Home Comandos Elétricos

Comandos Elétricos

Comandos Elétricos Sala da Elétrica

Dentro das aplicações da eletricidade de potência, Comandos Elétricos (COEL) no setor industrial é sem sombra de dúvidas o mais importante, sobretudo porque representa a maior parcela da transformação da energia elétrica em outros tipos de energia.

Desta forma, a indústria é o palco das atividades exercidas pela maioria dos profissionais da área elétrica, seja na forma de projetos de comandos elétricos, instalação de acessórios e equipamentos, ou mesmo de projetos de automação industrial.

Dentro desta área de conhecimento situa-se o seguimento de COEL que representa técnicas e métodos que são empregados para controlar/manipular acionamentos de máquinas e equipamentos.

Os COEL’s são compostos, em sua grande maioria, por circuito de força, onde podemos encontrar as cargas (ex.: Motores elétricos trifásicos) e circuito de comando que contempla as lógicas de acionamento de dispositivos de manobra e proteção(Ex.: Botoeiras, sinaleiros, etc…).

O que são comandos elétricos?

painel de comandos elétricos sala da elétrica

São processos eletroeletrônicos onde através de lógica de contatos é possível acionar máquinas elétricas e/ou sistemas de automação, residencial ou industrial.

São basicamente circuitos de acionamento de cargas, máquinas industriais. Quando falamos em acionamento de cargas pensamos logo em motores, mas não se restringe somente a isso.

Podemos também acionar sistemas de aquecimento, iluminações de grande porte, refrigeração e etc.

Podemos usar comandos elétricos em residências também. Em menor escala mas usa-se.

Ex: acionamento de piscinas, bombas de poços artesianos, hidromassagem, acionamento de iluminação por fotocélula.

Mesmo com o uso de componentes eletrônicos, como o soft starter, ainda assim é necessário utilizar outros componentes como contatores, que é um dos mais utilizados, fusíveis que é essencial para a proteção do sistema e dos componentes. Desta maneira podemos observar que ainda que tenha muitos componentes eletrônicos o uso de componentes eletromecânicos, componentes de comandos elétricos, ainda são necessários e por isso comandos elétricos não caem em desuso.

O curso de Comandos Elétricos

curso de comandos elétricos

Você aprenderá todos os conceitos de comandos elétricos necessários para estruturar e comandar o funcionamento das máquinas elétricas seja na área residencial, comercial e principalmente industrial.

Você entenderá como construir um raciocínio lógico para conseguir entender de uma vez por todas o funcionamento de comandos elétricos e acionamentos.

Além de conhecer os componentes mais utilizados no dia a dia, ainda aprenderá no detalhe seus respectivos funcionamentos.

Para informação completa do Curso de Comandos Elétricos, acesse aqui: http://bit.ly/COEL_CURSO

Aplicações

painel de comandos elétricos sala da elétrica

Dentro do COEL temos diversas aplicações como:

  • Ligação de motores:
    • Fechamento do motor elétrico trifásico de 6 pontas
    • Fechamento em triangulo (motor 6 pontas)
    • Fechamento em estrela (motor 6 pontas)
    • Fechamento motor elétrico 12 pontas

Dentre outras…

Por esta razão é tão importante ter conhecimento em comandos elétricos, este assunto está por toda parte. Sem contar que atualmente a automação residencial está em alta, e é um nicho de mercado em crescimento.

Atualmente COEL deixou de ser simplesmente uma capacitação da área industrial e a cada dia que passa, invade todos os demais setores como residenciais e comerciais por exemplo.

Pensando nisso, desenvolvemos o Curso de Comandos Elétricos (COEL), onde abordamos os principais assuntos e tendências sobre comandos elétricos, além de aulas práticas.

Aproveite esta oportunidade, aprimore seus conhecimentos. Saiba mais aqui.

Avalie este artigo aqui:
Comandos Elétricos
4 (80%) 12 votes

 

Comment(59)

  1. Olá! Sou apaixonado por elétrica, desejo fazer o curso mas não consigo pagar ele à Vista e não tenho cartão de crédito para parcelar, gostaria de saber se têm outra maneira de parcelamento?

    1. Olá Renato,
      Sim o curso tem certificado sim. E eles são reconhecidos pela ABED.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  2. na instalação de um inversor de frequência é necessário instalar com os componentes de comado ou eu posso instalar só ele no motor

  3. Boa noite fiz curso de Eletricista Instalador e olhando a Sala da eletrica algumas matérias foi passado desse sala mas foi um ótimo curso

  4. Olá Everton. Sensacional o seu blog. Li sua história e estou aqui ainda mais inspirado para representar os alunos SENAI com uma carreira de sucesso, tenho 21 anos e também sou ex-treinando de olimpíada, porém na modalidade eletrônica industrial, assim como qualquer um que entra pra aprender e se aperfeiçoar, conquistei 26ª colocação em 2011 e 6ª colocação em 2013. Realmente, foi um salto no meu aprendizado. Atualmente estou cursando Tecnologia em Eletrônica Industrial no SENAI. E na necessidade de realizar um trabalho de eletropneumática, minha pesquisa retornou o seu blog, quando pesquisei sobre cores de sinalização luminosa em eletricidade.

    Gostaria de saber, qual norma (NBR, ISO ou IEC) determina esta cores de sinalização, pois não consegui encontrar facilmente.

    Obrigado pelo blog e pela inspiração!!!

  5. Olá, gostaria de saber se para calcular o consumo de energia elétrica de um motor trifasico medindo a corrente através da saida da fase preciso utilizar o rendimento e o fator de potencia? poderia me informar qual formula utilizar?
    Obrigado.

  6. engenheiro everton precisamos de videos aula em que voce possa ensinara trabalhar com megômetros,terrômetros,como dimencionar um banco de capacitores ou mesmo um capacitor pra um vetilador de teto residencial.dimencionamento de inversores de frequência e clp como esse sistemas fucionam ligacoes ethernet que ligam o inversor e o clp e sobre grupos geradores pois tudo isso nos eletricistas vemos constantimente mas muitos não se atrevem a mexer com isso pois é complexo para muitos então espero que voce nos ajude a enteder melhor esses assuntos do cotidiano da manutenção industrial e predial

  7. Oi Everton Moais….
    estou gostando muito de seus blogs, particularmente eu estou estudando elétrica e gosto muito do que faço a cada que passa ganho mais conhecimento. Tudo que preciso saber busco, estou fazendo agora um curso de comando elétrico e este artigo esta sendo ótimo pra mim, estarei sempre com você. Obrigado

  8. Amigo qual a norma que regulamenta as cores dos sinalizadores e a utilização dos mesmos, as informações estão muito claras, parabens, mas queria saber da norma, obrigado

  9. Sou eletricista e uso o cadesimu,acho maravilhoso . Portanto faço meus desenhos elétricos e na hora de imprimir não consigo centralizar a impressão para sair perfeita na follha A4 e também mudar a cor da linha da folha de desenho que no meu caso é verde a qual gostaria que saísse preta com as letras em português e não em castelhano.Portanto se alguém souber e puder me ajudar ficarei muito grato! Boa noite a todos!

  10. Boa tarde Everton,antes de tudo parabens pelo site,venho acompanhando alum tempo,e parabens pela humildade em compatilhar seu conhecimento,bom nao sei se e aqui,mas tenho uma duvida, se puder me ajudar,vi alguns esquemas de commando e tem algumas linha pontilhada entre os contatores,o que seria,
    abçs

  11. Olá Everton, muito bom o site tenho 50 anos fiz o senai com 14 anos 1600 horas.
    Sou técnico em eletrônica, atualmente faço de tudo, conserto em aparelhos eletrônicos e eletricidade em geral Residencial industrial e comandos elétricos. assinei o feed para atulalizações.
    Valeu.

  12. Everton, gostaria de receber em meu E-Mail, informações sobre motores Dahlander e também motores com 9 pontas, tal como identificação das bobinas e seus fechamentos; estou pedindo por E-Mail, porque nem sempre estou conectado nas redes sociais e não gostaria de perder essas publicações, grato.

  13. alguém sabe como eu ligo dois motores um em partida direta e outro e partida direta com reversão no mesmo comando ? em um único comando ligar os 2 motores
    e uma botoeira ligar um motor em outra o outro motor , queria circuito de força e comando para isso ? alguém me ajuda ?

  14. EU SOU ELETRICISTA E ESTOU GOSTANDO MUITO DA IDÉIA,ESTOU OBSERVANDO QUE O CURSO É MUITO BOM,UM ABRAÇO E DEUS ABENÇOE A TODOS!

  15. preciso muito de ajuda com se simula ha botoeira duplo 3sA8 no cad sim ela so tem tres fioe 2 e1 e 4 sao os contatos tem o botao nc (nf) e nf no (na)

  16. Eu faço eletrotécnica, e estou aprendendo essa matéria. Sendo que, ja estou na prática e consigo montar o diagrama na prática com ele pronto. A minhas principais duvidas, são na hora de montar o diagrama no papel. Quais dicas vc poderia me dar, para facilitar o meu aprendizado.
    Abraços.

    1. Olá Pedro! na verdade não caberia neste comentário um passo a passo de como onstruir um projeto de comandos elétricos, o que eu posso te dizer é, foque em aperfiçoar a leitura e interpretação de comandos elétricos que com certeza irá começar a construir pequenos projetos, em breve estarei lançando um e-book de leitur e interpretação de diagramas. Assine nosso feed que quando eu publicar aqui na Sala da Elétrica você irá receber em seu e-mail… Um forte Abraço…

  17. Legal heim, sempre gostei de eletricidade desde quando eu estudava física.Eu gostaria de me tornar um bom eletricista.Já trabalhei com um eletricista por um dia e gostei mas eu estava apenas ajudando a puxar os fios,e como trabalhava em outro oficio não pensava em fazer um curso. Mais agora vejo que quero fazer o que eu gosto e quero me tornar um eletricista. Abraço e Deus abençoe!

    1. Muito bom saber que tem interesse na área Rangel! Eu desde pequeno sou apaixonado por eletroeletrônica e posso te garantir que não vai se decepcionar, como qualquer outra área possui prós e contras. A área elétrica é extremamente grata ao profissionais que se dedicam…. Boa sorte e tomara que possa ser um profissional de nome nesta excelente área…

  18. bom dia,gostaria muito que você explicasse o que são potência ativa,reativa e aparente e o que elas significam.seus videos são muito maneiros.obrigado.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *