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Partida direta de motor trifásico

Partida direta de motor trifásico

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Com certeza você já precisou fazer uma ligação direta de um motor trifásico.

Além de ser uma ligação mais simples e fácil de fazer, ela tem suas particularidades.

A partida direta implica diretamente no desempenho do motor e principalmente na infraestrutura da rede de alimentação onde esta máquina elétrica é instalada, dependendo da aplicação é mais viável utilizarmos uma partida indireta.

Neste artigo trataremos de algumas particularidades relacionadas a partida direta de motores trifásicos, para que assim você consiga determinar se a partida direta é a melhor forma de partir o seu motor.

O que é uma partida direta de motor trifásico?

A partida direta é o método de partida de motores na qual o motor é conectado diretamente a rede de disjuntores que vem da rede.

A tradicional partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico trifásico.

Umas das características que devem ser aproveitadas é o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico).

No entanto, este sistema de partida é recomendado para motores que possuam no máximo 7,5/10cv de potência.

 

Características da partida direta

Sabemos que a partida direta implica diretamente na infraestrutura da rede de alimentação onde este motor será instalado.

Dependendo da aplicação, é recomendado que seja aplicado a partida indireta.

As principais características da partida direta são:

  • Conjugado nominal na partida;
  • Corrente de partida pode chegar a 8 vezes a corrente nominal;
  • Necessita de dispositivos de acionamento mais robustos;
  • Custo elevado de manutenção.

Diagrama de Potência

Como podemos observar, no diagrama de potência temos um motor sendo acionado através do contator.

Alimentação: a rede de alimentação será responsável por disponibilizar, neste caso, uma alimentação trifásica (3 fases + Terra) para atender a necessidade do motor elétrico utilizado.

Fusíveis: Para a proteção do circuito, como os cabos, componentes curto-circuito, usamos o tipo de fusível retardado.

Contator: Componente que tem a responsabilidade de fornecer ao motor as três fases dos sistema de alimentação. Sua robustez varia em função da corrente do motor.

Relé térmico: Dispositivo que se encarrega de realizar a proteção do motor elétrico trifásico em função de corrente de sobrecarga

Motor elétrico trifásico: Máquina elétrica responsável por transformar energia elétrica em mecânica. Neste caso, trifásica e depende, basicamente do acionamento do contator K1 para entrar em funcionamento.

partida direta

Funcionamento do diagrama de potência

A finalidade de uma partida direta é acionar o motor elétrico trifásico, disponibilizando a ele 100% da tensão de alimentação fornecida pelo sistema trifásico de alimentação.

Para isto, se faz necessário algumas etapas: proteção e acionamento.

Observe que os fusíveis devem estar íntegros, permitindo a circulação da corrente.

O relé térmico também deverá estar em seu estado normal de trabalho (não acionado).

O acionamento do contator K1, que irá disponibilizar a alimentação so motor elétrico trifásico.

Diagrama de Comando

Diagrama de comando é a representação simplificada, geralmente unipolar das ligações. É a ligação de todos os seus componentes e condutores.

O diagrama de comando da partida direta, representa a lógica de contatos que será responsável por acionar os componentes.

Os componentes por sua vez, serão responsáveis por comandar as cargas presentes no diagrama de potência (neste caso o motor elétrico trifásico).

Relé térmico: O contato normalmente fechado protege o circuito de comando caso houver acionamento do relé térmico.

Botão de emergência: possui contato normalmente fechado, com botão retentivo (com trava). Tem como objetivo interromper o circuito em caso de emergência, visa a parada emergencial do motor. Esses tipos de botões geralmente são do tipo cogumelo.

Botão Ligar + selo: o contato é normalmente aberto, com botão pulsante. Tem o objetivo de alimentar a bobina do contator, mas necessita de contato de selo (contato aberto do contator) para manter o circuito acionado até que o botão de desligar seja acionado.

Botão desliga: O contato normalmente fechado, com botão pulsante. Tem como objetivo desenergizar a bobina do contator desligando o circuito.

Bobina do contator: Parte do contator que após energizada realiza o acionamento dos contatos aberto e fechado do mesmo possibilitando acionar cargas (contatos de potência) e comandar as lógicas de comandos (contatos auxiliares).

partida direta

Funcionamento do diagrama de Comando

Quando o botão “Liga” é acionado, a bobina do K1 é energizada e faz com que o os contatos de potência e auxiliares troquem de estado, o que está aberto se fecha e o que está fechado se abre).

Desta maneira o motor é acionado.

Isso faz, também, com que o contato auxiliar 13 e 14 do K1 mantenha a bobina acionada, mantendo assim o circuito ligado.

Quando o botão “Desliga” é acionado ele abre circuito fazendo com que a bobina K1 seja desenergizada.

Assim, os contatos de K1 voltam ao seu estado original, e desta forma nem mesmo o contato de selo (13 e 14 de K1) conseguem manter a bobina energizada.

Caso o botão de “Emergência” for acionado então o circuito todo é desenergizado rapidamente, evitando assim qualquer possível dano ou risco ao usuário.

O relé térmico será acionado somente se houver sobrecorrente, que faz com o mesmo se aqueça e então abra seus contatos interrompendo a passagem de corrente.

Dimensionamento

Espero que este artigo te ajude a entender melhor a ligação direta.

Compartilhe esse artigo sobre ligação direta do motor trifásico com seus amigos para que eles também possam entender melhor sobre o assunto.

Quer aprender mais? Então conheça o dimensionamento de partida direta de motores elétricos trifásicos. Clique Aqui e acesse nosso artigo exclusivo.

Partida direta de motor trifásico
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Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(70)

  1. O contator de carga para partida se motores, a alimentação das bobinas A1 e A2, são alimentadas A1 fase e A2 fase ou A1 fase e A2 neutro?

  2. Ola Everton,

    Tenho 2 motores 10 CV que hoje são minha bomba de água de um hotel, tenho que refazer o painel, hoje se encontra em partida direta, mais como o motor é 10cv é aconselhável uma estrela triangulo ou por causa de ser um bomba fica em partida direta mesmo?

    1. Olá Ruan! Passei por aqui procurando um assunto ao ler sua pergunta, achei interessante.
      Quando você usa estrela-triângulo, minimiza a partida, mas também perde 1/3 do poder de torque do motor, como a bomba d’água parte com carga não seria a melhor das soluções. Eu colocaria no seu caso um Soft Starter, seu motor partirá suave e em plena força.
      Everton se falei alguma bobagem por favor corrija-me.
      Um abraço – Márcio

  3. Bom dia Everton! Muito bom o seus artigos! Gostaria de saber o funcionamento do circuito de comando do motor de carregamento da mola do disjuntor. Tive uma prova que caiu uma questão assim.

    Obrigado pela atenção!

  4. Ola Everton estou com muita dificuldade em Soft Starter o modelo é o Siemens 3RW4027-1BB14 SIRIUS 3RW4027 7.5/15kW o que vc me indicaria???
    desde de ja agradeço.

  5. gostaria de instalar um botao a distancia para desligar e ligar as lampadas da quadra,pois a portaria fica longe e evitar que o porteiro saia da cabine.
    obs: liga e desliga direto no djuntor,queria colocar uma contatora e fazer isso pela bobina mas nao sei como.
    desde ja agradeço

  6. Amigo tenho uma dúvida quando eu apertar o botão liga o selo automaticamente será Fechado ? Se for gostaria que explicasse o porque. Desde ja, obrigado.

  7. Caro Everton, boa tarde!

    Gostaria de saber, como faço o dimensionamento do correto relé controlador de fase para motores de sistema de esgoto de um condomínio de 3CV.

    Ou basta saber a tensão e adquirir o relé?

    Grato,

  8. Queria uma ajuda, estou terminando o curso técnico em eletrotecnico, queria uma ajuda sua pra saber qual a área de eletrotecnica hoje está ganhando bem…
    Qual há área você poderia me indicar?

  9. Ola Everton GOSTARIA QUE FIZESSE O DESENHO DE COMANDO PARA LIGAR E DESLIGAR UM MOTOR COM UMA UNICA BOTOEIRA PULSANTE. PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR….. OBRIGADO,DOUGLAS BORGES.

  10. Olá boa tarde! Tudo bem?
    Estava na internet tentando fazer meu trabalho de Comandos e Proteção, encontrei a Sala da Elétrica dei uma olhada gostei, mas faço curso técnico de Eletrotécnica será que por aqui vou encontrar ajuda? Não tive tempo ainda de ver nada. Abraços fique com DEUS.

      1. Olá Everton, tudo bem graças a DEUS!!

        Pode deixar vou dar uma olhada sim, acredito que vai me ajudar muito mesmo. Nossa estou tendo muitas dificuldades no curso. Mas sou brasileira! Kkkkk
        Muito obrigada por ter respondido. Fique com DEUS! Abraço

  11. OLÁ EVERTON, PARABÉNS!!!O SITE É SIMPLESMENTE ÓTIMO.
    AMIGO, ESTOU COM UMA PESSOA QUE COMPROU UM MOTOR TRIFÁSICO DE 10CV DE POTENCIA,EU PRECISO LIGAR ESTE MOTOR O MAIS RÁPIDO POSSIVEL PARA USO,PORÉM NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR POIS NUNCA LIDEI NA PRATICA COM TAL SITUAÇÃO.
    SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR?
    OBRIGADO.

  12. ola , gostei muito , sou apaixonado por eletricidade ; sou eletricista aposentado de uma grande empresa; mais hoje eu trabalho como autonomo ,gostei muito da materia ,parabens

  13. Everton, não consigo no CADe-Simu, localizar a bobina correta para o contato temporizado na conexão, na video aula tamto a bobina como o contato tem a nomeclatura “Ka”, eu só consigo bobina “K” e contato “KA”, pode me ajudar?

  14. estou prescisando por chaves fin de curso en duas esteira de transporte de carga e estou querendo saber se pode fazer o diagama para poder montarlo sendo que as esteira são independente e presciso ligar as chaves em caves de partida direta agradeço muito se poder me ajudar ……

    1. Eu posso te ajudar, mande-me o seu diagrama que envio a você uma resposta com o meu ponto de vista, criar para você se torna inviável porque não conheço as variáveis do local da instalação e também em função de tempo… Muito obrigado e um Abraço

  15. Olá Everton adorei o seu site. Gostaria de saber na simulação do CADe simu como faço para verificar o funcionamento do rele térmico. Fiz um arquivo com partida direta com chave reversora para motor trifásico, coloquei lampadas para sinalizar ligação, acionamento do motor sentido horário, acionamento do motor anti horário além da sinalização de sobrecarca. Tudo funciona mas não consigo simular a sobrecarga.

      1. O contator de carga para partida se motores, a alimentação das bobinas A1 e A2, são alimentadas A1 fase e A2 fase ou A1 fase e A2 neutro?

  16. Oi Everton, trabalho com manutenção de maquina de sorvete e estou com dificuldade em colocar em temporizador de retardo na desenergização no motor, pois ele trabalha em paralelo com o compreensor, pode me ajudar?

  17. gostaria de saber se há algum jeito de ligar e desligar um motor elétrico usando apenas 1 botão pulsante. Se caso houver algum jeito por favor, explique-me como funciona este esquema de ligação?
    Obrigado!

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