No artigo de hoje eu vou te mostrar a instalação simples, porém detalhada de um Interruptor Bipolar, mais especificamente quando a tensão é 220V com 2 fases. Por que eu tenho percebido que alguns profissionais têm dificuldade quando a iluminação em 220V é baseada em 2 fases.

Como o Interruptor Bipolar Funciona?

Antes de começar, vamos esclarecer algumas coisas. No modelo de interruptor simples são apenas dois terminais para colocar os condutores, um da fase e outro do retorno. No entanto, ele só é aplicado em dois casos, quando o circuito é 127V com fase e neutro ou quando ele é 220V, mas também com fase e neutro.

Quando for 220V fase e fase, é obrigatório fazer uso de um outro tipo de interruptor. Nós o chamamos de Interruptor Bipolar, ou seja, ele possui dois terminais que serão seccionados quando houver o acionamento. Quando ligado, ele fecha os dois contatos e quando desligado, abre os dois contatos para interromper a alimentação.

Como Instalar Corretamente?

O primeiro passo é desligar os disjuntores. Note, inclusive, que o disjuntor bipolar é diferenciado por causa da existência das duas fases no receptor. Afinal, se temos duas fases indo para o disjuntor, ele também será bipolar.

Disjutor Bipolar de frente

É importante notar que estamos usando como base o interruptor bipolar simples. Embora exista também o modelo de interruptor bipolar paralelo, ele não é tão comum de ser usado, além de a instalação ser mais complicada. Por isso, neste artigo, falaremos especificamente sobre o tipo simples deste interruptor.

Prosseguindo, desencape os condutores das duas fases e coloque cada fase de um lado do interruptor. Não se esqueça de observar bem o modelo do seu interruptor para saber qual o contato correto e fechar as fases com os respectivos retornos. Com as fases instaladas, passamos para o procedimento com os retornos.

parte de trás de um interruptor bipolar

Naturalmente se nós temos duas fases sendo interrompidas, nós teremos então dois retornos que vão até a nossa lâmpada. Da mesma forma, desencape os dois fios e coloque cada em um dos lados do interruptor, nos conectores restantes. Como poderá observar, os dois retornos que saem do interruptor chegam até o local do receptáculo da lâmpada.

Com as duas fases e dois retornos instalados no interruptor bipolar, podemos agora prosseguir para o receptáculo. O esquema é o mesmo: desencape os dois fios e coloque nos conectores do receptáculo. Como deve ter percebido, neste caso nós temos os dois condutores fase sendo interrompidos pelo interruptor e não temos a chegada no receptáculo do neutro. São as duas fases chegando através de dois retornos.

parte traseira de um receptáculo

Com o procedimento finalizado, será possível testar o funcionamento da lâmpada. Vale lembrar que com o interruptor bipolar você poderá usar tanto uma lâmpada 220V quanto uma lâmpada bivolt, ou seja, que pode ser ligada tanto no 127V quanto no 220V.

Por fim, escolha sua lâmpada de preferência, religue o disjuntor e faça um teste de acionamento do interruptor. Com isso, concluímos a instalação do interruptor bipolar. Agora você sabe a forma correta de utilizar uma lâmpada com alimentação 220V com duas fases.

Um Brinde Para Você!

Hoje eu vou te deixar com um material muito legal, e importante. o Ebook de Dimensionamento de Eletrodutos, com ele você vai ter em suas mãos 2 maneiras simples e rápidas de como dimensionar seus eletrodutos, e isso é gratuito, isso mesmo, basta clicar na imagem abaixo e baixar agora mesmo o seu Ebook.


Interruptor Bipolar: Como instalar em rede 220V?
4.5 (90%) 6 votes

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Este post tem 2 comentários

  1. MUITO BOM OBRIGADO

    1. Olá , tudo bem ?

      Fico feliz que tenha gostado!

      Muito obrigado pelo seu feedback.

      Continue nos acompanhando!

      Saudações,
      Caio Paiva – Sucesso do Cliente
      Sala da Elétrica.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post