Qual a Finalidade do Capacitor do Motor Monofásico

Qual a finalidade do capacitor no motor monofásico? Nós aqui da Sala da Elétrica recebemos essa pergunta muito interessante em nosso e-mail.

Então, resolvemos responder pra vocês.

Você pode ter mais detalhes e informações nesse vídeo aqui também:

Apenas o motor monofásico tem capacitor!

Vamos começar com o básico, apenas o motor de indução monofásica tem capacitor, se você ver um motor trifásico com esse tipo de instalação, é gambiarra!

motor monofásico

O capacitor basicamente tem como principal característica adiantar a corrente em relação à tensão no motor, afinal de contas, ele precisa carregar todas suas placas para que haja tensão.

Assim, a corrente acontece antes.

Guarde isso na sua cabeça agora, a corrente é adiantada em 90° em relação a primeira bobina do motor. Ok, vamos continuar então.

Funcionamento do motor monofásico

O motor monofásico é composto por 2 bobinas principais, que estão sempre sendo alimentadas, ou por 2 fases ou por fase e neutro, mas elas sempre estão recebendo alimentação.

E junto delas, existe a bobina auxiliar, e essa é diretamente ligada ao capacitor.

Em um sistema monofásico, a defasagem dos pólos magnéticos é de 180°, ou seja, o Norte e Sul estão sempre um de frente para o outro, em direções totalmente opostas.

eixo do motor monofásico

O rotor precisa de um pólo inverso ao seu, para que ele saia do lugar com a repulsão que os inversos causam, porém, como o outro pólo está as 180° de defasagem, não dá tempo do rotor chegar até o outro pólo e continuar seu giro.

A corrente inverte esses pólos em 60Hz, ou seja, 60x por segundo, isso faz com que o eixo do motor fique apenas trepidando ao invés de girar como é o normal.

Como ele vai girar então?

E é aí que entra o nosso capacitor.

capacitor do motor monofásico

Lembra do que eu disse, que a corrente dele é defasada em 90°?

Isso faz com que a bobina auxiliar produza um pólo entre os pólos das bobinas principais do motor.

Dessa forma, o eixo do motor tem um “pontapé inicial” para dar o seu primeiro giro, quase que como um tranco.

Após esse primeiro giro, o eixo sai da inércia, e assim pode continuar com o seu giro sem o auxílio do capacitor.

Como o rotor já tem a força centrífuga necessária para manter o seu giro junto com a frequência das bobinas principais, o capacitor então é desligado.

E assim, o Capacitor cumpriu a sua função.

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