Linguagem LADDER, acredito que você já ouviu falar dessa ferramenta dentro da área elétrica. Portanto desenvolvemos esse guia rápido para você, que já teve contato com essa linguagem na sua carreira, e também pra você que nunca sequer ouviu falar dessa importante ferramenta.

Esse guia consiste em 3 passos para seguir, e assim se tornar um profissional que domina essa ferramenta, vamos lá? Confira abaixo.

Diferença entre AUTOMAÇÃO e MECANIZAÇÃO – não confunda.

Antes de entrarmos na Linguagem LADDER propriamente dita, eu quero que você saiba diferenciar muito bem a automação da mecanização, pois existe uma grande confusão sobre esse assunto na cabeça de muitos profissionais. Vamos lá.

Mecanização é basicamente a substituição da mão de obra humana por uma máquina, é tirar um profissional, ou na maioria das vezes alguns profissionais, de sua função, assim colocando uma máquina em seu lugar,

Já a Automação se comporta de forma diferente, ela não substitui o homem, pelo contrário, ela cria um sistema onde homem e máquina trabalhem juntos, assim agilizando e uniformizado a produção, tornando o ambiente de trabalho muito melhor.

Esse nome “Automação” vem de que a máquina, por meio de sensores, pode reconhecer características de uma peça ou equipamento, tais como cor, peso, dimensões, tomando assim decisões de maneira autônoma.

Agora que você já entendeu a diferença entre essas duas partes da nossa área de atuação, consegue perceber que a automação não é nada ruim para você eletricista, e assim podemos então seguir para os 3 passos que vão te fazer dominar a Linguagem LADDER

Passo 1 – Reconhecer os símbolos mais utilizados na Linguagem LADDER

Esse sem dúvida é o primeiro passo para você começar a dominar o LADDER, você deve conhecer e saber a utilidade de cada símbolo presente na linguagem, assim como saber como associa-los aos comandos elétricos que você já conhece, como:

  • Contato Aberto (NA) e Fechado (NF)
  • Bobina Tradicional
  • Bobina Set e Reset
  • Temporizador OnDelay e OffDelay
  • Contadores

Temos como material de apoio gratuito um Ebook onde você confere a associação dos comandos elétricos com a Lingagem LADDER

Passo 2 – Dominar as lógicas de acionamento da Linguagem LADDER.

Esse passo é tão simples quanto parece, pois se trata de apenas estudar e dominar as lógicas internas de funcionamento da Linguagem LADDER, tenho certeza que já ouvir falar sobre NOT, NAND, NOR, AND e OR, não é? Inegavelmente saber o funcionamento e dominar essas lógicas, além de ser essencial na Linguagem LADDER, deixa seu cérebro afiado para qualquer lógica de programação que for usar dentro do CLP

Em nosso Ebook você pode também encontrar essas lógicas e seus funcionamentos, e assim, começar agora mesmo a treinar seu cérebro, e ver exemplo práticos de aplicações.

Logo abaixo temos um vídeo onde o Engenheiro Everton Moraes explica, de forma mais detalhada tudo o que falamos e estamos prestes a falar nesse artigo. Clique e Confira.

Passo 3 – Pratique a Linguagem LADDER

Não só devemos estar com a teoria da Linguagem LADDER afiada na mente, como também devemos a colocar em prática, e nada melhor do que softwares gratuitos para tornar isso possível. Na hora de aprender sobre alguma coisa, ou aperfeiçoar o conteúdo que já domina, é fundamental contar com alguns recursos que facilitem esse processo, e esses softwares são sem dúvida esses recursos.

Separei 3 opções de softwares gratuitos, e didáticos na hora de te ajudar a fixar melhor esse conhecimento. São eles:

Click Edit – WEG

É um software importantíssimo no seu aprendizado, ele permite que você crie seu próprio programa em Linguagem LADDER de maneira muito fácil e prática, além de te dar a possibilidade de testar tudo isso na prática com um simulador virtual.

Zelio Soft – Schneider

Pra você que está iniciando em Linguagem LADDER, esse software é extremamente indicado. Ele permite que você trabalhe com a estrutura de programação LADDER exata, ou co uma programação semelhante à de comandos elétricos que você já está mais familiarizado.

Easy PLC – Nirtec

Esse software é mais sofisticado que os demais, por conter alguns recursos a mais. Ele permite que você vá além na Linguagem LADDER, e desenvolva recursos muito próximos do que o que você vai encontrar no dia a dia de trabalho.

Ok, entendi. Agora quero me tornar um programador.

Como você viu acima, a Linguagem LADDER é uma ferramenta muito poderosa, e pode te levar a degraus mais altos na sua profissão.

Mas, pra você que está inciando nesse mundo da programação CLP, nada melhor do que começar com um curso de CLP na prática, e assim conhecer desde onde começou a linguagem de programação, até onde estamos hoje aqui falando nesse artigo.

Para se tornar um programador profissional, não apenas em LADDER, preparei para você um curso de CLP, onde com certeza você vai se tornar um profissional muito mais preparado para o mercado atual.

Clique abaixo e confira

Banner Curso de CLP na prática
Os 3 passos para dominar a Linguagem LADDER.
Avalie este Post

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post