Nem sempre o que parece ser fácil é realmente tão fácil quanto parece, esta sem dúvidas é uma frase que pode tranquilamente ser utilizada para iniciarmos este artigo sobre a emenda derivação (Sugerimos que visite o artigo sobre emenda prolongamento | Clique Aqui).

A utilização mal feita das técnicas pode levar uma conexão de dois condutores ser quase uma “arma” para a instalação elétrica, por isso vamos entender um pouco mais a fundo sobre a emenda e como deve ser construída.






Iniciaremos com a emenda derivação que é utilizada quando precisamos criar um ramal de alimentação a partir de uma linha já existente. É comum termos a necessidade de realizar um emenda para ampliar ou reparar uma instalação elétrica, a emenda derivação será muito útil, principalmente quando o intuito é criar novos ramais em uma instalação nova ou existente. Por exemplo, quando temos que instalar um receptáculo e adicionamos a este o fio Neutro, normalmente a emenda utilizada (pelo menos deveria ser) é a Derivação.

Técnica para realizar a Emenda Derivação

Desencapando os condutores

Inicialmente, com auxilio de um alicate decapador ou um canivete de eletricista desencape os condutores a serem emendados. Para realizar esta emenda desencape o condutor principal em aproximadamente 20 vezes seu diâmetro, assim conseguiremos um resultado satisfatório em nossa emenda.

Desencape o condutor a ser derivado em 50 vezes o seu diâmetro.

emenda

Posicionamento dos condutores

Posicione os condutores de maneira a deixá-los perpendicular (formando um ângulo de 90° entre si) segurando-os firmemente com um alicate universal.

emenda-derivação

Construindo a emenda

Com auxilio de um segundo alicate universal enrole o condutor derivado sobre o condutor principal, lembre-se de sempre manter as espiras (cada volta do condutor) uma ao lado da outra. Garanta que esta emenda possua no mínimo seis espiras.

emenda-derivação-final

Emenda Derivação
4.5 (90%) 10 votes

Eng ° Everton Moraes

Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Este post tem 4 comentários

  1. como eu faco a derivacao de um fio apos o disjuntor. Por exemplo, tenho 10 lampadas em um disjuntor, cada uma em um ambiente. Fica impossivel ligar 1o fios no mesmo disjuntor, como eu faco essa instalacao

    1. Luiz !
      Vejo que sua pergunta jaz algum tempo e até então não apareceu resposta.
      Nesta situação costumo reunir todos os cabos e introduzir no disjuntor (estanhar a união); ou reunir todos em um cabo de maior dimensão; ou usar um barramento Din.
      Cada caso dependerá do espaço em seu quadro. Se não der para fazer o sugerido acima; deverá então criar uma caixa de derivação e nesta caixa usar o barramento Din.

  2. estou absorvendo tudo o que posso muito obrigado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/
1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação
Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial
Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post


Semana método lide express
Avalie este Post