O motor de seis terminais ou popularmente conhecido como motor 6 pontas elétrico é um motor trifásico de corrente alternada esta máquina elétrica mais popular na aplicação industrial é sem sombra de dúvidas um excelente conversor de energia elétrica em mecânica. Seu surgimento se deu nas mão de Nicola Tesla  e o avanço tecnológico nos permite possuir hoje motores elétricos para todas as aplicações e seguimentos industriais (conheça o motor Wmagnet neste artigo publicado aqui na Sala da Elétrica, Clique Aqui).

Partindo da premissa que você conhece o motor elétrico trifásico de indução trataremos neste artigo sobre os tipos de fechamentos dos enrolamentos de motores elétricos trifásicos com seis terminais (motor 6 pontas). Lembre-se que o motor fornece a opção de seis terminais para permitir a alimentação através de dois níveis distintos, por exemplo 220V e 380V. Temos portanto dois tipos de fechamentos para este tipo de motores, são eles:

motor 6 pontas

    1. Fechamento em triângulo
    2. Fechamento em estrela

Artigos Relacionados a este:

[button size=medium style=less_round color=blue align=none url=]Motor Elétrico Trifásico[/button][button size=medium style=less_round color=green align=none url=]Motor de 12 Pontas[/button][button size=medium style=less_round color=red align=none]Comandos Elétricos[/button]

Fechamento em Triângulo (Motor 6 Pontas)

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação . O fechamento em triângulo proporciona o fechamento na menor tensão suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em triângulo será para a tensão de 220V.

Será possível entender na ilustração abaixo como realizar o fechamento em triângulo do motor elétrico trifásico, observe que os terminais 1-6, 2-4  e 3-5 são interligados entre sí e estas pontas são interligadas com a rede de alimentação trifásica.

motor 6 pontas

Fechamento em Estrela (Motor 6 Pontas)

Bom, como vimos, a maioria dos motores apresentam pontas 6 e para podermos ligá-lo ao maior nível de tensão disponível devemos fecha-lo em estrela.

Este fechamento é basicamente o mais simples de ser desenvolvido, observe que o fechamento se dá com a a realização do curto circuito dos terminais 4-5-6 e realiza-se a alimentação trifásica utilizando os terminais 1, 2 e 3. Veja a seguir uma ilustração deste fechamento.

motor 6 pontas

 

Conheça o Motor de 12 Pontas e seus fechamentos

Agora que já conhece o fechamento do motor 6 pontas vamos dar um passo a frente, conheça também o fechamento de motores elétricos de 12 pontas, Clique a aqui para ir ao artigo

Atualmente Comandos Elétricos deixou de ser simplesmente uma capacitação da área industrial e a cada dia que passa, invade todos os demais setores como residenciais e comerciais por exemplo.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso de Comandos Elétricos, onde abordamos os principais assuntos e tendências sobre comandos elétricos, além de aulas práticas.

Não perca esta oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos.

Para saber mais acesse a página  aqui  e fique por dentro dos principais assuntos sobre comandos elétricos.

Motor 6 pontas trifásico
4.5 (90%) 6 votes

Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Este post tem 12 comentários

  1. Parabéns pela iniciativa Everton.
    gostei muito do site.

  2. Parabens pela pagina cara, é de grande utilidade. um abraço!

  3. Everton,
    Não tenho conhecimento em elétrica, mas sou muito curioso. Estou tentando montar seis bobinas de seis pontas em estrela. O vídeo (https://youtu.be/eizTKZ4Y7P4) não explica a ligação. Se possível, podes me indicar algum site que tenha o esquema?
    Edson.

  4. Obrigado Everton!

  5. Muito bom a sala da eletrica, sou estudante de eletroeletronica e suas postagens me ajudam muito!!! valeu

  6. valeu everton muito bom o site nos ajuda muito afinal estamos sempre aprendendo e vendo coisas diferentes deus te abençoe

    1. Olá Ubirajara, eu que agradeço a sua visita, seja sempre muito bem vindo a Sala da Elétrica e sempre que precisar entre em contato. Um Abraço!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/
1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação
Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial
Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post


Semana método lide express
Avalie este Post