Você ja se perguntou como são construídos os transformadores monofásicos?  Bom! Neste artigo iremos tentar abordar esta ideia, isso mesmo, vamos ver passo a passo como construir um transformador monofásico.Antes de iniciarmos recomendo que leia nosso artigo sobre as características de um transformador monofásico:Click Aqui para ver o artigo. Porque se vamos construir um transformador devemos primeiramente entender o que é e como funciona esta máquina elétrica que está presente em diversos equipamentos do nosso dia a dia.



Princípios básicos

Primeiramente devemos especificar quais as características de nosso transformador, sabemos que as especificações de um transformador esta relacionado a tensão e potência do mesmo, sendo assim devemos responder três perguntas básicas, são elas:

    1. Qual a tensão de alimentação que o transformador irá receber em seu enrolamento primário?
    2. Qual a tensão que será fornecida pelo transformador em seu enrolamento secundário?
    3. Qual a potência máxima dissipada pelo transformador?

A partir da identificação destes pontos começamos a estruturar o projeto. Usaremos como exemplo então a seguinte necessidade:

    • Tensão do enrolamento primário: 127V
    • Tensão do enrolamento secundário: 24V
    • Potência máxima dissipada: 250VA

 Dimensionamento do transformador monofásico

Com o auxilio do software “Dimensionamento de Transformador” obtemos as dimensões do núcleo e dimensões dos condutores a serem utilizados na construção de nosso transformador monofásico.

Assista a vídeo aula para saber como utilizar o software:

Faça o download deste software

Material necessário para a montagem:

  1. fio magnético esmaltado

    transformador monofásicoEste tipo de fio é aplicado em enrolamento de motor, bobinamento de transformador monofásico,  trifásicos entre outros. Possui um revestimento de verniz que garante a isolação do condutor e a capacidade de suportar temperaturas elevadas cerca de 200°C (A Temperatura suportada varia em função do tipo: HS – Camada Simples ou HD – Dupla Camada), possui capacidade de resistir a umidade e proporciona ao condutor resistência a produtos abrasivos, características dielétricas e choque térmico. Este tipo de condutor pode se apresentar em formato redondo, quadrado ou retangular para diferentes aplicações e potências.

  2. Lâmina de ferro silício para o núcleo

    transformador monofásicoConstruído de material ferromagnético, o núcleo do transformador monofásico  é construído por lâminas/chapas de ferro silício. Cada uma das lâminas são isoladas com uma espécie de verniz, este verniz vai evitar o contato elétrico entre as placas prevenindo o transformador de  perdas por Histerese e Foucault. Diferentes modelos de núcleos podem ser encontrados, em nosso exemplo trabalharemos com o núcleo do tipo E+I que tradicionalmente é o mais utilizado em transformadores monofásicos de baixa potência.
  3. Papel isolante parafinado

    transformador monofásicoComo sabemos o transformador (transformador monofásico)  no mínimo, possuirá dois enrolamentos, o primário e o secundário, podendo ainda existir transformadores com múltiplos enrolamentos secundários para diferentes tensões de saída. É fato que estes enrolamentos distintos não poderão, de forma alguma, entrar em contato elétrico uns com os outros (mais precisamente: curto-circuito), para evitar isto fazemos uso de um papel especial que realiza a isolação das bobinas, este papel é o papel parafinado. Este papel recebe um banho de parafina para auxiliar na eliminação da umidade causadora de baixa isolação do transformador.

  4. Termocontrátil

    transformador monofásicoÉ muito importante garantir uma excelente isolação nos terminais que serão disponibilizados no transformador, uma boa maneira de realizar a isolação é fazer uso do termocontrátil nestas conexões. Todas as conexões ente o fio magnético esmaltado e os cabos que serão os terminais dos enrolamentos devem, sem exceção, ser devidamente soldados para um melhor desempenho, ou seja, com os terminais soldados teremos uma melhor resistência mecânica e também a eliminação do aquecimento por mal contato. Além de garantir o isolamento ideal para o transformador, o termocontrátil dará a seu transformador um excelente acabamento agregando um valor estético perfeito.

Montagem do transformador monofasico

Depois de obter as características técnicas de dimensões do fio esmaltado e núcleo para atender as tensões de trabalho e a potência nominal de nosso transformador, bem como conhecer cada um dos materiais a ser utilizados, iremos para a montagem do transformador monofásico, assista o vídeo abaixo e veja como deverá ser realizada a montagem prática:

Fonte: http://construyasuvideorockola.com

Transformador monofásico – como montar!
4.2 (84%) 5 votes

Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Este post tem 33 comentários

  1. tem para montar um transformado de linha desses caixa de som de poste de feira, algum programas

    1. Olá João, tudo bem?

      Ainda não temos conteúdo referente a este assunto.
      Vou inserir sua dúvida como sugestão de conteúdo em nossa lista, ótima pergunta.
      Obrigada pela dica.
      Qualquer dúvida estaremos a disposição.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  2. Boa tarde Everton!
    Gostaria de saber as fórmulas utilizadas no programa de dimensionamento do trafo. Ou alguma referência bibliográfica prática voltada para dimensionamento. Obrigado.

  3. Boa noite Everton Moraes, não consigo fazer funcionar o programa para o dimensionamento do transformador,como faço para instalar?

  4. Ewerton sou tecnico em eletromecanica me dá uma dica, quero me qialificar em fabricaçao de transformadores monofasico.

  5. Ola EVERTON MORAES, sou admirador do seu trabalho, estou baseando os conceitos tratador no seu site para projetar um trafo monofásico.

  6. Olá boa tarde, por favor, tenho um pequeno motor enrolado com 90 metros de fio nu esmaltado awg22, quantos metros usaria usando fio awg23, que tenho no momento? Grato.

  7. como instalar esse aplicativo ai nao estou consequindo

    1. Olá Marcos, este programa não requer instalação, mais se o mesmo não abrir siga estes passos nas imagens se estiver usando Windows 7 ou Superior. Espero ter ajudado Boa Sorte.

    2. Me desculpem na primeira postagem não deu para colocar as imagens.

  8. OLÁ everton,
    para realizar um Trafo de 127vca para 12vcc é preciso somente do centertap?

  9. Ewerton,
    As dimensões da bitola dado no software já está em mm²??

  10. GOSTARIA DE SABER SE POSSO MONTAR UM TRANSFORMADOR PARA UTILIZAR UMA BATERIA AUTOMOTIVA DE 12 VOLT E TRANSFORMALA EM 127 V OU 220 V DE C. A .?
    SIMPLIFICANDO : TRANFORMAR OS 12 V DA BATERIA EM CORRENTE ELETRICA SEM UTILIZAR ESSE TAL DE INVERSOR? .

  11. Queria saber se é possível fazer um auto transformador a partir desse ?

  12. EVERTON, PARABÉNS POR ESTA SALA ELÉTRICA NOS ESTÁVAMOS PRECISANDO DE AULAS COMO ESSAS SUAS.

    AGRADEÇO

    LUIZ BRITO
    ELETROTÉCNICO

  13. ola amigão estou de volta parabéns pelo seu blog sempre com novidades.

    um abração xará
    Ewerton

  14. AHHHH o site está de parabéns!!! me ajudou muito

  15. Gostaria de saber se é possível fazer esse transformador utilizando um potenciômetro pra que ele funcionasse como um variac!
    Outra pergunta:como fazer um circuito para garantir o valor de corrente de saída. No meu caso irei fazer um transformador rebaixador (127 -12 V)

    1. Não dá para responder sua pergunta aqui mas sim, é possível controlar a corrente e a tensão, procure por fonte chaveada com controle de tensão e corrente de saída

  16. Vcs estão de parabéns por explicar de forma simples e muito bem explicada assuntos de enorme relevância. encontrei vcs e vou continuar acompanhando o site e divulgando para os amigos.

    1. Muito obrigado Josué, estamos trabalhando para tornar nossos conteúdos relevantes para todos os profissionais e estudantes da área… Um Abraço…

  17. Muito Bom, Parabéns esse é o melhor.

  18. Olha, quero ver todos fãs da SALA DA ELÉTRICA, apoiando e principalmente votando na SALA DA ELÉTRICA no prêmio ‘TOP BLOG 2013’. Vamos lá hein !!!

    1. Muito Obrigado Pelo apoio Felipe, espero poder contar com todos vocês para destacarmos a Sala da Elétrica neste concurso! Obrigado!!!

  19. Para variar, mais um espetáculo de postagem. Essas explicações da SALA DA ELÉTRICA são muito boas, simples, e fácil de entender !!! Cada dia que passa, e eu vou vendo essas matérias da SALA DA ELÉTRICA, me dá mais vontade de continuar estudando ELETRICIDADE a fundo mesmo, e mais para frente quem sabe uma ENGENHARIA. E um dia poder ter conhecimento de tudo isso que se tem aqui, isso é muito legal !!!

    1. Que bom saber que estou sendo útil, esta é a minha intensão, quero mostrar através da Sala da Elétrica o quanto a eletricidade e tudo que a cerca pode ser muito interessante e eficiente, Obrigado pelo reconhecimento…

    1. É muito bom poder montar um destes, assim podemos entender o fundamento de seu funcionamento….

      1. Bom dia! Gostaria de saber se unir as pontas do secundário causa algum problema. Na verdade quero fazer um ferro de solda para soldar estanho desde já agradeço

Deixe uma resposta

Fechar Menu