Acidentes com Eletricidade – Entrevista e Dados Estatísticos

Hoje vamos falar sobre um tema que tem tirado o sono de muita gente na área elétrica, que são os acidentes com eletricidade.

Recebemos o anuário estatístico da Abracopel, e com esse anuário nós temos o acesso a todos os dados necessários sobre os acidentes de origem elétrica, e eu vou passar eles pra você aqui nesse artigo.

Dá só uma olhada no vídeo em que que bato um papo com o Caio Paiva a respeito desse assunto:

Só no ano passado houveram 697 mortes oriundas de eletricidade, e esse número é maior do que o do ano de 2018, isso é sério, e não podemos deixar esse número crescer mais, e você também é responsável por isso, eletricista.

Leia esse artigo: Disjuntor DR e DPS Podem Salvar a Sua Vida e a da Sua Família

gráfico de acidentes

Uma das coisas curiosas que acontecem é a seguinte, uma pessoa que sofre um choque elétrico em um poste por exemplo, e acaba caindo de lá de cima, tem como a causa da morte um “traumatismo craniano” por exemplo, mas, nós sabemos que na verdade o que causou a queda, foi o choque elétrico, ou seja, esse número pode ser ainda maior.

Maior número de acidentes com eletricidade, acontece com os Autônomo

Olhando para o anuário, nós podemos observar que o maior número de acidentes está entre os profissionais autônomos, e porque será?
Porque será que o eletricista da indústria acaba sofrendo menos acidentes? A resposta é simples, na indústria existem regras e normas de segurança muito rígidas, e que devem ser seguidas a risca, logo, esse ambiente se torna mais seguro.

No ano passado tivemos 11 acidentes fatais de origem elétrica dentro das indústrias, contra 69 no âmbito autônomo.

choque elétrico por profissão

Percebe a diferença?

Não são apenas eletricistas que se acidentam

Olhando para os números, também percebemos que a quantidade de acidentes é muito maior na linha de distribuição, onde muitos profissionais de outras áreas acabam se acidentando por encostar num condutor energizado do poste, por exemplo um pintor que está fazendo um trabalho numa fachada de loja.

Mas não só isso, muitas vezes um profissional está fazendo um serviço em um comércio, e por esse comércio não ter um DR (Disjuntor Residual), pode tomar um choque elétrico, e assim sofrer um acidente fatal.

choque elétrico por profissão

Olha como é importante então o uso de um equipamento de proteção, equipamentos como o DR estão no mercado a mais de 20 anos, e ainda não vemos tanto o seu uso nas instalações.

DR e DPS por exemplo são equipamentos de instalação simples, e que podem salvar a sua vida, e a vida das pessoas ao seu redor.

Muitos dos acidentes com eletricidade apresentados, exceto os que ocorreram em linhas de distribuição, que foram muitos, acontecera em redes domésticas.

Use apenas equipamentos originais, e de forma correta!

Um simples carregador de celular sendo usado de forma indevida, pode custar a vida de uma pessoa… Pense Nisso.

Os equipamentos que temos dentro da nossa casa, são extremamente seguros, porém devem ser usados de forma correta. Você sempre deve procurar por equipamentos homologados, e originais, para evitar que aconteça qualquer tipo de acidente. Não devemos nunca negligenciar o uso de nenhum equipamento elétrico.

aparelhos que causam acidentes

Fogo!

Outro assunto que devemos prestar atenção é que nem sempre a causa da morte é o choque elétrico propriamente dito, mas, uma descarga ou sobrecarga elétrica pode causar um incêndio, por exemplo, um DPS pode ajudar nisso, evitando que os surtos na rede elétrica aconteçam.

Só no ano passado tivemos 656 incêndios que a causa inicial foi elétrica, e em muitos casos não é um curto circuito que causam esses incêndios, em mais de 90% dos casos, o incêndio foi causado por uma sobrecarga elétrica.

incendio por regiao

Saiba exatamente quais os cabos você usa, afinal de contas, um cabo subdimensionado para o sistema, fatalmente vai aquecer e causar uma sobrecarga no sistema.

Seja você a voz da consciência, e previna os acidentes com eletricidade

Temos sempre que prestar atenção nesses números, afinal de contas, falamos muitos de outros motivos que tem causado acidentes e mortes ao redor do mundo, mas infelizmente os acidentes de origem elétrica não são tão divulgados.

Baixe aqui o anuário: Clique e Baixe

E somos nós, profissionais da área que elétrica, que devemos nos responsabilizar pela divulgação e conscientização dos riscos e perigos que a eletricidade pode causar não só para os profissionais do ramo, mas para todas as pessoas que precisam de uma lâmpada acesa, por exemplo.

Seja você a voz da consciência dessas pessoas, e cuide para que você mesmo não caia em erros por negligência.

A eletricidade é maravilhosa, porém, é perigosa e deve ser tratada com o devido cuidado.

Deixe o seu comentário

18 + 17 =

Receba mais conteúdos