Motor 6 Pontas

O motor de seis terminais ou popularmente conhecido como motor 6 pontas elétrico é um motor trifásico de corrente alternada esta máquina elétrica mais popular na aplicação industrial é sem sombra de dúvidas um excelente conversor de energia elétrica em mecânica. Seu surgimento se deu nas mão de Nicola Tesla  e o avanço tecnológico nos permite possuir hoje motores elétricos para todas as aplicações e seguimentos industriais (conheça o motor Wmagnet neste artigo publicado aqui na Sala da Elétrica, Clique Aqui).

Partindo da premissa que você conhece o motor elétrico trifásico de indução trataremos neste artigo sobre os tipos de fechamentos dos enrolamentos de motores elétricos trifásicos com seis terminais (motor 6 pontas). Lembre-se que o motor fornece a opção de seis terminais para permitir a alimentação através de dois níveis distintos, por exemplo 220V e 380V. Temos portanto dois tipos de fechamentos para este tipo de motores, são eles:

motor 6 pontas

    1. Fechamento em triângulo
    2. Fechamento em estrela

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Fechamento em Triângulo (Motor 6 Pontas)

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação . O fechamento em triângulo proporciona o fechamento na menor tensão suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em triângulo será para a tensão de 220V.

Será possível entender na ilustração abaixo como realizar o fechamento em triângulo do motor elétrico trifásico, observe que os terminais 1-6, 2-4  e 3-5 são interligados entre sí e estas pontas são interligadas com a rede de alimentação trifásica.

motor 6 pontas

Fechamento em Estrela (Motor 6 Pontas)

Bom, como vimos, a maioria dos motores apresentam pontas 6 e para podermos ligá-lo ao maior nível de tensão disponível devemos fecha-lo em estrela.

Este fechamento é basicamente o mais simples de ser desenvolvido, observe que o fechamento se dá com a a realização do curto circuito dos terminais 4-5-6 e realiza-se a alimentação trifásica utilizando os terminais 1, 2 e 3. Veja a seguir uma ilustração deste fechamento.

motor 6 pontas

 

Conheça o Motor de 12 Pontas e seus fechamentos

Agora que já conhece o fechamento do motor 6 pontas vamos dar um passo a frente, conheça também o fechamento de motores elétricos de 12 pontas, Clique a aqui para ir ao artigo

  • http://nãotenho claudio

    Boa noite, gostei muito do artigo sobre motores, eu tenho uma betoneira com motor trifásico que esta ligada em 220. Ela foi ligada com três capacitores de 430-516 micro farade, mas por alguns problemas os capacitores foram tirados e agora o motor não funciona mais. Há algum esquema para ligar os capacitores? obrigado.

    • http://www.saladaeletrica.com.br Everton Moraes

      O Motor é trifásico e está sendo alimentado em uma rede monofásica? Se for isto está totalmente ERRADO, quando fazemos esta aplicação já deverá entrar nos planos a troca do motor a médio curto prazo porque o motor irá QUEIMAR.

      O correto é investir em um inversor de frequência, pois com ele você poderá entrar com alimentação monofásica e sair com três fases no próprio inversor.

      Até a próxima

  • geraldo

    Tenho um motor trifasico 220 / 380 1750 rpm . aciona uma helice de torre resfriamento de agua;
    preciso reduzir sua rotação para minimizar ruidos durante a noite . Seu fechamento está para 380 v e ligado em 380 v (esta normal)
    Dúvida– Este motor fechado em 380 v e alimenta-lo com 220 v. O que aconteceria????
    reduz sua rotação e não ???? aumenta a corrente e não reduz a rotação ???? posso perder o motor ?????
    por favor me tirem essa duvida

    • http://www.saladaeletrica.com.br Everton Moraes

      Vai perder o motor se expor seu funcionamento desta maneira. A velocidade não sofrerá mudança alguma com esta aplicação, os fatores que interferem na velocidade do motor é a frequência e o número de polos. Por isto você deverá pensar em adicionar ao sistema um inversor de frequência a este motor para a variação da velocidade.

  • Clóvis

    Me tira uma duvida brother. Na ligação estrela-triangulo o motor recebe apenas 1/3 da corrente e aprox. 58% da tensão quando está em estrela, certo? E porque na ligação estrela(partida direta) isto não acontece?

    • Clóvis

      Por que quando está ligado em estrela, o motor recebe apenas tensão de triangulo?

    • Clóvis

      Por que quando está comutado em estrela ele recebe apenas tensão de triangulo.

    • http://www.saladaeletrica.com.br Everton Moraes

      Olá Clóvis, na verdade quando fechamos o motor em estrela para realizar uma partida direta temos a tensão de, por exemplo, 380V e na bobina ficará os 220V nominais… a tensão por sua vez sofre sim redução quando consideramos a tensão de fase, no entanto esta redução é esperada exatamente para manter os valores nominais de trabalho do motor.

  • Vinicius

    Para um motor trifásico de 6 pontas, qual é sua tensão nominal em Estrela, se a tensão em Delta é 380 V?

    • MAURICIO FRANCIO

      A tensão à qual se pode ligar o motor para funcionar na ligação estrela é sempre 1,73 vezes maior que a tensão nominal da ligação triângulo.
      Mas atenção: há motores cuja ligação estrela é produzida pelo fabricante apenas para a função de partida, não podendo portanto ser usada para funcionamento.

      Um abraço a todos.

  • http://no wagner de oliveira maciel

    conhece um atlas copco com secadora? GA 110-FF (COMPRESSOR)

  • Hulisses

    Posso ligar um motor em delta assim?:1-5 \ 2-6 \ 3-4…. E se sim ele girará normal ou invertido? abraço

    • http://www.saladaeletrica.com.br Eng° Everton Moraes

      Pode sim Hulisses, neste caso o fato de inverter o sentido da corrente em todos os conjuntos de enrolamentos não implicaria na inversão do sentido da corrente

  • geovani

    moto esmeril somar 110/ 220 V com capacitor permanente, ele tem 6 cabos nas cores preto branco cinza marrom e vermelho, porem não tem numeração,como liga-lo em 220v. Fico no aguardo.

  • Igor

    Neste caso o correto é medir a continuidade pra identificar as bobinas,depois disto ache a que tem maior resistência(essa é a bobina de trabalho do motor),coloque-a em serie com a outra bobina q tem maior resistência,a bobina de menor resistência fica em serie com o capacitor,ligue essa tercira bobina em serie com a primeira mas em paralelo à seguda! Agora é so ligar um terminal numa fase e os outros dois terminais na outra fase!

  • Fabiano

    Boa tarde Everton.

    Estou realizando uma pesquisa sobre testes de motores para manutenção dos mesmo. Alguns tópicos já consegui pesquisando em livros e internet, porém outras dúvidas ainda existe e estou com muita dificuldade em encontrar material para ler. Minhas dúvidas são:
    – Teste para correntes parasitas no eixo de motores
    – Teste de polaridade em motores CC e CA
    -Teste de fechamento em um induzido
    – Teste de manutenção na proteção do motor
    Gostaria de saber a finalidade e qual o procedimento para estes testes

    Atenciosamente,

    Fabiano.

  • Carlos Eduardo

    Gente, alguem por favor me tira essa dúvida. Usando um motor em estrela por ser tensao 380 fica claro usar as 3 fases.
    Mas em triagulo, queria entender pq nao posso usa-lo como BI-FASICO normal, sem ter rede trifasica, e como se escolhe os capacitores nesse caso? Na plaquinha não diz… :(