Home Elétrica Comandos Programador Horário Finder Série 12.51

Programador Horário Finder Série 12.51

2.51K
2

O programador horário pode ser rapidamente definido por um dispositivo capaz de permitir que você determine a rotina de funcionamento de um determinado sistema em função da temporização deste ao longo das 24 horas de um dia e/ou dos 7 dias da semana.

COEL – 300×250

Isso mesmo, você poderá definir em qual momento do dia deseja acionar ou desacionar uma determinada máquina elétrica ou sistema a partir do programador horário, esta programação pode ir além e você poderá definir se esta se repetirá ao longo dos dias da semana ou se cada dia terá uma sequência diferente de operação.

Existem vários fabricantes e modelos de programador horário, neste artigo mostraremos um que vai além e permite que a programação seja feita via aplicativo de celular.

Você conhece o programador horário? Quer aprender ainda mais? Continue lendo este artigo…

Programador Horário Digital Finder 12.51

programador horário

Se este o programador horário é uma solução realmente eficiente imagine então ter em sua mão um que além de todos os recursos de programação já conhecidos permita que você realize a programação via um aplicativo celular?

Os programadores séries 12 e 84 da Finder possibilitam esta interação e por isso revolucionam a ideia de interação com estes dispositivos.

Em nosso artigo de hoje vamos focar no modelo 12.51 que é o mesmo do vídeo acima. Com a possibilidade de programação diária ou semanal, este modelo permite que seja realizada uma completa configuração das 24 horas do dia com intervalos de 30 em 30 minutos.

Pode ocorrer de em um dado momento você precise acioná-lo “desobedecendo” a programação realizada, por isso o programador 12.51 ainda possibilita com que você realize o acionamento manual que é habilitado com um toque.

Formas de programação do programador horário 12.51

programador horário

Praticidade poderia ser a palavra para definir este dispositivo, quando falamos de programação ele possibilita que seja realizada basicamente de duas maneiras:

  1. Via interface (joystick)
  2. Via aplicativo celular

Na primeira opção você poderá navegar pela programação com uso de um joystick que lhe permite navegar para direita e esquerda, para cima e para baixo e com o botão de sua própria alavanca do joystick.

O processo de programação é simples e rápida, no entanto, imagine você ter as programações de seus programadores horários em seu bolso, isso mesmo, daí vemos então a opção número 2…

Você poderá realizar todas as programações a partir de um celular Android com o aplicativo Finder Toolbox instalado, a única exigência é que em seu celular exista a opção de comunicação NFC (uma espécie de Bluetooth).

Encostando o celular no programador horário você pode receber em seu celular todas as configurações internas deste.

Poderá transmitir a data e hora de seu Smartphone diretamente para o programador e claro! Poderá transmitir a programação horária que você quer que seja obedecida pelo componente.

Mais você pode estar se perguntando, qual o principal ponto positivo? Bom, além da praticidade e rapidez de realizar a programação com o seu celular, você poderá salvar esta programação e utilizá-la posteriormente em uma futura substituição do programador horário ou mesmo, caso possua vários programadores e se estes possuem mesma rotina de funcionamento você pode simplesmente copiar o programa em todos os seus dispositivos.

Onde é utilizado o Programador Horário?

Poderíamos colocar aqui uma lista de aplicação para este dispositivo, vamos tentar deixar o mais simples possível para que você entender que ele pode estar mais presente do que você imagina.

Exemplo 1: Imagine na escola, quando todos os dias, no mesmo horário é acionada a sirene que simboliza o horário de entrada, o horário de almoço e saída, isto em cada turno (manhã, matutino e noturno).

programador horário

Já percebeu que no final de semana, normalmente, a sirene não funciona? esta é sem dúvidas uma aplicação bem próxima do programador horário, correto?

Exemplo 2: Se você já teve a oportunidade de trabalhar na indústria deve ter percebido a existência de ar comprimido para o funcionamento das máquinas.

Para que haja o ar comprimido contamos com a presença de um compressor, não é? A rotina de funcionamento de um compressor conta com algumas variáveis, vamos citar aqui as 2 mais importantes:

A primeira é sem dúvida a existência do ar comprimido no reservatório, correto?

A segunda é se existe a necessidade de acionar o compressor, é ai que podemos contar com o programador horário, sabemos que em sistemas de ar comprimido existe, frequentemente, vazamentos que por consequência acaba provocando a diminuição da pressão do reservatório do compressor.

Se adicionado o programador, podemos evitar que o compressor funcione em modo automático em momentos do dia em que não exista a necessidade, já que a fábrica não está em operação (períodos noturno ou finais de semana).

Conclusão

Sem dúvidas o programador horário é uma solução muito presente em nosso dia a dia, com a evolução da tecnologia, podemos contar com a facilidade de programá-los até mesmo via um aplicativo celular se o dispositivo em questão for um Finder série 12 ou 84.

Tenho certeza que você começará o olhar com outros olhos para este dispositivo que facilita o funcionamento de máquinas e sistemas definindo suas rotinas diárias ou semanais de funcionamento.

(2506)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(2)

  1. Boa noite não entendi esse programador foram realizadas duas programações 14 a 14:30 , 15 a 15:30 mas porque estava com pontinhos pretos em outros horarios? exemplo de 6 a 12 haviam mais programações realizadas anteriormente? da pra realiza a programação com smartfhone a distância ou tem que ter contato com o temporizador ?

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *