Home Elétrica Instalações NBR 5410 – Instalações Elétricas
NBR 5410 – Instalações Elétricas

NBR 5410 – Instalações Elétricas

15.78K
46

A Norma Brasileira NBR 5410 estabelece as condições mínimas necessárias para o perfeito funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão garantindo assim a segurança de pessoas e animais e a preservação dos bens.

Tradicionalmente, esta norma será aplicada para instalação elétrica de edificações, residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortiganjeiro, etc…

Esta norma também se aplica em Comandos Elétricos, e não é por acaso…

Comandos Elétricos vem ganhando espaço no mercado, deixando de ser simplesmente uma capacitação da área industrial, conquistando lugar em setores residenciais e comerciais. (Automação residencial, portões, etc.)

Para ficar por dentro do assunto e entender como mais de 2500 profissionais fizeram para alavancar suas carreiras, clique aqui e conheça nosso curso de Comandos Elétricos.

Para os profissionais da área de eletricidade a NBR 5410 é, nada mais nada menos que o guia fundamental para o desenvolvimento das atividades profissionais do dia a dia. Vamos, brevemente neste artigo, entender um pouco das exigência da NBR 5410.

A Norma NBR 5410 aplica-se às instalações elétricas:

  1. Em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações;
  2. Reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas e instalações análogas;
  3. Canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
  4. Aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente continua;
  5. Aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a 1 000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precípitadores eletrostáticos etc.);
  6. A toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
  7. Às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos).

NOTA: A aplicação às linhas de sinal concentra-se na prevenção dos riscos decorrentes das influências mútuas entre essas linhas e as demais linhas elétricas da instalação, sobretudo sob os pontos de vista da segurança contra choques elétricos, da segurança contra incêndios e efeitos térmicos prejudiciais e da compatibilidade eletromagnética.

A NBR 5410 aplica-se às instalações novas e a reformas em instalações existentes

NOTA: Modificações destinadas a, por exemplo, acomodar novos equipamentos elétricos, inclusive de sinal, ou substituir equipamentos existentes, não caracterizam necessariamente uma reforma geral da instalação.

A Norma NBR 5410 não se aplica a:

  1. Instalações de tração elétrica;
  2. Instalações elétricas de veículos automotores;
  3. Instalações elétricas de embarcações e aeronaves;
  4. Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometam a segurança das instalações;
  5. Instalações de iluminação pública
  6. Redes públicas de distribuição de energia elétrica;
  7. Instalações de proteção contra quedas diretas de raios. No entanto, esta Norma considera as conseqüências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações (por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobretensões);
  8. instalações em minas;
  9. instalações de cercas eletrificadas. Os componentes da instalação são considerados apenas no que concerne à sua seleção e condições de instalação. Isto é igualmente válido para conjuntos em conformidade com as normas a eles aplicáveis. A aplicação desta Norma não dispensa o atendimento a outras normas complementares, aplicáveis as instalações e locais específicos.

São exemplos de normas complementares à NBR 5410 as normas ABNT NBR 13534, ABNT NBR 13570 e ABNT NBR 5418.

Download da NBR 5410

Se você é um profissional da eletricidade ou simplesmente está estudando sobre esta importente área não deve perder este excelente material, aqui estamos disponibilizando um conteúdo completo sobre a NBR 5410 disponibilizado pela revista EM (Eletricidade Moderna ).

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD

  Fontes: Revista Eletricidade Moderna

www.fundacentro.gov.br

NBR 5410 – Instalações Elétricas
4.1 (82.93%) 41 votes

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(46)

  1. Boa Noite,
    Sou Eng Civil, e sempre me interessei e saber mais principalmente em relação a NBR 5410, gostei do que vi no E-Book, com certeza terá ótima utilidade pra mim.
    Parabéns pela iniciativa.

  2. Ola Everton, gostaria de saber como faço para exigir que essa norma seja respeitada.
    Tive uma infelicidade de cobrar o Crea, devido a um apartamento que minha sogra comprou na planta de uma grande construtora aqui do estado Espirito Santo. O projeto elétrico para que foi feito pelo senhor zé o pedreiro rsrsrsrsrrs, brincadeira, mas inadmissível o jeito que esta dimensionado, não foi respeitado vários fatores importantes na NBR5410, fui questionar o projeto com a construtoras eles me alegaram que foi culpa do Crea que não fiscaliza e não iria fazer nada pois o não daria nada e eu poderia denuncia.
    Denunciei e o Crea não me respondeu isso já faz 3 anos. Apos isso rasguei minha carteira do Crea e nunca mais vou me filiar pois é inútil.
    Att,
    Kaique Pacheco Lyra

  3. Bom dia.
    Atentar que essa não é a ultima versão da Norma ABNT NBR 5410, que data de 2004 e foi teve uma pequena revisão em 2008.
    Contudo, o material disponibilizado continua sendo uma ótima referência, principalmente com os exemplos que traz e mais a apresentação bastante visual e sua abordagem didática e expositiva.
    Para dúvidas normativas, considerem consultar a ultima versão da norma, sempre.
    Obrigado Everton pelo trabalho prestado.
    Att,
    Marcelo Alves

  4. Baixei o conteúdo a partir do botão de dowload disponibilizado, mas não abre. O word apresenta uma mensagem que o arquivo não pode ser aberto em outro local.

  5. Parabéns, Everton Moraes. Obrigado por compartilhar conosco sobre sua experiência, vasta por sinal, na área da elétrica. Área esta que amo muito!

  6. quero fazer uma nova instalaçõa em tres comodos reformados. Minha caixa de entrada tem o neutro aterrado . gostaria de saber se posso utilizar esse terra para as tomadas novas padrão novo ou se tenho que fazer novo aterramento para esses comodos. obg

  7. meu nome e sidnei…estou comerçando na area da eletrica e estou com uma duvida…..

    tenho um compressor de ar. 220v – fase e neutro
    e gostaria de fazer um quadro pequeno com um contactor e rele. pra fazer uma partida direta simples combotão liga e desliga….
    gostaria de um diagrama multifilar…..muito obrigados…….até mais

  8. Grande descoberta! poder contar com a orientação de um Engenheiro Elétricista isto é mais do que fantástico,sem mais palavras; Deus abençoe muitíssimo o Senhor Everton Morais,isto sim é trabalho social e uma grande camaradagem!!!!!! Muito Obrigado.
    carlostorreshomem@oi.com.br Olinda,13/05/2015 Pernambuco Brasil

  9. Ouvi comentarios de que o uso de eletrodutos de PVC, rigidos e flexiveis, estão restritos, mas, não encontro uma informação mais objetiva no qual estabelece onde, como, se aplica e em quais locais é valida estas restrições, caso haja.Li a norma 5410 e não vi nada a respeito quanto a restrição de seu uso, inclusive na “sala de elétrica” por favor gostaria de seu informe a respeito deste assunto , caso os tenha

    Grato
    Oswaldo Filho

  10. Gostaria de uma opinião de você, Everton, preciso variar a velocidade de um motor síncrono, variando a frequência num pequeno inversor de onda quadrada, isso seria possível, sem detonar o motor ?

  11. Ola, Everton tudo bem ! Meu nume é Luiz Carlos e resido na cidade de Duque de Caxias RJ sou técnico de eletrônica , e tenho 56 anos visitei sua pagina na web e è muito bommm gostaria de receber novidades tomara que voce ,me responda mas se não puder vou compreender por hora receba minhas congratulações por este belo trabalho.

    Luiz Carlos

  12. boa noite em uma pousada ha 9 chuveiros tendo uma rede trifasica entendesse que ira ser instalado tres chuveiros em cada fase bem destribuida pela caixa de destribuição com disjuntores de 40 para cada chuveira não irar dar muita queda de energia ??? desde já muito obrigado.

  13. A NBR 5410 diz que uma alimentação de baixa tensão pode ser alimentada:
    a) diretamente em baixa tensão : por rede pública em BT da concessionária ( caso típico da pequenas edificações residenciais, comerciais )
    b) em da alta tensão, através de substação de tranformação do usuário, caso típico de edificações de uso industrial de médio e grande porte.
    então:
    Gostaria que comentasse sobre a NBR 14039 (alta tensão) se vale as mesmas regras da 5410. Mais uma: esta norma aplica-se somente a equipamentos que operam numa tensão acima de 1000V. Abaixo de 1000V consideramos a 5410 ?
    Desde já agradeço pela sua atenção.
    Rina

  14. Foi a 1ª vez em assistir aula de explicação aos seus alunos, adorei!!

    Sou Eletricista também e desejo aprender bastante nessa área.

    Obrigado!

    Oscar

      1. só quero le parabenizar cara. por sua dedicação. parabéns mesmo.
        e se possível posta mais sobre automação industrial.
        desde ja agradeço.
        abraço

          1. Eu conclui a pouco tempo o curso técnico, e me interesei bastante por automação, e pretendendo me aprofundar na área.

            Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho..

  15. Everton você poderia publicar algo em relação as simbologias a serem utilizadas nos projetos elétricos, já pesquisei na internet mas percebi que cada engenheiro usa uma representação(ponto de luz no teto, luz alta, media, baixa, etc) Diferente….poderia postar as simbologias de quartos, cozinhas, banheiros, etc mais convencionais e usuais hoje…

    1. Olá Jhonnatan! estou preparando um material exclusivo sobre este assunto, assine nosso feed de notícias ou cadastre-se por email através do download de nosso E-Book para receber em primeira mão este conteúdo.

      Um Forte Abraço

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *