Olhe a sua volta, é praticamente impossível que você não tenha visto a interação da energia elétrica ao seu redor. Nesta aula vou lhe mostrar a mais predominante forma de propagação da energia elétrica. Isto mesmo falaremos sobre corrente alternada e tensão alternada.

O que é a Corrente Alternada

Corrente Alternada e Tensão Alternada

A corrente alternada, diferente da corrente contínua, não possui polaridade fixa e este é o motivo de receber este nome, exatamente porque o nível de corrente alterna entre o positivo e o negativo repetidamente e não possui um valor fixo, logo ela segue o seguinte fluxo:

Inicia com nível zero e aumenta gradativamente até o máximo positivo e inicia seu retorno ao zero formando um semiciclo, observe que facilmente podemos considerar este semiciclo como sendo metade de uma circunferência e temos então 180°.

Neste exato momento, ou seja, ao chegar ao zero temos então imediatamente o início do semiciclo negativo, o que isto significa? O nível de corrente assume novamente sua trajetória mas agora em sentido oposto, no sentido negativo, sendo assim a corrente aumenta até seu ponto máximo negativo e em seguida retorna a zero novamente.

Tensão Alternada

Da mesma maneira a tensão elétrica neste sistema se propaga da mesma maneira, logo temos que a tensão alternada irá alternar entre o positivo e o negativo assumindo a mesma performance da corrente elétrica descrita anteriormente.

As cargas elétricas assumem diferentes comportamentos quando expostas a tensão elétrica alternada e corrente elétrica alternada, estas cargas elétricas podem ser separadas em três grupos:

  1. Cargas Resistivas
  2. Cargas Indutivas
  3. Cargas Capacitivas

Por mais que saibamos que existem as três tipos de cargas elétricas, em aplicações comerciais e residenciais podemos observar o emprego em larga escala das cargas resistivas e indutivas.
As cargas resistivas podem ser encontradas em diversos equipamentos e normalmente, em uma residência compõe o grupo dos maiores consumidores, é o caso do chuveiro, forno elétrico, ferro de passar, etc…

No caso das cargas indutivas podemos observar que estão bastante presentes também em nosso dia a dia, podemos afirmar que estas estão sempre presentes também e compreendem dentre outros, equipamentos como: motores elétricos e transformadores (Geladeira, máquina de lavar, furadeira, etc…)

O que é Corrente Alternada e Tensão Alternada: Tipos de Cargas Elétricas
3.7 (73.33%) 3 votes

Samuel Nassereddine

Jovem de 23 anos, amante do conhecimento. Atuando como Desenvolvedor de Estratégias de Inbound Marketing, Desenvolvedor Web e Designer.

Deixe uma resposta

Fechar Menu


Semana método lide express
Avalie este Post