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As 7 Principais características do motor elétrico trifásico

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Conheça As 7 Principais características do motor elétrico trifásico na hora de realizar a substituição do motor e aprenda os significados

Principais Características na Placa do Motor Elétrico Trifásico: Substituir um motor elétrico trifásico não é algo tão comum, no entanto, não tenho dúvidas que você ainda passará por isso (se é que ainda não passou), então, conhecer estas 7 características fundamentais é muito importante para você.

As 7 Principais características do motor elétrico trifásico:

#1 A POTÊNCIA ELÉTRICA DO MOTOR

A potência Elétrica do Motor

Como você pode ver, a potência elétrica do motor está expressa em:

  • KW (HP-cv)

Ou seja, esse motor tem 0,25 KW ou (0,33 cv)

#2 A TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO

A tensão de alimentação

Agora sabemos que este motor pode ser instalado em 220v ou 380v e dependendo da situação podemos fazer um fechamento:

Volts

Fechamento

  • 220v chamado de Triângulo ou Delta

 

 fechamento triângulo ou delta
  • 380v chamado de Estrela ou Y (dependendo de catálogos ou até mesmo na internet)

 

 fechamento estrela ou y

#3 A CORRENTE NOMINAL DESTE MOTOR ELÉTRICO TRIFÁSICO

A corrente nominal deste motor elétrico trifásico

Significa a corrente elétrica que este motor irá aguentar.

Então a corrente elétrica representada pela letra “A” diz que:

  • A corrente elétrica pode ser 1,65 A caso instale o motor numa tensão de 220v
  • A corrente elétrica pode ser 0,955 A ( ou 955mA) caso instale o motor numa corrente de 380v

Mas porque precisamos conhecer sobre Corrente Nominal? Porque todos os sistemas de dimensionamentos estão seguindo essa corrente elétrica, na qual estará o funcionamento da corrente nominal.

#4 A VELOCIDADE DE ROTAÇÃO NOMINAL DO MOTOR

A velocidade de rotação nominal do motor

A velocidade está expressa em 1720 RPM que significa: Rotações Por Minuto.

Então, esse RPM é a rotação na ponta do eixo do nosso motor elétrico trifásico.

Obs.: Para solicitar um novo motor, deve saber também sua velocidade.

#5 GRAU DE PROTEÇÃO

grau de proteção IP

O Grau de Proteção basicamente está antecedido pela sigla IP. E ele representa a capacidade que esse motor tem a penetração de sólidos e líquidos em sua estrutura física/mecânica.

Por Que é importante conhecer isso?

Porque dependendo da aplicação do motor que você estiver substituindo, vai ter que colocar um motor com a mesma capacidade de proteção ou maior para evitar até mesmo gastos financeiros excessivos.

“Quanto maior o Grau de Proteção do motor, maior o custo de aquisição dele”.

#6 IP/IN FATOR QUE DEFINE A CORRENTE DE PARTIDA

IP sobre IN do motor

IP/IN deste motor é de 4,5.

Esse valor simboliza quantas vezes a corrente nominal será multiplicada para encontrar qual a corrente de partida.

Vamos supor que a corrente é de 380v e a corrente de partida de 1 mA. Então o IP/IN é de 4,5.

Sendo assim, a corrente de partida será 4,5 * 1.

Por que é importante nós conhecemos o IP/IN do motor?

Se o IP/IN de um novo motor for menor que o atual, não tem problema.

Mas se o IP/IN do novo motor for maior que o IP/IN do motor atual que está instalado teremos problema, porque todos os componentes de partida daquele motor foi levada em consideração para o dimensionamento deles, inclusive o IP/IN.

Então se o novo motor tiver o IP/IN superior, é preciso recalcular novamente para identificar se vai atender, caso contrário, é importante adquirir um outro motor que supra sua necessidade.

#7 CARCAÇA DO MOTOR

Valor Carcaça do Motor

Neste caso nós temos o valor 63 da carcaça do nosso motor.

Mas o que significa esse valor?

Significa quais são as formas de fixação deste motor, por exemplo, esse número indica a distância entre o centro do eixo e a base do motor.

Esse é um fator muito importante também na hora de trocarmos nosso Motor.

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As 7 Principais características do motor elétrico trifásico
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Samuel Nassereddine Jovem de 23 anos, amante do conhecimento. Atuando como Desenvolvedor de Estratégias de Inbound Marketing, Desenvolvedor Web e Designer.

Comment(18)

  1. Existe um erro na escala de corrente em “A corrente elétrica pode ser 0,955 mA”, acredito que o correto seria 0,955 A.

    Muito explicativo artigo, obrigado

    1. Olá Pedro, tudo bem?

      Muito obrigada pela observação. O erro já foi acertado.
      Fico feliz em saber que gostou do nosso artigo.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    1. Olá Wadson, tudo bem?

      Obrigada pela sugestão.
      Coloquei em nossa lista de conteúdos.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  2. Houveram sim erros que tecnicamente não podem ser ignorados, mas devemos levar em consideração que o mais importante foi transmitir conhecimento que foi exposto de maneira direta e bem prática.
    Excelente artigo, parabéns!

    1. Olá Michel, tudo bem?

      Muito abrigada! Ficamos muito felizes em saber que o nosso conteúdo é relvante.
      Obrigada!

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  3. Existe dois erros na parte da corrente do motor. Uma é que se a corrente em 380V é 0,955 nao é mA e sim A, visto que a grandeza está errada no postado, se for lido o certo seriam 955 uA pois a grandeza é a da casa da esquerda.
    O outro erro é em relação que o autor colocou que é a correte o motor aguenta, sendo que o certo é a corrente de trabalho norma/nominal e nao a que o motor aguenta.

    1. Olá José tudo bem?
      Muito obrigada!
      Que legal José, fico muito em ter agregado conhecimento com o nosso conteúdo.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  4. Erros importantes a corrigir.
    (Errado) A corrente elétrica pode ser 0,955 mA caso instale o motor numa corrente de 380v
    (Correto) A corrente elétrica pode ser 0,955 mA caso instale o motor numa tensão de 380v

    (Errado) Vamos supor que a corrente é de 380v e a corrente de partida de 1 mA. Então o IP/IN é de 4,5
    (Correto) Vamos supor que a tensão é de 380v e a corrente de partida de 1A. Então o IP/IN é de 4,5

  5. Boa tarde, ficou faltando um item importante, que define por exemplo:
    – A carcaça (com pés, sem pés).
    – Ponta do eixo ( à direita, à esquerda).
    – Fixação (Base, trilhos ou Flange FF).
    Se chama forma construtiva, e é descrita somente nos catálogos de especificações.
    Exemplo Forma construtiva do motor apresentado no video B3D.
    É um motor com pés, com eixo a direita olhando de frente a caixa de ligação e com fixação a base ou trilhos.

  6. Boa tarde, ficou faltando um item importante, que define por exemplo:
    – A carcaça (com pés, sem pés).
    – Ponta do eixo ( à direita, à esquerda).
    – Fixação (Base, trilhos ou Flange FF).
    Se chama forma construtiva, e é descrita somente nos catálogos de especificações.
    Exemplo Forma construtiva B5D
    É um motor sem pés, com eixo a direita olhando de frente a caixa de ligação e com flange FF.

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