Para realizar a condução de corrente elétrica em instalações fixas, é indispensável o uso de Barramento de Distribuição.

Esses Barramentos de Distribuição nada mais são que barras maciças fabricadas em cobre, normalmente eletrolítico. Estes produtos eletromecânicos são utilizados em painéis elétricos e disjuntores que transportam grande quantidade de corrente elétrica.

Através do uso de barramento é possível modificar com segurança e praticidade as mais variadas formas de corrente elétrica, coibindo qualquer problema que eventualmente exista e garantindo que as medidas necessárias de segurança sejam seguidas à risca.

Barramento de Distribuição de Cobre

Tipos de Barramentos de Distribuição de Cobre

Entre os modelos de Barramento de Cobre existem dois modelos: o barramento de cobre isolado e o barramento de cobre não isolado. Para cada modelo, aplicabilidades específicas podem ser indicadas. Com isso, é necessário entender as características de cada um dos modelos de barramento disponíveis:

Barramento Isolado

O barramento de cobre isolado é utilizado para a distribuição de energia, com uma conexão rápida com uma grande segurança contra curtos acidentais. A principal vantagem desse modelo de barramento de cobre é a segurança para qualquer pessoa que vá manusear este componente.

Aplicado apenas em circuitos elétricos, esse tipo de Barramento oferece isolação de 1 KV, além de utilizar PU Rígido antichamas. Através de sua composição, mesmo com fácil acesso aos seus circuitos, as partes que recebem corrente elétrica são totalmente isoladas. Elas possuem conexões das mais variadas, fixadas através de parafusos localizados internamente no corpo do material isolante.

O isolamento pode acontecer de três formas diferentes: através de barras isoladas para montagem em campo, barras isoladas mediante projeto com curvas e fixações e, por fim, as barras isoladas em equipamentos já montados. E nesse último caso, os barramentos de cobre podem ser instalados em um componente em funcionamento ou não.






Barramento de Cobre não Isolado

Os sistemas de transmissão de energia que não utilizam o cobre isolado são utilizados basicamente para o uso de uma corrente elétrica onde não haverá um manuseio frequente por parte de pessoas que não tenham experiência em construções elétricas.

De maneira geral, o barramento de cobre não isolado é utilizado pois transmite uma quantidade maior de energia, o que, por consequência, acarreta em maiores perigos para aqueles que precisem realizar trabalhos em sua manutenção.

Para este tipo de barramento, é indispensável que o trabalho de ajustes, instalação ou manutenção seja realizado por um profissional. Em caso contrário, uma pessoa inexperiente manusear essas correntes pode acarretar a grandes riscos de choques, podendo inclusive causar riscos à vida.

Barramentos de Distribuição

Condutor neutro e condutor terra

Como cada barramento é utilizado para atender às demandas específicas de cada tipo de condutor, é indispensável o uso de um barramento específico para os condutores neutros e um modelo específico para os condutores terra.

Utilizar sistemas de barramento independentes é uma medida indispensável por questões de segurança, pois isso evita que qualquer possível situação de curto-circuito queime toda a instalação elétrica, comprometendo toda a segurança de um determinado espaço.

Na prática, enquanto cada barramento limitará a ação da corrente elétrica, a distribuindo entre os vários ambientes que componham uma instalação elétrica, eles também limitam as possibilidades de acidentes, já que qualquer problema será bloqueado com segurança e praticidade, sendo assim mais fácil identificar onde está o erro e, por fim, corrigi-lo de maneira prática e rápida.

O que são Barramentos de Distribuição e seus tipos
5 (100%) 3 votes

Samuel Nassereddine

Jovem de 23 anos, amante do conhecimento. Atuando como Desenvolvedor de Estratégias de Inbound Marketing, Desenvolvedor Web e Designer.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/
1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação
Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial
Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos
Avalie este Post


Semana método lide express
Avalie este Post