Home Eletricista Autônomo Qual a importância do uniforme para o eletricista autônomo?

Qual a importância do uniforme para o eletricista autônomo?

2.99K
1

Sem dúvida nenhuma você já ouviu aquele velho jargão que diz: a primeira impressão é a que fica. E com certeza, esse é o caso quando falamos da importância do uniforme para o eletricista autônomo.

EAE 300×250

Muitas das vezes os profissionais, principalmente os eletricistas autônomos, se encontram em um verdadeiro dilema com relação a sua apresentação no mercado de trabalho. Surgem dúvidas como: é importante ter uniforme? Não é importante? Consigo fechar orçamentos sem estar uniformizado?

Enfim, são essas dúvidas que eu pretendo responder ao longo desse artigo. Continue lendo!

 

A sua primeira impressão

uniforme-para-o-eletricista-3

Como falamos anteriormente, a impressão é a que fica. Mas, sem sombra de dúvidas, o uniforme por si só não irá garantir a qualidade do seu serviço. Uma pessoa bem uniformizada pode fazer um trabalho mal feito e uma pessoa mal uniformizada pode fazer um trabalho bem feito, e vice-versa.

Todavia, é importante que nesse momento você entenda que até mesmo antes de você conseguir fechar um negócio com seu cliente, ou com seu futuro cliente, você precisa entender o comportamento dele.

É importante você saber que na sua primeira impressão, todas as ações que você toma, tudo o que você fala e transparece através do seu modo de agir, é entendido no inconsciente do seu cliente como uma percepção de valor.

Portanto, é preciso que até mesmo antes da sua dúvida a respeito da importância do uniforme para o eletricista, você leve em consideração todos esses pontos citados.

Entendendo um pouco mais sobre o comportamento do seu cliente

uniforme-para-o-eletricista-2

Como você já sabe, o cliente só irá te contratar se ele realmente perceber um valor maior pelo seu serviço do que o preço que você cobra. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a percepção da qualidade do seu trabalho e sua percepção como profissional pode “valer a pena” ou não para o seu cliente, dependendo da maneira como você se apresenta.

Um exemplo muito claro, é que todos os profissionais de grandes empresas ( como a empresa Doutor Resolve ) utilizam uniformes e credenciais da empresa. O que isso transpira para o seu cliente? Transpira que esse profissional é realmente sério e faz parte de uma empresa séria, ou seja, ele acaba passando mais valor simplesmente pela sua apresentação.

Mesmo esse uniforme também se tornando uma fonte de marketing para essa empresa, ele ainda sim apresenta uma importância para a percepção daquele profissional.

Sendo assim, o uniforme para o eletricista autônomo pode ter um efeito muito semelhante, e inclusive pode ser um fator diferencial na sua contratação para aquele serviço.

Se diferenciando da concorrência

uniforme-para-o-eletricista

A principal barreira do eletricista autônomo é a concorrência desqualificada. Praticamente todo eletricista já passou pela situação de ter se deparado com outro profissional que passou um orçamento muito baixo para a realização de um mesmo trabalho.

E como você já sabe, muitas das vezes esses profissionais não andam uniformizados, não possuem CNPJ e em algumas situações não são realmente capazes de realizar um trabalho de qualidade.

Agora juntando tudo que você já sabe a respeito da primeira impressão e sobre comportamento do cliente, qual profissional vai passar mais autoridade e valor para o seu cliente? O eletricista uniformizado e legalizado, ou o profissional descaracterizado?

Isso muitas vezes é um fator determinante para a sua contratação mediante aquele orçamento, onde mesmo você sendo mais caro, o seu cliente pode realmente entender que você se trata de um profissional mais qualificado para a realização daquele serviço necessitado por ele.

Resumindo, o uniforme para o eletricista pode ser um fator determinante na sua contratação.

Gerando mais valor

Como você viu anteriormente, o uniforme para o eletricista autônomo pode ser uma importante ferramenta. Porém, tenha em mente que você deve criar novos hábitos e rotinas para criar cada vez mais valor como profissional.

A sua maneira de falar, de se apresentar e todas as suas ações são características que também agregam mais valor e qualidade na sua apresentação geral como eletricista autônomo.

O uniforme para o eletricista pode ser uma importante ferramenta, mas sem sombra de dúvidas ela não é a única ferramenta a sua disposição.

(2987)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(1)

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *