Quais são as Ferramentas Essenciais para Eletricista?

Você, eletricista, quando estava iniciando na área parou para pensar quais eram as principais ferramentas que deveria ter a mão sempre que fosse executar uma instalação elétrica?

Hoje iremos falar sobre quais ferramentas são essenciais para que você faça um trabalho com qualidade, sem ter que fazer “gambiarra” para executar um serviço. Afinal, quem nunca viu alguém fazendo um alicate de martelo para poder bater um prego?

É pensando em você, que já trabalha ou está iniciando, que iremos apresentar as principais ferramentas e os principais alicates utilizados pelos eletricistas.

QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA ELETRICISTAS?

Ferramentas essenciais para o eletricista

Sabemos que um eletricista executa diversos tipos de trabalho, e para cada um deles, você deve utilizar um tipo de ferramenta.

Por exemplo, para:

– Poder apertar ou tirar um parafuso, você utiliza uma chave de fenda ou a chave de fenda cruzada (mais conhecida como Phillips);

– Medir alguma distância e prever a distribuição dos cabos elétricos, você utiliza a trena;

– Fazer medições de grandezas elétricas, você utiliza o multímetro;

– Fixar peças, você utiliza o martelo;

– Fazer a passagem dos cabos dentro dos eletrodutos (“conduítes”), você utiliza um passa fio;

– Isolar os cabos de forma segura, você utiliza a fita isolante, mas se quiser mais segurança ainda na hora de realizar uma emenda, você pode utilizar os conectores elétricos;

– Decapar cabos, você utiliza o alicate decapador;

– Cortar cabos, você utiliza o alicate de corte.

ebook grátis 6 dicas para eletricistas

E por falar em alicate, você pode estar se perguntando:

QUAIS OS ALICATES MAIS USADOS PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA?

Alicates mais usados por eletricista

Primeiramente, devemos nos atentar se os alicates usados atendem as normas de isolação referente a instalação a ser executada.

Que o alicate é amplamente utilizado na área elétrica, a gente já sabe, mas quando usar cada um?

1. Alicate Universal

Alicate Universal

É o mais utilizado e mais conhecido, pois tem função universal, como o próprio nome já diz.

E por conta do seu formato, você deve utilizar ele quando precisar:

  • Dobrar cabos e chapas: muitas vezes na rotina de um eletricista, quando precisa realizar instalações de eletrocalha, é necessário dobras de chapas e o alicate universal é bem-vindo para essa utilidade.
  • Segurar superfícies com maior precisão: para realizar instalações, pode ser necessário que você precise segurar com firmeza, e para isso pode se utilizar ele.
  • Prensar terminais: para poder realizar conexões com segurança, muitas vezes utilizamos terminais nos cabos e para isso, podemos utilizar esse alicate.
  • Cortar cabos, arames: para poder instalar toda uma estrutura de cabeamento, você muitas vezes precisará realizar cortes em cabos, para poder deixar em um tamanho adequado ou até mesmo quando for fazer uma manutenção e precisar cortar um cabo. Esse tipo de alicate possui a função de corte e vai te auxiliar e muito em seu serviço.

 

2. Alicate de Bico

Alicate de Bico

Ele possui um bico na ponta, e possui algumas funções parecidas com o alicate universal. Você deve utilizar ele quando:

  • Realizar serviços em locais delicados: muitas vezes em projetos eletrônicos, você precisa de um alicate com uma ponta mais delicada, para poder manusear componentes menores, o alicate de bico serve muito bem para essa função.
  • Realizar serviços em locais de difícil acesso, onde o alicate universal não seria útil: por exemplo, o que mencionamos acima, em placas eletrônicas, o alicate de bico por ser menor e ter uma ponta mais fina, acaba sendo muito mais fácil realizar algum trabalho que exija mais precisão.
  • Prender e pegar objetos: pode ser que na sua rotina de eletricista, você precise realizar algum tipo de manutenção e precise segurar algum cabo dentro do painel, segurar alguma placa, com o auxílio desse alicate, você consegue exercer esse trabalho facilmente.
  • Torção de cabos e arames: algumas vezes é necessário realizar a torção de algum arame, por exemplo, no canteiro de obras, para que não machuque ninguém ou até mesmo realizar a torção de cabos dentro de um painel.

 

3. Alicate de Corte

Alicate de Corte

Por conta do formato, consegue realizar cortes próximos a superfície que você está trabalhando.

Você deve utilizar ele quando precisar:

  • Aparar componentes e sobras de cabos: ele possui a opção de corte, afinal esse é seu nome, né. Na sua rotina de eletricista, você muitas vezes precisará realizar cortes em cabos, para poder deixar em um tamanho adequado ou até mesmo quando for fazer uma manutenção e precisar cortar um cabo. Esse tipo de alicate possui a função de corte e vai te auxiliar e muito em seu serviço.

 

3. Alicate de Crimpagem

Alicate de Crimpagem

Possui diversas funcionalidades, e serve basicamente para pressionar o conector na extremidade do cabo rede e transformá-lo em cabo para receber e enviar informações em um ambiente de rede.

Você deve utilizar ele quando precisar:

  • Realizar crimpagem de cabos e terminais: Para poder realizar a conexão dos cabos de maneira segura, utilizamos terminais nas pontas e esse alicate consegue fazer a fixação do terminal no cabo de maneira precisa e com a força necessária.
  • Cortar cabos: No dia a dia do eletricista, sempre é necessário realizar corte de cabos, seja para poder diminuir o tamanho dele, ou até mesmo para poder realizar a manutenção em algum cabo já instalado.
  • Decapar cabos e terminais: Todo eletricista precisa decapar cabos para poder realizar as conexões necessárias para a instalação elétrica funcionar, e com o auxílio desse alicate, você consegue decapar o cabo muito mais fácil e rápido.

 

Leia também: 6 Dicas que ELETRICISTAS e amadores da ELÉTRICA devem conhecer

Mas depois de aprender um pouco sobre esses tipos de alicates e suas funcionalidades, você pode se perguntar:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALICATE DE CORTE E ALICATE UNIVERSAL?

A diferença principal entre eles se dá na particularidade de cada um.

O Alicate Universal te traz diversas funcionalidades, como poder realizar dobras, cortes, prensar materiais, conseguir segurar alguma superfície com bastante precisão.

Enquanto o Alicate de Corte te permite realizar aparas de componentes e realizar cortes de cabos.

POR QUE USAR ALICATE DE CRIMPAGEM?

Vou te mostrar 3 funcionalidades do alicate de crimpagem, ela te permite:

  1. Realizar corte dos cabos, pois possui uma lâmina de corte. Afinal, no dia a dia do eletricista, sempre é necessário realizar corte de cabos, seja para poder diminuir o tamanho dele, ou até mesmo para poder realizar a manutenção em algum cabo já instalado.
  2. Decapar cabos de uma forma muito mais fácil e precisa do que utilizando um alicate comum. Todo eletricista precisa decapar cabos para poder realizar as conexões necessárias para a instalação elétrica funcionar, e com o auxílio desse alicate, você consegue decapar o cabo muito mais fácil e rápido.
  3. Realizar a crimpagem dos terminais com a pressão necessária para que seu terminal fique ajustado ao cabo. Para poder realizar a conexão dos cabos de maneira segura, utilizamos terminais nas pontas e esse alicate consegue fazer a fixação do terminal no cabo de maneira precisa e com a força necessária.

E depois de todas essas informações, você já está no caminho para completar seu kit de ferramentas!

Mas, me conta aí, qual a ferramenta que você mais usa quando vai fazer um reparo ou uma instalação elétrica?

Professora Juliana Santos

Juliana Santos

Sou formada no Senai em Eletricista de Manutenção e finalizando o Técnico em Eletroeletrônica pelo SENAI também.

Todo meu conhecimento vem sendo disponibilizado para auxiliar os alunos durante o progresso nos treinamentos.

Amo poder compartilhar meu conhecimento na área elétrica e poder aprender todos os dias as diversas vertentes dessa área tão incrível!

Comentários

  • Daniel

    Eu amei esse post, muito esclarecedor! Ainda mais para quem quer começar da área e não sabe que ferramentas começar comprando.

    Parabéns pelo conhecimento Juliana!

  • Nicolas

    Excelente artigo, Parabéns! Muito bem detalhado e explicativo, com certeza vai ajudar quem está começando ou quem já trabalha na área à conhecer os diferentes tipos de ferramentas e, claro, escolher com mais precisão a que mais atende à sua necessidade!

Deixe o seu comentário

dezesseis + onze =

Receba mais conteúdos