Neste artigo trataremos sobre a mais usual das partidas indiretas de motor elétrico trifásico a partida estrela triângulo.
Como o próprio nome já diz, este sistema realizará uma partida do motor trifásico em um fechamento estrela e após alguns segundos, quando o motor já partiu, o sistema irá migrar para o fechamento triângulo, vale lembrar que o intuito desta e de qualquer uma das partidas indiretas é reduzir a corrente elétrica no instante da partida (arranque) do motor elétrico trifásico.
Atente-se que neste caso é fundamental que o motor a ser utilizado possua em sua caixa de ligação, no mínimo, seis terminais de conexão pois o fechamento das bobinas será realizado com auxílio dos contatores que compõem o sistema da partida estrela triângulo.
NOTA: Antes de iniciarmos, vale lembrar que todo esforço em reduzir a corrente de partida produz uma diminuição do torque no motor, logo, por mais que aparente ser simples, a partida estrela triângulo deve ser aplicada corretamente em casos já previamente estudados para que não ocorra problemas no start-up do projeto.
Porque usar a partida estrela triangulo
Assim como as demais partidas indiretas que conhecemos, a partida estrela-triangulo também tem como principal objetivo reduzir a corrente de partida do motor, para que assim a corrente de partida seja menor, fazendo com que a partida seja mais suave e consequentemente mais viável para a maioria das aplicações.
Caso queira entender melhor o porquê a corrente é menor na partida estrela-triangulo veja nosso vídeo aqui
Características
Como já sabemos, a partida estrela triângulo proporciona a redução da corrente elétrica do motor elétrico trifásico através do tipo de fechamento do motor, ou seja, realiza a partida em dois estágios.
Para isto, o motor deve possuir no mínimo seis terminais em sua caixa de ligação, para que assim seja possível, através do seu fechamento, receber até dois níveis de tensão (normalmente 220V e 380V).
Diagramas
O motor utilizado para este tipo de ligação, deve ter a possibilidade de, no mínimo, dois tipos de fechamento de suas bobinas, o fechamento em estrela ou triângulo. Desta forma, observe nas ilustrações a seguir o esquema elétrico que representa estes dois fechamentos em um motor de seis terminais, logo, três conjuntos de bobinas:
Fechamento Triangulo
O Fechamento triângulo tem por definição permitir com que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V
Fechamento Estrela
O Fechamento estrela tem por definição permitir com que o motor receba o maior nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.
Funcionamento
Não existe mágica, para alcançar o objetivo principal (redução da corrente elétrica) existem somente duas possibilidades, a redução da tensão elétrica ou a redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor (esta última é impossível para o motor do tipo gaiola de esquilo).
Sendo assim, para reduzir a corrente de partida, a partida estrela triângulo faz o seguinte:
Conceito
1º Estágio
Inicialmente o motor recebe a alimentação de 220V da rede de alimentação em seus terminais, neste momento o motor está na configuração “fechamento estrela”, proporcionado através do acionamento dos contatores K1 e K3 conforme a ilustração abaixo:
Como dito anteriormente, a tensão inserida no motor neste instante é de 220V. No entanto, sabemos que este fechamento existe para que seja possível a inserção do nível de tensão de 380V, desta forma, a tensão elétrica é dividida internamente em suas bobinas resultando em uma tensão de 127V (e deveria, teoricamente, ser de 220V). Ocorre então a redução da tensão elétrica no momento da partida do motor reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida (Ip).
NOTA: Com a diminuição da tensão e respectivamente a redução da corrente de partida teremos inevitavelmente a redução do torque do motor. Podemos afirmar que a corrente de partida será reduzida para 1/3 da corrente nominal, logo, se a corrente de partida do motor for de 100A, com esta opção de partida em estrela triângulo teremos uma corrente de 33A e respectivamente a redução de torque é na mesma proporção, ou seja, diminui para 1/3 do torque nominal.
2º Estágio
O motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isto, após alguns segundos (estabelecido pelo fabricante do motor) a partida deve assumir o fechamento triângulo permitindo ao motor elétrico que receba tensão elétrica nominal de 220V em cada uma de suas bobinas. Portanto, na partida estrela triângulo, após a partida do motor, teremos o fechamento triângulo sendo executado pelos contatores K1 e K2, observe a ilustração:
Com isto temos a partida de motor elétrico trifásico através da partida indireta estrela triângulo.
Para o seu melhor entendimento, observe passo a passo a seguir:
Vantagens
- Redução da corrente de partida para 33% da corrente nominal
- Sistema sem limite máximo de manobras
- Baixo custo (em relação à chave compensadora)
- Torque 1/3 menor que o torque nominal, consequentemente a partida é mais suave.
Conclusão
Você pôde observar que a partida estrela-triângulo é uma das partidas indiretas mais utilizadas. Além do baixo custo, esta ligação possibilita também a partida mais suave do motor e a redução de 1/3 da corrente nominal. Lembrando também que esta ligação permite que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V.
Saber como e quando utilizar este tipo de ligação é bastante importante, assim como sempre se atentar para aplicar os conhecimentos da forma mais segura possível, evitando assim, possíveis acidentes elétricos.
Pensando nisso, desenvolvemos o curso de Comandos Elétricos, onde abordamos os principais assuntos e tendências sobre comandos elétricos, além de aulas práticas. Não perca esta oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos saiba mais aqui.
Para conhecer mais sobre as principais funções de comandos elétricos, acesse aqui: comandos elétricos.
Para saber um pouco mais sobre a partida estrela-triângulo assista ao vídeo abaixo, onde você vai encontrar informações mais detalhadas sobre esta ligação.
Marnon Alves Cardoso
26 set 2018Olá Everton no 1 estágio foi dito que o motor recebe 220v em fechamento estrela não entendi no caso seria um sistema 220\127 onde 220 seria no caso em estrela e 127 triângulo
Sivi Maziku
19 set 2018Mas o vídeo está muito bom, só mesmo essa parte aí que já mencionei está confuso.
Sivi Maziku
19 set 2018Sugiro que dê uma olhada no subtítulo “Fechamento em estrela”, especialmente na parte que diz: “por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.” Está meio confuso, porque é a mesma afirmação que fazes para o fechamento em triângulo.
Obrigado pela atenção.
Edson
3 set 2018Vc disse q o k3 tem q entrar primeiro. Mas no seu esquema k1 entra junto com ele. Teria q tirar a passahem debaixo do botao q liga e deixar somente abaixo do contato de k3.
Yanick Emanuel Badila
18 jul 2018Porque que impossível realizar a redução das resistências elétricas das estruturas físicas dos enrolamentos do motor num motor com o rotor em gaiola de esquilo
Eng ° Everton Moraes
16 ago 2018Olá Yanick, para a redução de corrente em um motor com rotor bobinado nós variamos a resistência do enrolamento do rotor, é impossível no motor tipo gaiola porque ele não possui bobinas no rotor, se nós alterarmos a resistência do estator nós teríamos as características do motor prejudicadas, por isso não colocamos banco de resistores no estator
Willian santos
9 jul 2018Olá,Quero parabenizar pelo site, está uma.otima explicação sobre uma chave estrela triângulo.
Gostaria de tirar uma dúvida é possível instalar uma chave estrela triângulo em um motor de 200 CV com 6 terminais e tensão única de 440 volts?
Eng ° Everton Moraes
16 ago 2018Olá Willian, muito obrigado, será possível sim mas neste caso você precisaria realizar a partida de 760V / 440V, mas o aconselhável é você colocar um soft starter neste motor
Sivi Maziku
19 set 2018Não conseguia fazer um comentário, então decidi tentar na resposta dum comentário. Desde já desculpem.
Everton, sugiro que dê uma olhada no subtítulo “Fechamento em estrela”, especialmente na parte que diz: “por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.” Está meio confuso, porque é a mesma afirmação que fazes para o fechamento em triângulo.
Obrigado pela atenção.
Rafael
21 maio 2018Caro Professor e pessoal do Sala da Elétrica; acredito que exista um erro conceitual na explicação. Temos nos sistemas trifásicos tensões de linha (Vl) fixas. Sendo as tensões de fase em relação ao neutro igual a 220V, teremos tensões de linha (fase-fase) iguais a 380V. Há uma contradição nas figuras 1 e 2, onde na figura 2 as tensões de linha são 380V e na figura 1 as tensões de linha são 220V, note que sendo o mesmo sistema elétrico as tensões de linha serão idênticas. A explicação para que a corrente de rede na configuração estrela seja 1/3 da corrente rede na configuração triângulo está na resistência das bobinas. Sabendo-se que as impedâncias das bobinhas são idênticas (R), na configuração estrela temos que a impedância de fase é igual a R, submetida à Vf = 220 V gera Ifγ = Irede = 220/R. Enquanto que na configuração triângulo temos as mesmas resistências R rearranjadas em triângulo, para calcular a corrente de rede na configuração triângulo, pode-se convertê-lo em estrela, fazendo o cálculo da impedância equivalente (de Δ para γ) das bobinas encontra-se Req = (R/3), sendo a tensão de linha (Vl) igual à 380 V para tal sistema elétrico, temos que a tensão por fase (VfΔ = Vl/√3) é 220V, calcula-se então a IfΔ = Irede = 220/Req = [220/(R/3)] = 3*(220/R). Temos que a relação entre as correntes de linha de estrela e triangulo: Ifγ / IfΔ = (220/R) / [3*(220/R)] = 1/3.
marcelo
15 fev 2018bom dia everton, esquema eletrico estrela triangulo e o mesmo em 220v e 380 v?
Engª Camila Andrade
16 fev 2018Olá Marcelo, tudo bem?
No fechamento estrela triângulo, o que devemos prestar atenção que no fechamento estrela a VF= VL/ (raiz quadrada de 3), e no fechamento triângulo VF=VL.
O esquema elétrico do fechamento estrela-triângulo sempre será o mesmo, o que vai mudar será a tensão de linha (VL) e a tensão de fase (VF).
Espero ter ajudado.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Vitor
25 dez 2017Bom dia! Tenho um motor de 200cv com partida estrela triângulo, numa bomba d’água. Estou modificando o jeito de puxar água na bomba com válvula de pé, agora a bomba arranca pesada e o motor não consegue atingir a rotação no primeiro estágio, só quando troca o estágio é que ele atinge sua rotação? O que faço? Aproximar a troca de estágio?
Lucas
28 ago 2017Everton eu tenho uma bomba de 60 CV eu posso colocar uma partida estrela triângulo tem um limite máximo de quantos CV pode se aplicar essa partida
Engª Camila Andrade
29 ago 2017Olá Lucas,
Não existe efetivamente um limite. O que sabemos é que a corrente de pico e o torque serão reduzidos para 1/3. Ou seja, se Ip = 10A então teremos uma corrente de 3,33A, se temos um torque de 100N então com a partida estrela triângulo teremos 33N.
Qualquer dúvida estaremos a disposição.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Eletrica.
Gabriel
18 set 2018Boa noite Lucas
Na realidade a concessionária de energia limita a potência dos motores para a aplicação da chave estrela-triângulo nos casos em que o consumidor não possui subestação própria. Ou seja, o consumidor está conectado diretamente na rede de B.T. da concessionária.
Na maioria das concessionárias, os limites são:
– 7,5CV < P < 25CV para redes 380/220V
– 5CV < P < 15CV para redes 220/127V
Atenciosamente,
Gabriel de V. Vieira
Engº Eletricista
Professor Instituto Federal Sul-riograndense
Pingback: Dimensionamento Estrela Triângulo • Sala da Elétrica
Raimundo da Silveira Vidal
30 jul 2017boa noite meu caro everton quais as potencias em amperes dos contatores e rele termico para ligar um motor eletrico trifasico de 125cv.num comando estrela triangulo em 22o volts
Fidalgo
28 jul 2017especificamente, no nordeste as tensões disponíveis são 220v entre fase e neutro; 380v entre fase e fase. os nossos trafos recebem 13,8kv em triângulo e rebaixo para 380v/220v em sistema estrela( Y). No meu entendimento In=(P/1,73xVx fp. rend). a partida seria em tensão maior com o funcionamento em regime com a tensão menor 220V, e esta tensão de 220v( f-f) não é disponivel.
As tensões nominais dos motores, dados de placa são para tensões nominais de 220v(F-F) ou 380(f-f),
Gabi
19 jul 2017Gostaria de saber quais os equipamentos necessários para esse tipo de instalação.
paulo
1 jul 2017paulo cesar simionato
Eduardo Pinto de Oliveira
16 jun 2017Everton, boa noite!
estou com um pepino pra resolver e talvez precise de ajuda.
tenho um quadro de comando de ventiladores de uma escada pressurizada.
este quadro está mexido e não existe nenhum esquema de ligação no local.
genericamente você poderia me fornecer um esquemático já existente, talvez eu tenha que desmontar tudo para começar do zero.
São dois motores de 7CV
tem um MODULO LOGICO RELOGIO 12ES 100240VCA
dois temporizadores DTE-1 (um para cada motor)
Temporizadores com retardo na energização multiescala
Tipo: JTE-1/10, DTE-1/10, DTE-11/10, JTER-1/1
e as chaves magnéticas e relé térmico do circuito de partida estrela triângulo.
Pode me ajudar?
Vitor Sá
13 jun 2017O site está de parabéns!! com ótimos artigos
Engª Camila Andrade
15 jun 2017Obrigada Vitor!
Ficamos muito felizes em ver que gostou do artigo.
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
raul
12 jun 2017ola…deixe-me perguntar algo…existe um motor ao sistema de bomba de vacuo..perde u rendimento o ar ficou fraco..durante a manutençao constatou-se que haviam 6 pontas ligadas da seguinte forma…
ponta 1 isolada
ponta 2 , 3 e 4 + uma ponta do capacitor
ponta 5 outra ponta do capacitor
ponta 6 fase
RODOU VARIOS ANOS ASSIM
entao..foram medida as bobina e a numeração do cabemento nao batia.. com o padrao…tipo o 1 e 4 nao eram da mesma bobina assim como 3 e 6…e quanto se acertou tudo identificando a bobinas e ligando as fases o motor ronca mas nao gira….uma coisa o deste de polaridade…pode acarretar esse problema se mal feito..ou memo se nao o fizer…grato
Eng ° Everton Moraes
15 jun 2017Olá Raul, tudo bem? quando o assunto em questão é o motor monofásico de 6 terminais temos o seguinte:
Bobina 1 – terminal 1 e 2
Bobina 2 – terminal 3 e 4
Bobina 3(auxiliar) + capacitor – terminais 5 e 6
Para liga-lo em 127V deve ser unidos:
– Terminais 1, 3 e 5 + Fase
– Terminais 2, 4 e 6 + Neutro
Para liga-lo em 220V deve ser unidos:
– Terminal 1 e 5 + Fase L1
– Terminal 3, 2 3 6 Isolados
– Terminal 4 + Fase L2
Esta é a maneira correta de realizar a ligação deste motor monofásico que você está utilizando
Lucas Nirio Reis Texeira
9 jun 2017Parabéns, pelo seu trabalho Everton!
Além de dispor de informações de muita utilidade, está muito bem explicado e organizado.
Estava a alguns dias procurando uma explicação do funcionamento de partidas estrela-triângulo e a sua foi a única que me ensinou como funciona.
Engª Camila Andrade
9 jun 2017Que legal Lucas!
Ficamos muito felizes em ver que te ajudamos de alguma forma.
Att, Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica
Andresson Ferreira
4 jun 2017Boa noite, primeiramente gostaria de elogiar o site, achei muito interessante e didático.
Porém nas figura que você fala sobre triangulo e estrela, onde você fala sobre estrela, foi escrito assim” por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.” o certo seria, “por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento ESTRELA permitirá a inserção da tensão 380V.” pois se trata de ligação estrela!
Rafael
4 jun 2017Bom dia amigo
Eu tenho um motor de 12 pontas 220/ 380/440/760, ele está ligado em 220 duplo triangulo, eu não tenho 380 para fechar em estrela triangulo! Existe alguma forma deu fechar ele para estrela triangulo em 220 trifásico?
Felipe Moret
25 jul 2017Rafael Bom dia você tem como fechar em dupla estrela para a partida e em seguida duplo triângulo para funcionamento usando a mesma regra e padrão citado pelo Everton neste Post.
Jeferson
18 maio 2017estou curtindo essa pagina passo a passo
ROSANA VIANA CABRAL
5 maio 2017PARABÉNS MUITO BOM ESSE MATERIAL. A PROPOSITO HÁ ALGUM OUTRO MATERIAL COM ESSA MESMA CARACTERÍSTICA FALANDO APENAS DE LIGAÇÃO ESTRELA E OUTRO DE LIGAÇÃO TRIANGULO?
Danilo
27 abr 2017Existe alguma lei ou norme que solicite realizar partida diferente da partida em motores eletricos trifásicos acima de 30cv?
Danilo
27 abr 2017Diferente de partida direta, como estrela/triangulo ou chave compensadora, ou softstarter ou inversor de frequencia?
thiago henrique da silva
6 abr 2017no estrela / triangulo , queria saber como fica ligado quando motor tem 9 pontas e 12 pontas ,obrigado
ercnet
31 mar 2017a imagem do comando está muito estranho, esse comando está errado. quando soltar o botão de emergência a contactora C1 entra. A botoeira S2 não tem utilidade.
L. Sousa
10 mar 2017Boa noite. É possível fazer a partida estrela triangulo em um motor trifásico 220/380v de 6 pontas apenas com a tensão de fase 220v?
giam carlos figueira
19 jan 2017Ola Everton!
Em um motor trifasico tensoes 220 e 380 volts é possivel partida estrela triangulo somente com tensão de 380V, sendo este motor de 6 pontas?
Gilberto
29 nov 2016Muito bom! ta me ajudando muito kara!
Thiago André Cardoso
28 out 2016Já tentou revisar o material? Acho que tem algo errado sobre os fechamentos e suas alimentações.
Leandro Dias
29 set 2016amigo tenho um motor de 15 cv que parte se euligar direto, ma quando coloco a estrela trinagulo ele nao parte pq?
Jayme Luiz
6 nov 2016observe a ligação, pode estar errada
JOSE ANDERSON BENTO
22 set 2016TENHO UM MOTOR DE 40 CV VOU INSTALAR ELE PARA IRRIGAR UMA HORTA SERA PRECISO UMA CHAVE ESTRELA TRIANGULO PARA REDUZIR A CORRETE DE PARTIDA ?
Jayme Luiz
6 nov 2016sim, ou usar uma chave compensadora,
wando silva
24 jul 2016A partida estrela triangulo nao é complicada de entender . É preciso deixar algumas coisas esclarecidas!
Primeiro; voce precisa de no minimo um motor de 6 terminais.depois este motor deve ter sua contrucao feita para duas tensoes. Ex:220/380
Segundo : para se fazer a partida estrela triangulo desse motor, você precisa alimentar obrigatoriamente esse motor na menor tensao. Por que isto? Se esse motor foi contruido pra duas tensoes, por exemplo, 220/380, entao para partilo-lo, voce deve ligalo a rede em 220 v.pois quando voce fechar os terminais, através dos contatores, em estrela , a tensao de alimentacao sera 220/rais de 3, que sera igual a 127 . E quando você fechar em triangulo o motor receberá os 220 da rede.
Paulo Antunes Pinto
6 abr 2016Boa noite.Tenho um motor WEG 11CV está ligado em estrela triangulo em uma rede elétrica trifásica 220v, as vezes funciona normal, mas com alguns acionamentos começa a desarmar o disjuntor, já testei se estava em massa ou aberto mas está normal e resistência das bobinas iguais. O que posso fazer?
Jayme Luiz
6 nov 2016ponha um alicate amperímetro, e messa a corrente de todas as fases, observe se está dentro do padrão se estiver, olhe o disjuntor e observe se ele corresponde a maior corrente, se não troque-o se sim observe o aterramento pode estar havendo uma fuga.
Valdir Silva
17 mar 2016Uma pergunta ? Um motor com 2cv apenas,tipo exaustor de coifa,faz se necessario uma ligaçao estrela triangulo ou a partida direta com com um rele ff ja resolve o problema, Pergunto pq o meu eng teima em querer liga lo em estrela ?
Jayme Luiz
6 nov 2016um motor de 2 vc, não deve ter seis pontas mas se tiver não ponha partida estrela triangulo só é recomendado para motor de 5 cv pra cima
Natan OLiveira
16 mar 2016Boa tarde, Preciso de referencia normativa que indica numero maximo de partidas em um determinado tempo para partida direta e partida estrela triangulo.
Jayme Luiz
6 nov 2016acionamentos elétricos, claiton moro franchi. 3ª edição
Paulo Silva
14 mar 2016Bom dia, estou com um motor que possui uma partida estrela triângulo e era ligado em um rede 220v trifásica.
Agora preciso ligar essa partida estrela triângulo em uma rede 380v trifásica.
Já fiz partida direta nesse motor em 380v. Gostaria de saber se posso simplesmente ligar o 380v onde era ligado o 220 na partida estrela triângulo. Obrigado!
Allan Andrade
1 dez 2015Minha duvida é eu sendo projetista quando indicar a utilização em detrimento da outra?
Junior
31 out 2015Prezado,Estava estudando um pouco de chave estrela-triangulo e me deparei com essa questão. Você poderia me ajudar?
Na sua opinião, a afirmativa 3 é Verdadeira ou Falsa?
Essa mesma questão já possuiu dois gabaritos, Letra B e Letra C.
Fiquei confuso, pois achei a questão ambígua e queria a opinião de algum professor.
Desde já agradeço.
Felipe Manoel
11 nov 2015Bom dia colega. Sou professor de eletricidade. A afirmativa 3 é falsa (C incorreta), pois existem motores com mais de seis terminais acessíveis, exemplo motores 12 terminais da siemens.
Link para consulta: http://w3.siemens.com.br/drives/br/pt/conversores/conversores-bt/sinamicsv/sinamics-v20/documentacao/faqs/Documents/Motores%20-%20Guia%20de%20Instala%C3%A7%C3%A3o.pdf
Att.
Jackson Woshy
26 maio 2016Letra C
Jayme Luiz
6 nov 2016estou de acordo c
tarso
26 out 2015boa noite Everton gostaria de saber qual a diferença de uma chave compensadora soft start pra um inversor de frequência
Everton Moraes
11 nov 2015Olá Tarso, O Soft Start tem a finalidade de controlar/reduzir a corrente de partida do motor, o inversor de frequência tem como objetivo principal o controle da velocidade, existem hoje modelos de inversor de frequência que além de controlar a velocidade ainda faz o papel do softstarter também…
Tiago Almeida
21 out 2015olá vc teria um curso on-line de montagem de painéis?
geragodoy
5 out 2015OLA PESSOAL, A PARTIDA ESTRELA/TRIANGULO DEPENDE MUITO DA EMPRESA, TRABALHEI EM UMA EMPRESA TÊXTIL QUE OS MOTORES ACIMA DE 7,5 CV TODOS PARTIAM EM ESTRELA/TRIANGULO, AGORA TRABALHO NO MAIOR GRUPO SUCROALCOOLEIRO DO PAÍS E AS PARTIDAS SÃO TODAS QUANDO NÃO DIRETAS FEITAS ATRAVÉS DE CHAVE COMPENSADORA, SOFT START E INVERSORES DE FREQUÊNCIA PELO MENOS NA UNIDADE ONDE TRABALHO NÃO EXISTE ESTRELA/TRIANGULO.
alexandre
2 mar 2016as partidas estrela triangulo ou com chave compensadora são ultrapassadas, as empresa que tem um investimento maio e estão querendo modernizar as partidas são soft ou inversor muito melhor em minha opinião particular.
Adam Knight
10 set 2015Se na partida , inicialmente em estrela a tensão é maior e a corrente é menor, seria correto afirmar que o conjugado também é elevado devido o conjugado ser proporcional ao quadrado da tensão?
E em triângulo a tensão é menor e a corrente maior , o conjugado seria menor em relação ao conjugado do fechamento em Estrela?
Alguém poderia me esclarecer isso?
Felipe Manoel
11 nov 2015Na partida estrela tanto a tensão quando a corrente são menores, por conta da tensão maior. A proporção é o valor em triângulo dividido por raíz de 3 (aprox. 1,73). Abs.
thales santana abrante
29 jun 2015qual a conclusão disto?
FLAVIO ALVES
17 jun 2015BOA TARDE,
CARO AMIGO.
TENHO UM MOTOR TRIFASICO COM SEGUINTES CARACTERISTICAS
CV = 4.0
REND. = 0.70
COS = 0,60
QUAL A LIGAÇÃO DEVO FAZER?
Estrela Triângulo?
ATT
FLAVIO ALVES
31 – 9748-0046
wando silva
24 jul 2016Partida direta
Afonso Henrique
8 jun 2015“Não existe mágica, para alcançar o objetivo principal (redução da corrente elétrica) existem somente duas possibilidades, a redução da tensão elétrica ou a redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor (esta ultima é impossível para o motor do tipo gaiola de esquilo).”
Caro Everton, muito bom seu site, parabéns pela iniciativa. No texto você afirma que para diminuir a corrente de partida existem duas possibilidades, a redução da tensão elétrica e/ou a redução da resistência elétrica dos enrolamentos do rotor. O correto seria o aumento da resistência das barras do rotor, não a diminuição. Pois na partida o escorregamento é unitário e a resistência do rotor vai ser menor do que quando ele estiver operando em regime permanente. Então para diminuir a corrente é necessário aumentar a resistência rotórica. O que não é possível para um motor gaiola de esquilo.
Marco Antonio
5 jun 2015Sua explicação (na parte que contém as primeiras imagens da ligação estrela triângulo) existe um equívoco. Está escrito que “O Fechamento Triângulo tem por definição permitir com que o motor receba o menor nível de tensão” e que o estrela fornece o maior nível de tensão. Está errado. O correto é estrela = menor tensão e triângulo = maior tensão. Vai dar um nó na cabeça de quem está aprendendo. Por favor corrija.
Eng ° Everton Moraes
11 jun 2015Olá Marco, tudo bom? não está errado, o correto é sim triângulo para tensões menores e estrela para tensões maiores.veja esta imagem AQUI
Júlio César
6 dez 2015Realmente está bem confuso. Se começa com menor tensão para suavizar a partida, como que começa m Estrela que é a de maior tensão?
Antonio Oliveira
17 maio 2015Oi Everton, minha duvida é a seguinte: Na tensao de fase 220V e tensao de linha 380V utilizando a partida estrela/trinagulo o motor parte fechando em estrela 380V e após a contagem de tempo retorna para trinagulo 220v, neste caso o mtor nao permaneceria trabalhando numa tensao menor?
Eng ° Everton Moraes
20 maio 2015Não, pelo contrário, se analisar a tensão elétrica será a nominal sendo que o motor neste momento ficará com seu fechamento em triângulo, exatamente o fechamento para a tensão de 220V. No primeiro estágio que alimentamos com 220V e fechamos em estrela sim temos uma tensão reduzida nas bobinas e por consequência a corrente também reduz, mas isso é somente para a partida e durante um intervalo de tempo curto…
Manuel bauluane
25 mar 2015ola, professor, ajude me por favor porque existe a ligacao estrela triangulo, quando a usamos e quando nao podemos a usar e porque?
emerson
15 dez 2014ola! Everton gostaria de saber como faço para fazer um fechamento de um motor 3~ quando o mesmo não tem nenhuma identificação.
Fabrício
8 dez 2014Olá Everton,
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site.
Estou com uma dúvida, estou com um gerador 220/110 3~ + N 38kVA. Consigo instalar motores trifásicos nessa rede, são motores de 10cv. consigo partir-los com triangulo-estrela?
Diego Braz
4 out 2014Você poderia me explicar qual a diferença de um diagrama de potencia e um diagrama de comando??
Robson oliveira martins
4 jan 2014se a ao invés de 220 v fosse 440 v a alimentação, o fechamento seria o mesmo?
Eng° Everton Moraes
5 jan 2014Bom! será um pouco diferente, o fechamento muda um pouco.
estarei criando um artigo sobre este assunto e em breve colocarei aqui na Sala da Elétrica, Assino a Newsletter que receberá em seu e-mail…
Um abraço
emerson
31 dez 2013gostaria que vc mandasse o arquivo pdf com as 10 partidas de motores nao consegui baixar pode mandar no meu imail emersoncohab@hotmail.com
Eng° Everton Moraes
5 jan 2014Olá Emerson, já te encaminhei por e-mail
Miguel Araujo Filho
21 dez 2013Olá professor Everton boa noite. eu gostei muito desse site o mesmo é muito educativo para nos apaixonados pela eletricidade, espero muito contar com você quando eu tiver minhas duvidas que as mesma serão mitas rsrsrsrs. do seu amigo miguel.
Seneval Martins
17 dez 2013estou com dificuldade em relacionar os códigos u1,v1, w1,u2,v2,w2, com os numeros 1,2,3,4,5,6 obrigado.
leandro
16 dez 2013estou começando agora nessa área e é bem legal aprender mais aqui no site
Daniel
4 dez 2013como é o fechamento do motor 12 pontas em estrela triângulo, a minha nominal é 380v e a marcação dos cabos é por letras ex:(u1,v1,w1…) por favor me mande resposta?
geragodoy
5 out 2015O MOTOR COMUM 12 PONTAS NÃO PODE SER LIGADO EM ESTRELA/TRIANGULO NA TENSÃO 380V, PRECISA SER UM MOTOR COM BOBINAMENTO 380/690V
Julio C.P. Andrade
26 nov 2013Estou precisando instalar um compressor cujo motor é de 5CV, In = 8,7A e Ip= 54A . Voce poderia sugerir algum tipo de contator de partida para fazer essa comutação estrela-triangulo e possibilitar a redução dessa corrente de partida?
O padrão de alimentação é de tensão 220v. Assim como ocorre a redução da tensão na partida estrela nas bobinas do motor acontece também a elevação da tensão para 380v da mesma forma ou seria necessário para alimentação um padrão com tensão de 380v?
Roberto
23 nov 2013Olá Everton, muito elucidativo este site. Mas uma pergunta eu tenho que fazer:
Toda partida seja ela estrela ou triângulo vai ter o mesmo diagrama de comando? Pois eu fico confuso no momento de saber como efetuar ou até montar o circuito de comando. O quê eu devo ler afinal para ficar mais elucidativo para mim? Teria como me ajudar? Muito obrigado desde já pela sua ajuda…
Everton Moraes
26 nov 2013Olá Roberto,
Sim, se a partida for uma partida direta a única coisa que irá mudar é o fechamento do motor (estrela ou triângulo).
Vinicius
20 nov 2013Explique porque não é recomendável utilizar a chave Estrela-Triângulo para partida de motores “Em Carga”.
Vlade
21 jan 2016ola .. por que em estrela triangulo vc reduz a corrente de partida e conseguentemente o torque inicial do motor, se vc partir com carga provamente este motor dependendo da carga nao consiga dar partida, e ou algum dano ao motor se sua protecao nao for adequada
Lucas
17 nov 2013Boa noite Everton, muito bom seu canal, sempre leio seus novos artigos, meus parabéns.
Bom gostaria em relação a partida estrela-triangulo que disponibiliza-se o diagrama de força desta partida utilizando um motor de 12 terminais, visto que a maioria das vezes essa partida é realizada com motor de 6 terminais, porém com 12 terminais creio que há uma certa falta de conhecimento sobre esse assunto por algumas pessoas. Além do mais como seria, caso exista essa possibilidade, uma partida estrela-triangulo em uma industria por exemplo que utiliza tensão trifásica de 380V entre fases, se possível fazer um resumo, bem como o diagrama desta partida, creio eu que várias pessoas possuem esta mesma dúvida. Desde já agradeço.
José Carlos
15 nov 2013MUITO BOM
Everton Moraes
15 nov 2013Muito Obrigado José Carlos
Fique sempre a vontade para perguntar..
Muito obrigado pela visita
Um forte abraço
José Carlos
15 nov 2013muito bom mesmo esta iniciativa isso ajuda muito obrigado.
Everton Moraes
15 nov 2013Muito Obrigado José Carlos
edsonvalin
11 nov 2013Professor existe um esquema com contatores para partida estrela/triangulo com um motor de 12 pontas?
Everton Moraes
12 nov 2013Existe sim Edson, vou colocar em meus projetos para um próximo artigo
Obrigado pela dica
wenderson
10 nov 2013olá eu tenho uma duvida como o motor troca rapidamente da ligação estrela para triângulo sem nenhuma chave para fazer essa troca?
Everton Moraes
12 nov 2013Atente-se no diagrama de potência, os contatores são os responsáveis pela mudança de fechamento do motor. Assista o vídeo que eu deixei este ponto bem em destaque..
Otacílio F. Silva
31 out 2013E possível da partida estrela triangulo em motor de 12 pontas 380v 440v. Qual a maneira correta de fechamento das pontas.
Tensão de alimentação 380v. Trifasico.
Abs.
Otacílio F. Silva
Everton Moraes
6 nov 2013Existe sim Otacílio, vou criar um artigo sobre este assunto… Um Abraço.
jailton cavalcanti
7 mar 2015Esse eu quero ver!
caetano
18 out 2013caro Everton por quer toda partida estrele triângulo tem K3 fechar antes de K1 não pode K1 fechar K3
Everton Moraes
20 out 2013Para evitar o desgaste dos contatos de K3 no momento em que ele é acionado, se estivesse alimentado o K1 no momento em que fechasse os contatos de K3 existiria um arco voltáico prejudicial ao contator…
Fábio
8 out 2013Olá Everton,
Como vc vem dizendo no texto: O motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isso……
Existe alguma explicação para isso. O que aconteceu em um serviço foi exatamente isso, um motor deveria ser ligando em triangulo, queimou por ter sido ligado em estrela,
mas a minha duvida principal é porque? se em ligações estrelas a corrente em cada enrolamento é menor. certo?
Everton Moraes
20 out 2013O problema é que se ligado com o fechamento em estrela e alimentado com 220V por exemplo, temos o torque do motor reduzido e assim o motor será exigido pela carga fazendo portanto a corrente aumentar levando o motor a queima
lucas
4 out 2013ola everton
gostaria de saber ,no fechamento estrela, triangulo a tensao em estrela e 220v
por consequência ,a tensão nas bobinas sera 127 v, mais porque a tensao
sendo menor vai diminuir a corrente eletrica na partida
quanto menor a tensao maior a corrente então por que vai diminuir se a minha tensao
vai ser menor
Everton Moraes
5 out 2013Olá Lucas, Analise que no caso do motor elétrico, a corrente é em função das características resistivas principalmente e está é fixa, analisando a lei de ohm, se a resistência se mantém e variamos a tensão a corrente vai variar diretamente proporcional a variação da tensão…
Espero ter respondido nestas poucas linhas, até mais
Um Abraço
Gilmar
4 out 2013Meu caro estou aqui numa cidadezinha de 2000 hb. imagina leigo no assunto de eletricas tenho uma lavanderia preciso usar uma chave estrela triangulo para arrancar o motor com velocidade reduzida e depois para potencia maximA É UMA CENTRIFUGA DE ROUPAS INDL. AQUI a energia é trifasica 220/380 comprei uma chave estre triangulo da schneider mod PRM6030 tripolar 30A 500V para motor trifasico 9,0HP em 220V, liguei em um motor de 5 CV qdo liguei a chave em estrela funcionou certinho mas qdo mudei para triangulo queimou o motor que estou fazendo errado as seis pontas foram ligadas certas
Everton Moraes
5 out 2013Olá Gilmar, Muito provavelmente o segundo estágio de funcionamento (triângulo) está fechando o motor de maneira errada analise que neste segundo estágio o motor deve estar fechado da seguinte maneira L1+1-6, L2+2-4 e L3+3-5, outro detalhe é que o relé térmico deverá estar ajustado para uma corrente de 58% a corrente nominal. Somente deverá manter o ajuste da corrente o nominal do motor se estiver a usar um disjuntor motor.
Um Abraço
DES
2 out 2013E ai pessoal tenho uma partida estrela triangulo por clp, uma saida do liga em estrela e uma outra em triangulo, e um contato fora de cada partida alimento o contator princial.
isso funcionária?
Everton Moraes
13 out 2013Funcionará sim, levando em conta que teremos três contatores de potência que será responsável por este acionamento.
Evandro Matos
2 out 2013Bom dia, Everton.
Primeiramente, muito bacana a página, tudo muito bem explicado.
Estou com um problema na montagem de uma AY para um compressor com motor WEG W22Plus 10HP 220/380V.
Na comutação de Y para A o sistema desliga, desarma disjuntor. Acionando o comando somente em Y ele parte, acelera por cerca de 5seg até estabilizar e com 10seg o temporizador comuta para A desligando o sistem. Se manter só em Y fica tudo tranquilo, se ligar somente em A ele parte direto normalmente, isso com a mesma ligação com sem mudar o fechamento no motor, só tirando o relé de tempo e passando a ligação da chave do quadro para uma contatora ou outra.
Isso descarta algum problema na ligação do motor? Descarta problema no comando?
As correntes medidas em A nas tres fases estão em 175-185Amp Ip e 26-28Amp In. Dentro das especificações do motor…isso exclui problemas de fechamento?…deveria ter alguma variação muito maior de correte de Ip e In em alguma das fases se estivesse com algum fechamento errado?…e deveria impossibilitar a partida, gerando ruido no motor, roncar, ou desarmar por relé de sobrecarga?
Estou achando que pode ser o tempo de comutação de Y para A do relé de tempo utilizado, modelo COEL AY. O relé especifica um tempo de 50ms para comutar, já o relé da WEG RTW-ET especifica um tempo de 100ms.
Estou tentando contato com pessoal da WEG para mais informações sobre as especificações do motor, sobre esse tempo de comutação, sobre os componentes utilizados, se por algum motivo a contatora CWM25 para Y está demorando mais tempo para abrir do que a contatora CWM32 para A está demorando para fechar gerando curto entre as fases.
Os componentes utilizados foram:
1x Disjuntor Tripolar Schneider 32A;
2x Contatoras WEG CWM32;
1x Contatora WEG CWM25;
1x Relé Sobrecarga WEG RW27D;
1x Relé Falta de Fase RCG;
1x Relé Temporizador COEL AY;
2x Contato Aux. NF.WEG BCXMF01;
Gostaria da sua opinião sobre o caso…
Att.
Everton Moraes
5 out 2013Olá Edvandro
Quando você indica que está desligando, provavelmente seria o desarme do disjuntor correto?
Primeiramente seria bom visualizar o diagrama para poder te ajudar melhor, no entanto verifique se o tempo de comutação do temporizador não está inferior com o que é especificado pelo fabricante do motor (WEG), o pico da corrente no momento da comutação para triângulo pode estar desarmando o disjuntor.
Outro ponto seria analisar o diagrama de potência para verificar se os contatores responsáveis pelo fechamento em triângulo não está por algum motivo realizando este fechamento de forma incorreta (1-6, 2-4 e 3-5).
Se isto não for suficiente mande-me um e-mail com o diagrama para que eu possa dar uma olhada…
Fico no aguardo
Um Abraço.
fabio pires de souza
20 set 2013OLA EVERTON eu estava vendo um artigo sobre dimensionamento estrela triangulo gostaria de saber se aquele 0,58 de raiz de 3 é fator de correção padrão para calculo de dimensionamento estrela triangulo.
Everton Moraes
21 set 2013Olá Fabio! na verdade este valor (0,58) simboliza a divisão 1/raiz(3), este valor é utilizado em função de ser um sistema trifásico de alimentação…
Jhin Pantoja
12 set 2013Agradeço des de já.
Everton Moraes
14 set 2013Fique sempre a vontade para perguntar!!! Um Abraço!!!!
Jhin Pantoja
12 set 2013Ola, eu queria saber se como fazer o fechamento do motor trifasico 380, minha duvida e onde alimentar sem dar curto.
Everton Moraes
14 set 2013Olá Jhin, veja este artigo! Motor de 6 Pontas, Acho que vai ajudar!!!!
Gleice kelly
10 set 2013ola everton como faço pra fazer um comando de um SEMÁFORO so com temporizador ??
Jônatas
7 set 2013Caro Everton, as figuras no subtitulo, condição de alimentação elétrica apresenta um erro.
A legenda das duas figuras apresentam o mesmo texto final alterando somente a tensão:
A figura com título de “Ligação Triangulo” diz:
“o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V”
E a figura com o titulo “Ligação Estrela” diz:
” o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V”
No início do vídeo afirma-se que a tensão nas bobinas serão sempre 220V, obviamente isso não é possível, pois a partida não teria sentido. Já na segunda parte do vídeo chega-se a conclusão de que a tensão na bobina, na ligação estrela é de 127V.
Isso porque a tensão de linha da ligação em estrela é de 220V, que resulta numa tensão de fase de 127V. Na ligação triangulo sim, a tensão de fase é igual a de linha, que é 220V da tensão linha de uma rede trifásica 220V.
Existem basicamente dois tipos de rede trifásica, a rede trifásica 380V e a rede trifásica 220V.
Na rede 380V, a ligação estrela dará uma tensão 220V nas bobinas.
Na rede 220V, a ligação estrela dará uma tensão 127V nas bobinas.
Na figura que mostra o primeiro estágio você está utilizando uma rede trifásica 220V.
Mas nas duas primeiras figuras você fala em 380V…
Everton Moraes
8 set 2013Olá Jônatas, Mito Obrigado por comentar, vamos entender o que acontece, Primeiramente o fechamento em triângulo em um motor elétrico trifásico é sem dúvidas para o seu menor nível de tensão e o fechamento estrela para seu maior nível de tensão, supondo que este motor possibilite a ligação em tensões 220V e 380V teremos o fechamento triângulo para o 220V e respectivamente o estrela para 380V.
A partida estrela triângulo tem por objetivo reduzir a corrente de partida do motor no instante inicial de seu funcionamento, Ok? Então o que é feito para alcançar este objetivo? Reduzir a tensão, mas note que não fazemos uso de um transformador e por isto manipulamos o fechamento do motor através de contatores no diagrama de potência. Observe que a alimentação do motor no exemplo acima sempre será de 220V e no momento da partida o fechamento associado a ele é o Estrela que seria para 380V mas estamos a inserir 220V, sendo assim a tensão de fase neste momento será de 127V ao invés de 220V (Bingo! reduzimos a tensão interna do motor sem utilizarmos um transformador) Mas isto somente na partida do motor, na sequencia de seu funcionamento esta configuração é abandonada e o fechamento em triângulo assume a alimentação do motor.
Espero ter sido claro!
Muito obrigado pela atenção. Um forte Abraço
Jader Bissoli
25 jan 2014Everton, o site é excelente, com informações claras e objetivas! Porém, sempre aprendi que: “quanto maior a tensão, menor é a corrente! Até mesmo vc afirmou isso, no post de transmissão de energia,onde elevam para 138kv transmitem e reduzem para 13.8kv. Com isso não entendi o funcionamento do 1º Estagio, onde vc diz “Ocorre então a redução da tensão elétrica no momento da partida do motor reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida (Ip).
Me esclarece por favor?
Fernando
29 jul 2015Boa noite Everton.
Eu tive a mesma impressão que o Jonatas, mas trata-se apenas de um erro de interpretação nosso.
Trata-se de características construtivas da máquina, não da rede externa, que eu acredito que ele tenha interpretado.
Reforçando o que você mesmo disse: Caso você instale o motor em uma rede 380V, será utilizada a ligação estrela. Isso promove a equivalência 380V/(3^0,5)=220V do delta. Caso a rede seja de 220V, será utilizada a ligação delta. Para reduzirmos o pico de corrente de partida, “enganamos” o motor e aplicamos 220V na ligação estrela, ou seja 220/(3^0,5)=127V, o que obviamente deve ser aplicado apenas na partida pois trata-se de uma situação de sobretensão o que poderia prejudicar a máquina.
Obrigado pela explicação. Muito bom o site, parabéns.
Moacir Roberto
5 set 2013Já faz um tempo que estou batendo de frente com ESTRELA TRIANGULO ,a duvida é como posso fazer um comando para estrela triangulo se a minha tensão é 380V,porque a duvida onde trabalho há dois motores ligados em estrela triangulo mais especificamente um cilindro para mantas de borracha e ouço o motor urrar avezes ,neste caso não teria esse motor parti em triangulo e depois para estrela,seu artigo é bom e esclarecido,se poder tirar essa duvida ficarei grato desde já agradeço.
Everton Moraes
21 set 2013Olá Moacir, nesta situação você deverá utilizar a partida estrela triângulo utilizando um motor de doze pontas…
Diego Souza
5 set 2013Boa Tarde, primeiramente gostaria de elogiar o site, achei muito interessante e didático, mas venho também alertar que na seção Condição de alimentação elétrica, nas duas imagens que representam a ligação estrela e a triangulo há erros, se fala que a tensão em estrela é maior e a em triângulo é menor sendo que sabemos que o contrário é que de fato é verdadeiro, sugiro a correção do fato. Atenciosamente
Everton Moraes
8 set 2013Olá Diego, As imagens estão expressam os fechamentos elétricos do motor trifásico, observe que o fechamento em triângulo será para um nível menor de tensão e respectivamente o fechamento em estrela será para um maior nível, por exemplo um motor que possibilite as tensões 200V e 380V teremos a tensão de 220V para o fechamento em triângulo e o fechamento estrela receberá a tensão de 380V
Espero ter respondido, Muito obrigado pelo comentário…
Um Forte Abraço
Roberto
22 set 2013Na verdade a tensão de alimentação estrela/triangulo é a mesma, o que acontece no momento em fechamento em estrela, é que o fechamento do motor esta em estrela para 380v e sendo alimentado com 220v de tensão de entrada, respectivamente 58% por isso a corrente é menor e o motor não deve trabalhar muito tempo nessas condições onde ocorrerá a queima do motor esse é o motivo que se recomenda essa condição aproximadademente 4 ou 5 segundos,
Quando o motor fecha triangulo 220v e a tensão de entrada em 220v o motor ja saiu do estado de enercia, assim atenuando a corrente de partida do motor.
comando esse recomendado para partidas com carga e acima de 5cv.
jailton cavalcanti
7 mar 2015Exatamente, também enfrentei resistência ao explicar isso.
jailton cavalcanti
7 mar 2015E parabéns pela sua paciência Everton.
Gleice kelly
4 set 2013ola Everton e obrigada ….
Quando vai ser isso ?
Gleice Kelly
30 ago 2013como fazer uma ligaçao estrela triangulo com reversao ???
Everton Moraes
31 ago 2013Olá Gleicde, vou colocar um artigo sobre este assunto aqui no site…
Gleice Kelly
28 ago 2013muito bem explicado gostei muito …..
parabens Everton
Everton Moraes
29 ago 2013Muito Obrigado Gleice, seja sempre bem vinda!!!!
Vagner Matos
10 ago 2013Posso fazer um sistema de partida indireta com uma tensão nominal de 380 V?
Qual?
Obrigado!!!!
Everton Moraes
11 ago 2013Pode sim Vagner, mas deverá utilizar um motor de doze pontas…
jailton cavalcanti
7 mar 2015Ou um de seis terminais cuja tensão menor seja de 380 volts, como um motor 380V/660V. Certo Everton?
Everton Moraes
13 mar 2013A função do K3 é realizar o fechamento em estrela no momento da partida do motor elétrico trifásico, note que ele realiza o curto circuito entre 4, 5 e 6 do motor…
Marcos
1 set 2013Como é feito esse chaveamento? Algum temporizador?
Everton Moraes
3 set 2013Depende de qual chaveamento está se referindo, se for a passagem de estrela para triângulo é utilizado sim um temporizador….
Odilon
22 abr 2015Ola Everton, o motor esta ligado em estrela triangulo mas quando ele vai partir em estrela ele só ronca e em triangulo ele começa girar o que está errado? O motor é de 12 pontas de 15CV e está ligado em 220v.
ALEXANDRE
23 jun 2015Everton nesse caso de partida estrela triangulo, se eu tiver um motor de 12 pontas tambem funciona?eu nao entendi no caso do K3 fecha se os contatos entre sí? jampea se, mas assim nao fecha curto nao?devemos usar um temporizador e quanto tempo depois ele trabalhará com a tensao normal?
Alexandre Junio
30 jul 2015Meu caro amigo, eu nao entendi muito bem no caso de ligamento de estrela/triangulo, mais especificamente no caso do K3, sai com os cabos do K2 levo nos terminais /pontas do motor trago em paralelo para K3 e fecha se um curto nos bornes do K3?é isso? nao tem perigo do contator esquentar?nunca tentei isso nao, e como e onde instalaria o temporizador?