Motor 6 Pontas

O motor de seis terminais ou popularmente conhecido como motor 6 pontas elétrico é um motor trifásico de corrente alternada esta máquina elétrica mais popular na aplicação industrial é sem sombra de dúvidas um excelente conversor de energia elétrica em mecânica. Seu surgimento se deu nas mão de Nicola Tesla  e o avanço tecnológico nos permite possuir hoje motores elétricos para todas as aplicações e seguimentos industriais (conheça o motor Wmagnet neste artigo publicado aqui na Sala da Elétrica, Clique Aqui).

Partindo da premissa que você conhece o motor elétrico trifásico de indução trataremos neste artigo sobre os tipos de fechamentos dos enrolamentos de motores elétricos trifásicos com seis terminais (motor 6 pontas). Lembre-se que o motor fornece a opção de seis terminais para permitir a alimentação através de dois níveis distintos, por exemplo 220V e 380V. Temos portanto dois tipos de fechamentos para este tipo de motores, são eles:

motor 6 pontas

    1. Fechamento em triângulo
    2. Fechamento em estrela

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Fechamento em Triângulo (Motor 6 Pontas)

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação . O fechamento em triângulo proporciona o fechamento na menor tensão suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em triângulo será para a tensão de 220V.

Será possível entender na ilustração abaixo como realizar o fechamento em triângulo do motor elétrico trifásico, observe que os terminais 1-6, 2-4  e 3-5 são interligados entre sí e estas pontas são interligadas com a rede de alimentação trifásica.

motor 6 pontas

Fechamento em Estrela (Motor 6 Pontas)

Bom, como vimos, a maioria dos motores apresentam pontas 6 e para podermos ligá-lo ao maior nível de tensão disponível devemos fecha-lo em estrela.

Este fechamento é basicamente o mais simples de ser desenvolvido, observe que o fechamento se dá com a a realização do curto circuito dos terminais 4-5-6 e realiza-se a alimentação trifásica utilizando os terminais 1, 2 e 3. Veja a seguir uma ilustração deste fechamento.

motor 6 pontas

 

Conheça o Motor de 12 Pontas e seus fechamentos

Agora que já conhece o fechamento do motor 6 pontas vamos dar um passo a frente, conheça também o fechamento de motores elétricos de 12 pontas, Clique a aqui para ir ao artigo

16 Comentários


  1. Boa noite, gostei muito do artigo sobre motores, eu tenho uma betoneira com motor trifásico que esta ligada em 220. Ela foi ligada com três capacitores de 430-516 micro farade, mas por alguns problemas os capacitores foram tirados e agora o motor não funciona mais. Há algum esquema para ligar os capacitores? obrigado.

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    1. O Motor é trifásico e está sendo alimentado em uma rede monofásica? Se for isto está totalmente ERRADO, quando fazemos esta aplicação já deverá entrar nos planos a troca do motor a médio curto prazo porque o motor irá QUEIMAR.

      O correto é investir em um inversor de frequência, pois com ele você poderá entrar com alimentação monofásica e sair com três fases no próprio inversor.

      Até a próxima

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  2. geraldo

    Tenho um motor trifasico 220 / 380 1750 rpm . aciona uma helice de torre resfriamento de agua;
    preciso reduzir sua rotação para minimizar ruidos durante a noite . Seu fechamento está para 380 v e ligado em 380 v (esta normal)
    Dúvida– Este motor fechado em 380 v e alimenta-lo com 220 v. O que aconteceria????
    reduz sua rotação e não ???? aumenta a corrente e não reduz a rotação ???? posso perder o motor ?????
    por favor me tirem essa duvida

    Responder

    1. Vai perder o motor se expor seu funcionamento desta maneira. A velocidade não sofrerá mudança alguma com esta aplicação, os fatores que interferem na velocidade do motor é a frequência e o número de polos. Por isto você deverá pensar em adicionar ao sistema um inversor de frequência a este motor para a variação da velocidade.

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  3. Clóvis

    Me tira uma duvida brother. Na ligação estrela-triangulo o motor recebe apenas 1/3 da corrente e aprox. 58% da tensão quando está em estrela, certo? E porque na ligação estrela(partida direta) isto não acontece?

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    1. Clóvis

      Por que quando está ligado em estrela, o motor recebe apenas tensão de triangulo?

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    2. Clóvis

      Por que quando está comutado em estrela ele recebe apenas tensão de triangulo.

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    3. Olá Clóvis, na verdade quando fechamos o motor em estrela para realizar uma partida direta temos a tensão de, por exemplo, 380V e na bobina ficará os 220V nominais… a tensão por sua vez sofre sim redução quando consideramos a tensão de fase, no entanto esta redução é esperada exatamente para manter os valores nominais de trabalho do motor.

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  4. Vinicius

    Para um motor trifásico de 6 pontas, qual é sua tensão nominal em Estrela, se a tensão em Delta é 380 V?

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    1. MAURICIO FRANCIO

      A tensão à qual se pode ligar o motor para funcionar na ligação estrela é sempre 1,73 vezes maior que a tensão nominal da ligação triângulo.
      Mas atenção: há motores cuja ligação estrela é produzida pelo fabricante apenas para a função de partida, não podendo portanto ser usada para funcionamento.

      Um abraço a todos.

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  5. Hulisses

    Posso ligar um motor em delta assim?:1-5 \ 2-6 \ 3-4…. E se sim ele girará normal ou invertido? abraço

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    1. Pode sim Hulisses, neste caso o fato de inverter o sentido da corrente em todos os conjuntos de enrolamentos não implicaria na inversão do sentido da corrente

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  6. geovani

    moto esmeril somar 110/ 220 V com capacitor permanente, ele tem 6 cabos nas cores preto branco cinza marrom e vermelho, porem não tem numeração,como liga-lo em 220v. Fico no aguardo.

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  7. Igor

    Neste caso o correto é medir a continuidade pra identificar as bobinas,depois disto ache a que tem maior resistência(essa é a bobina de trabalho do motor),coloque-a em serie com a outra bobina q tem maior resistência,a bobina de menor resistência fica em serie com o capacitor,ligue essa tercira bobina em serie com a primeira mas em paralelo à seguda! Agora é so ligar um terminal numa fase e os outros dois terminais na outra fase!

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  8. Fabiano

    Boa tarde Everton.

    Estou realizando uma pesquisa sobre testes de motores para manutenção dos mesmo. Alguns tópicos já consegui pesquisando em livros e internet, porém outras dúvidas ainda existe e estou com muita dificuldade em encontrar material para ler. Minhas dúvidas são:
    – Teste para correntes parasitas no eixo de motores
    – Teste de polaridade em motores CC e CA
    -Teste de fechamento em um induzido
    – Teste de manutenção na proteção do motor
    Gostaria de saber a finalidade e qual o procedimento para estes testes

    Atenciosamente,

    Fabiano.

    Responder

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