Home Automação Rele Programável CLIC 02
Rele Programável CLIC 02

Rele Programável CLIC 02

1.86K
13

Rele Programável. Automatizar um sistema significa tornar um processo produtivo Fiel, Normatizado, Rápido e Seguro. Hoje sabemos que a automação não é particularidade de grandes máquinas ou processos complexos de produção.

COEL – 300×250

Excelentes substitutos dos contatores auxiliares, temporizadores e contadores

Pequenos e Médios processos produtivos exigem também a utilização da automação através do CLP ou algo parecido como os Relés Programáveis.

Relés Programáveis.

O Rele Programável é um “CLP” de menor porte que compreende funções limitadas (se comparados aos tradicionais CLP’s) a fim de atender uma aplicação menos “exigente”. Um exemplo típico deste Rele é o CLIC 02 da WEG. Podem ser usados para uma infinidade de ações como por exemplo: intertravamentos, contagem, temporização, etc… Podendo substituir com muita eficiência contatores auxiliares, temporizadores e contadores eletromecânicos tradicionais, obtendo assim um melhor desempenho do processo em função de paradas por intervenção da manutenção e otimização do espaço necessário.

Características do Clic02

Conheça as características do relé programável Clic Edit da Weg.

Características CLIC Edit WEG

Programação CLIC 02

O CLIC02 possibilita de forma fácil e interativa a realização da programação a partir de seu display frontal não

rele Click Edit

necessitando obrigatoriamente de um notebook para isto. O fato de se tratar de um rele programável e não de um CLP propriamente dito faz com que tenhamos que nos atentar no momento da programação e levar em consideração algumas de suas limitações, por exemplo:

  1. Possui capacidade de 200 linhas de programação LADDER ou 99 blocos lógicos de função
  2. Quando trabalhando com LADDER cada linha de programação suporta no máximo 3 contatos e uma bobina
  3. Possibilita a configuração de no máximo 44 pontos de entradas e saídas digitais

Observe que a programação LADDER via display representa os contatos abertos com letras maiúsculas e os contatos fechado com letras minúsculas, por exemplo: a entrada digital pode der expressa pelo endereço I01 (contato aberto) ou i01 (contato fechado), o mesmo se aplica para os demais contatos.

Software de Programação CLIC 02 EDIT

O CLIC02 ainda conta com um software exclusivo de programação que tem como objetivo estruturar o programa a ser aplicado ao rele através do uso de um PC ou notebook, este software também permite a inserção do programa através da linguagem LADDER ou blocos lógicos de função. O mais interessante é que é possível, além de construir a programação, realizar a simulação do programa criado sem a necessidade de interagir com o hardware (CLIC). O software CLIC02 Edit é disponibilizado gratuitamente pelo fabricante, logo, se deseja conhecer as características de programação e verificar se a estrutura atende sua necessidade basta realizar um teste preliminar no próprio software.

Faça o Download do software Clic02 Edit 

Conclusão

Automatizar, sem sombras de dúvidas, é promover a melhoria de um processo diminuindo tempo, espaço, dinheiro e principalmente tornar mais seguro. Este equipamento apresentado neste post é basicamente uma solução mais barata que possibilita a inclusão da automação para sistemas de pequeno e médio porte.

(1857)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(13)

  1. Everton , quero agradecer a sua iniciativa e dizer que o seu site me ajuda muito , até mesmo aqui no meu trabalho quando eu tenho uma dúvida em relação a elétrica eu busca uma ajuda no site e sempre resolveu meu problema…. valeu mesmo !!!!! sucesso ai pra você !!!!

  2. Bom dia, Everton,
    Eu estou planejando a compra de um CLP para aprendizado próprio e futuramente repassar este conhecimento.
    Existe uma gama muito grande de modelos no mercado, qual você me aconselha comprar ? Tem alguma dica de local onde possa comprar um relê programável ?
    Qual seria uma configuração ideal para quem está começando ?
    Grato pela atenção,
    Laércio Fernandes

  3. Poderia postar uma apostila sobre o CLP, tipo: o que é?, para que serve?; Programação, etc, essas coisas para ajudar os iniciantes no clp.

  4. Prezado Everton,

    Possuo um Clic 2 WEG em uma maquina de encher garrafoes de agua mineral, o clic controla os comandos dos pistons pneumaticos, são um total de 08 portas de entradas, ele direpente parou de funcionar, no seu display apareceu a mensagem PROG. ERROR. STOP MO 18:43.

    O que voce acha que aconteceu,? como posso resolver este problema?
    Gostaria de aprender a comanda-lo, como posso aprender?

    Grato. Julio Mendonça.
    Japaraiba-Minas Gerais

  5. Para novatos, e quem quer aprender com linguagem ladder e blocos é um otimo aparelho, pra mim mesmo estou aprendendo bem…
    pois tendo a pratica, completa o didatico de cursos de clp que tive do senai….
    Obrigado por mais esta materia!

  6. Ola tudo bem pessoal estou com um problema estou tentando configurar um clic-02 da weg e esta dando erro de comunicação na conexão pc/ clic-02, alguem pode me ajudar???

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *