Ícone do site Sala da Elétrica

Alicate Amperímetro: Como usar e como funciona este alicate

Alicate Amperímetro

Considero o alicate amperímetro um dos instrumentos de medição que é indispensável ao eletricista e não é novidade nenhuma que você precisa, obrigatoriamente, ter em mão as ferramentas e instrumentos que facilitem sua vida na hora de executar as atividade do dia a dia, correto?

Por isso que neste vídeo eu falo, tanto de como utilizar o amperímetro quanto das particularidades do uso destes instrumentos que são nossos “parceiros” no dia a dia.

Para exemplificar o uso e demonstrar na prática, eu utilizei um alicate amperímetro Minipa modelo ET-3111 que ainda possibilita também a medição de outras grandezas elétricas como tensão e resistência. Também utilizei o alicate amperímetro Fluke modelo 302+ que é bem similar ao Minipa.

A importância da Categoria de Emprego do Alicate Amperímetro

Uma particularidade muito importante de se observar é que sempre, sempre e sempre, você deve estar atento a Categoria de emprego dos instrumentos de medição e claro, isso não é diferente para o alicate amperímetro digital, como comentei no vídeo, nós temos um conteúdo específico para isso, neste link .

Você vai observar que a Categoria de emprego Impressa no alicate amperímetro Minipa é a Classe III (600V), já no alicate amperímetro da Fluke está expressa a Categoria de emprego Classe III (600V) e Classe IV (300V), onde este valor de tensão que acompanha a Classe, significa o valor de transiente suportado pelo instrumento de medição

Como funciona o alicate amperímetro?

Mas afinal, como funciona o alicate amperímetro? Sendo rápido na explicação, quando você envolve o condutor com as pinças do alicate, a corrente elétrica da carga, gera um fluxo de corrente alternada que induz a parte metálica da pinça, gerando internamente uma tensão induzida que irá ser representada no display do amperímetro como o valor de corrente do circuito.

Se fossemos colocar em questão o que diferencia os dois modelos de alicate amperímetro digital mostrado neste vídeo, poderíamos dizer que a desvantagem do Minipa é a questão da escala não ser automática, ou seja, você precisa manipular manualmente para ter o valor correto para executar a medição de corrente elétrica.

Eletricidade Geral – O domínio dos conceitos fundamentais da eletricidade

Recentemente percebemos a necessidade de alguns dos profissionais que nos seguiam  em dominar os conceitos fundamentais da eletricidade, sabemos o quanto importante é (até mesmo para um profissional experiente) entender corretamente os conceitos da eletricidade.

Por isso, decidimos criar um treinamento rápido e muito objeto de Eletricidade Geral, que vai permitir com que você entenda exatamente o que precisa para dominar esta área de atuação tão poderosa e claro, aprender a utilizar na prática os principais instrumentos de medição.





Sair da versão mobile