Home Elétrica Eletricidade sem fio!
Eletricidade sem fio!

Eletricidade sem fio!

115
12

Eletricidade sem fio? Você já se imaginou em um mundo sem fios e cabos e ainda sim possuir todos os benefícios da eletricidade? Nicola Tesla, considerado um dos maiores inventores da idade moderna, já possuía esta ideia e em 1894, aos 38 anos de vida revelou uma de suas grandes invenções, na tentativa de se aproximar da transmissão da energia elétrica sem fio conseguiu dar início a transmissão de comunicação pelo ar, a Rádio Frequência.  Grande precursor desta tecnologia, Tesla ainda patenteou outras centenas de invenções como o motor assíncrono, a lâmpada fluorescente entre outros.

eletricidade

Sou um grande fã de Nicola Testa e de todas suas invenções que tantos benefícios trouxeram e trazem até hoje a toda humanidade, seus inventos deram a maior contribuição à ciência e ao progresso tecnológico do mundo como o inventor do campo magnético rotativo e do sistema completo de produção de eletricidade e distribuição de energia elétrica (motores, geradores).

A Reinvenção

Realizar a transferência de dados sem a utilização de cabos já mais do que uma realidade, mas transmitir a eletricidade eletricidadesem cabos, até então, era algo muito complexo. Seguindo o desejo de Nicola Tesla, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), em 2007 comprovou a viabilidade técnica de transmissão de energia sem conexões físicas, realizando a energização de uma lâmpada de 60W.

Como é possível?

Obviamente, a tecnologia emprega o uso de radiação eletromagnética que permite a transmissão de potência, no entanto, a grande dificuldade é realizar esta transferência a longas distâncias uma vez que a propagação magnética causa “desperdício” da potência transmitida, isto se dá pelo fato da radiação eletromagnética se propagar em todas as direções desperdiçando a maior parte da energia. Para vencer esta barreira, o MIT fez uso do princípio da “ressonância magneticamente acoplada”, sendo este o seu grande diferencial. Objetos ressonantes acoplados possuem a mesma frequência de ressonância e por isso tendem a trocar energia (eletricidade) de forma muito eficiente e a interagir minimamente com os demais objetos de diferentes frequências de ressonância.

eletricidade

Implicações e Segurança

alerta

Tudo parece muito bom e excepcionalmente eficiente, porém, alguns fatores não são muito bem explicados, por exemplo, a interação do humano em um ambiente que esteja usando esta propagação da frequência. Em determinadas situações o uso de adornos como colar ou braceletes pode se tornar uma espécie de antena em loop ou até mesmo uma pessoa que faz uso de marca-passo  interagindo com este ambiente pode ter alterações de funcionamento do marca-passo alterando seus batimentos cardíacos. Isso é uma preocupação importante que não podem deixar de serem estudadas. Hoje, com estudos mais desenvolvidos desta tecnologia, já pode-se notar alguns avanços e empresas já constroem equipamentos que são energizados sem fio.

Eletricidade sem fio – Realidade!

A empresa precursora na criação e desenvolvimento desta tecnologia é a WiTricity Corp, que já vende a tecnologia de eletricidade sem fio grandes marcas, veja abaixo quais são estas empresas:

eletricidade

Conclusão

O grande avanço tecnológico das ultimas décadas associado a ideias e/ou desejos de grandes pesquisadores do passado proporciona hoje estudos que viabiliza nossas atividades do dia a dia, a eletricidade sem fio é algo muito interessante que auxiliaria diversas de nossas atividades rotineiras, desde o simples carregar a bateria de um celular, energizar um eletrodoméstico sem se preocupar com cabos ou até mesmo carregar a bateria de um carro hibrido (carro elétrico), porém, não podemos deixar de nos preocupar com a “poluição” magnética e quais seriam os impactos desta tecnologia em nossas vidas.

(115)

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(12)

  1. Everton, foi como sentir um choque, instantâneo! minhas idéias entrelaçaram-se com as tuas (vc. é muito melhor!!!). Desenvolvo, teórico-imaginatoriamente, desde a adolescência (estou com 64!) uma ‘força antigravitacional’ com base no campo da repulsa eletromagnética… E, tb ‘amo o Tesla’, por tudo e mais essa de transmissão da energia elétrica sem fio… Mas, o mundo capitalista (com suas indústrias de cabos e fios; estruturas metálicas etc.), coíbem certas práticas, tal como a industria automobilística que fulmina os motores movidos a H2O (melhor – pra eles – é o petróleo…). Cacilda, vc. tinha q aparecer!!!! Vamos nos interagir – amem!

  2. quando a humanidade deixar de ser menos egoista o mundo fluira mai tecnologicamente erradicando a fome e doenas…

  3. você é fera, gosto muito de tesla também e gostaria de saber se futuramente teria como você escrever um post sobre a radiação eletromagnética, pois uma cera vez estava conversando com um de meus professores e incrivelmente fiquei sabendo(meio por cima) sobre os males quais esta radiação pode causar como por exemplo a bobina de tesla que foi comentada em uma aula, que não tinha nada a ver com o assunto, mas ele falou que produz gás ozônio que é cancerígeno e o campo magnético poderia causar queimaduras por efeito corona

  4. Olá, queria saber se uma bobina pode funcionar com emendas. Fiz um trabalho com energia sem fio e emendei alguns fios de cobre, mas ao tentar ascender o led , o mesmo não funcionou. Será que o motivo dele não ascender são as emendas feitas?
    Fiz um teste com o mesmo experimento, utilizando os mesmo cabos e os mesmo aparelhos, mas com os fios todos ligados e funcionou.
    Você pode me ajudar a localizar o problema.
    Agradeço.

  5. Hmm it seems like your site ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything. Do you have any points for beginner blog writers? I’d certainly appreciate it.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *