Como identificar os terminais de um motor trifásico em 3 simples passos

Muitos seguidores nos pedem para explicar como identificar os terminais de um motor trifásico.

O que você faz quando os terminais do motor trifásico não têm mais identificação? Senta e chora? Joga o motor fora?

Acho que essas não são boas opções, não é mesmo?

É completamente viável identificar os terminais das bobinas e utilizar o motor.

Mas você deve estar se perguntando: Como eu vou fazer isso?

No artigo de hoje vou explicar passo a passo como identificar os terminais do motor trifásico e ainda definir a polaridade das bobinas de uma maneira mais simples, usando apenas um sinaleiro, um multímetro, e algumas anilhas de identificação.

Como identificar as bobinas?

motor elétrico trifásico

Para identificar as bobinas do motor trifásico devemos testar a continuidade entre os terminais e fazer os pares de cabos. Mas não é só isso, devemos também identificar polaridade das bobinas.

Para identificaras bobinas vamos seguir 3 passos abaixo:

  1. Identificar as bobinas 1, 2 e 3
  2. Identificando a polaridade do primeiro conjunto de bobinas
  3. Identificando a polaridade do terceiro conjunto de bobinas

Para realizar estes três passos você precisará utilizar um multímetro e uma lâmpada/sinaleiro.

Você irá perceber, a partir do próximo parágrafo, que realizar a identificação dos terminais do motor elétrico trifásico é muito simples, porém requer um pouco de conhecimento técnico acerca do motor de indução trifásico.

Então vamos direto ao assunto.

Passo 1: Identificar as bobinas 1, 2 e 3

Sabemos que o motor trifásico tem 3 conjuntos de bobinas, e que cada um possuem 2 terminais, logo teremos 6 terminais no motor trifásico.

Para facilitar sua visualização desenhe as 3 bobinas.

Como identificar os terminais de um motor trifásico

1. Identificar cada bobina através do teste de continuidade:

Cada bobina possui 2 terminais, e através do teste de continuidade iremos descobrir os 3 pares de terminais de cada uma das 3 bobinas.

Identificar os terminais 1 e 4, 2 e 5, 3 e 6.

Obs: no primeiro momento vamos “chutar” o número dos terminais, em um segundo momento iremos identificar a polaridade (os números corretos dos terminais).

Passo 2: Identificando a polaridade do primeiro conjunto de bobinas

Importante: Considerar inicialmente que o conjunto 2 (terminais 2 e 5) estão corretos, e com base nisso fazemos a identificação dos demais terminais do motor (conjuntos de bobinas 1 e 3).

Neste segundo momento iremos alimentar o motor e fazer alguns testes para identificar se está correta ou não a polaridade dos conjuntos de bobinas.

  • Para testar a polaridade da bobina 1:

Deve-se alimentar os terminais 1 e 2, fechar os terminais 4 e 5 e então teremos:

ligação alimentação conjunto de bobinas 1 e 2

Desta maneira, quando alimentarmos as bobinas, de acordo com a imagem acima, teremos uma indução magnética na terceira bobina.

E é neste momento que entra o sinaleiro.

Ligamos o sinaleiro nos terminais 3 e 6.

ligação polaridade conjunto de bobina 3

Com o campo magnético induzido na bobina 3 pelas bobinas 1 e 2, o sinaleiro terá o comportamento de acender ou não.

É este comportamento que determina se a ligação está ou não correta.

Com a ligação feita de acordo com o desenho:

Ligação para definir a polaridade das bobinas 1 e 2

Se o sinaleiro acender significa que está ligado ERRADO, ou seja, os terminais 1 e 4 foram definidos de maneira inversa.

Se o sinaleiro se manter apagado é porque está ligado CORRETAMENTE, ou seja, os terminais 1 e 4, 2 e 5 foram definidos corretamente.

Caso a ligação esteja errada, então você deve trocar o terminal 4 pelo terminal 1 e testar novamente.

Assim, o sinaleiro deve ficar apagado, indicando que as ligações das bobinas 1 e 2 estão corretas.

Passo 3: Identificando a polaridade do terceiro conjunto de bobinas

Após identificar a polaridade correta da bobina 1, temos 2 polaridades identificadas, então devemos testar a polaridade da bobina 3.

  • Para testar a polaridade da bobina 3:

Deve-se alimentar os terminais 2 e 3, fechar os terminais 5 e 6 e então teremos:

ligação alimentação conjunto de bobinas 2 e 3

Ligar o sinaleiro nos terminais 1 e 4

ligando polaridade conjunto de bobina 1

  • Para testar a polaridade do conjunto de bobinas 3:

Com a ligação feita de acordo com o desenho:

Ligação para definir a polaridade das bobinas 3 e 2

Se o sinaleiro acender significa que está ligado ERRADO, ou seja, os terminais 3 e 6 estão invertidos.

Se o sinaleiro se manter apagado é porque está ligado CORRETAMENTE, ou seja, os terminais 3 e 6 foram definidos corretamente.

Caso a ligação esteja errada, então você deve trocar o terminal 3 pelo terminal 6 e testar novamente.

Após fazer as verificações dos conjuntos das bobinas e definir corretamente os terminais fazemos mais um teste.

Ligamos o motor em fechamento triângulo, por exemplo, e então devemos observar que o motor ligou normalmente.

Obs: Caso motor não ligue, ou fique “roncando” alguma coisa deu errado. Sugiro que você faça novamente com mais calma. Porém se os passos forem seguidos, não terá como dar errado.

Pronto, identificamos os terminais corretamente.

Conclusão

Agora, com posse destas informações, espero que você não tenha mais problemas para identificar os terminais de um motor trifásico.

Constantemente os eletricistas se deparam com essa situação na indústria. Ser capaz de identificar os terminais do motor trifásico, certamente vai te ajudar em sua vida profissional.

Atualmente Comandos Elétricos deixou de ser simplesmente uma capacitação da área industrial e a cada dia que passa, invade todos os demais setores como residenciais e comerciais por exemplo.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso de Comandos Elétricos, onde abordamos os principais assuntos e tendências sobre comandos elétricos, além de aulas práticas.

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Gostou deste artigo? Ele te ajudou?

Então compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam a identificar as bobinas do motor elétrico de uma forma mais simples.

Para saber um pouco mais sobre as como identificar as bobinas do motor trifásico, assista ao vídeo abaixo, onde você vai encontrar informações mais detalhadas sobre este assunto.

 

E se você ainda não viu como identificar os terminais do motor monofásico assista ao vídeo:

 

Comentários

  • Manoel Pedro Blanco

    Bom dia Sra. Camila Andrade.

    Excelente didática nas explicações; estão
    de parabéns toda equipe de Sala da Elétrica.
    Em tempo: Sem eletricidade o ser-humano do
    século XXI, volta para antes da Idade Média;
    geração de energia elétrica, é um bem estratégico
    para o Estado.

    Manoel, o Patriota.

    • Engª Camila Andrade

      Olá Manoel, tudo bem?
      Muito obrigada! Procuramos sempre deixar os artigos da melhor forma possível, para ajudá-los da melhor forma possível.
      Realmente a eletricidade nos ajudou a dar alguns passos.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Luiz Paulo

    Boa noite, bacana o vídeo! Apenas continuidade não é fundamental.
    Agora… Em relação a um motor de 12 terminais, teria esta possibilidade?

    • Engª Camila Andrade

      Olá Luiz Paulo, tudo bem?
      Que bom que gostou do nosso conteúdo.
      Colocamos a sua sugestão em nossa lista de conteúdos. Obrigada pela dica.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Lucas

    Tem alguma explicação mais técnica referente ao assunto ? Parabéns pelo trabalho

  • Gilliard

    Bom dia….no caso de um motor de 12 pontas qual seria o procedimento de identificação das bobinas?

    • Engª Camila Andrade

      Olá Gilliard, tudo bem?
      Ainda não temos conteúdo a respeito desse assunto, então anotamos a sua dúvida/sugestão em nossa lista de conteúdo.
      Muito obrigada pelo seu comentário.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

  • Adlan André

    Seguir o mesmo padrão de identificações exposto no vídeo acima. Identificar os pares de bobina que ao fechar ficaram 6 pontas e depois enumerar-las. Aplica-se teste de resistência e depois de polarização medindo sua corrente.

  • Francisco de Assis

    Olá boa tarde! Camila Peço que vocês explique como polarizar um motor elétrico trifásico de nove e doze pontas.

    • Engª Camila Andrade

      Olá Francisco, tudo bem?
      Anotei sua sugestão em nossa lista de conteúdo, muito obrigada pela dica.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica

  • Marcio Lyra

    Satisfeito com a didática apresentada por vocês. Parabéns e obrigado!

    • Engª Camila Andrade

      Olá Marcio, tudo bem?

      Ficamos muito felizes em saber que você gostou e principalmente que conseguiu absorver o conteúdo.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Adilson Pires

    boa tarde, em minha região a tensão entre fase é de 380v trifasico e 220v fase e neutro qual tensão aplico aos terminais pra fazer o teste?

    • Engª Camila Andrade

      Olá Adilson, tudo bem?

      Você deve fazer os testes com fase e neutro (220V), só se atente a tensão de alimentação da lâmpada que você vai usar.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Pingback: Como Identificar as Bobinas do Motor Trifásico - Sala da Elétrica

  • GLEISON RAMOS VANDGUS

    bom até identificar a primeira bobina ok, queria saber se eu tenho que fazer o mesmo procedimento que fiz na bobina 3 e 4 também devo fazer na 1 e 2 para identificar

  • Guilherme

    Eu costumo fazer com um trafo 220/24v. Aplico 24vca em uma bobina e verifico a polaridade da tensão induzida nas outras.

  • Pedro Luiz Palasson

    Parabens pela excelente didática!

    • Engª Camila Andrade

      Olá Pedro, tudo bem?

      Muito obrigada! Fico muito feliz em saber que meus artigos facilitam a compreensão dos assuntos abordados.
      Qualquer dúvida estarei a disposição.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

  • Alessandro

    Olá Camila. Boa explicação.
    Me surgiu uma dúvida. Porque a lampada ascende quando a polaridade esta errada?
    Obrigado pela atenção

  • Bruno

    Ótimo artigo! Uma dúvida, o que acontece com o eixo (o rotor) durante os testes?

    • Caio Paiva

      Olá Bruno, tudo bem?

      Durante os testes, como não há o fechamento completo da alimentação, o rotor se mantem estático.

      Espero ter ajudado. Continue nos acompanhando.
      Atenciosamente,
      Jefferson Araujo – Sucesso do Cliente
      Sala da Elétrica

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