Partida Estrela Triângulo

Neste artigo trataremos sobre a mais usual das Partidas Indiretas de motor elétrico trifásico a ” Partida Estrela Triângulo “. Como o próprio nome já diz, este sistema realizará uma partida do motor trifásico em um fechamento estrela e após alguns segundos conduz o motor ao fechamento triângulo, vale lembrar que o intuito desta e de qualquer uma das partidas indiretas é reduzir a corrente elétrica no instante da partida (arranque) do motor elétrico trifásico. Atente-se que neste caso o motor a ser utilizado necessitará de possuir em sua caixa de ligação, no mínimo, seis terminais de conexão pois o fechamento das bobinas será realizado com auxilio dos contatores que compõe o sistema da partida estrela triângulo.

Atenção

Antes de iniciarmos, vale lembrar que todo esforço em reduzir a corrente de partida produz um “sintoma” de diminuição do torque no motor, logo, por mais que aparente ser simples, a partida estrela triângulo deve ser aplicada corretamente em casos já previamente estudado para que não ocorra prolemas no start-up do projeto.

motor_arte

Características

caixa de ligação

Como toda e qualquer partida indireta, a Partida Estrela Triângulo proporciona a redução da corrente elétrica do motor elétrico trifásico fazendo uso da estrutura física dos enrolamentos (Bobinas) do motor, ou seja, realiza a partida em dois estágios, para isto o motor deve possuir no mínimo seis terminais em sua caixa de ligação, isto significa que este motor possibilitará seu fechamento para receber até dois níveis de tensão (Normalmente 220V e 380V).

Condição de alimentação elétrica

Sendo assim, o motor que utilizaremos dependerá da possibilidade de receber, no mínimo, dois tipos de fechamento de suas bobinas, o fechamento em estrela ou triângulo. Desta forma, observe nas ilustrações a seguir o esquema elétrico que representa estes dois fechamentos em um motor de seis terminais, logo, três conjuntos de bobinas:

Fechamento Triângulo Fechamento Estrela
fechamento_triangulo_miniatura fechamento_estrela
O Fechamento Triângulo tem por definição permitir com que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V O Fechamento Estrela tem por definição permitir com que o motor receba o maior nível de tensão de alimentação para qual foi projetado, por exemplo em um motor com tensão de alimentação 220/380V o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V.

Funcionamento

Não existe mágica, para alcançar o objetivo principal (redução da corrente elétrica) existem somente duas possibilidades, a redução da tensão elétrica ou a redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor (esta ultima é impossível para o motor do tipo gaiola de esquilo). Sendo assim, para reduzir a corrente de partida, a partida estrela triângulo faz o seguinte:

Conceito:

1° Estágio…

Inicialmente o motor recebe a alimentação de 220V da rede de alimentação em seus terminais que neste momento está na configuração fechamento estrela proporcionado através do acionamento dos contatores K1 e K3 conforme a ilustração abaixo:

estrela-triangulo

Como dito anteriormente, a tensão inserida no motor neste instante é de 220V, no entanto sabemos que este fechamento existe para que seja possível a inserção do nível de tensão de 380V, assim, a tensão elétrica é dividida internamente em suas bobinas resultando em uma tensão de 127V (e deveria, teoricamente, ser de 220V). Ocorre então a redução da tensão elétrica no momento da partida do motor reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida (Ip).

Importante

Com a diminuição da tensão e respectivamente a redução da corrente de partida teremos inevitavelmente a redução do torque do motor. Podemos afirmar que a corrente de partida será reduzida para 1/3 da corrente nominal, logo, se a corrente de partida do motor for de 100A, com esta opção de partida em estrela triângulo teremos uma corrente de 33A e respectivamente a redução de torque é na mesma proporção, ou seja, diminui para 1/3 do torque nominal.

2° Estágio…

O motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isto, após alguns segundos (estabelecido pelo fabricante do motor) a partida deve assumir o fechamento triângulo permitindo ao motor elétrico que receba tensão elétrica nominal de 220V em cada uma de suas bobinas. Portanto, na partida estrela triângulo, após a partida do motor, teremos o fechamento triângulo sendo executado pelos contatores K1 e K2,  observe a ilustração:

fechamento-triangulo

 

Com isto temos a partida de motor elétrico trifásico através da Partida Indireta Estrela Triângulo.

Arquivos

Faça o download do diagrama para o CADe SIMU no link abaixo:

download

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Eng ° Everton Moraes

Engenheiro Eletricista at Sala da Elétrica
Fundador da Sala da Elétrica. É um engenheiro eletricista e blogueiro de 29 anos que dedica boa parte de seu tempo à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrônica.
"Acredito firmemente que é ensinando que se aprende"
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61 Replies to "Partida Estrela Triângulo"

  • Everton Moraes
    março 13, 2013 (12:23 am)
    Reply

    A função do K3 é realizar o fechamento em estrela no momento da partida do motor elétrico trifásico, note que ele realiza o curto circuito entre 4, 5 e 6 do motor…

    • Marcos
      setembro 1, 2013 (10:13 am)
      Reply

      Como é feito esse chaveamento? Algum temporizador?

      • Everton Moraes
        setembro 3, 2013 (9:34 pm)
        Reply

        Depende de qual chaveamento está se referindo, se for a passagem de estrela para triângulo é utilizado sim um temporizador….

  • Vagner Matos
    agosto 10, 2013 (10:39 am)
    Reply

    Posso fazer um sistema de partida indireta com uma tensão nominal de 380 V?

    Qual?

    Obrigado!!!!

    • Everton Moraes
      agosto 11, 2013 (11:38 pm)
      Reply

      Pode sim Vagner, mas deverá utilizar um motor de doze pontas…

  • Gleice Kelly
    agosto 28, 2013 (9:45 pm)
    Reply

    muito bem explicado gostei muito …..
    parabens Everton

    • Everton Moraes
      agosto 29, 2013 (7:55 am)
      Reply

      Muito Obrigado Gleice, seja sempre bem vinda!!!!

  • Gleice Kelly
    agosto 30, 2013 (9:56 pm)
    Reply

    como fazer uma ligaçao estrela triangulo com reversao ???

    • Everton Moraes
      agosto 31, 2013 (8:15 am)
      Reply

      Olá Gleicde, vou colocar um artigo sobre este assunto aqui no site…

  • Gleice kelly
    setembro 4, 2013 (10:32 am)
    Reply

    ola Everton e obrigada ….
    Quando vai ser isso ?

  • Diego Souza
    setembro 5, 2013 (2:29 pm)
    Reply

    Boa Tarde, primeiramente gostaria de elogiar o site, achei muito interessante e didático, mas venho também alertar que na seção Condição de alimentação elétrica, nas duas imagens que representam a ligação estrela e a triangulo há erros, se fala que a tensão em estrela é maior e a em triângulo é menor sendo que sabemos que o contrário é que de fato é verdadeiro, sugiro a correção do fato. Atenciosamente

    • Everton Moraes
      setembro 8, 2013 (2:48 pm)
      Reply

      Olá Diego, As imagens estão expressam os fechamentos elétricos do motor trifásico, observe que o fechamento em triângulo será para um nível menor de tensão e respectivamente o fechamento em estrela será para um maior nível, por exemplo um motor que possibilite as tensões 200V e 380V teremos a tensão de 220V para o fechamento em triângulo e o fechamento estrela receberá a tensão de 380V

      Espero ter respondido, Muito obrigado pelo comentário…

      Um Forte Abraço

      • Roberto
        setembro 22, 2013 (2:08 pm)
        Reply

        Na verdade a tensão de alimentação estrela/triangulo é a mesma, o que acontece no momento em fechamento em estrela, é que o fechamento do motor esta em estrela para 380v e sendo alimentado com 220v de tensão de entrada, respectivamente 58% por isso a corrente é menor e o motor não deve trabalhar muito tempo nessas condições onde ocorrerá a queima do motor esse é o motivo que se recomenda essa condição aproximadademente 4 ou 5 segundos,
        Quando o motor fecha triangulo 220v e a tensão de entrada em 220v o motor ja saiu do estado de enercia, assim atenuando a corrente de partida do motor.
        comando esse recomendado para partidas com carga e acima de 5cv.

  • Moacir Roberto
    setembro 5, 2013 (7:34 pm)
    Reply

    Já faz um tempo que estou batendo de frente com ESTRELA TRIANGULO ,a duvida é como posso fazer um comando para estrela triangulo se a minha tensão é 380V,porque a duvida onde trabalho há dois motores ligados em estrela triangulo mais especificamente um cilindro para mantas de borracha e ouço o motor urrar avezes ,neste caso não teria esse motor parti em triangulo e depois para estrela,seu artigo é bom e esclarecido,se poder tirar essa duvida ficarei grato desde já agradeço.

    • Everton Moraes
      setembro 21, 2013 (10:52 am)
      Reply

      Olá Moacir, nesta situação você deverá utilizar a partida estrela triângulo utilizando um motor de doze pontas…

  • Jônatas
    setembro 7, 2013 (2:24 pm)
    Reply

    Caro Everton, as figuras no subtitulo, condição de alimentação elétrica apresenta um erro.
    A legenda das duas figuras apresentam o mesmo texto final alterando somente a tensão:
    A figura com título de “Ligação Triangulo” diz:
    “o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 220V”
    E a figura com o titulo “Ligação Estrela” diz:
    ” o fechamento triângulo permitirá a inserção da tensão 380V”

    No início do vídeo afirma-se que a tensão nas bobinas serão sempre 220V, obviamente isso não é possível, pois a partida não teria sentido. Já na segunda parte do vídeo chega-se a conclusão de que a tensão na bobina, na ligação estrela é de 127V.
    Isso porque a tensão de linha da ligação em estrela é de 220V, que resulta numa tensão de fase de 127V. Na ligação triangulo sim, a tensão de fase é igual a de linha, que é 220V da tensão linha de uma rede trifásica 220V.

    Existem basicamente dois tipos de rede trifásica, a rede trifásica 380V e a rede trifásica 220V.
    Na rede 380V, a ligação estrela dará uma tensão 220V nas bobinas.
    Na rede 220V, a ligação estrela dará uma tensão 127V nas bobinas.
    Na figura que mostra o primeiro estágio você está utilizando uma rede trifásica 220V.
    Mas nas duas primeiras figuras você fala em 380V…

    • Everton Moraes
      setembro 8, 2013 (2:35 pm)
      Reply

      Olá Jônatas, Mito Obrigado por comentar, vamos entender o que acontece, Primeiramente o fechamento em triângulo em um motor elétrico trifásico é sem dúvidas para o seu menor nível de tensão e o fechamento estrela para seu maior nível de tensão, supondo que este motor possibilite a ligação em tensões 220V e 380V teremos o fechamento triângulo para o 220V e respectivamente o estrela para 380V.

      A partida estrela triângulo tem por objetivo reduzir a corrente de partida do motor no instante inicial de seu funcionamento, Ok? Então o que é feito para alcançar este objetivo? Reduzir a tensão, mas note que não fazemos uso de um transformador e por isto manipulamos o fechamento do motor através de contatores no diagrama de potência. Observe que a alimentação do motor no exemplo acima sempre será de 220V e no momento da partida o fechamento associado a ele é o Estrela que seria para 380V mas estamos a inserir 220V, sendo assim a tensão de fase neste momento será de 127V ao invés de 220V (Bingo! reduzimos a tensão interna do motor sem utilizarmos um transformador) Mas isto somente na partida do motor, na sequencia de seu funcionamento esta configuração é abandonada e o fechamento em triângulo assume a alimentação do motor.

      Espero ter sido claro!

      Muito obrigado pela atenção. Um forte Abraço

      • Jader Bissoli
        janeiro 25, 2014 (7:33 pm)
        Reply

        Everton, o site é excelente, com informações claras e objetivas! Porém, sempre aprendi que: “quanto maior a tensão, menor é a corrente! Até mesmo vc afirmou isso, no post de transmissão de energia,onde elevam para 138kv transmitem e reduzem para 13.8kv. Com isso não entendi o funcionamento do 1º Estagio, onde vc diz “Ocorre então a redução da tensão elétrica no momento da partida do motor reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida (Ip).
        Me esclarece por favor?

  • Gleice kelly
    setembro 10, 2013 (10:31 pm)
    Reply

    ola everton como faço pra fazer um comando de um SEMÁFORO so com temporizador ??

  • Jhin Pantoja
    setembro 12, 2013 (12:01 am)
    Reply

    Ola, eu queria saber se como fazer o fechamento do motor trifasico 380, minha duvida e onde alimentar sem dar curto.

  • Jhin Pantoja
    setembro 12, 2013 (12:14 am)
    Reply

    Agradeço des de já.

    • Everton Moraes
      setembro 14, 2013 (5:53 pm)
      Reply

      Fique sempre a vontade para perguntar!!! Um Abraço!!!!

  • fabio pires de souza
    setembro 20, 2013 (5:26 pm)
    Reply

    OLA EVERTON eu estava vendo um artigo sobre dimensionamento estrela triangulo gostaria de saber se aquele 0,58 de raiz de 3 é fator de correção padrão para calculo de dimensionamento estrela triangulo.

    • Everton Moraes
      setembro 21, 2013 (10:25 am)
      Reply

      Olá Fabio! na verdade este valor (0,58) simboliza a divisão 1/raiz(3), este valor é utilizado em função de ser um sistema trifásico de alimentação…

  • Evandro Matos
    outubro 2, 2013 (10:36 am)
    Reply

    Bom dia, Everton.
    Primeiramente, muito bacana a página, tudo muito bem explicado.

    Estou com um problema na montagem de uma AY para um compressor com motor WEG W22Plus 10HP 220/380V.
    Na comutação de Y para A o sistema desliga, desarma disjuntor. Acionando o comando somente em Y ele parte, acelera por cerca de 5seg até estabilizar e com 10seg o temporizador comuta para A desligando o sistem. Se manter só em Y fica tudo tranquilo, se ligar somente em A ele parte direto normalmente, isso com a mesma ligação com sem mudar o fechamento no motor, só tirando o relé de tempo e passando a ligação da chave do quadro para uma contatora ou outra.
    Isso descarta algum problema na ligação do motor? Descarta problema no comando?
    As correntes medidas em A nas tres fases estão em 175-185Amp Ip e 26-28Amp In. Dentro das especificações do motor…isso exclui problemas de fechamento?…deveria ter alguma variação muito maior de correte de Ip e In em alguma das fases se estivesse com algum fechamento errado?…e deveria impossibilitar a partida, gerando ruido no motor, roncar, ou desarmar por relé de sobrecarga?
    Estou achando que pode ser o tempo de comutação de Y para A do relé de tempo utilizado, modelo COEL AY. O relé especifica um tempo de 50ms para comutar, já o relé da WEG RTW-ET especifica um tempo de 100ms.
    Estou tentando contato com pessoal da WEG para mais informações sobre as especificações do motor, sobre esse tempo de comutação, sobre os componentes utilizados, se por algum motivo a contatora CWM25 para Y está demorando mais tempo para abrir do que a contatora CWM32 para A está demorando para fechar gerando curto entre as fases.

    Os componentes utilizados foram:
    1x Disjuntor Tripolar Schneider 32A;
    2x Contatoras WEG CWM32;
    1x Contatora WEG CWM25;
    1x Relé Sobrecarga WEG RW27D;
    1x Relé Falta de Fase RCG;
    1x Relé Temporizador COEL AY;
    2x Contato Aux. NF.WEG BCXMF01;

    Gostaria da sua opinião sobre o caso…

    Att.

    • Everton Moraes
      outubro 5, 2013 (10:48 am)
      Reply

      Olá Edvandro

      Quando você indica que está desligando, provavelmente seria o desarme do disjuntor correto?

      Primeiramente seria bom visualizar o diagrama para poder te ajudar melhor, no entanto verifique se o tempo de comutação do temporizador não está inferior com o que é especificado pelo fabricante do motor (WEG), o pico da corrente no momento da comutação para triângulo pode estar desarmando o disjuntor.

      Outro ponto seria analisar o diagrama de potência para verificar se os contatores responsáveis pelo fechamento em triângulo não está por algum motivo realizando este fechamento de forma incorreta (1-6, 2-4 e 3-5).

      Se isto não for suficiente mande-me um e-mail com o diagrama para que eu possa dar uma olhada…

      Fico no aguardo

      Um Abraço.

  • DES
    outubro 2, 2013 (4:15 pm)
    Reply

    E ai pessoal tenho uma partida estrela triangulo por clp, uma saida do liga em estrela e uma outra em triangulo, e um contato fora de cada partida alimento o contator princial.
    isso funcionária?

    • Everton Moraes
      outubro 13, 2013 (2:18 am)
      Reply

      Funcionará sim, levando em conta que teremos três contatores de potência que será responsável por este acionamento.

  • Gilmar
    outubro 4, 2013 (2:03 pm)
    Reply

    Meu caro estou aqui numa cidadezinha de 2000 hb. imagina leigo no assunto de eletricas tenho uma lavanderia preciso usar uma chave estrela triangulo para arrancar o motor com velocidade reduzida e depois para potencia maximA É UMA CENTRIFUGA DE ROUPAS INDL. AQUI a energia é trifasica 220/380 comprei uma chave estre triangulo da schneider mod PRM6030 tripolar 30A 500V para motor trifasico 9,0HP em 220V, liguei em um motor de 5 CV qdo liguei a chave em estrela funcionou certinho mas qdo mudei para triangulo queimou o motor que estou fazendo errado as seis pontas foram ligadas certas

    • Everton Moraes
      outubro 5, 2013 (10:59 am)
      Reply

      Olá Gilmar, Muito provavelmente o segundo estágio de funcionamento (triângulo) está fechando o motor de maneira errada analise que neste segundo estágio o motor deve estar fechado da seguinte maneira L1+1-6, L2+2-4 e L3+3-5, outro detalhe é que o relé térmico deverá estar ajustado para uma corrente de 58% a corrente nominal. Somente deverá manter o ajuste da corrente o nominal do motor se estiver a usar um disjuntor motor.

      Um Abraço

  • lucas
    outubro 4, 2013 (6:04 pm)
    Reply

    ola everton
    gostaria de saber ,no fechamento estrela, triangulo a tensao em estrela e 220v
    por consequência ,a tensão nas bobinas sera 127 v, mais porque a tensao
    sendo menor vai diminuir a corrente eletrica na partida
    quanto menor a tensao maior a corrente então por que vai diminuir se a minha tensao
    vai ser menor

    • Everton Moraes
      outubro 5, 2013 (10:55 am)
      Reply

      Olá Lucas, Analise que no caso do motor elétrico, a corrente é em função das características resistivas principalmente e está é fixa, analisando a lei de ohm, se a resistência se mantém e variamos a tensão a corrente vai variar diretamente proporcional a variação da tensão…

      Espero ter respondido nestas poucas linhas, até mais

      Um Abraço

  • Fábio
    outubro 8, 2013 (6:20 pm)
    Reply

    Olá Everton,
    Como vc vem dizendo no texto: O motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isso……

    Existe alguma explicação para isso. O que aconteceu em um serviço foi exatamente isso, um motor deveria ser ligando em triangulo, queimou por ter sido ligado em estrela,
    mas a minha duvida principal é porque? se em ligações estrelas a corrente em cada enrolamento é menor. certo?

    • Everton Moraes
      outubro 20, 2013 (7:33 pm)
      Reply

      O problema é que se ligado com o fechamento em estrela e alimentado com 220V por exemplo, temos o torque do motor reduzido e assim o motor será exigido pela carga fazendo portanto a corrente aumentar levando o motor a queima

  • caetano
    outubro 18, 2013 (11:19 pm)
    Reply

    caro Everton por quer toda partida estrele triângulo tem K3 fechar antes de K1 não pode K1 fechar K3

    • Everton Moraes
      outubro 20, 2013 (5:07 pm)
      Reply

      Para evitar o desgaste dos contatos de K3 no momento em que ele é acionado, se estivesse alimentado o K1 no momento em que fechasse os contatos de K3 existiria um arco voltáico prejudicial ao contator…

  • Otacílio F. Silva
    outubro 31, 2013 (12:40 pm)
    Reply

    E possível da partida estrela triangulo em motor de 12 pontas 380v 440v. Qual a maneira correta de fechamento das pontas.

    Tensão de alimentação 380v. Trifasico.

    Abs.

    Otacílio F. Silva

    • Everton Moraes
      novembro 6, 2013 (2:12 pm)
      Reply

      Existe sim Otacílio, vou criar um artigo sobre este assunto… Um Abraço.

  • wenderson
    novembro 10, 2013 (5:06 pm)
    Reply

    olá eu tenho uma duvida como o motor troca rapidamente da ligação estrela para triângulo sem nenhuma chave para fazer essa troca?

    • Everton Moraes
      novembro 12, 2013 (11:28 am)
      Reply

      Atente-se no diagrama de potência, os contatores são os responsáveis pela mudança de fechamento do motor. Assista o vídeo que eu deixei este ponto bem em destaque..

  • edsonvalin
    novembro 11, 2013 (12:16 pm)
    Reply

    Professor existe um esquema com contatores para partida estrela/triangulo com um motor de 12 pontas?

    • Everton Moraes
      novembro 12, 2013 (11:24 am)
      Reply

      Existe sim Edson, vou colocar em meus projetos para um próximo artigo

      Obrigado pela dica

  • José Carlos
    novembro 15, 2013 (1:01 pm)
    Reply

    muito bom mesmo esta iniciativa isso ajuda muito obrigado.

  • José Carlos
    novembro 15, 2013 (1:04 pm)
    Reply

    MUITO BOM

    • Everton Moraes
      novembro 15, 2013 (8:16 pm)
      Reply

      Muito Obrigado José Carlos

      Fique sempre a vontade para perguntar..

      Muito obrigado pela visita

      Um forte abraço

  • Lucas
    novembro 17, 2013 (10:15 pm)
    Reply

    Boa noite Everton, muito bom seu canal, sempre leio seus novos artigos, meus parabéns.
    Bom gostaria em relação a partida estrela-triangulo que disponibiliza-se o diagrama de força desta partida utilizando um motor de 12 terminais, visto que a maioria das vezes essa partida é realizada com motor de 6 terminais, porém com 12 terminais creio que há uma certa falta de conhecimento sobre esse assunto por algumas pessoas. Além do mais como seria, caso exista essa possibilidade, uma partida estrela-triangulo em uma industria por exemplo que utiliza tensão trifásica de 380V entre fases, se possível fazer um resumo, bem como o diagrama desta partida, creio eu que várias pessoas possuem esta mesma dúvida. Desde já agradeço.

  • Vinicius
    novembro 20, 2013 (1:19 pm)
    Reply

    Explique porque não é recomendável utilizar a chave Estrela-Triângulo para partida de motores “Em Carga”.

  • Roberto
    novembro 23, 2013 (9:59 pm)
    Reply

    Olá Everton, muito elucidativo este site. Mas uma pergunta eu tenho que fazer:
    Toda partida seja ela estrela ou triângulo vai ter o mesmo diagrama de comando? Pois eu fico confuso no momento de saber como efetuar ou até montar o circuito de comando. O quê eu devo ler afinal para ficar mais elucidativo para mim? Teria como me ajudar? Muito obrigado desde já pela sua ajuda…

    • Everton Moraes
      novembro 26, 2013 (11:34 am)
      Reply

      Olá Roberto,

      Sim, se a partida for uma partida direta a única coisa que irá mudar é o fechamento do motor (estrela ou triângulo).

  • Julio C.P. Andrade
    novembro 26, 2013 (6:59 pm)
    Reply

    Estou precisando instalar um compressor cujo motor é de 5CV, In = 8,7A e Ip= 54A . Voce poderia sugerir algum tipo de contator de partida para fazer essa comutação estrela-triangulo e possibilitar a redução dessa corrente de partida?
    O padrão de alimentação é de tensão 220v. Assim como ocorre a redução da tensão na partida estrela nas bobinas do motor acontece também a elevação da tensão para 380v da mesma forma ou seria necessário para alimentação um padrão com tensão de 380v?

  • Daniel
    dezembro 4, 2013 (8:06 am)
    Reply

    como é o fechamento do motor 12 pontas em estrela triângulo, a minha nominal é 380v e a marcação dos cabos é por letras ex:(u1,v1,w1…) por favor me mande resposta?

  • leandro
    dezembro 16, 2013 (1:21 am)
    Reply

    estou começando agora nessa área e é bem legal aprender mais aqui no site

  • Seneval Martins
    dezembro 17, 2013 (11:41 pm)
    Reply

    estou com dificuldade em relacionar os códigos u1,v1, w1,u2,v2,w2, com os numeros 1,2,3,4,5,6 obrigado.

  • Miguel Araujo Filho
    dezembro 21, 2013 (2:00 am)
    Reply

    Olá professor Everton boa noite. eu gostei muito desse site o mesmo é muito educativo para nos apaixonados pela eletricidade, espero muito contar com você quando eu tiver minhas duvidas que as mesma serão mitas rsrsrsrs. do seu amigo miguel.

  • emerson
    dezembro 31, 2013 (9:09 pm)
    Reply

    gostaria que vc mandasse o arquivo pdf com as 10 partidas de motores nao consegui baixar pode mandar no meu imail emersoncohab@hotmail.com

  • Robson oliveira martins
    janeiro 4, 2014 (3:06 pm)
    Reply

    se a ao invés de 220 v fosse 440 v a alimentação, o fechamento seria o mesmo?

    • Eng° Everton Moraes
      janeiro 5, 2014 (4:12 pm)
      Reply

      Bom! será um pouco diferente, o fechamento muda um pouco.

      estarei criando um artigo sobre este assunto e em breve colocarei aqui na Sala da Elétrica, Assino a Newsletter que receberá em seu e-mail…

      Um abraço

  • Diego Braz
    outubro 4, 2014 (4:23 pm)
    Reply

    Você poderia me explicar qual a diferença de um diagrama de potencia e um diagrama de comando??


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