Motor 6 Pontas

O motor de seis terminais ou popularmente conhecido como motor 6 pontas elétrico é um motor trifásico de corrente alternada esta máquina elétrica mais popular na aplicação industrial é sem sombra de dúvidas um excelente conversor de energia elétrica em mecânica. Seu surgimento se deu nas mão de Nicola Tesla  e o avanço tecnológico nos permite possuir hoje motores elétricos para todas as aplicações e seguimentos industriais (conheça o motor Wmagnet neste artigo publicado aqui na Sala da Elétrica, Clique Aqui).

Partindo da premissa que você conhece o motor elétrico trifásico de indução trataremos neste artigo sobre os tipos de fechamentos dos enrolamentos de motores elétricos trifásicos com seis terminais (motor 6 pontas). Lembre-se que o motor fornece a opção de seis terminais para permitir a alimentação através de dois níveis distintos, por exemplo 220V e 380V. Temos portanto dois tipos de fechamentos para este tipo de motores, são eles:

motor 6 pontas

    1. Fechamento em triângulo
    2. Fechamento em estrela

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Fechamento em Triângulo (Motor 6 Pontas)

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação . O fechamento em triângulo proporciona o fechamento na menor tensão suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em triângulo será para a tensão de 220V.

Será possível entender na ilustração abaixo como realizar o fechamento em triângulo do motor elétrico trifásico, observe que os terminais 1-6, 2-4  e 3-5 são interligados entre sí e estas pontas são interligadas com a rede de alimentação trifásica.

motor 6 pontas

Fechamento em Estrela (Motor 6 Pontas)

Bom, como vimos, a maioria dos motores apresentam pontas 6 e para podermos ligá-lo ao maior nível de tensão disponível devemos fecha-lo em estrela.

Este fechamento é basicamente o mais simples de ser desenvolvido, observe que o fechamento se dá com a a realização do curto circuito dos terminais 4-5-6 e realiza-se a alimentação trifásica utilizando os terminais 1, 2 e 3. Veja a seguir uma ilustração deste fechamento.

motor 6 pontas

 

Conheça o Motor de 12 Pontas e seus fechamentos

Agora que já conhece o fechamento do motor 6 pontas vamos dar um passo a frente, conheça também o fechamento de motores elétricos de 12 pontas, Clique a aqui para ir ao artigo

Comment(33)

    1. Olá Michel, tudo bem?

      Ficamos felizes em saber que você gosta dos nossos conteúdos e que eles te ajudam de alguma forma.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

    1. Olá Edson, tudo bem?

      Não, as ligações estão corretas. Neste caso o motor vai girar no sentido horário.
      Caso você queira que o motor gire no sentido contrário, então você deve inverter 2 das fases.

      Att, Engª Camila Andrade
      Equipe Sala da Elétrica.

      1. Olá Eng. Camila, tenho um motor trifásico com 6 pontas, já verifiquei a continuidade entre ( 1 e 4 ) ( 2 e 5 ) ( 3 e 6 ) e verifiquei também que está ocorrendo a continuidade entre os pares, por exemplo: ( 1 e 4 ) está fechando continuidade com ( 2 e 5 ) e com ( 3 e 6 ) e vice e versa. Pergunto se isso é normal?

        1. Olá Luiz, tudo bem?

          Caso o seu motor já tenha sido rebobinado e tiver 3 pontas externas, ele provavelmente está fechado em estrela internamente.
          Agora se o seu motor nunca foi remanufaturado, e tem 6 terminais externos sem ligação nenhuma, então pode ser que o seu motor esteja em curto.
          Espero ter ajudado.

          Att, Engª Camila Andrade
          Equipe Sala da Elétrica.

  1. Boa noite eu sou estudante de eletrônica e gostaria de saber se por acaso existe algum motor de 6fases ou de 12 fases ,no caso com 6 indutores ou 12 indutores no motor?
    obrigado e boa noite !

    1. Com relação a a motores polifásicos o comum de se encontrar são os trifásicos. Não que com 6 ou 12 fases seja impossível pois é perfeitamente possível embora ainda não tenha visto. Com relação aos indutores que para motores o nome técnico é grupo de bobina ou, simplesmente, bobina, a quantidade de grupos de bobinas que um motor possui varia com a quantidade de pólos que se deseja que um motor tenha pois isso irá influenciar de forma inversa na rotação ou melhor no rpm do motor. Ex um motor de 2 polos gira a 3600 rpm um de 4 polos a 1800 rpm um de 8 polos gira a 900
      Outro fator importante é que tomando um exemplo de um motor trifásico com 12 grupos de bobinas ele pode ter 4 ou 8 polos. pois se pode mudar a configuração na ligação dos grupos de um bobinamento por polo (ou do tipo comum) por um enrolamento pelo método do polo consequente.

    1. Os terminais (pontas) que saem de dentro do motor nada mais são do que as extremidades dos grupos de bobinas que o compõe. Logo o princípio de fechamento de um é o mesmo para o outro. deve se levar em conta que se deva dividir o número de grupos de bobinas do estator por 3 e isso será o número de grupos de bobinas por fase. fazer a série dos grupos de uma mesma fase – levando em conta se vai ser um bobinamento por pólo ou se vai ser pelo método do polo consequente (implicações ao rpm), assim, cada fase terá somente um início e um fim de grupos de bobinas associadas. depois disso restará somente 3 inícios e 3 fins (um para cada fase). Por fim, para se ligar a uma maior tensão se liga em série (estrela alimenta cada início com uma fase e fecha os 3 fins juntos), pois se tem uma maior queda de tensão e para se ligar a uma tensão mais baixa se liga em paralelo (triângulo alimentar cada início com uma fase e faz uma série com o fim de uma com o início da posterior ). Isso pode estar parecendo um pouco confuso pelo fato de eu não usar os números que todos estamos acostumados, que, por sinal, é da forma que são por mera convenção universal (só uma forma de facilitar o trabalho em campo ao fazer o fechamento do motor) Ex: ligar L1/6, L2/4 e L3/6 para triangulo ou L1, L2, L3 e 4/5/6 para estrela no seis pontas.

      Resumindo, o que determina como ligar um motor é o fato de se visar um campo magnético girante cujo efeito se some fase a fase e que haja um balanceamento elétrico dessa forma se invertermos a um início de uma bobina por um fim ou vice versa introduziremos um desbalanceamento no sistema e não funcionará da forma correta.

  2. Gente, alguem por favor me tira essa dúvida. Usando um motor em estrela por ser tensao 380 fica claro usar as 3 fases.
    Mas em triagulo, queria entender pq nao posso usa-lo como BI-FASICO normal, sem ter rede trifasica, e como se escolhe os capacitores nesse caso? Na plaquinha não diz… 🙁

    1. O motor trifásico para funcionar corretamente precisa de ser ligado a três fases, defasada uma da outra a 120º elétricos, logo não devo ligá-lo diretamente na rede monofásica. Usando capacitor o motor pode até girar mas com o detalhe de apresentar características diferentes da placa de identificação e um alto desbalanceamento de tensão/corrente entre as fases, o que diminui a vida útil do mesmo. Resumindo, não é somente a tensão do motor que influencia em como vou ligá-lo. No caso dos motores de corrente alternada voce deve pensar na tensão como um meio de vencer a resistência e reatância indutiva das bobinas dos mesmos para prover a corrente necessária para promover o aparecimento do campo eletromagnético responsável pelo conjugado do motor. somente isso.

  3. Boa tarde Everton.

    Estou realizando uma pesquisa sobre testes de motores para manutenção dos mesmo. Alguns tópicos já consegui pesquisando em livros e internet, porém outras dúvidas ainda existe e estou com muita dificuldade em encontrar material para ler. Minhas dúvidas são:
    – Teste para correntes parasitas no eixo de motores
    – Teste de polaridade em motores CC e CA
    -Teste de fechamento em um induzido
    – Teste de manutenção na proteção do motor
    Gostaria de saber a finalidade e qual o procedimento para estes testes

    Atenciosamente,

    Fabiano.

  4. Neste caso o correto é medir a continuidade pra identificar as bobinas,depois disto ache a que tem maior resistência(essa é a bobina de trabalho do motor),coloque-a em serie com a outra bobina q tem maior resistência,a bobina de menor resistência fica em serie com o capacitor,ligue essa tercira bobina em serie com a primeira mas em paralelo à seguda! Agora é so ligar um terminal numa fase e os outros dois terminais na outra fase!

  5. moto esmeril somar 110/ 220 V com capacitor permanente, ele tem 6 cabos nas cores preto branco cinza marrom e vermelho, porem não tem numeração,como liga-lo em 220v. Fico no aguardo.

    1. A tensão à qual se pode ligar o motor para funcionar na ligação estrela é sempre 1,73 vezes maior que a tensão nominal da ligação triângulo.
      Mas atenção: há motores cuja ligação estrela é produzida pelo fabricante apenas para a função de partida, não podendo portanto ser usada para funcionamento.

      Um abraço a todos.

  6. Me tira uma duvida brother. Na ligação estrela-triangulo o motor recebe apenas 1/3 da corrente e aprox. 58% da tensão quando está em estrela, certo? E porque na ligação estrela(partida direta) isto não acontece?

    1. Olá Clóvis, na verdade quando fechamos o motor em estrela para realizar uma partida direta temos a tensão de, por exemplo, 380V e na bobina ficará os 220V nominais… a tensão por sua vez sofre sim redução quando consideramos a tensão de fase, no entanto esta redução é esperada exatamente para manter os valores nominais de trabalho do motor.

  7. Tenho um motor trifasico 220 / 380 1750 rpm . aciona uma helice de torre resfriamento de agua;
    preciso reduzir sua rotação para minimizar ruidos durante a noite . Seu fechamento está para 380 v e ligado em 380 v (esta normal)
    Dúvida– Este motor fechado em 380 v e alimenta-lo com 220 v. O que aconteceria????
    reduz sua rotação e não ???? aumenta a corrente e não reduz a rotação ???? posso perder o motor ?????
    por favor me tirem essa duvida

    1. Vai perder o motor se expor seu funcionamento desta maneira. A velocidade não sofrerá mudança alguma com esta aplicação, os fatores que interferem na velocidade do motor é a frequência e o número de polos. Por isto você deverá pensar em adicionar ao sistema um inversor de frequência a este motor para a variação da velocidade.

  8. Boa noite, gostei muito do artigo sobre motores, eu tenho uma betoneira com motor trifásico que esta ligada em 220. Ela foi ligada com três capacitores de 430-516 micro farade, mas por alguns problemas os capacitores foram tirados e agora o motor não funciona mais. Há algum esquema para ligar os capacitores? obrigado.

    1. O Motor é trifásico e está sendo alimentado em uma rede monofásica? Se for isto está totalmente ERRADO, quando fazemos esta aplicação já deverá entrar nos planos a troca do motor a médio curto prazo porque o motor irá QUEIMAR.

      O correto é investir em um inversor de frequência, pois com ele você poderá entrar com alimentação monofásica e sair com três fases no próprio inversor.

      Até a próxima

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