Ícone do site Sala da Elétrica

Como usar fita de autofusão

fita de auto fusão

Você já ouviu falar em fita de autofusão? Sabe qual a aplicação desta fita? Sabe quando usá-la e onde usá-la?

Será que ela é a mesma coisa que a fita isolante?

Já vou adiantar e te dizer que não!

Você vai observar, além de ser uma fita responsável pela isolação elétrica de condutores energizados ainda responde pela proteção à infiltração de umidade.

A fita de autofusão, também conhecida por fita de alta tensão possui uma característica (talvez a mais importante) que é a capacidade de isolamento em casos de tensões caracterizadas como média tensão.

Hoje vamos falar um pouco sobre como realizar isolamento com esta fita, quando e onde aplica-la e vou te explicar o porquê ela é diferente da fita isolante simples.

O que é fita de autofusão?

A fita de autofusão, também conhecida por fita de alta tensão possui uma característica (talvez a mais importante) que é a capacidade de isolamento em casos de tensões caracterizadas como média tensão.

Na verdade essa fita é conhecida como de “Alta Tensão” mas ela pode ser utilizada em tensões superiores a 100V AC e/ou 1500V DC, e estas tensões são determinadas como Média Tensão.

A fita de autofusão suporta uma tensão de até 69KV enquanto a fita isolante da mesma fabricante possui um limite de tensão de 750V.

Para falar sobre a fita de autofusão e a fita isolante, vou me basear na fita da 3M.

A Fita 23BR é uma fita isolante autofusão e alta tensão a base de borracha sintética de etileno propileno, não possui adesivo, disponível na cor preta, com espessura de 0,76mm, 19mm de largura, é recomendada para isolação de até 69KV, ela possui um separador plástico ( liner ) o qual deve ser removida na aplicação.

Como você pode observar, além de ser uma fita responsável pela isolação elétrica de condutores energizados, ela ainda responde pela proteção à infiltração de umidade.

Fita de Autofusão: Forma de aplicação

Para aplicar a fita é necessário:

  1. Remover o liner;

      NOTA: O adesivo liner deve ser removido antes de aplicar a fita, a não remoção do mesmo pode interferir na função da fita.

 

  1. Esticar (alongar) a fita até que a largura da mesma seja reduzida em aproximadamente 30 a 40% da largura original, ou seja entre 11,4mm e 13,3mm. Assim haverá melhor fusão das camadas.

 

  1. Aplicar a fita sobre a emenda sobrepondo em 50%sobre a fita e 50% sobre a emenda.

      NOTA: Caso a isolação fique exposta a luz, a mesma deve ser recoberta por uma camada de fita isolante, com sobreposição de 50%.

 

A fita de autofusão é indicada para casos específicos como:

Benefícios da Fita de Autofusão

Conclusão

Agora que você conhece a fita de auto fusão, você pode escolher o melhor tipo de fita para suas instalações. A fita de autofusão irá facilitar o trabalho do eletricista, além de assegurar que sua conexão fique bem isolada e protegida.

É uma fita bem diferente da fita isolante, ela serve para baixa, média e alta tensão. De fácil instalação e resistente a temperatura (até 90°C).

Bom, espero que você tenha gostado deste vídeo, tenho certeza que esta fita uma boa opção para você eletricista.

Compartilhe com seus amigos para que eles também fiquem sabendo mais sobre esta solução para nós eletricistas.

Para saber um pouco mais sobre estas fitas assista ao vídeo abaixo, onde você vai encontrar informações mais detalhadas.

Sair da versão mobile