Home Elétrica Comandos Painel de comando, por onde começa a montar?

Painel de comando, por onde começa a montar?

6.27K
1

Quando o foco é didático a montagem de um painel de comando muitas vezes é ensinado começando do diagrama de comandos elétricos, mas na prática é assim que deve ser feito?

COEL – 300×250

Neste artigo quero te mostrar como é feita a montagem de um painel de comando elétrico e porque que na verdade o primeiro passo deve ser o diagrama de potência.

Leia este artigo para entender como você irá realizar a montagem no seu dia a dia quando estiver atuando na profissão de eletricista montador.

O que é um painel de comando elétrico?

painel-de-comando

Um painel de comando é na verdade um conjunto de componentes elétricos com a finalidade de acionar uma determinada máquina elétrica e que normalmente compõe um sistema mais complexo, como um torno mecânico por exemplo.

Em um painel de comando você encontrará normalmente dois conjuntos de interligações de cabos elétricos, os de comandos e os de potência.

Podemos dizer que os cabos de comandos são os responsáveis (junto com os componentes) por determinar a lógica de funcionamento da máquina elétrica a ser acionada.

Os cabos que compõe o circuito de potência são responsáveis, junto aos componentes, por conduzir as fases de alimentação da máquina que será controlada/acionada.

Por onde começar a montagem de um painel de comando?

painel-de-comando

Como comentei no início, na escola, estrategicamente nós professores iniciamos a ensinar a montagem de um painel de comando pelo circuito de comandos elétricos. Isso porque se torna fácil a visualização do circuito “impresso” nos componentes a partir da inclusão dos cabos.

Mas na prática, a montagem é iniciada pelo circuito de potência e isso tem uma explicação lógica.

Pense comigo, os cabos que representam o circuito de potência na grande maioria dos casos possuem maiores seções transversais (bitola).

Iniciar a montagem por eles é uma forma de garantir a melhor performance na montagem, já que, por ser mais robusto, seria totalmente inviável finalizar a montagem com estes condutores.

Avalie este Post

Eng ° Everton Moraes Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica. "Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"

Comment(1)

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *