Motor 6 Pontas

O motor de seis terminais ou popularmente conhecido como motor 6 pontas elétrico é um motor trifásico de corrente alternada esta máquina elétrica mais popular na aplicação industrial é sem sombra de dúvidas um excelente conversor de energia elétrica em mecânica. Seu surgimento se deu nas mão de Nicola Tesla  e o avanço tecnológico nos permite possuir hoje motores elétricos para todas as aplicações e seguimentos industriais (conheça o motor Wmagnet neste artigo publicado aqui na Sala da Elétrica, Clique Aqui).

Partindo da premissa que você conhece o motor elétrico trifásico de indução trataremos neste artigo sobre os tipos de fechamentos dos enrolamentos de motores elétricos trifásicos com seis terminais (motor 6 pontas). Lembre-se que o motor fornece a opção de seis terminais para permitir a alimentação através de dois níveis distintos, por exemplo 220V e 380V. Temos portanto dois tipos de fechamentos para este tipo de motores, são eles:

motor 6 pontas

    1. Fechamento em triângulo
    2. Fechamento em estrela

Artigos Relacionados a este:

Motor Elétrico TrifásicoMotor de 12 PontasComandos Elétricos

Fechamento em Triângulo (Motor 6 Pontas)

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação . O fechamento em triângulo proporciona o fechamento na menor tensão suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em triângulo será para a tensão de 220V.

Será possível entender na ilustração abaixo como realizar o fechamento em triângulo do motor elétrico trifásico, observe que os terminais 1-6, 2-4  e 3-5 são interligados entre sí e estas pontas são interligadas com a rede de alimentação trifásica.

motor 6 pontas

Fechamento em Estrela (Motor 6 Pontas)

Bom, como vimos, a maioria dos motores apresentam pontas 6 e para podermos ligá-lo ao maior nível de tensão disponível devemos fecha-lo em estrela.

Este fechamento é basicamente o mais simples de ser desenvolvido, observe que o fechamento se dá com a a realização do curto circuito dos terminais 4-5-6 e realiza-se a alimentação trifásica utilizando os terminais 1, 2 e 3. Veja a seguir uma ilustração deste fechamento.

motor 6 pontas

 

Conheça o Motor de 12 Pontas e seus fechamentos

Agora que já conhece o fechamento do motor 6 pontas vamos dar um passo a frente, conheça também o fechamento de motores elétricos de 12 pontas, Clique a aqui para ir ao artigo