Ícone do site Sala da Elétrica

Eletricista deve cobrar orçamento?

Você já deve ter visto vários videos ou lido artigos nosso, onde falamos a respeito de ser ou não autônomo, como escolher uma área de atuação, como elaborar orçamento e também até já tenha baixado nossa planilha de orçamento.

Mas se ainda não baixou, pode fazer o download clicando aqui.

Eu devo ou não cobrar a elaboração de orçamento no momento em que visito o meu cliente para determinar quais são as atividades que eu vou desenvolver na residência, comércio ou indústria.

Leia também: Aprenda Como Precificar um Serviço ou Produto! De forma Definitiva

Na verdade quando entramos nesse quesito de elaboração de orçamento, nós precisamos prestar atenção em alguns detalhes importantes como por exemplo, o código de defesa do consumidor.

O código de defesa do consumidor diz que é obrigatório o fornecimento do orçamento em parte do prestador de serviço. Então você é obrigado a fornecer o orçamento para o cliente segundo o item 40, porque ele deve analisar e
verificar tudo que vai ser entregue e o prazo que o profissional vai executar determinado serviço.


MAS…

Eu devo cobrar para realizar o orçamento?

Segundo o código de defesa do consumidor, não deve ser cobrado de maneira nenhuma a elaboração do orçamento no item 39 – parágrafo 4.

Mas quando analisamos o que o código de defesa do consumidor fala e o que nós precisamos realmente realizar em nosso dia a dia, precisamos prestar atenção no seguinte ponto: “Eu não posso cobrar nada do meu cliente que ele não saiba que está sendo cobrado, correto?“.

Uma das coisas que você pode deixar claro em uma ligação telefônica ou qualquer contato que seja, é fazer a cobrança do deslocamento.

Mas é necessário a validação na parte do cliente para que seja cobrado corretamente e que sele um acordo entre as duas partes. Um exemplo que pode ser usado é: Cobrança por quilômetro, ou seja, 4 reais por km e são 10 km no total.

Então preço final é 4×10 = R$ 40,00.

Como elaborar a forma de cobrança?

Primeiramente pode analisar o quão distante está o cliente e fazer uma espécie de regra, exemplo, clientes dentro de um raio de 5 km, não é cobrado a visita. E assim por diante, conforme for aumentando a distância, mais aumenta o valor para orçamento.

Mas lembrando…

Você não pode cobrar a elaboração do orçamento e sim cobrar um valor pela visita técnica, no entanto, você precisará informar ao cliente que será realizada esta cobrança e ele deverá autorizar você a prestar este serviço.

Você já se perguntou: Qual valor deve ser cobrado em uma instalação elétrica residencial?

Clique aqui, e veja em nosso artigo mais informações que podem te ajudar 🙂

Sair da versão mobile