Certamente você já ouviu falar, já viu, já usou um contator tripolar, mas você sabe como ele funciona? Sabe para que ele serve?
Este dispositivo é comumente usado para acionamento de motores, porém, esta não é a única aplicação para este dispositivo.
Hoje em dia, você pode encontrar alguns possíveis substitutos para o contator. Os relés de contato sólido por exemplo, mas não tenha dúvidas de que o contator de potência estará sempre presente em seu dia a dia.
Neste vídeo falaremos dos contatores, para que assim você possa saber um pouco mais sobre o contator de potência, ou também conhecido como contator tripolar.
O Contator tripolar (ou de potência) é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência.
Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensões diferentes do circuito de comando, e até conter múltiplas fases. O contator tripolar ou de potência é responsável por seccionar as 3 fases simultaneamente em um sistema trifásico. Permitindo assim, com que o contator de potência atue como um interruptor para o motor elétrico por exemplo.
Assim, é possível termos o controle da alimentação do contator, pelo simples fato do contator ser ligado ou desligado.Este tipo de dispositivo pode ser encontrado também para comando de banco de resistências, banco de capacitores, autotransformadores, sistemas de iluminação entre outros.
Como comentamos anteriormente, os contatores de potência poderão acionar diversos tipos de cargas elétricas, mas o que vai permitir esta flexibilidade será a categoria de emprego deste equipamento.
As categorias de emprego definida pela IEC-947-4, determinam os valores de correntes que o contator deve estabelecer ou interromper.
Elas dependem:
Você encontrará basicamente 4 categorias de empregos, são elas:
AC-1: Atende cargas que o fator de potência é de no mínimo 0,95, ou seja, normalmente cargas resistivas.
AC-2: Este tipo de contator poderá comandar partida, desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis coletores.
Um detalhe importante é que normalmente a corrente de partida destes sistemas são de aproximadamente 2,5 vezes a corrente nominal.
AC-3: Tem como aplicação principal a partida de motores com rotor gaiola e também, desligamento efetuado com o motor em regime.
A corrente de partida destes motores pode chegar de 5 a 7 vezes a corrente nominal.
AC-4: É sem dúvidas a mais robusta, que permite a manobra do contator a plena carga, comandos intermitentes e inversão.
Trata-se principalmente de acionamentos de motores do tipo gaiola ou anéis, como são os casos de motores aplicados em tornos, trefilas, ponte rolantes entre outros.
Podemos identificar em um contato 3 principais partes que o constitui, a parte superior, a base e sua bobina. Na parte superior temos um conjunto que são o “semi núcleo” unido ao mecanismo móvel dos contatos, ainda nesta parte temos a parte fixa dos contatos (tanto de potência quanto auxiliar).
Na base, ou parte inferior, também possuímos um “semi núcleo” que será envolvido pela bobina transformando-o em um eletroímã capaz de atrair o mecanismo móvel da parte superior.
O contator de potência (ou tripolar), é um dispositivo dos mais usados em comandos elétricos. Por esta razão é importante que você conheça bem este dispositivo, e saiba como e onde utilizá-lo.
Quer aprender mais sobre o contator, aprender a aplicar suas funcionalidades e muitas outras coisas relacionadas a Comandos Elétricos?
Então não perca a oportunidade de conhecer nosso curso de Máquinas e Comandos Elétricos , eu tenho certeza que você vai aprender muito.
Deixe seu comentário e sugira novos conteúdos nos comentários
Espero que tenha gostado do vídeo e do artigo sobre O que é contator tripolar.
Comentários
Quadro de Força
Então isso é colocado no quadra de distribuicao?
Deixe o seu comentário