Programador de CLP tem mais reconhecimento Profissional ?

Trabalhar programando componentes de automação industrial é uma tarefa sofisticada e exige dedicação do profissional. É indispensável neste contexto que ele saiba trabalhar com os controladores lógicos. Com relação a este assunto, será que podemos dizer que um programador de CLP tem mais reconhecimento profissional na carreira? Esta é a pergunta que responderemos neste artigo.

É inegável que a especialização gera um destaque no mercado de trabalho. Afinal, o conhecimento normalmente vem acompanhado de maiores salários e uma condição de respeito na profissão. É por conta disto que a dúvida que colocamos é recorrente de quem está buscando especialização em CLP. Justamente por isso preparamos o material que você lê agora. Para esclarecer a questão, assista o vídeo e continue a leitura:

Programador de CLP tem mais reconhecimento profissional?

Vamos entender primeiro a importância da qualificação
Para começar, devemos considerar que em qualquer carreira, independente da área de atuação, se capacitar é fundamental. Ou seja, devemos expandir e especializar os nossos conhecimentos ao longo do tempo para que possamos crescer na atividade. Portanto, em todas as profissões é fundamental buscar formas de aumentar ainda mais a qualificação que já temos.

Você certamente já ouviu sobre a importância de se atualizar ou buscar sempre caminhos para desenvolver novas competências. Podemos inclusive resumir esta necessidade em uma única frase: as habilidades que te trouxeram até este momento não são as mesmas que vão te levar para o próximo nível.

Da formação inicial às especializações

Colocando na prática esta ideia, suponhamos que você tenha feito um curso de comandos e instalações elétricas. Profissionalmente a sua primeira realização seria conquistar um cargo e entrar no mercado de trabalho, mesmo que seja como autônomo. É claro que você em algum momento irá querer dar um passo adiante.

Naturalmente, este é o momento de procurar as habilidades mais relevantes para o mercado. É quando você começa a se perguntar, dentre outras coisas, se programador de CLP tem mais reconhecimento Profissional. Lembrando que, quanto mais você evolui no quesito de capacitação maior a valorização envolvida. Contudo, há muitos fatores que levam ao reconhecimento.

Formas de reconhecimento

Você pode considerar que o reconhecimento é traduzido no salário que se recebe. A medida também pode ser o valor da sua mão de obra, em caso de autônomos. Para os estudantes, é a prospecção de um emprego futuro. O que tudo isto indica é que você será mais valorizado enquanto profissional.

Consequentemente, as empresas contratantes olharão para você com outros olhos. Ressaltando que o seu objetivo não deve ser apenas a qualificação, mas a oportunidade de atuar com este conhecimento. Voltemos finalmente à questão inicial deste texto. Devido aos fatores listados, é possível dizer que sim, um profissional que trabalha com CLP encontra maior reconhecimento.

É mais valorizado? Sim!

Concluímos então que ser um programador de CLP tem mais reconhecimento profissional. Seja por sua condição de especialista ou em razão dos salários maiores que poderá receber. Até mesmo os colegas de trabalho tendem a valorizar mais quem possui esta capacitação. Se você quer se diferenciar da grande maioria e dar este passo adiante na sua carreira, nós podemos ajudar.

Trata-se de uma oportunidade para aprender CLP e fazer a sua entrada na área de automação. Basta preencher o formulário disponível neste link. As vagas, por enquanto, estarão restritas a um perfil específico de profissional. Se você estiver qualificado, o nosso objetivo será ajudá-lo a se tornar um case de sucesso. Interessado? Então entre em contato para que possamos fazer uma análise do seu perfil.

Faça nosso curso CLP na Prática e tenha mais reconhecimento

Comentários

  • Roberto

    Sou técnico em automação, que é o profissional que trabalha tanto com PLC, SDCDs, supervisórios, IHMs, e também precisa conhecer muito dos processos industriais.
    O que vejo nesses últimos anos é que o mercado está em mudança, convergindo para a T.I., onde salários são baixos, as empresas exigem muitas qualificações e preferem um batalhão de novatos “executantes”. Daqui há poucos anos teremos pouco espaço para profissionais experientes nessa área, tudo vai ser na base da troca e do desenvolvimento remoto, onde só precisa de alguém para fazer o download das alterações e cuidar/trocar os instrumentos em campo

    • Caio Paiva

      Olá Roberto, tudo bem?
      Obrigado por compartilhar essas observações.

      Atenciosamente.
      Caio Paiva

      Equipe Sala da Elétrica

  • Carros Usados BH

    Ótimo post, excelente conteúdo.

    • Caio Paiva

      Olá, tudo bem? Muito obrigado pelo seu feedback.

Deixe o seu comentário

Receba mais conteúdos