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Motor Elétrico Trifásico: As 7 Principais características

  • abril 03, 2017
  • Comandos
  • 20 comentários

Home Elétrica Comandos Motor Elétrico Trifásico: As 7 Principais características

Conheça As 7 Principais características do motor elétrico trifásico na hora de realizar a substituição do motor e aprenda os significados

Principais Características na Placa do Motor Elétrico Trifásico: Substituir um motor elétrico trifásico não é algo tão comum, no entanto, não tenho dúvidas que você ainda passará por isso (se é que ainda não passou), então, conhecer estas 7 características fundamentais é muito importante para você.






As 7 Principais características do motor elétrico trifásico:

Abaixo, você verá as 7 principais características do motor elétrico trifásico.

Motor Elétrico Trifásico

1. A potência elétrica do motor

A potência Elétrica do Motor

Como você pode ver, a potência elétrica do motor está expressa em:

  • kW (HP-cv)

Ou seja, esse motor tem 0,25 kW ou (0,33 cv)

2. A tensão de alimentação do motor trifásico

A tensão de alimentação

Agora sabemos que este motor pode ser instalado em 220V ou 380V e dependendo da situação podemos fazer um fechamento:

Volts Fechamento
220V chamado de Triângulo ou Delta fechamento triângulo ou delta
380V chamado de Estrela ou Y
(dependendo de catálogos ou até mesmo na internet)
fechamento estrela ou y

3. A corrente nominal deste motor elétrico trifásico

A corrente nominal deste motor elétrico trifásico

Significa a corrente elétrica que este motor irá aguentar.

Então a corrente elétrica representada pela letra “A” diz que:

  • A corrente elétrica pode ser 1,65 A caso instale o motor numa tensão de 220V
  • A corrente elétrica pode ser 0,955 A ( ou 955mA) caso instale o motor numa corrente de 380V

Mas porque precisamos conhecer sobre Corrente Nominal? Porque todos os sistemas de dimensionamentos estão seguindo essa corrente elétrica, na qual estará o funcionamento da corrente nominal.

4. A velocidade de rotação nominal do motor

A velocidade de rotação nominal do motor

A velocidade está expressa em 1720 RPM que significa: Rotações Por Minuto. Então, esse RPM é a rotação na ponta do eixo do nosso motor elétrico trifásico. Obs.: Para solicitar um novo motor, deve saber também sua velocidade.

5. Grau de Proteção

grau de proteção IP

O Grau de Proteção basicamente está antecedido pela sigla IP. E ele representa a capacidade que esse motor tem a penetração de sólidos e líquidos em sua estrutura física/mecânica.

Por Que é importante conhecer isso?

Porque dependendo da aplicação do motor que você estiver substituindo, vai ter que colocar um motor com a mesma capacidade de proteção ou maior para evitar até mesmo gastos financeiros excessivos.

“Quanto maior o Grau de Proteção do motor, maior o custo de aquisição dele”.

6. IP/IN fator que define a corrente de partida

IP sobre IN do motor

IP/IN deste motor é de 4,5. Esse valor simboliza quantas vezes a corrente nominal será multiplicada para encontrar qual a corrente de partida. Vamos supor que a tensão é de 380V e a corrente de partida de 1 mA. Então o IP/IN é de 4,5. Sendo assim, a corrente de partida será 4,5 * 1.

Por que é importante nós conhecemos o IP/IN do motor?

De acordo com estes dados (IP/IN) você dimensionará os dispositivos de seu comando como por exemplo relés térmicos entre outro. Então se o novo motor apresentar o IP/IN diferente, é preciso recalcular novamente para identificar se vai atender, caso contrário, é importante adquirir um outro motor que supra sua necessidade.

7. Carcaça do Motor

Valor Carcaça do Motor

Neste caso nós temos o valor 63 da carcaça do nosso motor.

Mas o que significa esse valor?

Significa quais são as formas de fixação deste motor, por exemplo, esse número indica a distância entre o centro do eixo e a base do motor.

Esse é um fator muito importante também na hora de trocarmos nosso Motor.

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Comentários

  • Valmir

    Ha um erro onde se diz corrente de 220v.
    Seria tensão em 220v.

    • Responder
    • · terça, 11:55
    • Samuel Nassereddine

      Obrigado Valmir! já fiz a alteração! Fique ligado em nosso blog e também em nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/user/eletron2/videos

      • Responder
      • · quinta, 14:55
  • ROSANA VIANA CABRAL

    MUITO BOM!!!

    • Responder
    • · sexta, 12:42
  • Dionisio

    Boa tarde, ficou faltando um item importante, que define por exemplo:
    – A carcaça (com pés, sem pés).
    – Ponta do eixo ( à direita, à esquerda).
    – Fixação (Base, trilhos ou Flange FF).
    Se chama forma construtiva, e é descrita somente nos catálogos de especificações.
    Exemplo Forma construtiva B5D
    É um motor sem pés, com eixo a direita olhando de frente a caixa de ligação e com flange FF.

    • Responder
    • · domingo, 16:59
  • Dionisio

    Boa tarde, ficou faltando um item importante, que define por exemplo:
    – A carcaça (com pés, sem pés).
    – Ponta do eixo ( à direita, à esquerda).
    – Fixação (Base, trilhos ou Flange FF).
    Se chama forma construtiva, e é descrita somente nos catálogos de especificações.
    Exemplo Forma construtiva do motor apresentado no video B3D.
    É um motor com pés, com eixo a direita olhando de frente a caixa de ligação e com fixação a base ou trilhos.

    • Responder
    • · domingo, 17:06
  • Dionisio

    Erros importantes a corrigir.
    (Errado) A corrente elétrica pode ser 0,955 mA caso instale o motor numa corrente de 380v
    (Correto) A corrente elétrica pode ser 0,955 mA caso instale o motor numa tensão de 380v

    (Errado) Vamos supor que a corrente é de 380v e a corrente de partida de 1 mA. Então o IP/IN é de 4,5
    (Correto) Vamos supor que a tensão é de 380v e a corrente de partida de 1A. Então o IP/IN é de 4,5

    • Responder
    • · domingo, 17:23
    • RAPHAEL SALDANHA

      No caso ha outro erro: A corrente não é de 0,955mA e sim de 0,955A (ampere e não miliampere)

      • Responder
      • · quinta, 22:23
  • jose

    artigo muito sinceramente deu pra ampliar o sconhecimento acerca de motor

    • Responder
    • · quinta, 11:04
    • Engª Camila Andrade

      Olá José tudo bem?
      Muito obrigada!
      Que legal José, fico muito em ter agregado conhecimento com o nosso conteúdo.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

      • Responder
      • · sexta, 10:05
  • OSLEY

    Existe dois erros na parte da corrente do motor. Uma é que se a corrente em 380V é 0,955 nao é mA e sim A, visto que a grandeza está errada no postado, se for lido o certo seriam 955 uA pois a grandeza é a da casa da esquerda.
    O outro erro é em relação que o autor colocou que é a correte o motor aguenta, sendo que o certo é a corrente de trabalho norma/nominal e nao a que o motor aguenta.

    • Responder
    • · sábado, 08:28
  • Pingback: Como identificar os terminais de um motor trifásico em 3 simples passos • Sala da Elétrica

  • Michel R. Silva

    Houveram sim erros que tecnicamente não podem ser ignorados, mas devemos levar em consideração que o mais importante foi transmitir conhecimento que foi exposto de maneira direta e bem prática.
    Excelente artigo, parabéns!

    • Responder
    • · segunda, 12:55
    • Engª Camila Andrade

      Olá Michel, tudo bem?

      Muito abrigada! Ficamos muito felizes em saber que o nosso conteúdo é relvante.
      Obrigada!

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

      • Responder
      • · terça, 08:32
  • Pingback: Curso de Comandos Elétricos: Os 3 Pilares Obrigatórios - Sala da Elétrica

  • Wadson Rocha

    Como sugestão, gostaria de uma explicação de o que pode levar um motor a queimar.

    • Responder
    • · segunda, 16:36
    • Engª Camila Andrade

      Olá Wadson, tudo bem?

      Obrigada pela sugestão.
      Coloquei em nossa lista de conteúdos.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

      • Responder
      • · sexta, 16:26
  • Pedro Giupponi

    Existe um erro na escala de corrente em “A corrente elétrica pode ser 0,955 mA”, acredito que o correto seria 0,955 A.

    Muito explicativo artigo, obrigado

    • Responder
    • · terça, 17:36
    • Engª Camila Andrade

      Olá Pedro, tudo bem?

      Muito obrigada pela observação. O erro já foi acertado.
      Fico feliz em saber que gostou do nosso artigo.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

      • Responder
      • · quarta, 09:17
  • Pingback: Curso de Comandos Elétricos: 3 pilares obrigatórios indispensáveis - Sala da Elétrica

  • Caio Paiva

    Olá pessoal!
    Muito obrigado pelo feedback.

    Os erros mencionados nos comentário já foram corrigidos!

    Continue nos acompanhando.

    Atenciosamente,

    Caio Paiva – Sucesso do Cliente
    Sala da Elétrica

    • Responder
    • · terça, 11:02

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