Você sabia que existe a possibilidade do contator não desligar nunca? Nesse caso, o que pode estar acontecendo com esse contator??
Então, para começar, imagine a seguinte situação: você está em uma fábrica, fazendo a manutenção tradicional, e quando foi desligar uma máquina que estava movendo um motor, ele não parou. Ou seja, você desligou a máquina, mas ela continua funcionando.
Isso pode acontecer, e é mais comum do que você imagina. No exemplo acima, o ideal é fazer uma intervenção de emergência para desligar o motor, mas a maior possibilidade de explicar o que está acontecendo é que o contator não desliga.
Isso, provavelmente, ocorre por dois motivos.
Os contatos do contator de potência sofrem intervenções elétricas muito abruptas, ou seja, quando você está seccionando os contatos, pode ocorrer um arco voltaico que faça com que esses contatos esquentem e se superaqueça. Então, ocorre um efeito de “solda” que, em dado momento, fez com que eles se colem uns aos outros.
Se eles estão colados, mesmo quando você tira a alimentação da bobina eles não soltam, porque a solda faz com que todos os contatos se mantenham acionados, involuntariamente.
Por isso, como é o contator que seleciona as fases do movimento trifásico do motor, se ele não descola e continua alimentando o motor, o mesmo continua funcionando.
Muitas vezes, quando existe o colamento dos contatos, durante o momento de repouso do motor e de descolar os componentes, isso pode levar às consequências graves.
Por exemplo, se dois contatores do motor estão colados, e o terceiro não, no momento em que este se afastar dos outros dois, o motor continua funcionando, mas com apenas duas fases.
E quando o motor funciona com uma falta de fase, pode ocorrer um superaquecimento no mesmo, o que pode resultar em problemas bem sérios, se a intervenção não for rápida.
O colamento capacitivo é o segundo fenômeno que pode explicar o contator que não desliga nunca. Ele é mais raro, mas pode acontecer.
Imagine que você tem um contator no painel, sendo alimentado por outro painel que está um pouco mais distante, por volta de 150 metros. Parece longe, mas isso não é necessariamente linear. Então, o caminho que os circuitos fazem podem facilmente chegar a esta distância.
O que explica esse fenômeno, é o evento capacitivo. Ele ocorre quando é gerada uma indutância dos condutores por conta de outros condutores energizados que estejam na mesma canaleta. Por isso, pode ocorrer o acionamento involuntário dos contatores.
Neste caso, a bobina do contator entende que tem tensão elétrica, fazendo o acionamento do contator, mesmo que ele não esteja sendo alimentado, o que também aciona o motor, mesmo que ele esteja desligado.
Com esses dois conceitos, você pode avaliar e detectar melhor qualquer problema nos contatores e interferir o mais rápido possível para evitar alguma consequência mais grave.
Os dois problemas que falei nesse artigo são problemas que estão dentro do dia a dia dos eletricistas que fazem as manutenções de comandos elétricos em seu trabalho. E caso você já seja um desses profissionais, provavelmente viu aqui uma das partes da sua vida profissional.
Mas e você, que ainda não se tornou um eletricista de manutenção, e tudo o que leu aqui foi uma tremenda novidade?
Pra você eu tenho a solução, a solução que vai colocar sua vida profissional em outro nível, vai te levar talvez para o setor de manutenção da sua empresa, e te trazer todo o reconhecimento e conhecimento que só quem atua com comandos elétricos sabe o que é. Essa solução é o curso de Comandos Elétricos aqui da Sala da Elétrica.
Um curso que vai te trazer todo conhecimento necessário para atuar com comandos elétricos dos mais variados tipos, sem segredos e sem problemas, além do que ao se matricular hoje no curso de comandos você ainda leva 3 bônus especiais. Clique na imagem abaixo e conheça melhor o curso de Comandos Elétricos além de poder ver todos os bônus que você vai levar.
Deixe o seu comentário