Como sabemos, o grande problema em aplicar a partida direta em motores trifásico é o elevado valor de corrente que este pode proporcionar no instante da partida em função de ter que vencer a inércia para sair do repouso, por isso a utilização de sistema de partida indireta é a solução mais viável.

Partidas indireta de motor trifásico é basicamente, o método utilizado para realizamos a redução desta “corrente de partida” que Interferem diretamente no dimensionamento de dispositivos elétricos e condutores responsáveis pela partida do motor elétrico trifásico.

Porque se aplica a partida indireta?

Um dos grandes malefícios da partida direta é o alto valor da corrente elétrica no ato da partida (ignição) do motor elétrico que gera, entre outras coisas, uma necessidade de componentes e cabos robustos na instalação, gerando assim um alto custo de implantação bem como o custo excessivo no consumo de energia elétrica no dia a dia. Então para que se possa reduzir este custo é necessário diminuir o nível desta corrente.






Como é feito?

Existem várias formas de realizar uma partida indireta e com isto conquistar a redução da corrente de partida de um motor elétrico trifásico, vejamos abaixo as principais:

Mas não é tão simples assim, reduzir a corrente de partida, que é a principal fonte de excitação do campo magnético do motor trifásico, causará alguns “efeitos colaterais.

Por exemplo, com a redução da corrente é inevitável a redução do conjugado/torque do motor, por isso existe uma diversidade de partida indireta a ser escolhida em função da aplicação.

Na ordem temos, a chave estrela triângulo que reduzirá a corrente para 33% da nominal e respectivamente o torque, também para 33%.

No caso da partida por autotrafo, a corrente poderá ser reduzida para 42 ou 64% da nominal e o torque também seguirá este montante.

Como pode observar, a redução de corrente causará a redução do conjugado de partida do motor, a escolha de qual partida indireta usar vai variar em função do tipo de aplicação do motor, quanto menos necessita do torque nominal, mais se aproxima da partida estrela triângulo.

Motor WMagnet

partida indiretaExistem também soluções de motores mais eficientes que prometem reduzir significamente os custos de mantenimento de uma máquina e/ou processo, um exemplo típico destes motores é o Motor WMagnet da Weg que você pode conferir neste artigo que publicamos aqui na Sala da Elétrica, Clique Aqui para saber mais.

Partida Indireta de Motores
5 (100%) 1 vote

Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Este post tem um comentário

  1. Queria saber de posso ligar um motor de 10cv de 1750rpm 220v trifasico em 10 baterias de 24v
    vc pode mandar a resposta pelo meu e-mail
    obrigado

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/
1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação
Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial
Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post


Semana método lide express
Avalie este Post