Para realizar a condução de corrente elétrica em instalações fixas, é indispensável o uso de Barramento de Distribuição.
Esses Barramentos de Distribuição nada mais são que barras maciças fabricadas em cobre, normalmente eletrolítico.Esses produtos eletromecânicos integram painéis elétricos e disjuntores que transportam grande quantidade de corrente elétrica.
O barramento permite modificar diferentes formas de corrente elétrica com segurança e praticidade, prevenindo problemas e assegurando o cumprimento das normas de segurança.
Entre os modelos de Barramento de Cobre existem dois modelos: o barramento de cobre isolado e o barramento de cobre não isolado. Para cada modelo, aplicabilidades específicas podem ser indicadas. Com isso, é necessário entender as características de cada um dos modelos de barramento disponíveis:
O barramento de cobre isolado distribui energia, proporcionando uma conexão rápida e garantindo alta segurança contra curtos acidentais. A principal vantagem desse modelo de barramento de cobre é a segurança para qualquer pessoa que vá manusear este componente.
Aplicado apenas em circuitos elétricos, esse tipo de Barramento de distribuição oferece isolação de 1 KV, além de utilizar PU Rígido antichamas. Sua composição garante que, mesmo com fácil acesso aos circuitos, as partes que recebem corrente elétrica fiquem totalmente isoladas. Elas possuem conexões das mais variadas, fixadas através de parafusos localizados internamente no corpo do material isolante.
O isolamento pode acontecer de três formas diferentes: através de barras isoladas para montagem em campo, barras isoladas mediante projeto com curvas e fixações e, por fim, as barras isoladas em equipamentos já montados. Nesse último caso, o eletricista pode instalar os barramentos de cobre tanto em componentes em funcionamento quanto em desligados.
Os sistemas de transmissão de energia sem cobre isolado operam principalmente em correntes elétricas que não exigem manuseio frequente por pessoas sem experiência em construções elétricas.
De modo geral, o barramento de cobre não isolado transmite uma quantidade maior de energia, aumentando os riscos para quem precisar realizar trabalhos de manutenção.
Para esse tipo de barramento de distribuição, um profissional deve realizar os ajustes, a instalação ou a manutenção, garantindo segurança e eficiência. Em caso contrário, uma pessoa inexperiente manusear essas correntes pode acarretar a grandes riscos de choques, podendo inclusive causar riscos à vida.
Cada barramento atende às demandas específicas de cada tipo de condutor, por isso, é indispensável usar um barramento para os condutores neutros e outro para os condutores terra.
Utilizar sistemas de barramento independentes é uma medida indispensável por questões de segurança, pois isso evita que qualquer possível situação de curto-circuito queime toda a instalação elétrica, comprometendo toda a segurança de um determinado espaço.
Na prática, enquanto cada barramento limitará a ação da corrente elétrica, a distribuindo entre os vários ambientes que componham uma instalação elétrica. Eles também reduzem os riscos de acidentes, pois bloqueiam qualquer problema com segurança e praticidade.
Sendo assim mais fácil identificar onde está o erro e, por fim, corrigi-lo de maneira prática e rápida.
Deixe o seu comentário