Partida Estrela Triângulo

  • Por: Everton Moraes
  • abril 27, 2017
  • Comandos
  • 164 comentários

Neste artigo trataremos sobre a mais usual das partidas indiretas de motor elétrico trifásico a partida estrela triângulo.

Como o próprio nome já diz, este sistema realizará uma partida do motor trifásico em um fechamento estrela e após alguns segundos, quando o motor já partiu, o sistema irá migrar para o fechamento triângulo, vale lembrar que o intuito desta e de qualquer uma das partidas indiretas é reduzir a corrente elétrica no instante da partida (arranque) do motor elétrico trifásico.

Atente-se que neste caso é fundamental que o motor a ser utilizado possua em sua caixa de ligação, no mínimo, seis terminais de conexão pois o fechamento das bobinas será realizado com auxílio dos contatores que compõem o sistema da partida estrela triângulo.

NOTA: Antes de iniciarmos, vale lembrar que todo esforço em reduzir a corrente de partida produz uma diminuição do torque no motor, logo, por mais que aparente ser simples, a partida estrela triângulo deve ser aplicada corretamente em casos já previamente estudados para que não ocorra problemas no start-up do projeto.

Porque usar a partida estrela triangulo

Assim como as demais partidas indiretas que conhecemos, a partida estrela-triangulo também tem como principal objetivo reduzir a corrente de partida do motor, para que assim a corrente de partida seja menor, fazendo com que a partida seja mais suave e consequentemente mais viável para a maioria das aplicações.

Caso queira entender melhor o porquê a corrente é menor na partida estrela-triangulo veja nosso vídeo aqui






Características

Como já sabemos, a partida estrela triângulo proporciona a redução da corrente elétrica do motor elétrico trifásico através do tipo de fechamento do motor, ou seja, realiza a partida em dois estágios.

Para isto, o motor deve possuir no mínimo seis terminais em sua caixa de ligação, para que assim seja possível, através do seu fechamento, receber até dois níveis de tensão (normalmente 220V e 380V).

Diagramas

O motor utilizado para este tipo de ligação, deve ter a possibilidade de, no mínimo, dois tipos de fechamento de suas bobinas, o fechamento em estrela ou triângulo. Desta forma, observe nas ilustrações a seguir o esquema elétrico que representa estes dois fechamentos em um motor de seis terminais, logo, três conjuntos de bobinas:

Fechamento Triangulo

ligação triângulo ou fechamento triângulo

O Fechamento triângulo tem por definição permitir com que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V

Fechamento Estrela

ligação estrela ou fechamento estrela

O Fechamento estrela tem por definição permitir com que o motor receba o maior nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.

Funcionamento

Não existe mágica, para alcançar o objetivo principal (redução da corrente elétrica) existem somente duas possibilidades, a redução da tensão elétrica ou a redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor (esta última é impossível para o motor do tipo gaiola de esquilo).

Sendo assim, para reduzir a corrente de partida, a partida estrela triângulo faz o seguinte:

Conceito

1º Estágio

Inicialmente o motor recebe a alimentação de 220V da rede de alimentação em seus terminais, neste momento o motor está na configuração “fechamento estrela”, proporcionado através do acionamento dos contatores K1 e K3 conforme a ilustração abaixo:

partida estrela triângulo primeiro estágio

Como dito anteriormente, a tensão inserida no motor neste instante é de 220V. No entanto, sabemos que este fechamento existe para que seja possível a inserção do nível de tensão de 380V, desta forma, a tensão elétrica é dividida internamente em suas bobinas resultando em uma tensão de 127V (e deveria, teoricamente, ser de 220V). Ocorre então a redução da tensão elétrica no momento da partida do motor reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida (Ip).

NOTA: Com a diminuição da tensão e respectivamente a redução da corrente de partida teremos inevitavelmente a redução do torque do motor. Podemos afirmar que a corrente de partida será reduzida para 1/3 da corrente nominal, logo, se a corrente de partida do motor for de 100A, com esta opção de partida em estrela triângulo teremos uma corrente de 33A e respectivamente a redução de torque é na mesma proporção, ou seja, diminui para 1/3 do torque nominal.

2º Estágio

O motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isto, após alguns segundos (estabelecido pelo fabricante do motor) a partida deve assumir o fechamento triângulo permitindo ao motor elétrico que receba tensão elétrica nominal de 220V em cada uma de suas bobinas. Portanto, na partida estrela triângulo, após a partida do motor, teremos o fechamento triângulo sendo executado pelos contatores K1 e K2, observe a ilustração:

partida estrela triângulo segundo estágio

Com isto temos a partida de motor elétrico trifásico através da partida indireta estrela triângulo.

Para o seu melhor entendimento, observe passo a passo a seguir:

Simulação gif partida estrela triângulo

Vantagens

  1. Redução da corrente de partida para 33% da corrente nominal
  2. Sistema sem limite máximo de manobras
  3. Baixo custo (em relação à chave compensadora)
  4. Torque 1/3 menor que o torque nominal, consequentemente a partida é mais suave.

Conclusão

Você pôde observar que a partida estrela-triângulo é uma das partidas indiretas mais utilizadas. Além do baixo custo, esta ligação possibilita também a partida mais suave do motor e a redução de 1/3 da corrente nominal. Lembrando também que esta ligação permite que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V.

Saber como e quando utilizar este tipo de ligação é bastante importante, assim como sempre se atentar para aplicar os conhecimentos da forma mais segura possível, evitando assim, possíveis acidentes elétricos.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso de Comandos Elétricos, onde abordamos os principais assuntos e tendências sobre comandos elétricos, além de aulas práticas.  Não perca esta oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos saiba mais aqui.

Para conhecer mais sobre as principais funções de comandos elétricos, acesse aqui: comandos elétricos.

Se torne especialista conhecendo a teoria e a prática dos Comandos Elétricos

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Comentários

  • Everton Moraes

    A função do K3 é realizar o fechamento em estrela no momento da partida do motor elétrico trifásico, note que ele realiza o curto circuito entre 4, 5 e 6 do motor…

    • Marcos

      Como é feito esse chaveamento? Algum temporizador?

      • Everton Moraes

        Depende de qual chaveamento está se referindo, se for a passagem de estrela para triângulo é utilizado sim um temporizador….

    • Odilon

      Ola Everton, o motor esta ligado em estrela triangulo mas quando ele vai partir em estrela ele só ronca e em triangulo ele começa girar o que está errado? O motor é de 12 pontas de 15CV e está ligado em 220v.

    • ALEXANDRE

      Everton nesse caso de partida estrela triangulo, se eu tiver um motor de 12 pontas tambem funciona?eu nao entendi no caso do K3 fecha se os contatos entre sí? jampea se, mas assim nao fecha curto nao?devemos usar um temporizador e quanto tempo depois ele trabalhará com a tensao normal?

    • Alexandre Junio

      Meu caro amigo, eu nao entendi muito bem no caso de ligamento de estrela/triangulo, mais especificamente no caso do K3, sai com os cabos do K2 levo nos terminais /pontas do motor trago em paralelo para K3 e fecha se um curto nos bornes do K3?é isso? nao tem perigo do contator esquentar?nunca tentei isso nao, e como e onde instalaria o temporizador?

  • Vagner Matos

    Posso fazer um sistema de partida indireta com uma tensão nominal de 380 V?

    Qual?

    Obrigado!!!!

    • Everton Moraes

      Pode sim Vagner, mas deverá utilizar um motor de doze pontas…

      • jailton cavalcanti

        Ou um de seis terminais cuja tensão menor seja de 380 volts, como um motor 380V/660V. Certo Everton?

        • Ibernon Neto

          Parabéns pela explicação. Sugestão: Fazer um próximo tutorial mostrando a ligação estrela-triângulo para tensão nominal de 380V, com um motor 380/660V.

          • Sala da Elétrica

            Muito obrigado 😊 Bons estudos!

            • · quinta, 11:04
  • Gleice Kelly

    muito bem explicado gostei muito …..
    parabens Everton

  • Gleice Kelly

    como fazer uma ligaçao estrela triangulo com reversao ???

    • Everton Moraes

      Olá Gleicde, vou colocar um artigo sobre este assunto aqui no site…

  • Gleice kelly

    ola Everton e obrigada ….
    Quando vai ser isso ?

  • Diego Souza

    Boa Tarde, primeiramente gostaria de elogiar o site, achei muito interessante e didático, mas venho também alertar que na seção Condição de alimentação elétrica, nas duas imagens que representam a ligação estrela e a triangulo há erros, se fala que a tensão em estrela é maior e a em triângulo é menor sendo que sabemos que o contrário é que de fato é verdadeiro, sugiro a correção do fato. Atenciosamente

    • Everton Moraes

      Olá Diego, As imagens estão expressam os fechamentos elétricos do motor trifásico, observe que o fechamento em triângulo será para um nível menor de tensão e respectivamente o fechamento em estrela será para um maior nível, por exemplo um motor que possibilite as tensões 200V e 380V teremos a tensão de 220V para o fechamento em triângulo e o fechamento estrela receberá a tensão de 380V

      Espero ter respondido, Muito obrigado pelo comentário…

      Um Forte Abraço

      • Roberto

        Na verdade a tensão de alimentação estrela/triangulo é a mesma, o que acontece no momento em fechamento em estrela, é que o fechamento do motor esta em estrela para 380v e sendo alimentado com 220v de tensão de entrada, respectivamente 58% por isso a corrente é menor e o motor não deve trabalhar muito tempo nessas condições onde ocorrerá a queima do motor esse é o motivo que se recomenda essa condição aproximadademente 4 ou 5 segundos,
        Quando o motor fecha triangulo 220v e a tensão de entrada em 220v o motor ja saiu do estado de enercia, assim atenuando a corrente de partida do motor.
        comando esse recomendado para partidas com carga e acima de 5cv.

      • jailton cavalcanti

        Exatamente, também enfrentei resistência ao explicar isso.

        • jailton cavalcanti

          E parabéns pela sua paciência Everton.

  • Moacir Roberto

    Já faz um tempo que estou batendo de frente com ESTRELA TRIANGULO ,a duvida é como posso fazer um comando para estrela triangulo se a minha tensão é 380V,porque a duvida onde trabalho há dois motores ligados em estrela triangulo mais especificamente um cilindro para mantas de borracha e ouço o motor urrar avezes ,neste caso não teria esse motor parti em triangulo e depois para estrela,seu artigo é bom e esclarecido,se poder tirar essa duvida ficarei grato desde já agradeço.

    • Everton Moraes

      Olá Moacir, nesta situação você deverá utilizar a partida estrela triângulo utilizando um motor de doze pontas…

  • Jônatas

    Caro Everton, as figuras no subtitulo, condição de alimentação elétrica apresenta um erro.
    A legenda das duas figuras apresentam o mesmo texto final alterando somente a tensão:
    A figura com título de “Ligação Triangulo” diz:
    “o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V”
    E a figura com o titulo “Ligação Estrela” diz:
    ” o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V”

    No início do vídeo afirma-se que a tensão nas bobinas serão sempre 220V, obviamente isso não é possível, pois a partida não teria sentido. Já na segunda parte do vídeo chega-se a conclusão de que a tensão na bobina, na ligação estrela é de 127V.
    Isso porque a tensão de linha da ligação em estrela é de 220V, que resulta numa tensão de fase de 127V. Na ligação triangulo sim, a tensão de fase é igual a de linha, que é 220V da tensão linha de uma rede trifásica 220V.

    Existem basicamente dois tipos de rede trifásica, a rede trifásica 380V e a rede trifásica 220V.
    Na rede 380V, a ligação estrela dará uma tensão 220V nas bobinas.
    Na rede 220V, a ligação estrela dará uma tensão 127V nas bobinas.
    Na figura que mostra o primeiro estágio você está utilizando uma rede trifásica 220V.
    Mas nas duas primeiras figuras você fala em 380V…

    • Everton Moraes

      Olá Jônatas, Mito Obrigado por comentar, vamos entender o que acontece, Primeiramente o fechamento em triângulo em um motor elétrico trifásico é sem dúvidas para o seu menor nível de tensão e o fechamento estrela para seu maior nível de tensão, supondo que este motor possibilite a ligação em tensões 220V e 380V teremos o fechamento triângulo para o 220V e respectivamente o estrela para 380V.

      A partida estrela triângulo tem por objetivo reduzir a corrente de partida do motor no instante inicial de seu funcionamento, Ok? Então o que é feito para alcançar este objetivo? Reduzir a tensão, mas note que não fazemos uso de um transformador e por isto manipulamos o fechamento do motor através de contatores no diagrama de potência. Observe que a alimentação do motor no exemplo acima sempre será de 220V e no momento da partida o fechamento associado a ele é o Estrela que seria para 380V mas estamos a inserir 220V, sendo assim a tensão de fase neste momento será de 127V ao invés de 220V (Bingo! reduzimos a tensão interna do motor sem utilizarmos um transformador) Mas isto somente na partida do motor, na sequencia de seu funcionamento esta configuração é abandonada e o fechamento em triângulo assume a alimentação do motor.

      Espero ter sido claro!

      Muito obrigado pela atenção. Um forte Abraço

      • Jader Bissoli

        Everton, o site é excelente, com informações claras e objetivas! Porém, sempre aprendi que: “quanto maior a tensão, menor é a corrente! Até mesmo vc afirmou isso, no post de transmissão de energia,onde elevam para 138kv transmitem e reduzem para 13.8kv. Com isso não entendi o funcionamento do 1º Estagio, onde vc diz “Ocorre então a redução da tensão elétrica no momento da partida do motor reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida (Ip).
        Me esclarece por favor?

      • Fernando

        Boa noite Everton.
        Eu tive a mesma impressão que o Jonatas, mas trata-se apenas de um erro de interpretação nosso.
        Trata-se de características construtivas da máquina, não da rede externa, que eu acredito que ele tenha interpretado.
        Reforçando o que você mesmo disse: Caso você instale o motor em uma rede 380V, será utilizada a ligação estrela. Isso promove a equivalência 380V/(3^0,5)=220V do delta. Caso a rede seja de 220V, será utilizada a ligação delta. Para reduzirmos o pico de corrente de partida, “enganamos” o motor e aplicamos 220V na ligação estrela, ou seja 220/(3^0,5)=127V, o que obviamente deve ser aplicado apenas na partida pois trata-se de uma situação de sobretensão o que poderia prejudicar a máquina.
        Obrigado pela explicação. Muito bom o site, parabéns.

  • Gleice kelly

    ola everton como faço pra fazer um comando de um SEMÁFORO so com temporizador ??

  • Jhin Pantoja

    Ola, eu queria saber se como fazer o fechamento do motor trifasico 380, minha duvida e onde alimentar sem dar curto.

  • Jhin Pantoja

    Agradeço des de já.

  • fabio pires de souza

    OLA EVERTON eu estava vendo um artigo sobre dimensionamento estrela triangulo gostaria de saber se aquele 0,58 de raiz de 3 é fator de correção padrão para calculo de dimensionamento estrela triangulo.

    • Everton Moraes

      Olá Fabio! na verdade este valor (0,58) simboliza a divisão 1/raiz(3), este valor é utilizado em função de ser um sistema trifásico de alimentação…

  • Evandro Matos

    Bom dia, Everton.
    Primeiramente, muito bacana a página, tudo muito bem explicado.

    Estou com um problema na montagem de uma AY para um compressor com motor WEG W22Plus 10HP 220/380V.
    Na comutação de Y para A o sistema desliga, desarma disjuntor. Acionando o comando somente em Y ele parte, acelera por cerca de 5seg até estabilizar e com 10seg o temporizador comuta para A desligando o sistem. Se manter só em Y fica tudo tranquilo, se ligar somente em A ele parte direto normalmente, isso com a mesma ligação com sem mudar o fechamento no motor, só tirando o relé de tempo e passando a ligação da chave do quadro para uma contatora ou outra.
    Isso descarta algum problema na ligação do motor? Descarta problema no comando?
    As correntes medidas em A nas tres fases estão em 175-185Amp Ip e 26-28Amp In. Dentro das especificações do motor…isso exclui problemas de fechamento?…deveria ter alguma variação muito maior de correte de Ip e In em alguma das fases se estivesse com algum fechamento errado?…e deveria impossibilitar a partida, gerando ruido no motor, roncar, ou desarmar por relé de sobrecarga?
    Estou achando que pode ser o tempo de comutação de Y para A do relé de tempo utilizado, modelo COEL AY. O relé especifica um tempo de 50ms para comutar, já o relé da WEG RTW-ET especifica um tempo de 100ms.
    Estou tentando contato com pessoal da WEG para mais informações sobre as especificações do motor, sobre esse tempo de comutação, sobre os componentes utilizados, se por algum motivo a contatora CWM25 para Y está demorando mais tempo para abrir do que a contatora CWM32 para A está demorando para fechar gerando curto entre as fases.

    Os componentes utilizados foram:
    1x Disjuntor Tripolar Schneider 32A;
    2x Contatoras WEG CWM32;
    1x Contatora WEG CWM25;
    1x Relé Sobrecarga WEG RW27D;
    1x Relé Falta de Fase RCG;
    1x Relé Temporizador COEL AY;
    2x Contato Aux. NF.WEG BCXMF01;

    Gostaria da sua opinião sobre o caso…

    Att.

    • Everton Moraes

      Olá Edvandro

      Quando você indica que está desligando, provavelmente seria o desarme do disjuntor correto?

      Primeiramente seria bom visualizar o diagrama para poder te ajudar melhor, no entanto verifique se o tempo de comutação do temporizador não está inferior com o que é especificado pelo fabricante do motor (WEG), o pico da corrente no momento da comutação para triângulo pode estar desarmando o disjuntor.

      Outro ponto seria analisar o diagrama de potência para verificar se os contatores responsáveis pelo fechamento em triângulo não está por algum motivo realizando este fechamento de forma incorreta (1-6, 2-4 e 3-5).

      Se isto não for suficiente mande-me um e-mail com o diagrama para que eu possa dar uma olhada…

      Fico no aguardo

      Um Abraço.

  • DES

    E ai pessoal tenho uma partida estrela triangulo por clp, uma saida do liga em estrela e uma outra em triangulo, e um contato fora de cada partida alimento o contator princial.
    isso funcionária?

    • Everton Moraes

      Funcionará sim, levando em conta que teremos três contatores de potência que será responsável por este acionamento.

  • Gilmar

    Meu caro estou aqui numa cidadezinha de 2000 hb. imagina leigo no assunto de eletricas tenho uma lavanderia preciso usar uma chave estrela triangulo para arrancar o motor com velocidade reduzida e depois para potencia maximA É UMA CENTRIFUGA DE ROUPAS INDL. AQUI a energia é trifasica 220/380 comprei uma chave estre triangulo da schneider mod PRM6030 tripolar 30A 500V para motor trifasico 9,0HP em 220V, liguei em um motor de 5 CV qdo liguei a chave em estrela funcionou certinho mas qdo mudei para triangulo queimou o motor que estou fazendo errado as seis pontas foram ligadas certas

    • Everton Moraes

      Olá Gilmar, Muito provavelmente o segundo estágio de funcionamento (triângulo) está fechando o motor de maneira errada analise que neste segundo estágio o motor deve estar fechado da seguinte maneira L1+1-6, L2+2-4 e L3+3-5, outro detalhe é que o relé térmico deverá estar ajustado para uma corrente de 58% a corrente nominal. Somente deverá manter o ajuste da corrente o nominal do motor se estiver a usar um disjuntor motor.

      Um Abraço

  • lucas

    ola everton
    gostaria de saber ,no fechamento estrela, triangulo a tensao em estrela e 220v
    por consequência ,a tensão nas bobinas sera 127 v, mais porque a tensao
    sendo menor vai diminuir a corrente eletrica na partida
    quanto menor a tensao maior a corrente então por que vai diminuir se a minha tensao
    vai ser menor

    • Everton Moraes

      Olá Lucas, Analise que no caso do motor elétrico, a corrente é em função das características resistivas principalmente e está é fixa, analisando a lei de ohm, se a resistência se mantém e variamos a tensão a corrente vai variar diretamente proporcional a variação da tensão…

      Espero ter respondido nestas poucas linhas, até mais

      Um Abraço

  • Fábio

    Olá Everton,
    Como vc vem dizendo no texto: O motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isso……

    Existe alguma explicação para isso. O que aconteceu em um serviço foi exatamente isso, um motor deveria ser ligando em triangulo, queimou por ter sido ligado em estrela,
    mas a minha duvida principal é porque? se em ligações estrelas a corrente em cada enrolamento é menor. certo?

    • Everton Moraes

      O problema é que se ligado com o fechamento em estrela e alimentado com 220V por exemplo, temos o torque do motor reduzido e assim o motor será exigido pela carga fazendo portanto a corrente aumentar levando o motor a queima

  • caetano

    caro Everton por quer toda partida estrele triângulo tem K3 fechar antes de K1 não pode K1 fechar K3

    • Everton Moraes

      Para evitar o desgaste dos contatos de K3 no momento em que ele é acionado, se estivesse alimentado o K1 no momento em que fechasse os contatos de K3 existiria um arco voltáico prejudicial ao contator…

  • Otacílio F. Silva

    E possível da partida estrela triangulo em motor de 12 pontas 380v 440v. Qual a maneira correta de fechamento das pontas.

    Tensão de alimentação 380v. Trifasico.

    Abs.

    Otacílio F. Silva

    • Everton Moraes

      Existe sim Otacílio, vou criar um artigo sobre este assunto… Um Abraço.

      • jailton cavalcanti

        Esse eu quero ver!

  • wenderson

    olá eu tenho uma duvida como o motor troca rapidamente da ligação estrela para triângulo sem nenhuma chave para fazer essa troca?

    • Everton Moraes

      Atente-se no diagrama de potência, os contatores são os responsáveis pela mudança de fechamento do motor. Assista o vídeo que eu deixei este ponto bem em destaque..

  • edsonvalin

    Professor existe um esquema com contatores para partida estrela/triangulo com um motor de 12 pontas?

    • Everton Moraes

      Existe sim Edson, vou colocar em meus projetos para um próximo artigo

      Obrigado pela dica

  • José Carlos

    muito bom mesmo esta iniciativa isso ajuda muito obrigado.

  • José Carlos

    MUITO BOM

    • Everton Moraes

      Muito Obrigado José Carlos

      Fique sempre a vontade para perguntar..

      Muito obrigado pela visita

      Um forte abraço

  • Lucas

    Boa noite Everton, muito bom seu canal, sempre leio seus novos artigos, meus parabéns.
    Bom gostaria em relação a partida estrela-triangulo que disponibiliza-se o diagrama de força desta partida utilizando um motor de 12 terminais, visto que a maioria das vezes essa partida é realizada com motor de 6 terminais, porém com 12 terminais creio que há uma certa falta de conhecimento sobre esse assunto por algumas pessoas. Além do mais como seria, caso exista essa possibilidade, uma partida estrela-triangulo em uma industria por exemplo que utiliza tensão trifásica de 380V entre fases, se possível fazer um resumo, bem como o diagrama desta partida, creio eu que várias pessoas possuem esta mesma dúvida. Desde já agradeço.

  • Vinicius

    Explique porque não é recomendável utilizar a chave Estrela-Triângulo para partida de motores “Em Carga”.

    • Vlade

      ola .. por que em estrela triangulo vc reduz a corrente de partida e conseguentemente o torque inicial do motor, se vc partir com carga provamente este motor dependendo da carga nao consiga dar partida, e ou algum dano ao motor se sua protecao nao for adequada

  • Roberto

    Olá Everton, muito elucidativo este site. Mas uma pergunta eu tenho que fazer:
    Toda partida seja ela estrela ou triângulo vai ter o mesmo diagrama de comando? Pois eu fico confuso no momento de saber como efetuar ou até montar o circuito de comando. O quê eu devo ler afinal para ficar mais elucidativo para mim? Teria como me ajudar? Muito obrigado desde já pela sua ajuda…

    • Everton Moraes

      Olá Roberto,

      Sim, se a partida for uma partida direta a única coisa que irá mudar é o fechamento do motor (estrela ou triângulo).

  • Julio C.P. Andrade

    Estou precisando instalar um compressor cujo motor é de 5CV, In = 8,7A e Ip= 54A . Voce poderia sugerir algum tipo de contator de partida para fazer essa comutação estrela-triangulo e possibilitar a redução dessa corrente de partida?
    O padrão de alimentação é de tensão 220v. Assim como ocorre a redução da tensão na partida estrela nas bobinas do motor acontece também a elevação da tensão para 380v da mesma forma ou seria necessário para alimentação um padrão com tensão de 380v?

  • Daniel

    como é o fechamento do motor 12 pontas em estrela triângulo, a minha nominal é 380v e a marcação dos cabos é por letras ex:(u1,v1,w1…) por favor me mande resposta?

    • geragodoy

      O MOTOR COMUM 12 PONTAS NÃO PODE SER LIGADO EM ESTRELA/TRIANGULO NA TENSÃO 380V, PRECISA SER UM MOTOR COM BOBINAMENTO 380/690V

  • leandro

    estou começando agora nessa área e é bem legal aprender mais aqui no site

  • Seneval Martins

    estou com dificuldade em relacionar os códigos u1,v1, w1,u2,v2,w2, com os numeros 1,2,3,4,5,6 obrigado.

  • Miguel Araujo Filho

    Olá professor Everton boa noite. eu gostei muito desse site o mesmo é muito educativo para nos apaixonados pela eletricidade, espero muito contar com você quando eu tiver minhas duvidas que as mesma serão mitas rsrsrsrs. do seu amigo miguel.

  • emerson

    gostaria que vc mandasse o arquivo pdf com as 10 partidas de motores nao consegui baixar pode mandar no meu imail [email protected]

  • Robson oliveira martins

    se a ao invés de 220 v fosse 440 v a alimentação, o fechamento seria o mesmo?

    • Eng° Everton Moraes

      Bom! será um pouco diferente, o fechamento muda um pouco.

      estarei criando um artigo sobre este assunto e em breve colocarei aqui na Sala da Elétrica, Assino a Newsletter que receberá em seu e-mail…

      Um abraço

  • Diego Braz

    Você poderia me explicar qual a diferença de um diagrama de potencia e um diagrama de comando??

  • Fabrício

    Olá Everton,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site.
    Estou com uma dúvida, estou com um gerador 220/110 3~ + N 38kVA. Consigo instalar motores trifásicos nessa rede, são motores de 10cv. consigo partir-los com triangulo-estrela?

  • emerson

    ola! Everton gostaria de saber como faço para fazer um fechamento de um motor 3~ quando o mesmo não tem nenhuma identificação.

  • Manuel bauluane

    ola, professor, ajude me por favor porque existe a ligacao estrela triangulo, quando a usamos e quando nao podemos a usar e porque?

  • Antonio Oliveira

    Oi Everton, minha duvida é a seguinte: Na tensao de fase 220V e tensao de linha 380V utilizando a partida estrela/trinagulo o motor parte fechando em estrela 380V e após a contagem de tempo retorna para trinagulo 220v, neste caso o mtor nao permaneceria trabalhando numa tensao menor?

    • Eng ° Everton Moraes

      Não, pelo contrário, se analisar a tensão elétrica será a nominal sendo que o motor neste momento ficará com seu fechamento em triângulo, exatamente o fechamento para a tensão de 220V. No primeiro estágio que alimentamos com 220V e fechamos em estrela sim temos uma tensão reduzida nas bobinas e por consequência a corrente também reduz, mas isso é somente para a partida e durante um intervalo de tempo curto…

  • Marco Antonio

    Sua explicação (na parte que contém as primeiras imagens da ligação estrela triângulo) existe um equívoco. Está escrito que “O Fechamento Triângulo tem por definição permitir com que o motor receba o menor nível de tensão” e que o estrela fornece o maior nível de tensão. Está errado. O correto é estrela = menor tensão e triângulo = maior tensão. Vai dar um nó na cabeça de quem está aprendendo. Por favor corrija.

    • Eng ° Everton Moraes

      Olá Marco, tudo bom? não está errado, o correto é sim triângulo para tensões menores e estrela para tensões maiores.veja esta imagem AQUI

      • Júlio César

        Realmente está bem confuso. Se começa com menor tensão para suavizar a partida, como que começa m Estrela que é a de maior tensão?

  • Afonso Henrique

    “Não existe mágica, para alcançar o objetivo principal (redução da corrente elétrica) existem somente duas possibilidades, a redução da tensão elétrica ou a redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor (esta ultima é impossível para o motor do tipo gaiola de esquilo).”

    Caro Everton, muito bom seu site, parabéns pela iniciativa. No texto você afirma que para diminuir a corrente de partida existem duas possibilidades, a redução da tensão elétrica e/ou a redução da resistência elétrica dos enrolamentos do rotor. O correto seria o aumento da resistência das barras do rotor, não a diminuição. Pois na partida o escorregamento é unitário e a resistência do rotor vai ser menor do que quando ele estiver operando em regime permanente. Então para diminuir a corrente é necessário aumentar a resistência rotórica. O que não é possível para um motor gaiola de esquilo.

  • FLAVIO ALVES

    BOA TARDE,

    CARO AMIGO.

    TENHO UM MOTOR TRIFASICO COM SEGUINTES CARACTERISTICAS
    CV = 4.0
    REND. = 0.70
    COS = 0,60

    QUAL A LIGAÇÃO DEVO FAZER?
    Estrela Triângulo?

    ATT

    FLAVIO ALVES
    31 – 9748-0046

    • wando silva

      Partida direta

  • thales santana abrante

    qual a conclusão disto?

  • Adam Knight

    Se na partida , inicialmente em estrela a tensão é maior e a corrente é menor, seria correto afirmar que o conjugado também é elevado devido o conjugado ser proporcional ao quadrado da tensão?

    E em triângulo a tensão é menor e a corrente maior , o conjugado seria menor em relação ao conjugado do fechamento em Estrela?

    Alguém poderia me esclarecer isso?

    • Felipe Manoel

      Na partida estrela tanto a tensão quando a corrente são menores, por conta da tensão maior. A proporção é o valor em triângulo dividido por raíz de 3 (aprox. 1,73). Abs.

  • geragodoy

    OLA PESSOAL, A PARTIDA ESTRELA/TRIANGULO DEPENDE MUITO DA EMPRESA, TRABALHEI EM UMA EMPRESA TÊXTIL QUE OS MOTORES ACIMA DE 7,5 CV TODOS PARTIAM EM ESTRELA/TRIANGULO, AGORA TRABALHO NO MAIOR GRUPO SUCROALCOOLEIRO DO PAÍS E AS PARTIDAS SÃO TODAS QUANDO NÃO DIRETAS FEITAS ATRAVÉS DE CHAVE COMPENSADORA, SOFT START E INVERSORES DE FREQUÊNCIA PELO MENOS NA UNIDADE ONDE TRABALHO NÃO EXISTE ESTRELA/TRIANGULO.

    • alexandre

      as partidas estrela triangulo ou com chave compensadora são ultrapassadas, as empresa que tem um investimento maio e estão querendo modernizar as partidas são soft ou inversor muito melhor em minha opinião particular.

  • Tiago Almeida

    olá vc teria um curso on-line de montagem de painéis?

  • tarso

    boa noite Everton gostaria de saber qual a diferença de uma chave compensadora soft start pra um inversor de frequência

    • Everton Moraes

      Olá Tarso, O Soft Start tem a finalidade de controlar/reduzir a corrente de partida do motor, o inversor de frequência tem como objetivo principal o controle da velocidade, existem hoje modelos de inversor de frequência que além de controlar a velocidade ainda faz o papel do softstarter também…

  • Junior

    Prezado,Estava estudando um pouco de chave estrela-triangulo e me deparei com essa questão. Você poderia me ajudar?
    Na sua opinião, a afirmativa 3 é Verdadeira ou Falsa?
    Essa mesma questão já possuiu dois gabaritos, Letra B e Letra C.
    Fiquei confuso, pois achei a questão ambígua e queria a opinião de algum professor.
    Desde já agradeço.

  • Allan Andrade

    Minha duvida é eu sendo projetista quando indicar a utilização em detrimento da outra?

  • Paulo Silva

    Bom dia, estou com um motor que possui uma partida estrela triângulo e era ligado em um rede 220v trifásica.
    Agora preciso ligar essa partida estrela triângulo em uma rede 380v trifásica.
    Já fiz partida direta nesse motor em 380v. Gostaria de saber se posso simplesmente ligar o 380v onde era ligado o 220 na partida estrela triângulo. Obrigado!

  • Natan OLiveira

    Boa tarde, Preciso de referencia normativa que indica numero maximo de partidas em um determinado tempo para partida direta e partida estrela triangulo.

    • Jayme Luiz

      acionamentos elétricos, claiton moro franchi. 3ª edição

  • Valdir Silva

    Uma pergunta ? Um motor com 2cv apenas,tipo exaustor de coifa,faz se necessario uma ligaçao estrela triangulo ou a partida direta com com um rele ff ja resolve o problema, Pergunto pq o meu eng teima em querer liga lo em estrela ?

    • Jayme Luiz

      um motor de 2 vc, não deve ter seis pontas mas se tiver não ponha partida estrela triangulo só é recomendado para motor de 5 cv pra cima

  • Paulo Antunes Pinto

    Boa noite.Tenho um motor WEG 11CV está ligado em estrela triangulo em uma rede elétrica trifásica 220v, as vezes funciona normal, mas com alguns acionamentos começa a desarmar o disjuntor, já testei se estava em massa ou aberto mas está normal e resistência das bobinas iguais. O que posso fazer?

    • Jayme Luiz

      ponha um alicate amperímetro, e messa a corrente de todas as fases, observe se está dentro do padrão se estiver, olhe o disjuntor e observe se ele corresponde a maior corrente, se não troque-o se sim observe o aterramento pode estar havendo uma fuga.

  • wando silva

    A partida estrela triangulo nao é complicada de entender . É preciso deixar algumas coisas esclarecidas!
    Primeiro; voce precisa de no minimo um motor de 6 terminais.depois este motor deve ter sua contrucao feita para duas tensoes. Ex:220/380
    Segundo : para se fazer a partida estrela triangulo desse motor, você precisa alimentar obrigatoriamente esse motor na menor tensao. Por que isto? Se esse motor foi contruido pra duas tensoes, por exemplo, 220/380, entao para partilo-lo, voce deve ligalo a rede em 220 v.pois quando voce fechar os terminais, através dos contatores, em estrela , a tensao de alimentacao sera 220/rais de 3, que sera igual a 127 . E quando você fechar em triangulo o motor receberá os 220 da rede.

  • JOSE ANDERSON BENTO

    TENHO UM MOTOR DE 40 CV VOU INSTALAR ELE PARA IRRIGAR UMA HORTA SERA PRECISO UMA CHAVE ESTRELA TRIANGULO PARA REDUZIR A CORRETE DE PARTIDA ?

    • Jayme Luiz

      sim, ou usar uma chave compensadora,

  • Leandro Dias

    amigo tenho um motor de 15 cv que parte se euligar direto, ma quando coloco a estrela trinagulo ele nao parte pq?

    • Jayme Luiz

      observe a ligação, pode estar errada

  • Thiago André Cardoso

    Já tentou revisar o material? Acho que tem algo errado sobre os fechamentos e suas alimentações.

  • Gilberto

    Muito bom! ta me ajudando muito kara!

  • giam carlos figueira

    Ola Everton!
    Em um motor trifasico tensoes 220 e 380 volts é possivel partida estrela triangulo somente com tensão de 380V, sendo este motor de 6 pontas?

  • L. Sousa

    Boa noite. É possível fazer a partida estrela triangulo em um motor trifásico 220/380v de 6 pontas apenas com a tensão de fase 220v?

  • ercnet

    a imagem do comando está muito estranho, esse comando está errado. quando soltar o botão de emergência a contactora C1 entra. A botoeira S2 não tem utilidade.

  • thiago henrique da silva

    no estrela / triangulo , queria saber como fica ligado quando motor tem 9 pontas e 12 pontas ,obrigado

  • Danilo

    Existe alguma lei ou norme que solicite realizar partida diferente da partida em motores eletricos trifásicos acima de 30cv?

    • Danilo

      Diferente de partida direta, como estrela/triangulo ou chave compensadora, ou softstarter ou inversor de frequencia?

  • ROSANA VIANA CABRAL

    PARABÉNS MUITO BOM ESSE MATERIAL. A PROPOSITO HÁ ALGUM OUTRO MATERIAL COM ESSA MESMA CARACTERÍSTICA FALANDO APENAS DE LIGAÇÃO ESTRELA E OUTRO DE LIGAÇÃO TRIANGULO?

  • Jeferson

    estou curtindo essa pagina passo a passo

  • Rafael

    Bom dia amigo
    Eu tenho um motor de 12 pontas 220/ 380/440/760, ele está ligado em 220 duplo triangulo, eu não tenho 380 para fechar em estrela triangulo! Existe alguma forma deu fechar ele para estrela triangulo em 220 trifásico?

    • Felipe Moret

      Rafael Bom dia você tem como fechar em dupla estrela para a partida e em seguida duplo triângulo para funcionamento usando a mesma regra e padrão citado pelo Everton neste Post.

  • Andresson Ferreira

    Boa noite, primeiramente gostaria de elogiar o site, achei muito interessante e didático.
    Porém nas figura que você fala sobre triangulo e estrela, onde você fala sobre estrela, foi escrito assim” por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.” o certo seria, “por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento ESTRELA permitirá a inserção da tensão 380V.” pois se trata de ligação estrela!

  • Lucas Nirio Reis Texeira

    Parabéns, pelo seu trabalho Everton!
    Além de dispor de informações de muita utilidade, está muito bem explicado e organizado.
    Estava a alguns dias procurando uma explicação do funcionamento de partidas estrela-triângulo e a sua foi a única que me ensinou como funciona.

    • Engª Camila Andrade

      Que legal Lucas!
      Ficamos muito felizes em ver que te ajudamos de alguma forma.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

  • raul

    ola…deixe-me perguntar algo…existe um motor ao sistema de bomba de vacuo..perde u rendimento o ar ficou fraco..durante a manutençao constatou-se que haviam 6 pontas ligadas da seguinte forma…
    ponta 1 isolada
    ponta 2 , 3 e 4 + uma ponta do capacitor
    ponta 5 outra ponta do capacitor
    ponta 6 fase
    RODOU VARIOS ANOS ASSIM
    entao..foram medida as bobina e a numeração do cabemento nao batia.. com o padrao…tipo o 1 e 4 nao eram da mesma bobina assim como 3 e 6…e quanto se acertou tudo identificando a bobinas e ligando as fases o motor ronca mas nao gira….uma coisa o deste de polaridade…pode acarretar esse problema se mal feito..ou memo se nao o fizer…grato

    • Eng ° Everton Moraes

      Olá Raul, tudo bem? quando o assunto em questão é o motor monofásico de 6 terminais temos o seguinte:

      Bobina 1 – terminal 1 e 2
      Bobina 2 – terminal 3 e 4
      Bobina 3(auxiliar) + capacitor – terminais 5 e 6

      Para liga-lo em 127V deve ser unidos:
      – Terminais 1, 3 e 5 + Fase
      – Terminais 2, 4 e 6 + Neutro

      Para liga-lo em 220V deve ser unidos:
      – Terminal 1 e 5 + Fase L1
      – Terminal 3, 2 3 6 Isolados
      – Terminal 4 + Fase L2

      Esta é a maneira correta de realizar a ligação deste motor monofásico que você está utilizando

  • Vitor Sá

    O site está de parabéns!! com ótimos artigos

    • Engª Camila Andrade

      Obrigada Vitor!
      Ficamos muito felizes em ver que gostou do artigo.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • paulo

    paulo cesar simionato

  • Gabi

    Gostaria de saber quais os equipamentos necessários para esse tipo de instalação.

  • Fidalgo

    especificamente, no nordeste as tensões disponíveis são 220v entre fase e neutro; 380v entre fase e fase. os nossos trafos recebem 13,8kv em triângulo e rebaixo para 380v/220v em sistema estrela( Y). No meu entendimento In=(P/1,73xVx fp. rend). a partida seria em tensão maior com o funcionamento em regime com a tensão menor 220V, e esta tensão de 220v( f-f) não é disponivel.
    As tensões nominais dos motores, dados de placa são para tensões nominais de 220v(F-F) ou 380(f-f),

  • Raimundo da Silveira Vidal

    boa noite meu caro everton quais as potencias em amperes dos contatores e rele termico para ligar um motor eletrico trifasico de 125cv.num comando estrela triangulo em 22o volts

  • Pingback: Dimensionamento Estrela Triângulo • Sala da Elétrica

  • Lucas

    Everton eu tenho uma bomba de 60 CV eu posso colocar uma partida estrela triângulo tem um limite máximo de quantos CV pode se aplicar essa partida

    • Engª Camila Andrade

      Olá Lucas,
      Não existe efetivamente um limite. O que sabemos é que a corrente de pico e o torque serão reduzidos para 1/3. Ou seja, se Ip = 10A então teremos uma corrente de 3,33A, se temos um torque de 100N então com a partida estrela triângulo teremos 33N.
      Qualquer dúvida estaremos a disposição.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Eletrica.

      • Gabriel

        Boa noite Lucas
        Na realidade a concessionária de energia limita a potência dos motores para a aplicação da chave estrela-triângulo nos casos em que o consumidor não possui subestação própria. Ou seja, o consumidor está conectado diretamente na rede de B.T. da concessionária.
        Na maioria das concessionárias, os limites são:
        – 7,5CV < P < 25CV para redes 380/220V
        – 5CV < P < 15CV para redes 220/127V

        Atenciosamente,

        Gabriel de V. Vieira
        Engº Eletricista
        Professor Instituto Federal Sul-riograndense

  • Vitor

    Bom dia! Tenho um motor de 200cv com partida estrela triângulo, numa bomba d’água. Estou modificando o jeito de puxar água na bomba com válvula de pé, agora a bomba arranca pesada e o motor não consegue atingir a rotação no primeiro estágio, só quando troca o estágio é que ele atinge sua rotação? O que faço? Aproximar a troca de estágio?

  • marcelo

    bom dia everton, esquema eletrico estrela triangulo e o mesmo em 220v e 380 v?

    • Engª Camila Andrade

      Olá Marcelo, tudo bem?

      No fechamento estrela triângulo, o que devemos prestar atenção que no fechamento estrela a VF= VL/ (raiz quadrada de 3), e no fechamento triângulo VF=VL.
      O esquema elétrico do fechamento estrela-triângulo sempre será o mesmo, o que vai mudar será a tensão de linha (VL) e a tensão de fase (VF).
      Espero ter ajudado.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Rafael

    Caro Professor e pessoal do Sala da Elétrica; acredito que exista um erro conceitual na explicação. Temos nos sistemas trifásicos tensões de linha (Vl) fixas. Sendo as tensões de fase em relação ao neutro igual a 220V, teremos tensões de linha (fase-fase) iguais a 380V. Há uma contradição nas figuras 1 e 2, onde na figura 2 as tensões de linha são 380V e na figura 1 as tensões de linha são 220V, note que sendo o mesmo sistema elétrico as tensões de linha serão idênticas. A explicação para que a corrente de rede na configuração estrela seja 1/3 da corrente rede na configuração triângulo está na resistência das bobinas. Sabendo-se que as impedâncias das bobinhas são idênticas (R), na configuração estrela temos que a impedância de fase é igual a R, submetida à Vf = 220 V gera Ifγ = Irede = 220/R. Enquanto que na configuração triângulo temos as mesmas resistências R rearranjadas em triângulo, para calcular a corrente de rede na configuração triângulo, pode-se convertê-lo em estrela, fazendo o cálculo da impedância equivalente (de Δ para γ) das bobinas encontra-se Req = (R/3), sendo a tensão de linha (Vl) igual à 380 V para tal sistema elétrico, temos que a tensão por fase (VfΔ = Vl/√3) é 220V, calcula-se então a IfΔ = Irede = 220/Req = [220/(R/3)] = 3*(220/R). Temos que a relação entre as correntes de linha de estrela e triangulo: Ifγ / IfΔ = (220/R) / [3*(220/R)] = 1/3.

  • Willian santos

    Olá,Quero parabenizar pelo site, está uma.otima explicação sobre uma chave estrela triângulo.
    Gostaria de tirar uma dúvida é possível instalar uma chave estrela triângulo em um motor de 200 CV com 6 terminais e tensão única de 440 volts?

    • Eng ° Everton Moraes

      Olá Willian, muito obrigado, será possível sim mas neste caso você precisaria realizar a partida de 760V / 440V, mas o aconselhável é você colocar um soft starter neste motor

      • Sivi Maziku

        Não conseguia fazer um comentário, então decidi tentar na resposta dum comentário. Desde já desculpem.

        Everton, sugiro que dê uma olhada no subtítulo “Fechamento em estrela”, especialmente na parte que diz: “por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.” Está meio confuso, porque é a mesma afirmação que fazes para o fechamento em triângulo.

        Obrigado pela atenção.

  • Yanick Emanuel Badila

    Porque que impossível realizar a redução das resistências elétricas das estruturas físicas dos enrolamentos do motor num motor com o rotor em gaiola de esquilo

    • Eng ° Everton Moraes

      Olá Yanick, para a redução de corrente em um motor com rotor bobinado nós variamos a resistência do enrolamento do rotor, é impossível no motor tipo gaiola porque ele não possui bobinas no rotor, se nós alterarmos a resistência do estator nós teríamos as características do motor prejudicadas, por isso não colocamos banco de resistores no estator

  • Edson

    Vc disse q o k3 tem q entrar primeiro. Mas no seu esquema k1 entra junto com ele. Teria q tirar a passahem debaixo do botao q liga e deixar somente abaixo do contato de k3.

  • Sivi Maziku

    Sugiro que dê uma olhada no subtítulo “Fechamento em estrela”, especialmente na parte que diz: “por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.” Está meio confuso, porque é a mesma afirmação que fazes para o fechamento em triângulo.

    Obrigado pela atenção.

  • Sivi Maziku

    Mas o vídeo está muito bom, só mesmo essa parte aí que já mencionei está confuso.

  • Marnon Alves Cardoso

    Olá Everton no 1 estágio foi dito que o motor recebe 220v em fechamento estrela não entendi no caso seria um sistema 220\127 onde 220 seria no caso em estrela e 127 triângulo

  • Daniel Bonilha Henrique

    Bom dia Everton, encontrei um erro no circuito de comando, estava fazendo uma análise de montagem e verifiquei que exitem situações em que o contator do fechamento delta aciona antes do fechamento estrela.

    • Caio Paiva

      Olá Daniel, tudo bem?

      Você pode detalhar um pouco mais da sua montagem por gentileza.

      Existe a possibilidade de ocorrer este erro, se caso o “celo” do temporizador ou seja,

      Se o ponto “A1” do -D1 (temporizador) estiver conectado no “A1” de -K3 ao invés do contato “12” de -K2 como no diagrama apresentado.

      Atenciosamente
      Caio Paiva
      Equipe Sala da Elétrica

  • Alexandre

    Boa tarde. Para reduzir a velocidade de um ventilador por um determinado tempo, que está obviamente ligado em triângulo, posso ligá-lo em estrela por exemplo por 2 min e depois voltar a triângulo? Ou seja, haveria uma diminuição da potência e queda da rotação significativa? Pergunto pois o motor já estaria na sua rotação de trabalho qdo eu fizesse essa alteração. O objetivo aqui é de fato reduzir as rotações por um determinado período.
    Obrigado.

    • Caio Paiva

      Olá Alexandre, tudo bem?

      O Sr. deve analisar os dados de seu motor e da sua aplicação se esta de acordo com as características da partida.

      Pois na partida EstrelaTriangulo o tempo máximo irá depender da potência do motor e do tipo de carga que o motor está acionando,
      você deve observar na partida (em estrela) quando ele atingir 90% da rotação nominal, então este é o momento de passar para triângulo.
      O ideal seria usar um tacômetro, no caso de não ter, verifique que o tempo não deve ser demasiadamente grande que você não perceba que o motor passou de estrela para triângulo.

      Saudações.
      Caio Paiva

      Equipe Sala da Elétrica

  • francimar

    montei um quadro estrela triangulo .quando faço o teste so o comandos a partida funciona normal ,mais quando testo com o motor k1 e k3 comuta normal + quando vai comutar k2 a partida para achava q era o fechamento d motor + não é, o qpode ser?

    • Caio Paiva

      Olá, tudo bem?

      Verifique se o seu circuito esta dimensionado corretamente para a partida em Triangulo (quando ocorre o defeito),

      Continue nos acompanhando!

      Saudações,
      Caio Paiva – Sucesso do Cliente
      Sala da Elétrica.

      • francimar

        montei um quadro em partida direta com sistema automático com boia, + meu cliente quer também um rele de nível apenas para q caso a boia falhe o rele de nível mande um sinal q a boia falhou e q o nível da agua esta baixo, é o sinal e com uma sirene nesse caso ,ele não quer o rele de nível para ligar o motor ,quer apenas q ele atue para avisar q a boia não atuou e q o nível da agua tá baixo,para o operador ir lá e ajeitar ,onde devo ligar essa sirene nas saídas do rele para q ele faça apaenas essa função ?

        • Caio Paiva

          Olá Francimar,
          Tudo bem?

          Sim, você pode utilizar o contato NA do relé para acionar a sirene/sinaleira.

          Espero ter ajudado, continue nos acompanhando.
          Atenciosamente,
          Jefferson Araujo – Sucesso do Cliente.
          Sala da Elétrica.

  • Thiago

    Muito bom o artigo, a estrela triangulo é muito usada nas industrias principalmente pelo fato der uma alternativa mais barata e de manutenção mais simples.

    • Caio Paiva

      Olá , tudo bem ?

      Fico feliz que tenha gostado!

      Muito obrigado pelo seu feedback.

      Continue nos acompanhando!

      Saudações,
      Caio Paiva – Sucesso do Cliente
      Sala da Elétrica.

  • Leandro Dias

    Parabéns pelo trabalho de vcs, tem como.me tirar uma dúvida, co sigo fazer uma.partida estrela triangulo para um motor 220/440 30cv? Onde minha rede é trifásica 220V, o motor é 12 pontas.

    • Jefferson Araujo

      Olá Leandro,
      Sim, consegue fazer sim, na plaqueta do motor você irá encontrar o forma que deve realizar o fechamento para alimentação em 220V. Com o fechamento correto poderá fazer o comando estrela triangulo normalmente.

      Atenciosamente,
      Jefferson Araújo
      CS-Sala da Elétrica

  • Roberto Garcia

    Vc é um excelente professor, além de ser muito claro e didático nas explicações, tem muuuita paciência. parabéns.

    • Sala da Elétrica

      Muito obrigado, Roberto 😄 Bons estudos!

  • Sala da Elétrica

    Que maravilha, Marcus 😄 Se este artigo foi bom, imagina a nossa Certificação Eletricista Industrial

Deixe o seu comentário

Receba mais conteúdos