SISUTEC OFERECE 239,7 MIL VAGAS GRATUITAS EM CURSOS TÉCNICOS

Você já deve ter escutado falar sobre o Sisu que é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem, ou seja, a forma com a qual você pode iniciar seu curso superior através de sua nota no ENEM e a partir do mês de agosto deste ano você poderá também ingressar em um curso técnico utilizando-a. A presidente da república Dilma Rousseff anunciou em 22 de julho de 2013 a abertura do Sisutec, o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos, este sistema se baseará em sua nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

SISUTEC

Sisutec – Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos

Este programa estará disponível a partir do dia 6 de Agosto deste ano então não vacile, fique atento porque Institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades vão informar o número de vagas disponíveis no cadastro do Sisutec, como não poderia ser diferente o Sisutec fornecerá a opção de acompanhamento on-line ao cadastro e respectivamente inscrição para que o estudante escolha entre as instituições de ensino e cursos disponíveis

curso técnico

“O Sisutec vai facilitar o acesso aos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para quem já terminou o ensino médio e agora quer fazer o ensino técnico”, disse Dilma em seu programa semanal de rádio, o Café com a Presidenta, no qual foi feito o anúncio.

Para 2013 o SISUTEC oferece quase 240 mil vagas gratuitas de curso técnico em todo território nacional e as inscrições que começaram no dia 06 de agosto vão até o dia 12 deste mesmo mês.

Terá direito a participar do processo seletivo aqueles que prestaram o ENEM 2012, então tenha em mão o número de sua inscrição e senha do ENEM 2012. Mas não se preocupe se não possui em mão o seu número, no site você encontrará um link de recuperação deste dado.

As inscrições devem ser realizadas através do site:

sisutec.mec.gov.br

sisutec

PRONATEC

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e alcançou a marca de 4 milhões de inscrições em cursos técnicos e de qualificação profissional, informou a presidente Dilma Rousseff no último dia 22.

Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego

Um programa que está dando muito certo e eu posso dizer porque “assisto de camarote” já que no SENAI “Almirante Tamandaré” (onde leciono) é uma das instituições cadastradas e que oferece cursos que vocês podem conferir clicando aqui.

Quem pode se inscrever no Pronatec?

Se você está interessado realizar um curso utilizando os recursos disponíveis por este programa veja abaixo quem poderá usufruir dos benefícios:

  • Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;
  • Povos indígenas;
  • Comunidades quilombolas;
  • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
  • Desempregados;
  • Pessoas com deficiências;
  • Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico;
  • Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra;
  • Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.

pronatec

CURSOS ONLINE UOL

uolcursos

Na verdade, recursos não faltam para auxiliar em nossa formação profissional, recentemente coloquei aqui na Sala da Elétrica um artigo sobre alguns cursos grátis e alguns leitores que realizaram cursos elogiaram bastante, recentemente descobri um outro portal de treinamentos que vem crescendo bastante e com muito conceito, o portal de treinamentos do UOL, recentemente conheci o curso de NR10 e gostei bastante, clique aqui para acessar.

Bom! O que eu, particularmente, queria deixar como mensagem é que hoje temos diversas alternativas para conquistarmos qualificação e melhorarmos nosso currículo, seja através de cursos presenciais, cursos a distância, ou mesmo através de reciclagens que buscamos em sites e/ou blogs na internet.

Siga-me

Eng ° Everton Moraes

Engenheiro Eletricista at Sala da Elétrica
Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista e blogueiro de 29 anos que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica.
"Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"
Siga-me

2 Replies to "SISUTEC OFERECE 239,7 MIL VAGAS GRATUITAS EM CURSOS TÉCNICOS"

  • Carlos silva
    agosto 22, 2013 (7:44 am)
    Reply

    Bom amigo, e um prazer conhecer a pág saladaeletrica, sou estudante do curso de Tecnologo em Telecomunicações . Gostaria de pedir uma informação : Vamos fazer um projeto (transmissor de FM) e o professor requer que implemente primeiro no Software “Proteus”; lhe pergunto você tem esse programa ou sabe onde encontro para download . Desde ja agradeço pelo atenção ……

    • Everton Moraes
      agosto 25, 2013 (2:35 pm)
      Reply

      Infelizmente não possuo este software aqui mas você pode procurar no 4shared que com certeza encontrará….


Got something to say?


2 + = 6

Some html is OK