Receptáculo, a única maneira de instalar corretamente

Entenda a única maneira de instalar um receptáculo e garantir sua segurança na instalação elétrica, tanto para seu cliente quanto para você profissional.

Receptáculo, pode parecer um assuntos relativamente simples, no entanto, para instalar o famoso e simples “bocal” você deve atentar a alguns simples detalhes que podem fazer a diferença.

Uma das questões que vamos abordar aqui é a importância de estar atento a segurança, tanto do profissional que realiza a instalação quanto do indivíduo que irá interagir com a instalação.

O que eu quero deixar aqui como recado é que precisamos, imediatamente reduzir a quantidade de acidentes causados com a eletricidade.

Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em 2016 houveram 1319 acidentes de origem elétrica e 599 acidentes fatais causados pela eletricidade.

Independente se você é um profissional da área elétrica ou é apenas um consumidor final entenda que:

Pequenas ações garantem Grandes Resultados

Talvez você se pergunte, Everton, um receptáculo faz a diferença? Não tenha dúvidas que sim…

Em média, 602 pessoas perdem suas vidas todos os anos aqui no Brasil, em função de descuidos com a eletricidade e o mais incrível é que se fosse tomada poucas ações, ações simples, poderíamos ter evitado boa parte destas fatalidades.

A questão aqui é mostrar a você e para a sociedade que, interações simples com a eletricidade pode custar vidas, imagine que uma simples troca de lâmpadas pode matar… Faz sentido para você?

Então vamos aprender e entender como realizar uma instalação elétrica segura?






Se você gostaria de entender um pouco melhor sobre este assunto? Então continue lendo e surpreenda-se…

O que é o receptáculo?

receptaculo

Receptáculo é o nome tecnicamente correto do famoso “bocal de lâmpada”, também conhecido como “soquete” entre outros.

Este equipamento é responsável pela conexão entre o interruptor e a lâmpada para que seja possível realizar o acionamento desta.

Como você pode observar na imagem acima, existem dois parafusos/conexões para que este receba, normalmente, um fio neutro e um retorno.

Você encontrará também situações de instalação onde o receptáculo receberá dois retornos, ao invés de um retorno e um neutro, isso acontece em instalações de iluminação em 220V à duas fases.

Estrutura física do Receptáculo

receptaculo

 

Como sabemos esta peça essencial da instalação elétrica é bem simples, porém, perceba que sua estrutura elétrica é constituída de maneira que possa oferecer dois contatos distintos à rosca E27 da lâmpada.

O primeiro contato é o da rosca propriamente dito, o segundo é o contato da base da lâmpada, com isso podemos tomar as seguintes conclusões:

receptaculo

 

  1. O contato da rosca pode ficar exposto no momento em que é realizada uma intervenção de manutenção/troca de lâmpadas, isso pode ocasionar um acidente elétrico
  2. A base somente realiza o contato elétrico após a lâmpada ser totalmente inserida ao receptáculo e não fica exposta.

Você deve estar se perguntando: Então existe maneira correta de realizar a instalação do receptáculo?

 

Sim! é exatamente sobre isso que vamos falar agora.

 

Qual a maneira correta de ligar um receptáculo?

 

Para responder esta pergunta temos que levar em consideração as observações do tópico anterior, sendo assim teremos:

Se a instalação for realizada com um cabo neutro e um retorno então teremos:

  • O Neutro deverá ser instalado ao contato de rosca do receptáculo
  • O Retorno deverá ficar conectada a base do receptáculo

 

Considerando que o retorno é uma “extensão” da fase que foi interrompida pelo interruptor, podemos dizer que existe a possibilidade de existir energização no receptáculo, sendo assim, o retorno irá ser ligado a sua base.

Já o Neutro, deverá ser instalado no ponto de conexão da rosca propriamente dito, fazendo com que mesmo que exposta, esta não venha a causar um acidente elétrico.

receptaculo

 

Obs.: Vale lembrar que, em qualquer circunstância o dispositivo de proteção deverá ser acionado interrompendo a energização da instalação, esta instalação do receptáculo é uma redundância no que se diz respeito a segurança…

Comentários

  • Pingback: Best Writing Service

  • Gpcosta

    Excelente Everton, sempre focando a segurança nas instalações elétricas.

  • Diogo Lorran

    Muito bom. Parabéns

    • Engª Camila Andrade

      Olá Diogo,
      Muito obrigada! Que bom que gostou do nosso conteúdo.
      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Att, Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Arnaldo Pereira de Aquino

    Everton, Parabens pela iniciativa com suas orientações, simples mas importantes, pergunta:
    1)No caso do receptáculo de um abajur ou luminária de mesa, existe uma posição correta para conexão dos fios, sendo que o fase e o neutro vai depender da posição que insiro na tomada o plug, e também qual o fio que devo cortar para instalar o interruptor no meio do fio.
    2) O Fio paralelo 2×0,5mm que veio no cordão c/ interruptor de energia, posso fazer um prolongamento com um fio de bitola maior, de 0,75mm ou 1,0mm. Será usado em uma luminária PVC de mesa com 1 lâmpada led de no máximo 10w.

Deixe o seu comentário

vinte − nove =

Receba mais conteúdos