Home Elétrica Instalações Receptáculo, a única maneira de instalar corretamente

Receptáculo, a única maneira de instalar corretamente

983
2

Entenda a única maneira de instalar um receptáculo e garantir sua segurança na instalação elétrica, tanto para seu cliente quanto para você profissional.

Receptáculo, pode parecer um assuntos relativamente simples, no entanto, para instalar o famoso e simples “bocal” você deve atentar a alguns simples detalhes que podem fazer a diferença.

Uma das questões que vamos abordar aqui é a importância de estar atento a segurança, tanto do profissional que realiza a instalação quanto do indivíduo que irá interagir com a instalação.

Você gostaria de entender um pouco melhor sobre este assunto? Então continue lendo e surpreenda-se…

O que é o receptáculo?

receptaculo

Receptáculo é o nome tecnicamente correto do famoso “bocal de lâmpada”, também conhecido como “soquete” entre outros.

Este equipamento é responsável pela conexão entre o interruptor e a lâmpada para que seja possível realizar o acionamento desta.

Como você pode observar na imagem acima, existem dois parafusos/conexões para que este receba, normalmente, um fio neutro e um retorno.

Você encontrará também situações de instalação onde o receptáculo receberá dois retornos, ao invés de um retorno e um neutro, isso acontece em instalações de iluminação em 220V à duas fases.

Estrutura física do Receptáculo

receptaculo

 

Como sabemos esta peça essencial da instalação elétrica é bem simples, porém, perceba que sua estrutura elétrica é constituída de maneira que possa oferecer dois contatos distintos à rosca E27 da lâmpada.

O primeiro contato é o da rosca propriamente dito, o segundo é o contato da base da lâmpada, com isso podemos tomar as seguintes conclusões:

receptaculo

 

  1. O contato da rosca pode ficar exposto no momento em que é realizada uma intervenção de manutenção/troca de lâmpadas, isso pode ocasionar um acidente elétrico
  2. A base somente realiza o contato elétrico após a lâmpada ser totalmente inserida ao receptáculo e não fica exposta.

Você deve estar se perguntando: Então existe maneira correta de realizar a instalação do receptáculo?

 

Sim! é exatamente sobre isso que vamos falar agora.

 

Qual a maneira correta de ligar um receptáculo?

 

Para responder esta pergunta temos que levar em consideração as observações do tópico anterior, sendo assim teremos:

Se a instalação for realizada com um cabo neutro e um retorno então teremos:

  • O Neutro deverá ser instalado ao contato de rosca do receptáculo
  • O Retorno deverá ficar conectada a base do receptáculo

 

Considerando que o retorno é uma “extensão” da fase que foi interrompida pelo interruptor, podemos dizer que existe a possibilidade de existir energização no receptáculo, sendo assim, o retorno irá ser ligado a sua base.

Já o Neutro, deverá ser instalado no ponto de conexão da rosca propriamente dito, fazendo com que mesmo que exposta, esta não venha a causar um acidente elétrico.

receptaculo

 

Obs.: Vale lembrar que, em qualquer circunstância o dispositivo de proteção deverá ser acionado interrompendo a energização da instalação, esta instalação do receptáculo é uma redundância no que se diz respeito a segurança…

Receptáculo, a única maneira de instalar corretamente
5 (100%) 6 votes

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(2)

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *