CLP… Muitas pessoas hoje no âmbito industrial sabem falar alguma coisa sobre ele, não é mesmo?

Afinal, ele é uma ferramenta que está em alta, não é pra menos, o CLP revolucionou o modo como vemos a automação na indústria. E cada vez está mais presente no dia a dia do eletricista.

Mas se alguém chegar e te perguntar o que é um CLP, qual a definição dessa ferramenta, o que vem na sua mente? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Vai ser como uma aula de introdução à tudo o que você vai ouvir sobre o CLP.

O que compõe o CLP?

Basicamente, são 3 partes. Vamos à elas:

  • Entradas.
    • Essa parte é responsável por receber as informações, ela é quem recebe os comandos de um sistema e manda para a cpu fazer o processamento de tudo isso que está sendo enviado… Falando em CPU.
  • CPU (Unidade Central de Processamento).
    • Aqui é onde a mágica acontece, a CPU é a parte responsável por processar tudo o que as entradas enviam, e assim dizer o que vai acontecer com aquele dado recebido… Vamos falar mais disso logo logo, aqui mesmo no artigo.
  • Saídas.
    • Aqui é onde o CLP manda o comando dele, portanto é onde a informação ou o comando vai para seu destino depois de ter sido recebido pela régua de entradas e processado pela CPU.
CLP schneider

Um exemplo de tudo isso funcionando:

Um botão é acionado e assim manda um sinal para a régua de Entradas do CLP, na mesma hora esse sinal entra na CPU, que por sua vez faz o processamento desse sinal (como eu disse que vamos falar logo logo), após o processamento do dado a CPU envia isso para a régua de Saídas que manda esse dado de forma correta para um contator por exemplo, fazendo assim o acionamento de um motor.

Ok… Mas o que acontece na CPU?

Aqui é a onde a mágica acontece, por fim na CPU.

Ela funciona como um cérebro do CLP, ou seja, as entradas mandam um sinal pra dentro da CPU, que por sua vez identifica de qual borne de entrada veio aquele sinal, e qual foi exatamente o dado recebido ali.

Ali na CPU, está rodando o programa (linguagem) que você colocou, que pode ser a Ladder por exemplo…

Recebendo aquele sinal na entrada que vamos chamar de I.0.1 (I que vem de Input, que significa Entrada em inglês) a CPU identifica se é um sinal 0(desligado) ou 1(ligado), assim isso tudo acontece dentro da memória da CPU, que é onde mora o seu programa Ladder ok?

cpu de clp

Recebendo esse sinal na memória, ela consulta no programa que você inseriu, o que deve fazer com ele… Mandar pra onde? Acionar? Não acionar? Esperar? Tudo isso vai estar definido no programa que você desenvolveu e inseriu para que a CPU possa seguir.

Processou, e agora?

Agora, com toda a informação que você deu à ela já processada, a CPU manda esse sinal para a régua de saídas, para o borne O.0.1 por exemplo (O de Output, que quer dizer saída) e nesse borne está relacionado ao acionamento de um motor, ou qualquer outro componente.

régua de saída do clp

Esse componente vai receber o sinal que você enviou lá pela régua de entradas, depois de ter sido processado e entendido pela CPU, e assim… Vai fazer o que está destinado que ele faça de acordo com o programa que você colocou no CLP, que nesse exemplo, é o Ladder.

Resumindo…

Percebeu o que aconteceu aqui?

O CLP agiu como um contator auxiliar, ou seja, como dentro dele vai ter um programa que cabe quantos comandos forem necessários, com apenas um CLP você pode efetuar diversas partidas diferentes em diversos motores diferentes… Com apenas um CLP.

Com velocidade, sem desgaste e o melhor, podendo ser tudo mudado por um notebook com uma linha de programação.

Incrível.

parte frontal do clp

Faça parte dessa.

Se você viu o quanto o CLP mudou a indústria, e o quando é importante ter o conhecimento de tudo o que ele é capaz de fazer, e dominar seu funcionamento chegou a hora de tomar um passo na sua carreira.

Aqui na Sala da Elétrica, nós temos o nosso curso de CLP na Prática, onde você vai ter aulas muito detalhadas, e com a parte prática para pode treinar e se tornar em menos de 2 meses um programador de CLP.

Já pensou? Iniciar o segundo semestre com esse conhecimento a mais no seu currículo. Isso com certeza vai mudar a sua vida profissional.

Clique na imagem abaixo e conheça melhor o Curso, e assim você vai entender o que eu estou te falando… E tem mais, se você fizer a matrícula ainda ganha 2 bônus que é o curso de Soft Starter e o curso de Inversor de Frequência… Não da pra perder essa chance.

Clique na imagem abaixo e conheça.

curso de clp
CLP… o que é, e qual sua Definição?
5 (100%) 2 votes

Fernando Canal

27 anos e eterno aprendiz. Atualmente atuando como Analista de SEO, Social Media e Copywriter aqui na Sala da Elétrica, além de ser músico e entusiasta da fotografia.

Este post tem um comentário

  1. Muito boa explicação!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Falta só mais um passo…

Informe os seus dados básicos abaixo:

/curso-de-clp/

1 (20%) 1 vote


Black Friday CLP – Antecipação

Avalie este Post


Curso de Eletricista Industrial

Avalie este Post

Informe seus dados e receba o curso:

Inscrição Aquisição – Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post

Cadastre-se e Receba as aulas em seu e-mail

Lista de Espera Curso Relâmpago Comandos Elétricos

Avalie este Post


Semana método lide express

Avalie este Post