E SE NÃO TIVER DR? OU SE SÓ TIVER O TETRAPOLAR E NÃO O TRIPOLAR?

No ano de 2020 eu fui fazer um projeto de uma residência, onde a minha obrigação ali como contratado era realizar todo o levantamento de carga da instalação.

Para poder fazer a solicitação de um fornecimento de energia elétrica, ou seja, dimensionamento do padrão de entrada, e assim por diante.

Resumindo, o que acontece, eu assumi um compromisso de ser responsável técnico pela execução da instalação daquele sobrado que foi dividido em 5 casas.

Só que teve um dado momento em que eu cheguei nos quadros de distribuição, e não tinha um DR, e quando eu vi que não tinha, eu falei para o responsável da residência:

“Para que eu me responsabilize tecnicamente, emita a RT e tudo mais, eu preciso que você instale aqui os DR’s, DP’s em todos os 5 quadros que nós temos nas residências aqui dentro.”

Era uma instalação de 5 apartamentos em um sobrado.

Ele falou “tudo bem”.

Ai eu estava aqui trabalhando aqui na Sala da Elétrica, e ele me ligou:

“Olha Everton, eu vim aqui fazer a aquisição dos tais DR’s e DP’s, mas não tem o DR que você pediu.”

O que eu havia pedido para ele era que ele comprasse um DR do tipo tripolar, pois a casa era monofásico, 2 fios mais neutro.

E aí ele tinha então que comprar o tripolar para que eu recebesse ali dentro 2 fases de 1 neutro no DR, para ter a casa protegida.

Mas não tem o DR pedido, tem somente o DR tetrapolar, a pergunta é que, quem estava vendendo o DR falou assim:

“Você pode usar o tetrapolar no lugar do tripolar”.

Leia esse artigo: Disjuntor DR e DPS Podem Salvar a Sua Vida e a da Sua Família

EU POSSO OU NÃO POSSO USAR O DR TETRAPOLAR NO LUGAR DO DR TRIPOLAR?

Disjuntor DR da Tramontina

A resposta é que SIM, você pode utilizar um DR tetrapolar, aliás, tem fabricantes que nem fabricam o tripolar.

Utilizando as duas fases em dois dos três terminais que estarão disponíveis ali para a fase.

E o que é que você ganha utilizando o tetrapolar ao invés de usar o tripolar?

Principalmente dinheiro no bolso, porque o DR tripolar são 3 pontos de conexão, só que ele é muito mais caro do que o tetrapolar, que são 4 pontos de conexão.

Por que ele é mais caro?

A pergunta pode ser essa que você está fazendo.

Ele é mais caro em função da especificidade e também obviamente que os fabricantes acabam fazendo menos tripolar do que o tetrapolar.

E sabendo que o tetrapolar pode ser utilizado no lugar dele, então acaba ficando mais barato o tetrapolar, em função da demanda e quantidade produzida.

Curso Gratuito de Instalações Elétricas - Faça a sua matricula

Everton Moraes

Professor, palestrante e instrutor de treinamentos a mais de 9 anos. Já passou por grandes empresas no Brasil como, Senai, Scania, Pirelli, Toledo entre outras. Todo o conhecimento adquirido em 20 anos de carreira é disponibilizado nos cursos e treinamentos.

“Sou apaixonado pela formação e qualificação de profissionais, passando todo o meu conhecimento prático e ajudando todos os meus alunos a também adquirirem esse conhecimento a se tornarem melhores profissionais.”

Comentários

  • Joao Macuanja

    Gostei da informacao que encontrei da descricao do formador, eu quero aprender!

Deixe o seu comentário

Receba mais conteúdos