Sobre Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista e blogueiro de 29 anos que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica.
"Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

27 Comentários

  1. Olavo Antonio Araújo

    Boa tarde
    Estou fazendo curso técnico de eletrotécnica e gostaria de receber atualizações de projetos usado na área de eletricidade básica e comandos eletricos.
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Olavo, assine nosso Feed de notícias, assim você irá receber em primeira mão todas nossas novas interações com a área da eletricidade… Muito Obrigado…

      Responder
  2. denilson

    boa noite, gostaria de saber se posso utilizar cabo de 4mm, para tomadas que vao alimentar 4 esteiras de 3hp na tensão de 220v e mais três ventiladores tb de 220v? isso somente um circuito por que no lugar colocaram conduite de 1/2, embutido no chão e é uma lage.

    Responder
    1. ajellio

      Colega Denilson é preciso dimensionar a carga corretamente, se os motores forem bifásicos, a secção nominal deste cabo já atende no limite e ainda tem os ventiladores, que não está especificado a carga, o conduite não justifica você passar apenas um circuito para atender essa demanda, ha não ser que você coloque outro quadro de distribuição para atender o local. A melhor opção seria instalar uma nova infraestrutura para que posso atender este local, dimensione a carga e o eletroduto. Qualquer dúvida estamos aqui pra ajudar. Mande os detalhes.

      Responder
  3. João Batista

    Parabéns Everton, Muito bem explicado, continue sempre assim. Sucesso.

    Responder
  4. Carlos Audizio Vieira

    Sou recém formado em eletrotécnica (estou esperando a minha credencial) e estou sempre ligado nos assuntos que é publicado na sala de elétrica. Para bens pela sua atitude. Espero que você continue nos ajudandando.

    Responder
  5. silvano brito

    Boa noite, gosto muito de elétrica e cada vez aprendo mais com suas dicas, vc está de PARABÉNS pelo blog.

    Responder
  6. EDINALDO

    Everton gostaria de saber se você poderia mandar para mim um esquema de ligação de contatora com rela falta de fase rele bimetalico,botoeira e chave boia pois preciso fazer um comando pra esse bomba dagua,grato estarei no aguardo.

    Responder

  7. Caro Everton

    Sou técnico em eletrônica (formado em 68) e fui parar no seu site há uns meses atrás porque fui solicitado a dar um mini curso de instalações elétricas residencias. Para não fazer feio e passar informações erradas estudei muito e até preparei um material legal.
    Acabei me convencendo da necessidade do técnico eletrônica atual precisar conhecer um pouco sobre instalações residencias principalmente no que diz respeito ao aterramento.
    O que notei no curso (onde alguns alunos já trabalhavam na área) é um total despreparo e falta de conhecimento teórico. Eles acham que teoria é coisa pra engenheiro e que conta é prática.
    Enfatizei muito necessidade do diagrama unifilar até porque ele pode ser útil numa manutenção ou ampliação.
    O duro é convencer essa gente.

    Responder
  8. Giba

    Boa noite eng. Everton, gostaria de tirar uma dúvida contigo, acontece que sou eletrotécnico mas não estou usando o registro no CREA, não assino projetos, gostaria de saber se posso parar de pagar as anuidades e se um dia eu precisar desse registro poderei começar a pagar novamente sem ter problemas futuros.

    Responder
  9. Marcio Duarte

    Parabéns por mais esta série, Everton.

    que motiva os profissionais a fazerem a diferença, na Petrobrás, onde trabalhei alguns anos além dos projetos, toda vez que se modifica uma instalação, faz-se o ” aisbuit”, ou seja ”como foi feito”, isto por força da NR-10, que ordena que por segurança as empresas com potências instaladas acima de 75KW, deve manter e atualizar um prontuário elétrico. Isto é muito importante e seguro. Imagine quantas pessoas diferentes não interagem nessas instalações, portanto, com os projetos unifilares atualizados, fica mais fácil e seguro ”reparar” uma instalação. Imagine agora no caso de um cliente dos companheiros autônomos, voltar depois de muito tempo para um concerto, não se sabe mais o percurso dos circuitos, por isso se tiver deixado um projeto com o cliente isso será de grande valia, como estar destacando o companheiro Everton.

    Responder

    1. Olá Márcio, realmente a intenção é essa, alertar em relação a necessidade e comprometimento do profissional com o dimensionamento correto, além de garantir uma facilitação em manutenção futura, garantir a integridade da instalação e porque não a segurança…

      Muito obrigado pela visita, seja sempre bem vindo

      Responder
  10. ozeias de carvalho

    Olá Prof. Everton
    Sou Técnico Em Eletromecânica e concluí que,seu blog é muito importante para os profissionais da área elétrica.
    Eu agradeço pelo material didático que tem me enviado por e-mail.
    Valeu, obrigado.
    Seu blog é 10…….

    Responder
  11. Luiz José Pinheiro Nunes

    Boa noite sr. Everton, gostei muito da matéria e também da tomada solar para celular, parabéns QUE DEUS POSSA CONTINUAR ABENÇOANDO a você e toda a sua família.

    Responder

  12. Raul

    Estou fazendo a cadeira de Instalações elétricas na Universidade e seu site ajudou bastante.

    Responder


  13. BOM DIA, COMO FAÇO O DIMENSIONAMENTO DA QUANTIDADE DE FIOS A SEREM UTILIZADOS. QUANTOS METROS DE FIO SERAO UTILIZADOS.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 7 = 11

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>