Um projeto elétrico, ou uma instalação elétrica, deve ser composta por uma variedade de produtos e outros componentes para que a eletricidade de um local ocorra de forma eficaz, segura e correta para os funcionários que vão conviver nesse ambiente após a instalação desse projeto.

Todos esses produtos e demais componentes para o projeto elétrico devem ser escolhidos com muito cuidado, para que o seu funcionamento ocorra de forma segura e prática.

Veja mais aqui: Quem deve comprar o Material: O cliente ou o Eletricista?

No que diz respeito à praticidade para os indivíduos que contratam esse serviço, devemos destacar que a economia é grande, já que ele evitará quaisquer compras desnecessárias, ao optar pela compra de materiais que, na realidade, não precisam ser utilizados nesse projeto.

Assim, o indivíduo evitará os desperdícios e o acúmulo de sobras, já que ele contará com uma lista contendo todos os exatos materiais que serão necessários para comprar e compor o projeto elétrico em questão.

Afinal, o que é que eu vou precisar para que o meu projeto elétrico realmente dê certo e seja seguro tanto para mim como profissional, como também para o meu cliente, que busca a economia na compra dos materiais, evitando desperdícios?

Projeto Elétrico - Planta Baixa

Projeto Elétrico deve possuir uma Planta Baixa

Em primeiro plano, o seu projeto elétrico deverá possuir uma planta baixa com diagrama elétrico unifilar, já que é esta a planta que lhe auxiliará na hora de ver tudo o que você vai precisar para o projeto, sem que se esqueça de nenhum componente essencial para a instalação elétrica.

Folha de Cálculos

Além disso, para a realização de um projeto elétrico, você também vai precisar de uma folha de cálculos para a determinação da área e do perímetro de cada um dos cômodos do ambiente que será realizado o projeto.

O mesmo se torna necessário para que seja possível calcular a iluminação e as tomadas de uma forma geral do ambiente onde será realizada a instalação elétrica.

Tabela contendo os Cálculos de Corrente

Além disso, também se torna necessário para o projeto elétrico uma tabela contendo os cálculos de corrente.

São fundamentais para que seja possível determinar as proteções elétricas do ambiente, ou seja, os disjuntores e as DR’s (Diferencial Residual).

Tabela de Dimensionamento dos Condutores Elétricos

Outro componente essencial que você precisará ter para o projeto elétrico é uma tabela com os dimensionamentos dos condutores elétricos.

É claro que a lista de materiais também não pode faltar antes da realização de um projeto elétrico, já que é por meio dela que você, como profissional responsável pelo projeto, irá definir todos os materiais e demais componentes que precisarão ser utilizados para que o projeto elétrico ocorra de forma segura, eficaz e com qualidade.

Projeto de Instalações Elétricas - Mão de Obra

Gerenciamento de Mão de Obra

Por fim, é também de extrema importância para o projeto elétrico que o profissional em questão tenha uma tabela com os horários em que cada um dos homens pode realizar a mão de obra necessária na instalação elétrica.

Essa tabela poderá facilitar tanto o pagamento dos homens, como a própria organização do trabalho, servindo como se fosse uma tabela de escala de trabalho.

Assim, já deu para notar que são variados os componentes e produtos que devem ser comprados e os procedimentos que devem ser avaliados antes da realização de um projeto elétrico.

Em primeiro plano, todos eles devem estar em mãos do profissional responsável pela obra, para que se torna, então, possível a realização da mesma sem quaisquer problemas envolvendo os materiais, componentes, e outros aspectos essenciais que devem ser definidos antes mesmo do início do projeto elétrico.

Agora você já tem em mãos todos os componentes que são essenciais para a realização dessa instalação elétrica, para evitar quaisquer problemas com  os seus clientes e com a obra em si.

Deixe um comentário abaixo para sabermos o que você achou.

O que deve ter no Projeto de Instalações Elétricas
4.7 (93.33%) 6 votes

Samuel Nassereddine

Jovem de 23 anos, amante do conhecimento. Atuando como Desenvolvedor de Estratégias de Inbound Marketing, Desenvolvedor Web e Designer.

Este post tem um comentário

  1. Sala da elétrica vocês são os melhores Bom dia

Deixe uma resposta

Fechar Menu


Black Friday CLP – Antecipação
Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial
Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post


Semana método lide express
Avalie este Post