Orçamento Instalações Elétricas

Neste artigo abordaremos um tema um tanto quanto “polemico” – Qual valor deve ser cobrado em uma instalação elétrica residencial?

Trataremos algumas maneiras de realizar um orçamento de uma Instalação elétrica residencial, observe que partiremos da premissa que o “eletricista” é apto a realizar todo o projeto (documentação + instalação) e que este possui amplo conhecimento da norma NBR5410, você poderá também ler nosso artigo sobre a norma NBR5410 – Clique Aqui.

As informações aqui contidas são referências para o esclarecimento de algumas dúvidas que alguns leitores encaminharam por e-mail.

Antes de começarmos é necessário saber:

  1. Os dados apresentado refere-se a um exemplo de técnica de orçamento instalações elétricas, logo, servirá somente como ponto de partida para você atentar-se nos principais pontos a serem abordados neste tipo de trabalho;
  2. O valor de mão de obra pode mudar de região para região dependendo do custo de vida e outros fatores agregados;
  3. Sempre que possível tente realizar a instalação mais completa possível para não ser cobrado mais tarde e não ter dor de “cabeça” com clientes que na grande maioria das vezes não fazem ideia de como deve ser realizada uma instalação elétrica e muito menos sabem o que é a NBR5410.

Vamos começar:

Como Cobrar?

A melhor forma de compreender como é cobrado o serviço de no orçamento instalações elétricas é imaginar a remuneração do Eletricista por hora.

Imagem7

Há serviços que podem ser executados por uma pessoa, outros demandam ajudantes e até pedreiros. Cada caso deve ser discutido no momento da especificação das tarefas a serem orçadas.

Basta então presumir que quanto mais difícil ou extenso o trabalho em questão, mais horas serão necessárias para sua execução.

No entanto o principal é:

“Se vamos pagar por algo, que seja completo e funcional.”

As instalações elétricas podem ser divididas em relação a complexidade e tipos de necessidades específicas. Observe que atendendo as exigências da norma NBR 5410 podemos dividir o orçamento instalação elétrica para três situações distintas:

  • Instalação Simples:

Instalação completa de fios , cabos, soquetes, lâmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas, interruptores (linha simples tipo “Silentoc”); em sistema bifásico mais neutro, sem aterramento, sem DRs.

  • Instalação Padrão:

Instalação completa de fios , cabos, soquetes, lâmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas novo padrão brasileiro, interruptores (linhas tipo “Pial Plus” ou compatíveis); em sistema bifásico mais neutro, com aterramento, com DRs.

  • Instalação Extra:

Instalação completa de fios , cabos, soquetes, lâmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas novo padrão brasileiro, interruptores (linhas tipo “Pial Plus” ou compatíveis); em sistema bifásico mais neutro, com aterramento, com DRs, terminais em todos os pontos, solda em derivações de potencia, anilhamento de circuitos, Lay out completo das instalações em Auto Cad.

Tendo como base o tempo presumido de diversos tipos de instalações, das mais simples ás de maior grau técnico, e a fim de facilitar o cálculo de mão de obra para instalações novas e reformas a fim de construir o orçamento instalações elétricas, eis duas tabelas que tipificam os valores referentes a diversos níveis de instalações calculados por “m²”, e a descritiva das mesmas respectivamente.

Imagem3 Imagem8 Imagem4
Em instalações elétricas novas (construções), a infra-estrutura recém instalada, desde que devidamente dimensionada, oferece as melhores condições para a execução da passagem de cabeamento.Dessa forma é presumível que o tempo necessário para sua instalação seja de fato menor que o de uma reforma ou instalações de adequação e ampliação. Para reformas e ampliações, os diferentes tipos de instalações existentes oferecem variados níveis de dificuldade, o que demanda tempo de execução. Para tais tarefas estima-se um tempo médio 60% maior que o da instalação nova. Tais serviços devem ser negociados a partir do cálculo da tabela abaixo, considerando fatores facilitadores para execução das tarefas.

Atente-se

  • Nestes exemplos todas as instalações possuem identificação dos disjuntores.
  • Não fazem parte do orçamento a entrada de energia das instalações (caixa do relógio padrão). Que varia de acordo com complexidade individual de cada instalação;
  • As instalações previstas nesse cálculo se referem á área interna das residências. Estes valores são específicos para casas e apartamentos até médio padrão.
  • Para residências de alto padrão e Kitnets há necessidade de detalhamento dos pontos pois são instalações de grande concentração de componentes e circuitos com grau de dificuldade técnica mais elevado.

Neste post nós abordamos o m2 para desenvolvimento do orçamento, no entanto existem outras formas de realizá-lo, por exemplo: R$/hora ou então por número de pontos (Iluminação + Tomadas). Deve-se ser o mais sensato possível na hora da escolha de “como construir o orçamento“. Lembre-se que com um valor excessivo você pode perder o cliente, no entanto devemos valorizar este tipo de trabalho que exigem muita atenção e responsabilidade.

IMPRESSIONE SEU CLIENTE

Muitas vezes você possuirá um orçamento com valor superior ao seu concorrente, esta é a hora de mostrar que você possui um diferencial, que você conhece o assunto e não adianta simplesmente falar para seu cliente “Eu fiz o curso e conheço na prática e na teoria”, sinceramente pessoal este argumento é simplesmente o que todos vão dizer, então você deverá mostrar, apresentar sua proposta de maneira simples para um leigo mas mostrando seu conhecimento.

Mas como fazer isso? Não é difícil! Primeiro se coloque no lugar de seu ciente e e entenda qual sua necessidade efetivamente, oferte a ele simplesmente o que ele quer mas nunca, eu disse nunca se esqueça de basear-se na Norma NBR5410 que prevê todos as características técnicas de funcionamento e segurança.

Dica 1:

Estruture seu orçamento de maneira apresentável e de preferência monte uma tabela em Excel para mostrar todos os detalhes do orçamento como por exemplo o cálculo da área e perímetro, o valor calculado por cômodo e etc…

A ferramenta Excel é o que mais espanta, mas não se espante, este tipo de tabela é muito fácil de ser montada no Excel, muito fácil mesmo e você pode facilmente aprender com vídeos no YouTube ou com cursos online que você pode fazer em sua própria casa, recentemente colocamos aqui na Sala da Elétrica um site que oferece cursos gratuitos, o Curso Grátis de Excel deste site pode ser acessado clicando aqui.

Dica 2:

Peça ao seu cliente a planta baixa da residência e esboce o diagrama unifilar para que ele saiba exatamente o que existirá em cada cômodo, para a criação do diagrama unifilar você pode utilizar por exemplo o AutoCAD que é uma excepcional ferramenta de criação para este tipo diagrama, o problema é que esta ferramenta não é tão fácil de utilizar como o Excel mas da mesma maneira que o software anterior, você também poderá optar por aprender mais sobre este na internet e aí entra dedicação, existe dezenas ou centenas de vídeo aulas no YouTube. Você pode também cursor este treinamento mais bem estruturado através de um site especializado em treinamento, para acessar este curso grátis de AutoCAD online clique aqui

[alert type="yellow"]Obs: se você optar por cursar o curso Excel ou AutoCAD online de forma gratuita no site indicado acima escolha inicialmente o mais relevante neste momento porque você poderá participar de um curso grátis a cada três meses [/alert]

Dica 3:

Encontre parceiros. Pesquise em sua região pessoas que possam indicar seu serviço, por exemplo, donos de loja de material de construção, ofereça a ele uma porcentagem sobre o serviço que ele indicar, seja ousado, você vai perceber que com o passar do tempo terá vários clientes.

Siga-me

Eng ° Everton Moraes

Engenheiro Eletricista at Sala da Elétrica
Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista e blogueiro de 29 anos que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica.
"Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"
Siga-me

Comentários

  1. Rodrigo matias de Souza disse:

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo conteúdo muito bom.

    E gostaria de saber se nesse estilo de orçamento esta incluído quadros elétricos tanto produzir quanto ajustamento. e se não como faze-lo ?

    Aterramento Industrial como é cobrado se é desse mesmo jeito por m² ?

    1. Olá Rodrigo, na verdade este método que escrevi é simplesmente uma estimativa e o valor final irá variar em função da complexidade e disponibilidade de material e equipamentos…. Nossa intenção era de simplesmente dar um horizonte aos iniciante…. O Aterramento envolve vários outros fatores como análise de solo, local da instalação (se vai ou não ter que contratar empresa para perfuração, etc) agora se for somente passar os cabos para implantar o aterramento já existente pode-se utilizar este método sim….

  2. ANTONIO OLIVEIRA disse:

    Bom dia Everton Moraes fui convidado por um amigo para tocar uma obra com ele mais para isso eu precisaria faser o orçamento da parte eletrica de uma torre de 12 andares como faço esse orçamento agradeço desde ja pela ajuda

    1. Olá Antonio, primeiramente entenda que um orçamento deste nível o cliente muito provavelmente pedirá emissão de nota então você deverá atribuir ao orçamento todos os impostos que você irá pagar, em relação ao orçamento e si você deverá verificar a viabilidade, pode ser mais correto o orçamento por área e então elabore o orçamento de um apartamento e multiplique pela quantidade, outro detalhe é que a iluminação e tomadas de corredores, Hall’s e outras dependência deve ser considerado separadamente e também o ponto de entrega de energia pela concessionária deve ser individualizado. O valor propriamente dito que você irá cobrar vai depender de diversos fatores que você e somente você poderá analisar, por exemplo, tempo de execução da obra, quantidade de ajudantes, impostos, ferramentas, etc…

      Espero ter ajudado, mande-nos fotos da obra para colocarmos aqui na Sala da Elétrica…

  3. VILSON ALVES DA SILVA disse:

    Excelentes artigos esses sobre eletricidade predial. Este sobre orçamento então , faltava ele para que o recém formado eletricista se inteirasse sobre o mercado de trabalho. Parabéns!!!!!

    1. Muito Obrigado Vilson, gostamos muito de fazer tudo isso que fazemos e esperamos poder auxiliar sempre. Esteja sempre a vontade para tirar suas dúvidas e dar sugestões.. Um Abraço

  4. Evandro disse:

    Parabéns pela explanação. Ajudou bastante. Uma dúvida: no orçamento por m2 você já considera o material ou o mesmo deve ser cobrado à parte? Obrigado pela ajuda.

    1. Olá! Ambos métodos consideram somente a mão de obra, o material é a parte, caso o cliente queira que você seja responsável pelo material você deverá adicionar ao orçamento.

  5. douglas robes {ROBBES instalaçoes e manutençoes eletricas disse:

    muito boas suas orientaçoes e de muita valia pra nos profissionais eletricistas um excelente site.PARABENS!

    1. Olá Douglas, muito obrigado, a Sala da Elétrica tenta disseminar o máximo de conhecimento e particularmente tento ser o mais objetivo possível, Muitíssimo obrigado pela visita e sinta-se a vontade para perguntar e dar sugestões.

  6. giuderley - giu disse:

    Everton boa tarde, em primeiro lugar quero novamente parabenizá-lo pelo site, é uma execelente ferramenta de pesquisa para o nosso dia a dia.
    Em segundo lugar, em questão de orçamentos, gostaria de saber se aí no seu estado existe algum valor mínimo para prestação de serviço na area industrial, pois aqui no mato grosso é meio desigual, a niveis de hoje costumo fazer por hora, aqui gira em média de 45,oo por pessoa.se puder me mandar uma dica agradeço.

    grato

    1. Olá Giuderley, para ser sincero não existem padrão, na verdade você vai cobrar em função da demanda e da complexidade, por exemplo, se você vai fazer simplesmente uma manutenção de infra elétrica (iluminação/tomadas/QG, etc…) este valor é adequado (poderia ser um pouco maior, o valor de R$45,00/hora é baixo, provavelmente você não tem encargos como empresa aberta, etc..). Um outro fator seria a demanda de serviços, se você está sem clientes você tentará abaixar o máximo o valor para “pegar” o serviço, agora, se você está com sua agenda preenchida é fato que ira cobrar mais, isso é só um pouco e outros fatores importantíssimos como impostos e outros devem ser levado em consideração….

  7. José Alberto disse:

    Olá Everton! ótimas dicas, principalmente esta sobre orçamentos de instalações elétricas, sou da área de Telecom estou querendo montar um negocio na área elétrica, por acaso você teria alguma dica de como fazer um orçamento de montagem de painel de comandos elétricos?
    Grato.
    José Alberto

    1. Olá José Alberto! ainda não tenho mais é uma boa sugestão para o próximo post…

  8. Josinaldo Pereira de Souza disse:

    Ola Everton, muito boas as dicas de um planejamento de orçamento ,lembrando aos colegas tanto pelo ponto quanto pelo metro quadrado e somente mão de obra .

    1. Muito bem lembrado Josinaldo, o material é a parte… Obrigado pela observação

  9. José Carlos disse:

    Caro Everton referente a orçamento o preço do ponto é o mesmo do m2 me esclareça por favor

    1. Depende muito da instalação José Carlos, por exemplo, se você possuir uma parede com muitíssimas tomadas talvez seria inviável (injusto) cobrar um valor “X”. normalmente o que se vê são profissionais cobrando um valor entre R$30 a R$45 o ponto, dependendo do serviço e da quantidade de pontos a ser instalado…. Lembre-se que isto é somente a mão de obra

  10. Boa noite primeiro gostarioa de parabenizar pelo site eu o descobri a alguns dia e me agradou muito. eu gostaria tambem de tirar uma duvida sobre este tópico de orçamento. Gostaria de saber qual o valor medio pra um levamtamento de cerga e consumo com emissão de laudo e registro de art. Desde já agradeço att. Helio Arantes

    1. Olá Hélio, o valor varia muito em função da região e da dimensão do projeto, bem como da experiência que o profissional possui, lembre-se de levar em conta todos os encargos, desde o tempo empregado na execução do projeto até o atendimento de normas da instalação. Quando o trabalho trata de um retrofit é interessante apresentar ao cliente uma possibilidade de pagar com a redução do consumo gerado, ou seja, supondo que o trabalho gere uma redução de R$5.000,00 por mês, além do seu valor inicial (baixo) para a construção do projeto, você negocia receber o valor da redução ao longo de, por exemplo, seis meses, seria 6x R$5mil. Este tipo de proposta impressiona o cliente e você mostra confiança em seu trabalho…

  11. Guido disse:

    Prezado Everton,

    O seu blog é específico para os profissionais da elétrica. Mas eu, na condição de cliente, gostaria de saber quanto à fiação. Por exemplo, quantos metros de fio é necessário para cada ponto de energia. Uma lâmpada, ou uma tomada como se calcula a “quantidade” de material (fio) a ser empregada.
    Estou construindo um prédio de 3 pavimentos, em cada pavimento tem três apartamentos.
    Então a minha dificuldade é saber quantitativos de fios (1,5; 2,5; 6,0; 8,0 mm etc) terei que adquirir.
    Se puder me responder eu agradeço.

    1. Olá Guido, desculpe a demora em responder mas vamos lá. Para estimar este tipo de material deve possuir a planta com todo o diagrama unifilar e, estando a planta em escala é possível estimar o comprimento dos cabos utilizando um escalímetro e considerando o pé direito corretamente para cada interruptor ou tomada a ser empregada a instalação…

  12. Eudes Bonfim disse:

    Primeiramente o parabenizo por todo o material que disponibiliza para nós leitores e amantes da elétrica. Aproveito o momento para deixar uma duvida, como faço para calcular a cobrança da instalação de eletrodutos, é por metro ?

    Obrigado pela atenção,

    Eudes Bonfim

    1. Pode ser por metro sim mas existe diferença quando trata-se de instalação de eletrodutos flexíveis ou rígios, quando rígidos se serão de PVC ou galvanizado e se haverá a necessidade de criar curvas e/ou conexões com conduletes…

  13. paulo ravagnani disse:

    olá meu amigo,queria saber qual o valor mais ou menos que esta sendo cobrado para montar um padrão de entrada?desde de já obrigado!!!

    1. ESta sua pergunta é muito comum, no entanto note que o valor irá contar com três fatores no mínimo:

      1 – A Alvenaria
      2 – A ART que você precisará contratar de um Engenheiro Eletricista
      3 – A sua Mão de Obra de infra estrutura elétrica…

      Os valores irão variar a partir destes três fatores e então é difícil eu te dizer quanto aproximadamente ficará, vale lembrar que existe até a variante “região” dependendo de onde você atua irá pagar mais ou menos ISS a prefeitura local…

  14. lindomar eletricista disse:

    parabéns pelo site,é de grande proveito principalmente para eletricistas iniciantes como eu!

    1. Olá Lindomar, fico feliz que esteja gostando de nossos artigos, um forte abraço…. Até mais!!!

  15. CLEYTON DEODATO disse:

    Parabéns, Everton Moraes pelo site, aproveitando a oportunidade gostaria de saber se este orçamento por m2 inclui serviço de alvenaria como por exemplo: eletrodutos flexíveis e caixas 4×2 e QG .Desde já agradeço.

    1. Olá Cleyton, estes valores são simplesmente um indicador para o profissional iniciante, mas respondendo sua pergunta, estes não contemplam este tipo de serviço, somente a infraestrutura elétrica…

  16. LEVORC - LEVANTAMENTOS E ORÇAMENTOS disse:

    Muito boa explicação caro colega Engenheiro. A Levorc é uma empresa de levantamentos, orçamentos e suporte a instalações. Quero deixar aqui meu email levorc.levorc@gmail.com para aqueles que precisem fazer estes tipos de serviços ou que precisem de algum auxilio. Fico a disposição para eventuais duvidas dos colegas e para negócios.

    Desde já agradeco a atenção e o site é muito bom e aqui tiro várias informações.

  17. Aladino disse:

    wow excepcional gostei bastante das dicas, sao satisfatorias e realment o tema é extenso pra se chgar a um consenso ñ é fácil, + é 1 ponto d refrencia pra as pexoax k apenax xtao aprendndo a dar paxos nexa nva fase d vida.

    1. Muito obrigado Aladino, seja sempre muito bem vindo ao site….

  18. Gostei muito do artigo. Nós utilizamos no Norte (Pará) um critério diferente. A nossa empresa considera o critério H/h (Homem/hora) necessário para cada tarefa específica. Tem se mostrado muito prático, principalmente no quesito preço justo. Tem sido muito positivo o diferencial em relação aos concorrentes. Felicidades. Deus abençoe a todos.

    1. Muito Obrigado pelo contato Cláudio, eu trabalhei desta maneira também, sem dúvidas é bastante válido e principalmente quando se trata de “empreiteira” quando trata-se de uma mão de obra autônoma eu acredito que possa ser mais viável cobrar por ponto ou por m². Mas tudo é uma questão de análise, temos que ser justo mas não podemos ser injestos com nós mesmos. Devemos valorizar nosso trabalho.

  19. Renan Magalhães disse:

    Muito bom texto Everton Morais.. Sou graduando em Eng. Elétrica e um apaixonado por essa profissão!! Parabens pelo trabalho, ajudou-me muito !!

    Abraço.

    1. Eu que agradeço sua visita Renan! É muito bom saber que estamos ajudando de alguma maneira… Um Abraço!

  20. José duarte disse:

    Ola, Everton.Que trabalho bonito. O orçamento é o maior desafio, para o proficional iniciante. Eu não sabia nem por onde começar. Estou perdendo cliente por fala de conhecimento. Continui nos ajudando por favor.
    sou seu fã.

    1. Muito Obrigado José Duarte! minha instenção com este artigo foi realmente esta, tentar mostrar de maneira clara e objetiva como um iniciante na área elétrica pode começar a orientar os valores que compõe seu orçamento… Até a próxima…

  21. carlos alberto disse:

    olá Everton, o que é considerado um ponto elétrico de tomadas?
    ex; tubular, chumbar a cx. 4×2 ou 2×4, passar os cabos e deixar funcionando é um ponto?.
    Tubular e chumbar a cx. é um ponto, passar os cabos e deixar funcionando é outro?
    Espero que possa tirar minha duvida, eu trabalhava com automação e comandos elétricos e estou migrando para construção civil. desde já agradeço pela atenção .

    1. Um ponto é simplesmente uma desatas caixas já instaladas… neste orçamento não estou considerando a instalação com a a alteração de estrutura (alvenaria)….

  22. Evandro disse:

    Muito bom Everton, esse espaço para profissionais desta área, parabéns. Gostaria de saber se nestes valores já estão inclusos o quadro de distribuição e também se você pode ajudar com dicas em relação ao prazo de garantia que devemos dar para serviços elétricos de instalação em uma construção nova, se existe um tempo medio estipulado pelos profissionais.

    Grato
    Abraço

    1. Nestes valores estão sim os quadros de distribuição, só não está incluso o relógio padrão e em relação a garantia tudo depende da sua consciência e da qualidade do material utilizado. O tempo de execução está vinculado com sua experiência e com quantas horas por dia você vai dedicar na obra…

      1. Renato Cunha disse:

        Desculpe-me Sr. Ewerton, se não me falha a informação, o prazo de garantia legal pelos serviços prestados, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é obrigatório de 90 dias da data da conclusão do serviço. É claro que deve ser levado em consideração os pontos “mexidos” e o material utilizado. Se o material utilizado foi o recomendado pelo eletricista, devido a qualidade do mesmo, sugiro o prazo de 90 dias. Se o cliente é daqueles que gosta de economizar no material, o mesmo deve assumir o risco. Neste caso a responsabilidade pela garantia do serviço deve ser dele. Tudo deve ser muito bem especificado no orçamento, assinado por ambas as partes, pois o CDC não exitará em penalizar o eletricista. Espero ter contribuido. Abraço a todos.

  23. Andre Luiz disse:

    Olá,
    gostaria de que se possivel sanasse uma duvida minha:
    estes valores contempla a parte de tubulação de uma edificio?

    1. Olá André Luiz! na verdade estes valores estão contemplando somente um estimativa te mão de obra da infra estrutura elétrica. nada de civil ou algo do gênero

  24. daniel disse:

    cara muito bom mesmo eu estou aprendendo muitas coisas boas valeu mesmo pelas dicas parabens

    1. Muito obrigado Daniel! seja sempre bem vindo

  25. gilberto disse:

    ótimo continue assim é muito importante ter alguem para dar uma luz, nada melhor do que um eletrecísta para isso.kkkkkk

    1. rsrs Ótimo Gilberto! Muito obrigado pela visita

  26. FRANCISCO disse:

    Olá Everton! MUITO BOM ESSES CONTEÚDOS, E UMA FORMA BEM DETALHADA DE DESCREVER COMO SER UM ELETRICISTA DE SUCESSO.EU GOSTARIA DE LHE PEDIR SE POSSÍVEL ME TIRASSE UMA DUVIDA. COMO POSSO COBRAR O PREÇO DE UM DIA DE SERVIÇO SEM SER ATRAVÉS DO M²? BOA NOITE

    1. Pode ser a diária mesmo ou por hora, mas neste caso vai depender muito do serviço a ser executado, da complexidade dele. Faça o seguinte, como você cobra hoje? por m2? por ponto? então verifique quando você consegue fazer em um dia e tire uma média, utilize este valor para definir o valor por dia.

  27. Paulo disse:

    Muito bom este post. Uma ótima base para calculo. Parabéns!

    1. Eu que agradeço, muito obrigado pela visita

  28. Clebson disse:

    Bom dia! Ótimo trabalho! Gostaria de saber se é apenas uma publicação ou tem como fazer o curso mais detalhado e on-line, e se tiver como faço para me inscrever no mesmo? Obrigado.

    1. Tenho a intensão de criar um curso referente a este tema… aguarde….

  29. fabio junior disse:

    Boa noite eu gostaria de saber sobre orçamento a respeito de instalações eletricas em uma casa simples ,quarto,cozinha,banheiro e etç , ou seja instalação completa sendo a casa é porte pequeno eu queria saber por gentileza qual a faixa de preço que eu devo passar para o meu cliente

    1. Leva em consideração esta rotina de cálculos tratada no artigo acima, ficará muito bom

  30. Leonardo Rocha disse:

    OI EVERTON,GOSTARIA DE SABER QNT TEMPO SOU OBRIGADO A DAR GARANTIA NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.

    1. Olá Leonardo, na verdade você não é obrigado, mas tudo depende da instalação, se for reforma é complicado por se tratar de de utilizar uma instalação existente. Se for instalação nova você pode levar em conta seu trabalho e qualidade do material que foi utilizado na obra…

  31. ADRIANO ZANGRANDE disse:

    OLA EVERTON ,PRIMEIRAMENTO MEUS PARABENS PELO SEU EXELENTE TRABALHO,SOU ELETROTECNICO,, E TENHO UMA DUVIDA ,,,TA CHEGANCO O FIM DE ANO,,,E FUI PROCURADO POR UM SINDICO DE PREDIO PARA DAR ORÇAMENTO DE INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO NATALINO,,AQUELAS MANGUEIRAS DE LUZ, Q PARTE DA COBERTURA ATÉ PORTARIA ,,DIFICIL DE EXECUTAR E DE COBRAR ,,,IMAGINO EM ESTICAR CABOS DE AÇO,JUNTO A MANGUEIRA PREZA COM ABRAÇADEIRA HELLERMANN,,,TO POR FORA DE PREÇO,,MUITO OBRIGADO AMIGO

  32. Depois dos comentários que li, vejo que basta dizer honra a quem merece honra, parabens muito bom seu trabalho.

    1. Muito obrigado Cristino, seja sempre muito bem vindo a Sala da Elétrica… Estou construindo meus artigos visando um melhor conteúdo que traga informações relevantes a todos você…

      Um forte Abraço

  33. Nelson disse:

    Olá, meus parabens . Tire-me uma duvida, quanto devo cobrar para instalar uma tomada e um ponto de luz??? obrigado

    1. Pode usar o padrão acima, ou cobre por hora, o valor efetivo você vai estabelecer com base em sua experiência e prática…

  34. carlos fernando castelar disse:

    evertor parabens pelo otimo profissional que voce. a tabela que voce nos forneceu me ajudou muito nos meus orçamentos… abraço!!!

    1. Eu que agradeço sua presença aqui na Sala da Elétrica Carlos.

      Seja sempre bem vindo

      Um Abraço

  35. Vinícius Eletricista disse:

    Everton meus parabéns pelo artigo, estou adorando! Bom estou iniciando a profissão como eletricista residencial e estou com planejamento para ganhar bastantes clientes prestando serviço de manutenção preventiva e corretiva em residencias e comércios na cidade de Niterói – Rio de Janeiro, lugar de praias e de pessoas com dinheiro. Quanto posso cobrar mensalmente para prestar esse tipo de serviço por cada imóvel? R$ 100,00 por mês está caro ou barato? O calculo pode ser feito em m2? O serviço de mão de obra será trocar lampadas, tomadas, disjuntores, interruptores com defeito, fazer pequenos reparos..etc.

    1. Desculpe-me a sinceridade Vinícius, mas por R$100,00 não dá nem para fazer uma visita. pense bem, você é seu próprio funcionário correto? então sua empresa tem que pagar você e ainda gerar lucro além de pagar as despesas.

      R$ 100,00 não paga nem o deslocamento…

      Fica a dica

      Um Abraço

  36. Felipe Campos Chaves disse:

    Bom dia, sou do Rio Grande do Sul, estou iniciando minha empresa e peguei bastante serviço com uma construtora de minha cidade, são casas geminadas tipo tem entre 10 a 25 casa cada condomínio e também tem prédio de 10 a 15 andares, pode me ajudar como posso cobrar um preço justo e para não perder esse contrato, as casas e ap tem em média 55 a 70 m². E cobrar a entrada de luz, como cobrar.

    agradeço se poder me ajudar,
    abraço,

  37. Denise V. Rosa disse:

    Boa tarde, Everton !

    Simplesmente adorei seu site. Sou engenheira eletr.de telecomunicações e fui convidada por uma amiga engenheira civil para ajudá-la a realizar auto vistoria predial nos condomínios. Como estou a um tempo tempo fora da profissão estou meio perdida. Será que você poderia me passar alguns pontos que eu teria que abordar nos prédios e um modelo dessa auto vistoria na parte elétrica. Desde já agradeço.

  38. Mariah disse:

    Olá Everton.
    Sou de Tamandaré a – Olhando o site achei super interessante, como estou construindo uma galeria, e como se encontra na parte para as instalaçoes eletrica , gostaria de saber mais ou menos quanto seia o gasto para essa parte.
    Será composta de 12 salas , nao tem nada ainda ou seja seria toda a parte eletrica e logica com piso terreo e superior.Gostaria de ja incluir o armario para distribuiçao de energia . Qnto seria o custo final com mao de obra e material?
    Se puder me responder por email.
    Agradeço desde já
    Mariah

  39. Marcio disse:

    Boa tarde

    Muito bom o conteudo que vc tem na sala da eletrica, estarei utilizando seus metodos e conforme forem surgindo as duvidas estarei esclarecendo contigo. Abraço

  40. juscélio menezes gualberto disse:

    Olá Everton, parabéns mesmo às orientações da SALA DA ELÉTRICA são ótimas e tem me ajudado muito mesmo. A cada postagem que vejo, aprendo mais…valeu e mt obrigado.

  41. marcelo carpina disse:

    oi gostei muito do site parabens, gostaria de uma informação, como q eu faço para fazer um orçamento por ponto aqui em brasilia-df, não sei quanto custa o ponto,

  42. Vitor Ferreira disse:

    Bom dia Everton!

    Gostei muito do site, parabéns pela iniciativa, tenho certeza que está ajudando a muitos.

    Sucesso e prosperidade desejo a todos!

    1. Muito obrigado Vitor, seja sempre bem vindo a Sala da Elétrica. Um Forte Abraço

  43. rubens disse:

    boa tarde Erverton suas explicações foram de muita utilidade muito obrigado.

    1. Olá Rubens, é muito bom saber que está gostando do conteúdo que coloco aqui na Sala da Elétrica

      Muito obrigado pela visita,

  44. Renato Cunha disse:

    Olá Everton. Lí todo o site. Gostei das dúvidas e esclarecimentos técnicos. Realmente, sabemos executar os trabalhos e na hora de cobrar não sabemos quanto vale o nosso trabalho. Valeu a pena ter lido inteiro, pois esclareceu muito as dúvidas que eu tinha. E no mais, o que eu puder colaborar, estamos às ordens. Muito obrigado pela ideia. Abraços

    1. Olá Renato, é muito bom saber que este artigo foi importante para você, esteja sempre a vontade para entrar em contato.

      Um forte abraço

  45. Virgulino disse:

    Gostei muito do blog. Ótimo espaço.
    Nos valores da tabela R$/m², você contempla instalação elétrica sem telefonia, lógica e antenas, correto?
    Depois do preço fechado com o cliente em m², você acha correto cobrar por pontos as inclusões propostas pelo cliente e/ou arquiteto?

    Valeu, parábens!

    1. Olá Virgulino, não está contemplado telefonia, antena e nem lógica (dados).

      Antes de definir o método de cobrança (R$/m²) foi definido pelo cliente tudo que precisava, após isso deve-se sim entrar em acordo caso seja adicionado pontos a mais.

  46. André Luiz disse:

    ótimas explicações Éverton, queria saber se poderia me ajudar em um orçamento?

  47. Alisson santos disse:

    Meus parabéns pelo site, é excelente para o dia dia, estou pensando em trabalhar como autônomo, e não faço a minima de por onde começar, qual seria a melhor forma de cobrar o trabalho, por ponto, por m2 ou por dia ?

  48. marcos casais disse:

    Muito bom, eu não tinha noção como cobrar serviços elétrico mesmo qualifico.

  49. erinaudo andrade jacinto disse:

    ola Everton muito ineressante seu site acabo de mim formar em eletricidade predial com 220 hr pelo senai mais não consigo nem um serviço de manutenção elétrica o que eu posso fazer neste caso

  50. Inaldo Santos disse:

    Boa tarde
    Everton
    Estou precisando de um modelo de proposta de serviço você pode me enviar por favor,pois estou muito necessitado dessa proposta com urgência.

    Muito obrigado

    Que DEUS nos aençoe

  51. Michel Caitano disse:

    Parabéns Engenheiro Eventos Moraes, vc nos ajuda muito com essas iniciativas. Um grande abraço!!!

  52. Inaldo Santos disse:

    Boa noite Everton

    muito obrigado pelas dicas e orientações valeu mesmo.

    Um abraço que DEUS lhe abençoe mais e mais

  53. Julio disse:

    Boa Noite Everton

    Estou em busca de conhecimento sempre. acho muito legal sua iniciativa.
    Obrigado!