empresas têm aderido ao novo modelo de captação de energia. Se os sistemas forem autônomos, é possível obter energia sem interdependência, ou seja, você possui energia somente com o Sistema Fotovoltaico, algo que tem atraído os investidores devido à liberdade e à redução de problemas com redes de energia e abusos de cobranças feitas pelas concessionárias.

Energia solar no brasil, ótima relação custo-benefício

energia solar no brasil

O custo-benefício é um dos grandes fatores que tem atraído pessoas e empresas a procurarem o sistema de captação de energia solar por placas e painéis com Sistema Fotovoltaico em todo o país. O preço do investimento tem atraído os brasileiros.

Junto com o benefício financeiro, os brasileiros mais conscientes gostam de investir em saídas ecologicamente corretas, em energias limpas e renováveis, principalmente quando se trata de empresas socialmente responsáveis.

Existem vários tipos de Sistemas Fotovoltaicos, com diferentes painéis e estruturas, sendo algumas complexas, para grandes empresas e outras menores, para residências. Porém, todas garantem o custo-benefício. Isso quer dizer que você vai investir agora e ficar despreocupado com a conta de luz nos próximos anos.

Existem investimentos que se iniciam por exemplo em em R$ 2.500, e alguns que beiram R$ 20.000. Porém, os valores podem variar bastante de acordo com o tamanho da estrutura. O mais importante é saber que o resultado é garantido após o investimento e que essa atitude consciente pode preservar nossos recursos naturais e nossa biodiversidade.

A sociedade atual necessita de alternativas energéticas sustentáveis e renováveis, e os Sistemas Fotovoltaicos são excelentes para gerar energia sem resíduos e sem poluir o meio ambiente.

(81)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(25)

    1. Olá meu caro Everton tdo bem? fiquei muito grato por essas informação sobre energia solar, acredito sim nesse conhecimento de fotovoltaico, é a energia do futuro, muito obrigado.. um abrasço amigão..

  1. Bom gostei muito das informações sobre a tecnologia fotovoltaica, gostaria de informações sobre a onde podemos encomenda no caso de tornamos um empreendedor neste ramo de elétrica, os custos de investimento e material. obrigado

  2. Boa tarde gosto do site e acompanho. Fiz 1 rápida pesquisa para 1 cliente e notei Q o custo inicial inicial aqui no BR ainda é muito elevado o Q deixou meu cliente assustado(o mesmo desistiu), a eólica nem pensar. Gostaria de saber também sobre sua pesquisa de empresas e produtos(pesquisei p/Soletro).
    O site é realmente muito bom,Parabéns pela iniciativa.

    1. Olá Mauricio, com estes artigos eu estou pesquisando e encontrei sim produtores deste material mas não esqueça, o que tratamos neste artigo foi sobre geração de energia elétrica através da captação solar, a empresa que mencionou é referente a aquecimento de água…

      Na próxima semana vou publicar um novo artigo da sequência para exclarecer melhor o conteúdo e disponibilizo o nome da empresa.

      Um abraço e até a próxima

  3. Caro amigo,voce tem toda a razão quando diz que a energia solar é promissora,pois a 6 anos atraz coloquei 10 paineis solares no telhado de casa para o aquecimento de agua,e tive uma baita redução no valor da conta de energia. Hoje pretendo me informar mais sobre a instalação de paineis fotovoltaicos.
    Um grande abraço

    1. Muito obrigado por compartilhar esta experiência João, vale ressaltar também que naquela época o custo de instalação e aquisição deste tipo de aquecedor era alto, acredito que os painéis fotovoltaicos serão realmente uma tendência natural para nós…

      Um abraço

  4. Obrigado pela informação Everton.
    Tenho acompanhado a divulgação de toda matéria sobre energia limpa. Gostaria realmente que houvesse investimento nesta real energia alternativa, pena, que sabemos que não é tão simples assim, as concessionárias não vão deixar barato nem tão pouco os empresários do setor energético. Isso é Brasil. Ab.

    1. Concordo em certo ponto com você Luiz, mas como disse anteriormente quando existe o aumento de demanda e mais pessoas procuram a tecnologia temos um disseminação melhor do conceito e vencemos estas barreiras.

      Para as concessionarias não seria nada ruim já que fala-se em problemas em fornecimento em função do aumento abrupto de moradia (condomínios e casas), comércio e indústrias em todo o pais…

      Seria até uma maneira de economia para eles também.

      Um forte abraço amigo

  5. Boa matéria Everton, tenho a muito tempo na residencia aquecedor solar que já se pagou o custo dele, mais sempre tenho muita vontade de colocar energia solar com placa ou eólica, só que as placa ainda estão muito caras demora muito a se pagar sem contar que as baterias também e muito salgada. A eólica e a que mais fiquei curioso para instalar por poder eu mesmo construir o gerador mais na minha região o vento não e o suficiente para mover o gerador. eu pesquiso muito sobre isso mais o preço ainda não convêm.

    1. Olá Ivo, eu acredito que isto esta mudando, a tendência desta tecnologia é que os preços diminuam daqui para frente, teremos uma empresa aqui no brasil que vai explorar esta tecnologia..

      O aumento da demanda vai fazer com que esta tecnologia fique mais acessivel

      Um abraço

  6. Esta publicação vem a tona quando no momento se fala muito em alternativa ecologicamente corretas, tenho vontade de aprofundar os meus conhecimento nesta materia de energia solar valeu!

  7. Interessante também Eventon, postar um artigo sobre a comercialização dessa energia gerada para as concessionárias na qual eu trabalho.

  8. Olá, Everton
    Gostei muito das informações e tenho interesse em investir nesta área, porém, ainda no Brasil é muito caro, um sistema simples para residência por exemplo fica inacessível a grande massa, classe C e D, então gostaria de saber se o governo incentiva, devido ao fato que este projeto ajuda muito na capacidade energética do pais. Sou profissional da área elétrica e aguardo seu retorno.
    Um abraço.

  9. Ola Everton,
    Achei um tanto interessante a energia solar, mas tenho uma duvida sobre: se as placas fotovoltaicas captam a luz do sol que reflete pela lua durante a noite e em tempos nublados de dia?
    Abraços e sucesso.. *acabei de conhecer o blog e estou gostando..

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *