Sala da Elétrica
  • Página Inicial
  • Sobre
  • Blog
  • Materiais Educativos
    • Voltar
    • EBook
    • Software
    • Webinar
    • Todos os materiais
    • Biblioteca
  • ÁREA DO ALUNO
  • Cursos
    • Voltar
    • Curso Máquinas e Comandos Elétricos
    • CLP – Controladores Lógicos Programáveis Online
    • Curso Instalações Elétricas na Prática
    • Ver Todos os Cursos

Tomada Com Obturador: Como evitar acidentes elétricos com crianças

  • dezembro 22, 2017
  • Autônomo
  • 3 comentários

Home Menu blog rodapé Tomada Com Obturador: Como evitar acidentes elétricos com crianças

Você já conhece a tomada com obturador? Ela tem um mecanismo inovador e com uma grande proposta para segurança. Olhe só!

Segundo a ABRACOPEL 600 pessoas morrem por ano por acidentes com eletricidade, é um número bem grande não é mesmo?!

Mas o que você, profissional da área de elétrica, está fazendo para ajudar a reduzir este número?

Já falamos aqui na Sala da Elétrica diversas vezes o que você pode fazer para garantir sua segurança, e como evitar acidentes com eletricidade, ou certamente você já até sabe como agir e o que fazer para se proteger correto?

A forma mais comum para proteção contra choques são os dispositivos DR, Disjuntores, aterramento dentre outros. Mas o que podemos fazer para proteger aquelas crianças curiosas e teimosas que não tem noção do quão perigoso é mexer naquela tomada aparentemente inofensiva?

Por mais que a gente fale, ensine, ou até coloque as proteções de tomada eles sempre acham uma forma de enfiar alguma coisa naqueles buraquinhos sedutores não é mesmo?!

Por esta razão hoje o assunto é a segurança, hoje falaremos sobre mais uma forma de proteger as nossas crianças em suas residências, a tomada com obturador.






Tomada com obturador para proteção de crianças

Tomada com obturador proteção para crianças

Como já falamos algumas vezes, temos algumas formas de proteção contra choques elétricos residenciais.

Os mais usados são: Dispositivo DR, desligar os disjuntores quando for trabalhar com a eletricidade, aterramento, manter a instalação correta verificando-a a cada 5 anos, enfim, temos várias formas de proteger a nossa casa e nossos familiares contra choques elétricos.

Mas e o que fazemos com as crianças curiosas que insistem em mexer e colocar coisas nas tomadas?

O Ministério da Saúde informou que em 2011, foram registradas mais de 10,2 mil internações de crianças de até 10 anos de idade por acidentes domésticos. Entre os casos mais frequentes estão problemas relacionados à respiração, queimaduras, quedas, cortes e choques elétricos.

A curiosidade faz com que elas cheguem perto das tomadas, e insiram objetos que aumentam drasticamente as chances de acidentes domésticos com choque elétrico.

Certamente você conhece alguém, ou até mesmo você como um eletricista iniciante curioso, tentou colocar alguma coisa naquele buraco mágico que faz com que todos os eletrodomésticos simplesmente funcionem, correto?!

Sabe aquela história de “a criança colocou o grampo, ou o clip na tomada!!”

Este tipo de coisa é comum e pode acontecer com qualquer um não é mesmo? E com certeza você conhece alguém que já fez isso, se é que não foi você mesmo que o fez.

Mas o problema é que este tipo de acidente pode ser fatal. A maioria dos acidentes relacionados a eletricidade em residências podem ser prevenidos se você usar e conhecer os componentes corretamente.

Assim, você terá uma casa bem mais segura, e desta forma evitar acidentes com seus entes queridos.

Mas como proteger nossas crianças?

Como proteger crianças contra choques elétricos?

Tomada com obturador branco

Pensando nesta segurança e principalmente na segurança dos pequeninos, é que criaram a Tomada com proteção para crianças.

Este tipo de tomada está disponível pelos fabricantes Schneider Eletric e Siemens.

Ela possui um sistema de proteção com obturador* que impede que objetos estranhos sejam inseridos em apenas um dos terminais energizados da tomada.

Este sistema impede que alguém tenha acesso a parte energizada da tomada.

Por exemplo, se uma criança tentar inserir um clip no terminal da tomada, geralmente em um dos terminais da tomada, este sistema obturador impede que o orifício seja exposto.

Neste sistema de obturador a tomada somente terá os orifícios abertos caso sejam inseridos 2 objetos com a mesma força, ao mesmo tempo e o mesmo grau de inclinação, o que é quase impossível para uma criança.

Desta forma, só será possível acessar os terminais da tomada com obturador se for inserido um plug da tomada. Os obturadores se abrem fazendo com que o plug da tomada entre em contato com a parte energizada da tomada. Este tipo de tomada é muito indicado para ambientes com crianças, como escolinhas, creches, residências, enfim.

Isso porque as crianças têm uma alta curiosidade por inserir objetos nas tomadas.

As tomadas com obturador (proteção para crianças) estão disponíveis em 10A e 20A.

Como todas as demais tomadas, estas não podiam ser diferente, elas devem obedecer a todos os requisitos exigidos pelas normas técnicas.

Garantindo assim que elas sejam realmente seguras.

*Obturador: fecha hermeticamente a introdução ou aplicação de um corpo; obstruir, impedir a passagem de algo.

Porque o choque elétrico acontece?

A corrente precisa sair de algum lugar e ir para outro, por esta razão quando a criança coloca o objeto em um dos terminais da tomada, ela vai fechar o circuito entre o ponto energizado e o ponto de “terra” e a própria criança será o condutor até o terra…. por esta razão a pessoa, ou a criança leva o choque.

Quando a corrente elétrica percorre o corpo humano, esta interfere nas correntes internas dos nervos, e esta interferência nos dá a sensação de formigamento. Para que o choque ocorra, é necessário que exista uma diferença de potencial entre dois pontos distintos.

Um desses pontos é o energizado, um dos terminais da tomada por exemplo, e o outro ponto geralmente são os pés, que estão em contato com o solo. Esses 2 pontos tem uma diferença de potencial, e quando em contato entre si, acontece o choque.

Caso estivermos com os pés calçados com um chinelo de borracha podemos levar um choque menor ou até mesmo nos livrar dele, pois a borracha é isolante.

A intensidade da corrente elétrica depende de alguns fatores como tensão e resistência elétrica percorrida pela corrente elétrica no corpo. A resistência do corpo humano varia de acordo com a pessoa, condições da pele, umidade. O corpo molhado tem a resistência muito mais baixa do que seca.

Por esta razão é tão perigoso equipamentos elétricos em banheiros por exemplo.

Bom, com o corpo molhado, a resistência do corpo é bem baixa, o que torna a corrente elétrica mais alta mesmo com uma baixa tensão.

Também por isso que o choque elétrico está relacionado com a corrente elétrica e não com a tensão.

Pode acontecer de uma pessoa vir a óbito mesmo com uma tensão de 12V por exemplo.

Danos causados pelo choque elétrico

Quando uma pessoa leva um choque elétrico ela pode ter vários efeitos como: dores, espasmos musculares, formigamento contrações musculares, parada respiratória, queimadura, alteração dos batimentos cardíacos ou até mesmo a morte.

Estes efeitos são causados pelo movimento de contração que ocorre nos músculos devido ao choque elétrico.

Outro motivo que pode vir a causar danos ao corpo humano é o trajeto que a corrente percorre no corpo.

Caso a corrente passe pelo coração, que é um músculo, vai causar espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular e causando assim a fibrilação.

Caso a pessoa leve um choque que passe pelos 2 braços, ou pelo braço esquerdo e os pés, o risco desta pessoa ter uma parada cardíaca é muito maior pois certamente a corrente irá passar pelo coração.

E por esta razão falamos tanto da importância das tomadas com proteção contra crianças.

Seguem alguns dados de valor de corrente e danos ao corpo humano:

  • 1 a 10mA – formigamento;
  • 10 a 20mA – formigamento intenso e dor;
  • 20 a 100mA – parada respiratória e convulsão;
  • 100 a 200mA – fibrilação;

Acima de 200mA – queimaduras e parada cardíaca.

Funcionamento da tomada com obturador

Existe um mecanismo relativamente simples, mas bastante eficaz que faz com que os orifícios neutro e fase (127V) ou fase e fase (220V) fiquem obstruídos. Este mecanismo somente desobstrui os orifícios caso eles sejam acionados simultaneamente e no mesmo ângulo.

Quando colocamos um objeto em apenas um dos orifícios, o mecanismo tem um Inter travamento que impede que a placa seja levantada. Quando inserimos o plug, o mecanismo é acionado ao mesmo tempo e no mesmo ângulo, e então a placa abre e libera o contato.

 

Após remover o plug as molas que tem no mecanismo faz com que a placa volte a posição inicial.

Molas da tomada com obturador

Desta forma relativamente simples que estas tomadas nos auxiliam na proteção das nossas crianças.

Características

Estas tomadas tem algumas características que são importantes para a instalação, para que seja dimensionado corretamente.

  • Conexões terminais: 3X terminais sem parafuso (terminais com engate rápido);
  • Corrente nominal: 10A, 250VCA, 50/60Hz;
  • Quantidade de cabos por terminais: 2 cabos;
  • Questões ambientais: Livre de halogênio.

Alguns fabricantes disponibilizam a versão antibacteriana, para ambientes hospitalares ou que exigem ambiente antibacteriano.

Dicas de Instalação da tomada com obturador

Produto disponível nas versões 10A e 20A.

Terminais: Encaixe rápido ou parafuso.

  1. Desligar o DR e os disjuntores;
  2. Decapar os cabos com 11mm;
  3. Pressionar o botão do terminal fase na tomada;
  4. Encaixar o cabo fase na tomada e soltar o botão;
  5. Verificar o encaixe;
  6. Pressionar o botão do terminal Neutro na tomada;
  7. Encaixar o cabo neutro na tomada e soltar o botão;
  8. Verificar o encaixe;
  9. Pressionar o botão do terminal terra na tomada;
  10. Encaixar o cabo terra na tomada e soltar o botão;
  11. Verificar o encaixe;
  12. Encaixar a tomada no módulo de encaixe;
  13. Encaixar a placa de acabamento na tomada;
  14. Ligar o disjuntor e o DR;
  15. Testar o funcionamento da tomada.

Tomada com obturador: Conclusão

A tecnologia tem sido uma grande aliada em nosso dia a dia, e principalmente no quesito segurança, com certeza esse tipo de tomada vai proteger as crianças daquela curiosidade incontrolável que elas têm.

Saber como e quando utilizar estes componentes de proteção é muito importante, pois eles podem e com certeza irão evitar problemas. Agora que você já conheceu mais uma forma de proteger seus familiares em casa, tenho certeza que você vai querer compartilhar esse conteúdo com seus amigos e amigos eletricistas.

Para saber um pouco mais sobre este tipo de tomada assista ao vídeo abaixo, onde você vai encontrar informações mais detalhadas sobre este componente.

 

 

  • PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

    • Podcast Empreendedor Autônomo | #24 Como usar o marketing digital simples para ter mais clientes
    • Podcast Empreendedor Autônomo | #23 Como usar parcerias de forma estratégica
    • Podcast Empreendedor Autônomo | #22 Sair do CLT para se tornar autônomo é bom negócio?
    • Podcast Empreendedor Autônomo | #21 Planejamento e Crescimento da sua empresa
    • Podcast Empreendedor Autônomo | #20 Confie no seu preço, e não tenha medo de passar ele para o cliente

Comentários

  • Quadro de Força

    Qual o melhor tipo de fios eletrico pra essa tomada?

    • Responder
    • · sexta, 15:50
  • Material Elétrico

    Realmente é muito importante estar sempre atento as crianças perto de algum material elétrico

    • Responder
    • · sábado, 23:24
    • Engª Camila Andrade

      Olá tudo bem?

      Sim devemos sempre nos atentar as crianças e aos usuários da eletricidade.
      Devemos sempre evitar qualquer tipo de acidente com eletricidade, já que temos conhecimento para isso.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

      • Responder
      • · segunda, 11:31

Deixe o seu comentário

Cancelar resposta

20 − 15 =

Receba mais conteúdos

Cadastre-se seu e-mail para receber os nossos conteúdos exclusivos.

CURSOS

    • Curso Máquinas e Comandos Elétricos
    • CLP – Controladores Lógicos Programáveis Online
    • Curso de Eletricidade Geral Completo

MATERIAIS EDUCATIVOS

    • Adesivo NBR Amiga
    • CLP – Os 3 primeiros passos para dominar CLP
    • As 6 Cores de Botões e Sinaleiros
    • Grau de Proteção
    • Cliente Divulgador
    • Partida Estrela Triângulo
    • As 10 Partidas de Motores
    • Velocidade do Motor Elétrico Trifásico

BLOG

    • Como Ser um Eletricista Autônomo de Sucesso.
    • CLP: Tipos de Entradas e Saídas
    • Quais são os Componentes de Comandos Elétricos?
    • Contator ZUMBI! Você já ouviu falar dele?
    • Podcast – Leitura e interpretação de diagramas elétricos
    • Borne: 3 Motivos para usá-los em seu painel.
  • Cursos
  • Materiais educativos
  • Blog
  • Sobre
  • Área do aluno
  • Contato
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
ABED ABED
  • Sobre
  • Área do aluno
  • Contato
  • TERMO DE USO
  • Política de Privacidade

© Copyright - Todos os direitos reservados - Sala da Elétrica

Desenvolvido por: Agência Mestre - Marketing Digital

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao aceitar você concorda com o uso que fazemos de cookies, Saiba mais - Aceito
Políticas de Cookies e Privacidade

Visão geral da privacidade


Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Desses cookies, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

Necessário
Sempre Ativado

Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

Não necessário

Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.